Antropometria de escolares ao ingresso no ensino fundamental na cidade de Belém, Pará, 2001
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/2956 http://dx.doi.org/10.1590/S1519-38292006000100005 |
Resumo: | OBJETIVOS: realizar a antropometria em escolares da primeira série da rede pública estadual em Belém, Pará, como instrumento de vigilância nutricional e estudar as associações entre o estado nutricional e características biológicas e socioeconômicas. MÉTODOS: foram avaliados nutricionalmente 793 escolares, pelos escores z de estatura/idade e peso/estatura, segundo a Organização Mundial da Saúde. As variáveis biológicas e socioeconômicas foram: sexo, idade, naturalidade, idade de ingresso da criança na escola e escolaridade materna. Utilizou-se o teste qui-quadrado ao relacionar o estado nutricional com as variáveis. RESULTADOS: em 637 escolares observamos 16,6% de baixa estatura e risco de baixa estatura, 4,5% de desnutrição e risco de desnutrição, 7,4% de sobrepeso e obesidade. Não houve associação significante entre estado nutricional e sexo. A maioria das crianças nasceu na capital, ingressou tardiamente na escola e tinham mães com escolaridade >4 anos. Observou-se correlação significante entre obesidade e baixa estatura com menor escolaridade materna; risco de desnutrição e baixa estatura com o ingresso escolar tardio; e obesidade e estatura normal com o ingresso regular. CONCLUSÕES: a menor escolaridade materna e o ingresso tardio escolar estão associados à presença de desvios nutricionais. A vigilância nutricional escolar é importante para avaliar, tratar e prevenir os riscos para saúde e nutrição infantil. |
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Neves, Olga Maria Domingues dasBrasil, Anne Lise Dias [UNIFESP]Brasil, Laélia Maria Barra FeioTaddei, Jose Augusto de Aguiar Carrazedo [UNIFESP]Universidade Federal do Pará Departamento de Assistência Materno Infantil IIUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:32:00Z2015-06-14T13:32:00Z2006-03-01Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil . Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira, v. 6, n. 1, p. 39-46, 2006.1519-3829http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/2956http://dx.doi.org/10.1590/S1519-38292006000100005S1519-38292006000100005.pdfS1519-3829200600010000510.1590/S1519-38292006000100005OBJETIVOS: realizar a antropometria em escolares da primeira série da rede pública estadual em Belém, Pará, como instrumento de vigilância nutricional e estudar as associações entre o estado nutricional e características biológicas e socioeconômicas. MÉTODOS: foram avaliados nutricionalmente 793 escolares, pelos escores z de estatura/idade e peso/estatura, segundo a Organização Mundial da Saúde. As variáveis biológicas e socioeconômicas foram: sexo, idade, naturalidade, idade de ingresso da criança na escola e escolaridade materna. Utilizou-se o teste qui-quadrado ao relacionar o estado nutricional com as variáveis. RESULTADOS: em 637 escolares observamos 16,6% de baixa estatura e risco de baixa estatura, 4,5% de desnutrição e risco de desnutrição, 7,4% de sobrepeso e obesidade. Não houve associação significante entre estado nutricional e sexo. A maioria das crianças nasceu na capital, ingressou tardiamente na escola e tinham mães com escolaridade >4 anos. Observou-se correlação significante entre obesidade e baixa estatura com menor escolaridade materna; risco de desnutrição e baixa estatura com o ingresso escolar tardio; e obesidade e estatura normal com o ingresso regular. CONCLUSÕES: a menor escolaridade materna e o ingresso tardio escolar estão associados à presença de desvios nutricionais. A vigilância nutricional escolar é importante para avaliar, tratar e prevenir os riscos para saúde e nutrição infantil.OBJECTIVES: to perform anthropometric measurements in elementary school students of the public school system of the State of Belém, Pará, as a tool for nutritional surveillance and to study associations between nutritional status and biological, social and economic characteristics. METHODS: 793 students were assessed for their nutritional status, by z scores of height/age and weight /height according to the World Health Organization criteria. Biological, social and economic variables were: gender, age, place of birth, age of school enrolment and maternal education level. The chi square test was used to relate nutritional status to variables. RESULTS: of the 637 students assessed, 16.6% were of low stature or in risk of low stature, 4.5% malnourished or in risk of malnourishment, 7.4% were overweight or obese. There was no significant association between nutritional status and gender. The majority of the children was born in the capital, was enrolled late in school and had mothers with education level of >4 years. There was a significant correlation between obesity and low stature with low maternal education level; malnutrition risk and low stature with late school enrolment; and obesity and normal stature with regular enrollment. CONCLUSIONS: low maternal school level and late school enrollment are associated to nutritional problems. School nutritional surveillance is important to assess, treat and prevent children's health and nutrition risks.Universidade Federal do Pará Departamento de Assistência Materno Infantil IIUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de PediatriaUNIFESP, Depto. de PediatriaSciELO39-46porInstituto de Medicina Integral Prof. Fernando FigueiraRevista Brasileira de Saúde Materno InfantilAntropometriaVigilância nutricionalAvaliação nutricionalAnthropometryNutritional surveillanceNutrition assessmentAntropometria de escolares ao ingresso no ensino fundamental na cidade de Belém, Pará, 2001School aged anthropometry when enrolling in the first grade of elementary school in the city of Belém, Pará, 2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS1519-38292006000100005.pdfapplication/pdf76644${dspace.ui.url}/bitstream/11600/2956/1/S1519-38292006000100005.pdfab8ef4fc910ff3645216082afbb9e3b3MD51open accessTEXTS1519-38292006000100005.pdf.txtS1519-38292006000100005.pdf.txtExtracted texttext/plain30754${dspace.ui.url}/bitstream/11600/2956/21/S1519-38292006000100005.pdf.txt7e9031b09b3fcea067ce6e5b85ecbc08MD521open accessTHUMBNAILS1519-38292006000100005.pdf.jpgS1519-38292006000100005.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5444${dspace.ui.url}/bitstream/11600/2956/23/S1519-38292006000100005.pdf.jpgb02b02e5aff744ff6c9b575d68a323fbMD523open access11600/29562023-06-05 19:48:46.578open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/2956Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:48:46Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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