A visão da integração de Ensino Serviço Saúde e Comunidade (IESC), dos alunos de medicina e da equipe de Saúde das unidades básicas do Estado do Amapá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Josilene Cristina Onteiro [UNIFESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22896
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a percepcao dos academicos do primeiro ano do Curso de Medicina sobre as acoes de integracao de ensino Saúde e comunidade (IESC), no contexto da Atencao Basica de Saúde (ABS), e da visao dos profissionais de Saúde pertencente as Unidades Basicas do Municipio de Macapa do Estado do Amapa. Retrata sobre o papel da Integracao Ensino Servico e Comunidade, como inovacao nos componentes curriculares. A IESC enfatiza, atraves do Pro-Saúde, a reorientacao da atencao e atendimento dentro das UBS, integrando e aproximando alunos academicos de medicina com a realidade da pratica assistida fora das salas de aula. A aprendizagem da IESC tem qualidade da visao do profissional aos riscos a Saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes: modo de vida, condicoes de trabalho, habitacao ambiente, educacao, lazer, cultura, acesso a bens e servicos essenciais. A pesquisa foi aplicada com 11 alunos do 1ª ano e com 12 profissionais de Saúde, que executam a atividade da IESC nas UBS, onde os alunos desempenham suas atividades de campo, a pesquisa quali-quantitativa, com aplicacao de questionario e entrevista. No decorrer dos resultados, tanto os alunos e preceptores da IESC, destacaram a importancia da aplicacao da metodologia dentro do curso de medicina da Universidade Federal do Amapa, citaram ainda as fragilidades e potencialidades deste modelo de ensino.
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