A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O BRINCAR DE ONTEM E O BRINCAR DE HOJE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Camila da Silva [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68909
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso busca compreender como o brincar está inserido na Educação Infantil, considerando as restrições em relação ao brincar no dia a dia das crianças pequenas. A problemática da pesquisa surgiu da minha experiência na Residência Pedagógica na Educação Infantil que identificou a necessidade das crianças de brincar e de interagir uns com os outros. A pesquisa qualitativa tem como procedimentos metodológicos a realização de um levantamento bibliográfico sobre a temática, a análise de diretrizes e documentos orientadores sobre o brincar, e a realização de entrevistas semiestruturadas com cinco profissionais da Educação Infantil, professoras e coordenadora pedagógica, dos municípios da região metropolitana de São Paulo. A partir das experiências educacionais, ideias e concepções compartilhadas por estas profissionais, buscamos aprofundar os estudos sobre a importância do brincar para a criança pequena e o brincar nas práticas educativas, ressaltando as potencialidades e os desafios para garantir o direito das crianças nesta etapa da Educação. Os resultados nos fazem refletir sobre as mudanças nas concepções de infâncias, nas formas como olhamos para as relações e os direitos das crianças, assim como instigam a pensar nos desafios da educação nos dias de hoje.
id UFSP_011a3923877025e8b17e401ee0a63d7c
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/68909
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O BRINCAR DE ONTEM E O BRINCAR DE HOJETHE IMPORTANCE OF PLAYING IN CHILDHOOD EDUCATION: THE PLAY OF YESTERDAY AND THE PLAY OF TODAYEducação InfantilBrincarDireitos à infânciaCriança pequenaSociologia da InfânciaOLIVEIRA, Camila da Silva. A importância do brincar na educação infantil: o brincar de ontem e o brincar de hoje. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Licencitura em Pedagogia) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2023.Este trabalho de conclusão de curso busca compreender como o brincar está inserido na Educação Infantil, considerando as restrições em relação ao brincar no dia a dia das crianças pequenas. A problemática da pesquisa surgiu da minha experiência na Residência Pedagógica na Educação Infantil que identificou a necessidade das crianças de brincar e de interagir uns com os outros. A pesquisa qualitativa tem como procedimentos metodológicos a realização de um levantamento bibliográfico sobre a temática, a análise de diretrizes e documentos orientadores sobre o brincar, e a realização de entrevistas semiestruturadas com cinco profissionais da Educação Infantil, professoras e coordenadora pedagógica, dos municípios da região metropolitana de São Paulo. A partir das experiências educacionais, ideias e concepções compartilhadas por estas profissionais, buscamos aprofundar os estudos sobre a importância do brincar para a criança pequena e o brincar nas práticas educativas, ressaltando as potencialidades e os desafios para garantir o direito das crianças nesta etapa da Educação. Os resultados nos fazem refletir sobre as mudanças nas concepções de infâncias, nas formas como olhamos para as relações e os direitos das crianças, assim como instigam a pensar nos desafios da educação nos dias de hoje.This course completion work seeks to understand how playing is inserted in Early Childhood Education, considering the restrictions in relation to playing in the everyday life of young children. The research problem arose from my experience in the Pedagogical Residency in Early Childhood Education that identified the children's need to play and interact with each other. The search qualitative approach has as methodological procedures the carrying out of a survey bibliography on the subject, analysis of guidelines and guiding documents about playing, and conducting semi-structured interviews with five Early Childhood Education professionals, teachers and pedagogical coordinator, from municipalities in the metropolitan region of São Paulo. from the experiences education, ideas and concepts shared by these professionals, we seek to deepen the studies on the importance of playing for the child small and playing in educational practices, highlighting the potentialities and challenges to guarantee the rights of children in this stage of Education. The results make us reflect on the changes in the conceptions of childhoods, in the forms how we look at relationships and children's rights, as well as instigating the think about the challenges of education today.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloFinco, Daniela [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/5868721280642490https://lattes.cnpq.br/5329373700560707Oliveira, Camila da Silva [UNIFESP]2023-08-02T15:31:58Z2023-08-02T15:31:58Z2023-07-11info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion43 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68909porUniversidade Federal de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T03:25:29Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/68909Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T03:25:29Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O BRINCAR DE ONTEM E O BRINCAR DE HOJE
THE IMPORTANCE OF PLAYING IN CHILDHOOD EDUCATION: THE PLAY OF YESTERDAY AND THE PLAY OF TODAY
title A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O BRINCAR DE ONTEM E O BRINCAR DE HOJE
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O BRINCAR DE ONTEM E O BRINCAR DE HOJE
Oliveira, Camila da Silva [UNIFESP]
Educação Infantil
Brincar
Direitos à infância
Criança pequena
Sociologia da Infância
OLIVEIRA, Camila da Silva. A importância do brincar na educação infantil: o brincar de ontem e o brincar de hoje. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Licencitura em Pedagogia) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2023.
title_short A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O BRINCAR DE ONTEM E O BRINCAR DE HOJE
title_full A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O BRINCAR DE ONTEM E O BRINCAR DE HOJE
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O BRINCAR DE ONTEM E O BRINCAR DE HOJE
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O BRINCAR DE ONTEM E O BRINCAR DE HOJE
title_sort A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O BRINCAR DE ONTEM E O BRINCAR DE HOJE
author Oliveira, Camila da Silva [UNIFESP]
author_facet Oliveira, Camila da Silva [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Finco, Daniela [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/5868721280642490
https://lattes.cnpq.br/5329373700560707
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Camila da Silva [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Brincar
Direitos à infância
Criança pequena
Sociologia da Infância
OLIVEIRA, Camila da Silva. A importância do brincar na educação infantil: o brincar de ontem e o brincar de hoje. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Licencitura em Pedagogia) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2023.
topic Educação Infantil
Brincar
Direitos à infância
Criança pequena
Sociologia da Infância
OLIVEIRA, Camila da Silva. A importância do brincar na educação infantil: o brincar de ontem e o brincar de hoje. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Licencitura em Pedagogia) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2023.
description Este trabalho de conclusão de curso busca compreender como o brincar está inserido na Educação Infantil, considerando as restrições em relação ao brincar no dia a dia das crianças pequenas. A problemática da pesquisa surgiu da minha experiência na Residência Pedagógica na Educação Infantil que identificou a necessidade das crianças de brincar e de interagir uns com os outros. A pesquisa qualitativa tem como procedimentos metodológicos a realização de um levantamento bibliográfico sobre a temática, a análise de diretrizes e documentos orientadores sobre o brincar, e a realização de entrevistas semiestruturadas com cinco profissionais da Educação Infantil, professoras e coordenadora pedagógica, dos municípios da região metropolitana de São Paulo. A partir das experiências educacionais, ideias e concepções compartilhadas por estas profissionais, buscamos aprofundar os estudos sobre a importância do brincar para a criança pequena e o brincar nas práticas educativas, ressaltando as potencialidades e os desafios para garantir o direito das crianças nesta etapa da Educação. Os resultados nos fazem refletir sobre as mudanças nas concepções de infâncias, nas formas como olhamos para as relações e os direitos das crianças, assim como instigam a pensar nos desafios da educação nos dias de hoje.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-02T15:31:58Z
2023-08-02T15:31:58Z
2023-07-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68909
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 43 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268415432458240