Alfabetização na educação angolana: a construção do homem novo no manual escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/63466 |
Resumo: | O processo de independência de Angola (1975) contou com projetos de nação e nacionalidade que perpassaram questões étnicas, raciais e sociais. Entre eles destacou-se o projeto do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola), que ao realizar a independência teve na educação uma das bases de formação e estruturação da nacionalidade através da construção de uma identidade nacional. Tratamos sobre a alfabetização na recente República Popular de Angola focando nos conceitos de identidade nacional e comunidade imaginada. Nosso foco foi compreender de que forma a identidade angolana foi construída na área da educação a partir do ensino da língua portuguesa e da idealização de uma identidade chamada homem novo neste contexto inicial de independência em relação ao colonizador. Para isso realizamos uma análise discursiva e iconográfica do manual de alfabetização e do guia de alfabetização, instrumentos de mediação do processo de aprendizagem mas também portadores de representações e discursos sobre relações sociais, políticas e econômicas estabelecidas. |
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Alfabetização na educação angolana: a construção do homem novo no manual escolarLiteracy in angolan education: the construction of the new man in the school manualIndependência angolana; educação; identidade; homem novo, nacionalismoO processo de independência de Angola (1975) contou com projetos de nação e nacionalidade que perpassaram questões étnicas, raciais e sociais. Entre eles destacou-se o projeto do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola), que ao realizar a independência teve na educação uma das bases de formação e estruturação da nacionalidade através da construção de uma identidade nacional. Tratamos sobre a alfabetização na recente República Popular de Angola focando nos conceitos de identidade nacional e comunidade imaginada. Nosso foco foi compreender de que forma a identidade angolana foi construída na área da educação a partir do ensino da língua portuguesa e da idealização de uma identidade chamada homem novo neste contexto inicial de independência em relação ao colonizador. Para isso realizamos uma análise discursiva e iconográfica do manual de alfabetização e do guia de alfabetização, instrumentos de mediação do processo de aprendizagem mas também portadores de representações e discursos sobre relações sociais, políticas e econômicas estabelecidas.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloSantos, Patricia Teixeirahttp://lattes.cnpq.br/5205163871513241http://lattes.cnpq.br/3060387146264118Souza, Samira Stella da Silva2022-03-11T12:53:32Z2022-03-11T12:53:32Z2022-02-15info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion67application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/63466porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T19:46:39Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/63466Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T19:46:39Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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O processo de independência de Angola (1975) contou com projetos de nação e nacionalidade que perpassaram questões étnicas, raciais e sociais. Entre eles destacou-se o projeto do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola), que ao realizar a independência teve na educação uma das bases de formação e estruturação da nacionalidade através da construção de uma identidade nacional. Tratamos sobre a alfabetização na recente República Popular de Angola focando nos conceitos de identidade nacional e comunidade imaginada. Nosso foco foi compreender de que forma a identidade angolana foi construída na área da educação a partir do ensino da língua portuguesa e da idealização de uma identidade chamada homem novo neste contexto inicial de independência em relação ao colonizador. Para isso realizamos uma análise discursiva e iconográfica do manual de alfabetização e do guia de alfabetização, instrumentos de mediação do processo de aprendizagem mas também portadores de representações e discursos sobre relações sociais, políticas e econômicas estabelecidas. |
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