Os efeitos da Lei 11.684/2008 no Ensino Médio e na formação e contratação de professores de Filosofia e Sociologia na rede pública estadual paulista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/71288 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar os efeitos da Lei 11.684/2008 no Ensino Médio e na formação e contratação de professores de Filosofia e Sociologia na rede pública estadual paulista, no período de 2008 a 2017, tempo em que essas disciplinas foram tornadas obrigatórias no currículo escolar por força da referida lei. Admite como ideia-cerne que há efeitos produzidos pela lei, mas que estes estão atrelados à lógica neoliberal sendo por ela estabelecidos e cerceados. Realiza uma breve abordagem das reformas educacionais no Estado de São Paulo e mostra a situação histórica dessas disciplinas, apontando as lutas de movimentos que as reivindicavam no currículo do Ensino Médio. Depois, apresenta e discute os dados dos cursos superiores de Filosofia e Ciências Sociais, produzidos com base no Censo da Educação Superior (Inep), com focalização nas estatísticas de ingressantes, matrículas e concluintes, destacando o aumento no número dos dois primeiros e a estagnação no número dos últimos. Discorre acerca dos perfis institucional e acadêmico e das matrizes curriculares nacionais para esses cursos. Analisa, realizando uma avaliação crítica, os dados estatísticos dos professores de Filosofia e Sociologia do Estado de São Paulo, com ênfase na rede pública estadual de ensino, a partir dos microdados do Censo da Educação Básica (Inep), abordando os quantitativos de acordo com a dependência administrativa, disciplina, tipo de instituição da formação, curso (licenciatura ou bacharelado), pós-graduação (lato ou stricto sensu), tipo de contratação, sexo, faixa etária, origem (país ou Estado de nascimento) e cor/raça. Em síntese, no período analisado, houve aumento significativo no quantitativo de professores, nas respectivas formações, nos quais a maioria são licenciados em instituições privadas, aumento no número de pós-graduados, com predominância da especialização lato-sensu, apresenta relativo equilíbrio entre sexos, a faixa etária predominante é de quarenta anos ou mais, a maioria são nascidos no Estado de São Paulo, mas há um número alto de oriundos de outros Estados, há uma grande disparidade racial com predomínio dos brancos e destaca-se o alto número de professores efetivados pela Seduc-SP. Considera, ao longo do texto, as influências do neoliberalismo, que impactam diretamente as políticas públicas educacionais, transformando o ensino dessas áreas, quer na Educação Básica, quer na Superior, numa mercadoria, negociada conforme os critérios da lógica econômica. |
id |
UFSP_052f94b61bb76e372b93a9487c75c224 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/71288 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Os efeitos da Lei 11.684/2008 no Ensino Médio e na formação e contratação de professores de Filosofia e Sociologia na rede pública estadual paulistaLei 11.684/2008Currículo do Ensino MédioObrigatoriedadeFilosofia e SociologiaFormação e contratação de ProfessoresEsta pesquisa tem como objetivo principal investigar os efeitos da Lei 11.684/2008 no Ensino Médio e na formação e contratação de professores de Filosofia e Sociologia na rede pública estadual paulista, no período de 2008 a 2017, tempo em que essas disciplinas foram tornadas obrigatórias no currículo escolar por força da referida lei. Admite como ideia-cerne que há efeitos produzidos pela lei, mas que estes estão atrelados à lógica neoliberal sendo por ela estabelecidos e cerceados. Realiza uma breve abordagem das reformas educacionais no Estado de São Paulo e mostra a situação histórica dessas disciplinas, apontando as lutas de movimentos que as reivindicavam no currículo do Ensino Médio. Depois, apresenta e discute os dados dos cursos superiores de Filosofia e Ciências Sociais, produzidos com base no Censo da Educação Superior (Inep), com focalização nas estatísticas de ingressantes, matrículas e concluintes, destacando o aumento no número dos dois primeiros e a estagnação no número dos últimos. Discorre acerca dos perfis institucional e acadêmico e das matrizes curriculares nacionais para esses cursos. Analisa, realizando uma avaliação crítica, os dados estatísticos dos professores de Filosofia e Sociologia do Estado de São Paulo, com ênfase na rede pública estadual de ensino, a partir dos microdados do Censo da Educação Básica (Inep), abordando os quantitativos de acordo com a dependência administrativa, disciplina, tipo de instituição da formação, curso (licenciatura ou bacharelado), pós-graduação (lato ou stricto sensu), tipo de contratação, sexo, faixa etária, origem (país ou Estado de nascimento) e cor/raça. Em síntese, no período analisado, houve aumento significativo no quantitativo de professores, nas respectivas formações, nos quais a maioria são licenciados em instituições privadas, aumento no número de pós-graduados, com predominância da especialização lato-sensu, apresenta relativo equilíbrio entre sexos, a faixa etária predominante é de quarenta anos ou mais, a maioria são nascidos no Estado de São Paulo, mas há um número alto de oriundos de outros Estados, há uma grande disparidade racial com predomínio dos brancos e destaca-se o alto número de professores efetivados pela Seduc-SP. Considera, ao longo do texto, as influências do neoliberalismo, que impactam diretamente as políticas públicas educacionais, transformando o ensino dessas áreas, quer na Educação Básica, quer na Superior, numa mercadoria, negociada conforme os critérios da lógica econômica.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloGiglio, Célia Maria Benedictohttp://lattes.cnpq.br/1678240654096420http://lattes.cnpq.br/5842328752844356Furtado Filho, Verissimo dos Santos2024-06-28T16:36:26Z2024-06-28T16:36:26Z2024-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis230 f.application/pdfFurtado Filho, Verissimo dos Santos. Os efeitos da Lei 11.684/2008 no Ensino Médio e na formação e contratação de professores de Filosofia e Sociologia na rede pública estadual paulista. Tese (Doutorado em Educação) – Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2024.https://hdl.handle.net/11600/71288porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-06-28T13:36:30Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71288Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652024-06-28T13:36:30Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os efeitos da Lei 11.684/2008 no Ensino Médio e na formação e contratação de professores de Filosofia e Sociologia na rede pública estadual paulista |
