Os cenários da prática em saúde na formação do psicólogo: concepções de alunos e supervisores/professores de cursos de psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Poppe, Andrea Regina Soares [UNIFESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9887
Resumo: INTRODUÇÃO: O processo de avaliação e reestruturação do ensino superior no Brasil a partir da implantação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais preconiza a importância da pesquisa e dos cenários da prática na formação do profissional. O foco da discussão tem se pautado nas características de profissional que se quer e que se precisa para a realidade brasileira. Nas Universidades torna-se pauta a discussão sobre a importância da prática ser reconhecida como eixo, a partir do qual se identifica, questiona, teoriza e investiga os problemas emergentes no cotidiano da formação, congregando estrutura curricular, conteúdos e estratégias de ensino-aprendizagem que possibilitem que a construção do conhecimento ocorra de forma contextualizada. OBJETIVO: Analisar a partir das concepções de docentes e alunos de cursos de psicologia do município de Santos / SP, a contribuição que os cenários da prática relacionados à saúde e vivenciados na graduação oferecem à formação do profissional, no contexto das Novas Diretrizes Curriculares. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Para Produção dos dados considerou-se a metodologia qualitativa numa perspectiva sócio-histórica utilizando-se como instrumentos, a entrevista de tipo semi-estruturada e aplicação de grupos focais. Foram realizadas treze entrevistas com professores e coordenadores de curso, bem como realizados dois grupos focais com participação total de quatorze alunos e mais quatro entrevistas individuais. Os dados foram produzidos nos meses de junho a dezembro de 2008. RESULTADOS: Os participantes da pesquisa consideram positivas algumas mudanças nas diretrizes curriculares para o curso de psicologia, dentre elas, a inserção dos alunos em cenários da prática a partir dos primeiros anos do curso e a possibilidade de cada instituição poder escolher as ênfases que serão oferecidas pelos cursos. Sugerem também a necessidade do aprofundamento da discussão acerca de uma formação mais generalista, bem como de uma prática psicológica mais pautada nos princípios do SUS. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados, bem como dados da literatura, evidenciam que a maioria das universidades ainda está em processo de adaptação de seus currículos para estar em conformidade com o que preconiza as novas diretrizes curriculares. Apesar de todas as controvérsias que permearam o processo de construção das novas diretrizes curriculares para o curso de psicologia, elas se configuram enquanto um significativo avanço, no sentido de que aspiram à mudança do paradigma na formação do psicólogo.
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Nas Universidades torna-se pauta a discussão sobre a importância da prática ser reconhecida como eixo, a partir do qual se identifica, questiona, teoriza e investiga os problemas emergentes no cotidiano da formação, congregando estrutura curricular, conteúdos e estratégias de ensino-aprendizagem que possibilitem que a construção do conhecimento ocorra de forma contextualizada. OBJETIVO: Analisar a partir das concepções de docentes e alunos de cursos de psicologia do município de Santos / SP, a contribuição que os cenários da prática relacionados à saúde e vivenciados na graduação oferecem à formação do profissional, no contexto das Novas Diretrizes Curriculares. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Para Produção dos dados considerou-se a metodologia qualitativa numa perspectiva sócio-histórica utilizando-se como instrumentos, a entrevista de tipo semi-estruturada e aplicação de grupos focais. Foram realizadas treze entrevistas com professores e coordenadores de curso, bem como realizados dois grupos focais com participação total de quatorze alunos e mais quatro entrevistas individuais. Os dados foram produzidos nos meses de junho a dezembro de 2008. RESULTADOS: Os participantes da pesquisa consideram positivas algumas mudanças nas diretrizes curriculares para o curso de psicologia, dentre elas, a inserção dos alunos em cenários da prática a partir dos primeiros anos do curso e a possibilidade de cada instituição poder escolher as ênfases que serão oferecidas pelos cursos. Sugerem também a necessidade do aprofundamento da discussão acerca de uma formação mais generalista, bem como de uma prática psicológica mais pautada nos princípios do SUS. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados, bem como dados da literatura, evidenciam que a maioria das universidades ainda está em processo de adaptação de seus currículos para estar em conformidade com o que preconiza as novas diretrizes curriculares. Apesar de todas as controvérsias que permearam o processo de construção das novas diretrizes curriculares para o curso de psicologia, elas se configuram enquanto um significativo avanço, no sentido de que aspiram à mudança do paradigma na formação do psicólogo.INTRODUCTION: The process of evaluation and restructuring of higher education in Brazil from the deployment of the new National Curriculum Guidelines advocates the importance of research and the scenarios in the practice of professional training. The focus of the discussion has been based on the characteristics of professional you want to and that you need for the Brazilian reality. In universities it is a staff discussion on the importance of practice is recognized as the axis, from which we identify, question, theory and investigates the problems emerging in the daily training, bringing together curriculum structure, contents and strategies of teaching and learning that allow the construction of knowledge occurs in a context. OBJECTIVE: To analyze from the conceptions of teachers and students of psychology courses in the city of Santos / SP, the contribution that the scenarios of practice relating to health and experienced in providing the training of graduate training, in the context of the new curricular. METHODOLOGICAL PROCEDURES: For the production data was considered the qualitative methodology in socio-historical perspective by using as instruments, the interview kind of semi-structured and application of focus groups. Thirteen interviews were conducted with teachers and course coordinators, and two focus groups conducted with the total of fourteen students and four individual interviews. The data were produced in the months June to December of 2008. RESULTS: The participants of the research consider some positive changes in the curriculum guidelines for the course in psychology, including the integration of students in the practice scenarios from the early years of the course and scope of each institution to choose the emphases will be offered by courses. Also suggest the need for further discussion about a more general training, as well as a more psychological practice based on the principles of the SUS. CONCLUSION: The results and data from literature, show that most universities are still in the process of adapting their curricula to comply with the calling the new curriculum guidelines. Despite all the controversy that permeated the process of construction of the new curriculum guidelines for the course in psychology, as they constitute a significant advance in that aspire to change the paradigm in the training of psychologists.TEDEBV UNIFESP: Teses e dissertações147 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)SaúdeCurrículoDiretrizes curriculares nacionaisEnsino em saúdeFormação do psicólogoPsicologia/educaçãoCurrículoEducação profissionalizanteNational curriculum guidelinesHealthHealth educationCurriculumTraining of psychologistPsychology/educationEducation, professionalOs cenários da prática em saúde na formação do psicólogo: concepções de alunos e supervisores/professores de cursos de psicologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em Ciências da Saúde – São PauloORIGINALPublico-12755.pdfapplication/pdf1284523${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9887/1/Publico-12755.pdf672e63a88d9a1415ba3b8db7d4c9b783MD51open accessTEXTPublico-12755.pdf.txtPublico-12755.pdf.txtExtracted texttext/plain240844${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9887/3/Publico-12755.pdf.txt8cfd8a4d15c9a99eeda05c01360fcdbbMD53open accessTHUMBNAILPublico-12755.pdf.jpgPublico-12755.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3673${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9887/5/Publico-12755.pdf.jpgb5548f26485a344801777de2f31e3d29MD55open access11600/98872023-05-15 01:27:28.967open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/9887Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:27:28Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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