O processo de monitoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22449 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de monitoramento desenvolvido no Programa Nacional de Alimentacao Escolar (PNAE), por meio da otica dos atores envolvidos nesse processo. O referencial adotado abrangeu a discussao sobre avaliacao e monitoramento e as concepcoes de monitoramento que orientam o PNAE. A metodologia envolveu a realizacao de pesquisa descritiva-exploratoria, com abordagem qualitativa dos dados coletados. Os resultados evidenciaram que uma concepcao de monitoramento para o PNAE envolve o acompanhamento continuo, com a elaboracao de um metodo, planejamento de acoes e definicao de indicadores, capazes de mensurar os resultados das atividades desenvolvidas. Essa concepcao e essencial para a implementacao efetiva do Programa. A importancia social e o atual estagio de amadurecimento do Programa podem ser ainda mais significativos com a aplicacao e o fortalecimento de ferramentas de monitoramento e de avaliacao das acoes compreendidas nessa iniciativa. Dessa forma, a pesquisa procurou avancar no debate sobre a existencia de um padrao de monitoramento, em que os dados coletados sirvam de subsidios para alimentar indicadores. A avaliacao aparece como ferramenta vital para a melhoria da Gestão de politicas publicas e, como tal, auxilia na producao de informacoes relevantes para o aprimoramento das acoes governamentais |
id |
UFSP_00c629b1a522adcc98c55a452cba7114 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/22449 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Buani, Cássia Augusta Amaral [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]2015-12-06T23:45:49Z2015-12-06T23:45:49Z2011BUANI, Cássia Augusta Amaral. O processo de monitoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar. 2011. 202 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2007.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22449Tese-13623.pdfEste trabalho tem como objetivo analisar o processo de monitoramento desenvolvido no Programa Nacional de Alimentacao Escolar (PNAE), por meio da otica dos atores envolvidos nesse processo. O referencial adotado abrangeu a discussao sobre avaliacao e monitoramento e as concepcoes de monitoramento que orientam o PNAE. A metodologia envolveu a realizacao de pesquisa descritiva-exploratoria, com abordagem qualitativa dos dados coletados. Os resultados evidenciaram que uma concepcao de monitoramento para o PNAE envolve o acompanhamento continuo, com a elaboracao de um metodo, planejamento de acoes e definicao de indicadores, capazes de mensurar os resultados das atividades desenvolvidas. Essa concepcao e essencial para a implementacao efetiva do Programa. A importancia social e o atual estagio de amadurecimento do Programa podem ser ainda mais significativos com a aplicacao e o fortalecimento de ferramentas de monitoramento e de avaliacao das acoes compreendidas nessa iniciativa. Dessa forma, a pesquisa procurou avancar no debate sobre a existencia de um padrao de monitoramento, em que os dados coletados sirvam de subsidios para alimentar indicadores. A avaliacao aparece como ferramenta vital para a melhoria da Gestão de politicas publicas e, como tal, auxilia na producao de informacoes relevantes para o aprimoramento das acoes governamentaisThis work aims towards analyzing the monitoring process of the National School Feeding Programme through the perspective of the stakeholders involved in its management. The adopted reference involved the discussion about evaluation, monitoring and its meanings, which are essential to guide the NSFP implementation. The methodology involved descriptive and exploratory research, with qualitative approach of the collected data. The results highlighted that an idea of monitoring for NSFP is closely related to the constant following of the activities, with a well defined method, action planning and indicators definition, which are capable of measuring the activities. In addition, social importance and the current stage of maturity of the program contribute to the strengthening of monitoring tools and evaluation of the actions in this initiative. Thus, the work contributes to advance in the debate on the existence of a standard monitoring, in which data collected is used as subsidy for feeding indicators. Assessment comes as a vital tool for improving management of public policies and, as such, assists in the production of relevant information to the improvement of governmental actions.BV UNIFESP: Teses e dissertações202 f.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Alimentação EscolarAvaliaçãoMonitoramentoProgramas GovernamentaisO processo de monitoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em Ciências da Saúde - São PauloORIGINALTese-13623.pdfTese-13623.pdfapplication/pdf1223784${dspace.ui.url}/bitstream/11600/22449/1/Tese-13623.pdf92dfa8d1d311570b2a4d669e364f78d7MD51open accessTEXTTese-13623.pdf.txtTese-13623.pdf.txtExtracted texttext/plain321190${dspace.ui.url}/bitstream/11600/22449/2/Tese-13623.pdf.txt47302a11b59e213b3c0ceaddb9aa89dbMD52open accessTHUMBNAILTese-13623.pdf.jpgTese-13623.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3632${dspace.ui.url}/bitstream/11600/22449/4/Tese-13623.pdf.jpg9a5af99637af1f7d279c2217e945b568MD54open access11600/224492023-05-15 01:18:38.7open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/22449Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:18:38Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O processo de monitoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar |
title |
O processo de monitoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar |
spellingShingle |
O processo de monitoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar Buani, Cássia Augusta Amaral [UNIFESP] Alimentação Escolar Avaliação Monitoramento Programas Governamentais |
title_short |
O processo de monitoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar |
title_full |
O processo de monitoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar |
title_fullStr |
O processo de monitoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar |
title_full_unstemmed |
O processo de monitoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar |
title_sort |
O processo de monitoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar |
author |
Buani, Cássia Augusta Amaral [UNIFESP] |
author_facet |
Buani, Cássia Augusta Amaral [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Buani, Cássia Augusta Amaral [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alimentação Escolar Avaliação Monitoramento Programas Governamentais |
topic |
Alimentação Escolar Avaliação Monitoramento Programas Governamentais |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de monitoramento desenvolvido no Programa Nacional de Alimentacao Escolar (PNAE), por meio da otica dos atores envolvidos nesse processo. O referencial adotado abrangeu a discussao sobre avaliacao e monitoramento e as concepcoes de monitoramento que orientam o PNAE. A metodologia envolveu a realizacao de pesquisa descritiva-exploratoria, com abordagem qualitativa dos dados coletados. Os resultados evidenciaram que uma concepcao de monitoramento para o PNAE envolve o acompanhamento continuo, com a elaboracao de um metodo, planejamento de acoes e definicao de indicadores, capazes de mensurar os resultados das atividades desenvolvidas. Essa concepcao e essencial para a implementacao efetiva do Programa. A importancia social e o atual estagio de amadurecimento do Programa podem ser ainda mais significativos com a aplicacao e o fortalecimento de ferramentas de monitoramento e de avaliacao das acoes compreendidas nessa iniciativa. Dessa forma, a pesquisa procurou avancar no debate sobre a existencia de um padrao de monitoramento, em que os dados coletados sirvam de subsidios para alimentar indicadores. A avaliacao aparece como ferramenta vital para a melhoria da Gestão de politicas publicas e, como tal, auxilia na producao de informacoes relevantes para o aprimoramento das acoes governamentais |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-12-06T23:45:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-12-06T23:45:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BUANI, Cássia Augusta Amaral. O processo de monitoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar. 2011. 202 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22449 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
Tese-13623.pdf |
identifier_str_mv |
BUANI, Cássia Augusta Amaral. O processo de monitoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar. 2011. 202 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2007. Tese-13623.pdf |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22449 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
202 f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/22449/1/Tese-13623.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/22449/2/Tese-13623.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/22449/4/Tese-13623.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
92dfa8d1d311570b2a4d669e364f78d7 47302a11b59e213b3c0ceaddb9aa89db 9a5af99637af1f7d279c2217e945b568 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764137042804736 |