title |
Os efeitos da Lei 11.684/2008 no Ensino Médio e na formação e contratação de professores de Filosofia e Sociologia na rede pública estadual paulista |
spellingShingle |
Os efeitos da Lei 11.684/2008 no Ensino Médio e na formação e contratação de professores de Filosofia e Sociologia na rede pública estadual paulista Furtado Filho, Verissimo dos Santos Lei 11.684/2008 Currículo do Ensino Médio Obrigatoriedade Filosofia e Sociologia Formação e contratação de Professores |
title_short |
Os efeitos da Lei 11.684/2008 no Ensino Médio e na formação e contratação de professores de Filosofia e Sociologia na rede pública estadual paulista |
title_full |
Os efeitos da Lei 11.684/2008 no Ensino Médio e na formação e contratação de professores de Filosofia e Sociologia na rede pública estadual paulista |
title_fullStr |
Os efeitos da Lei 11.684/2008 no Ensino Médio e na formação e contratação de professores de Filosofia e Sociologia na rede pública estadual paulista |
title_full_unstemmed |
Os efeitos da Lei 11.684/2008 no Ensino Médio e na formação e contratação de professores de Filosofia e Sociologia na rede pública estadual paulista |
title_sort |
Os efeitos da Lei 11.684/2008 no Ensino Médio e na formação e contratação de professores de Filosofia e Sociologia na rede pública estadual paulista |
author |
Furtado Filho, Verissimo dos Santos |
author_facet |
Furtado Filho, Verissimo dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Giglio, Célia Maria Benedicto http://lattes.cnpq.br/1678240654096420 http://lattes.cnpq.br/5842328752844356 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furtado Filho, Verissimo dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lei 11.684/2008 Currículo do Ensino Médio Obrigatoriedade Filosofia e Sociologia Formação e contratação de Professores |
topic |
Lei 11.684/2008 Currículo do Ensino Médio Obrigatoriedade Filosofia e Sociologia Formação e contratação de Professores |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar os efeitos da Lei 11.684/2008 no Ensino Médio e na formação e contratação de professores de Filosofia e Sociologia na rede pública estadual paulista, no período de 2008 a 2017, tempo em que essas disciplinas foram tornadas obrigatórias no currículo escolar por força da referida lei. Admite como ideia-cerne que há efeitos produzidos pela lei, mas que estes estão atrelados à lógica neoliberal sendo por ela estabelecidos e cerceados. Realiza uma breve abordagem das reformas educacionais no Estado de São Paulo e mostra a situação histórica dessas disciplinas, apontando as lutas de movimentos que as reivindicavam no currículo do Ensino Médio. Depois, apresenta e discute os dados dos cursos superiores de Filosofia e Ciências Sociais, produzidos com base no Censo da Educação Superior (Inep), com focalização nas estatísticas de ingressantes, matrículas e concluintes, destacando o aumento no número dos dois primeiros e a estagnação no número dos últimos. Discorre acerca dos perfis institucional e acadêmico e das matrizes curriculares nacionais para esses cursos. Analisa, realizando uma avaliação crítica, os dados estatísticos dos professores de Filosofia e Sociologia do Estado de São Paulo, com ênfase na rede pública estadual de ensino, a partir dos microdados do Censo da Educação Básica (Inep), abordando os quantitativos de acordo com a dependência administrativa, disciplina, tipo de instituição da formação, curso (licenciatura ou bacharelado), pós-graduação (lato ou stricto sensu), tipo de contratação, sexo, faixa etária, origem (país ou Estado de nascimento) e cor/raça. Em síntese, no período analisado, houve aumento significativo no quantitativo de professores, nas respectivas formações, nos quais a maioria são licenciados em instituições privadas, aumento no número de pós-graduados, com predominância da especialização lato-sensu, apresenta relativo equilíbrio entre sexos, a faixa etária predominante é de quarenta anos ou mais, a maioria são nascidos no Estado de São Paulo, mas há um número alto de oriundos de outros Estados, há uma grande disparidade racial com predomínio dos brancos e destaca-se o alto número de professores efetivados pela Seduc-SP. Considera, ao longo do texto, as influências do neoliberalismo, que impactam diretamente as políticas públicas educacionais, transformando o ensino dessas áreas, quer na Educação Básica, quer na Superior, numa mercadoria, negociada conforme os critérios da lógica econômica. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-06-28T16:36:26Z 2024-06-28T16:36:26Z 2024-02-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Furtado Filho, Verissimo dos Santos. Os efeitos da Lei 11.684/2008 no Ensino Médio e na formação e contratação de professores de Filosofia e Sociologia na rede pública estadual paulista. Tese (Doutorado em Educação) – Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2024. https://hdl.handle.net/11600/71288 |
identifier_str_mv |
Furtado Filho, Verissimo dos Santos. Os efeitos da Lei 11.684/2008 no Ensino Médio e na formação e contratação de professores de Filosofia e Sociologia na rede pública estadual paulista. Tese (Doutorado em Educação) – Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/11600/71288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
230 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803210207023595520 |