Resolução de problemas e alfabetização científica: pesquisa formação de um professor de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Rodrigo Eduardo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
dARK ID: ark:/48912/0013000013v87
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69241
Resumo: Esta dissertação versa sobre o processo de formação de um professor pesquisador voltado ao ensino de Geografia. Para tanto, optou-se por trabalhar com a Metodologia de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) ou Problem-Based Learning (PBL). Após análise do potencial desta metodologia para os processos de alfabetização científica, foi elaborada uma sequência didática pensada para ser aplicada em uma disciplina optativa do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos (UNIFESP - Guarulhos) ministrada pela professora orientadora deste trabalho. Os registros de aula por ela ofertados foram objeto de estudo do professor pesquisador. A sequência contou, também, com a confecção de uma caixa de areia com realidade aumentada (sandbox) - equipamento que permanece no campus Guarulhos da UNIFESP. Por meio da metodologia de narrativas, explorou-se o impacto que o processo desta formação causou no professor pesquisador. Foi possível verificar o que Bondía (2002) entende por vivências e as experiências significativas, e como estas potencializaram nossa apropriação e entendimento do que nos cerca, transferindo-se para a maneira com a qual escolhemos lecionar.
id UFSP_078dd46ec73e21389b8249a66c4bdff5
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/69241
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Resolução de problemas e alfabetização científica: pesquisa formação de um professor de geografiaProblem solving and scientific literacy: research training a geography teacherAlfabetização científicaAprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP)Professor pesquisadorEnsino de geografiaPesquisa formaçãoGeografia - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoEsta dissertação versa sobre o processo de formação de um professor pesquisador voltado ao ensino de Geografia. Para tanto, optou-se por trabalhar com a Metodologia de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) ou Problem-Based Learning (PBL). Após análise do potencial desta metodologia para os processos de alfabetização científica, foi elaborada uma sequência didática pensada para ser aplicada em uma disciplina optativa do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos (UNIFESP - Guarulhos) ministrada pela professora orientadora deste trabalho. Os registros de aula por ela ofertados foram objeto de estudo do professor pesquisador. A sequência contou, também, com a confecção de uma caixa de areia com realidade aumentada (sandbox) - equipamento que permanece no campus Guarulhos da UNIFESP. Por meio da metodologia de narrativas, explorou-se o impacto que o processo desta formação causou no professor pesquisador. Foi possível verificar o que Bondía (2002) entende por vivências e as experiências significativas, e como estas potencializaram nossa apropriação e entendimento do que nos cerca, transferindo-se para a maneira com a qual escolhemos lecionar.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloMoraes, Jerusa Vilhena dehttp://lattes.cnpq.br/4696157162108125http://lattes.cnpq.br/3002205563999962Alves, Rodrigo Eduardo2023-10-03T23:57:22Z2023-10-03T23:57:22Z2023-08-07info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion113 f.application/pdfAlves, Rodrigo Eduardo. Resolução de problemas e alfabetização científica: pesquisa formação de um professor de geografia. Guarulhos, 2023https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69241ark:/48912/0013000013v87porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T05:57:58Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/69241Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:54:17.413867Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Resolução de problemas e alfabetização científica: pesquisa formação de um professor de geografia
Problem solving and scientific literacy: research training a geography teacher
title Resolução de problemas e alfabetização científica: pesquisa formação de um professor de geografia
spellingShingle Resolução de problemas e alfabetização científica: pesquisa formação de um professor de geografia
Alves, Rodrigo Eduardo
Alfabetização científica
Aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP)
Professor pesquisador
Ensino de geografia
Pesquisa formação
Geografia - Estudo e ensino
Professores - Formação
title_short Resolução de problemas e alfabetização científica: pesquisa formação de um professor de geografia
title_full Resolução de problemas e alfabetização científica: pesquisa formação de um professor de geografia
title_fullStr Resolução de problemas e alfabetização científica: pesquisa formação de um professor de geografia
title_full_unstemmed Resolução de problemas e alfabetização científica: pesquisa formação de um professor de geografia
title_sort Resolução de problemas e alfabetização científica: pesquisa formação de um professor de geografia
author Alves, Rodrigo Eduardo
author_facet Alves, Rodrigo Eduardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Jerusa Vilhena de
http://lattes.cnpq.br/4696157162108125
http://lattes.cnpq.br/3002205563999962
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Rodrigo Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização científica
Aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP)
Professor pesquisador
Ensino de geografia
Pesquisa formação
Geografia - Estudo e ensino
Professores - Formação
topic Alfabetização científica
Aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP)
Professor pesquisador
Ensino de geografia
Pesquisa formação
Geografia - Estudo e ensino
Professores - Formação
description Esta dissertação versa sobre o processo de formação de um professor pesquisador voltado ao ensino de Geografia. Para tanto, optou-se por trabalhar com a Metodologia de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) ou Problem-Based Learning (PBL). Após análise do potencial desta metodologia para os processos de alfabetização científica, foi elaborada uma sequência didática pensada para ser aplicada em uma disciplina optativa do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos (UNIFESP - Guarulhos) ministrada pela professora orientadora deste trabalho. Os registros de aula por ela ofertados foram objeto de estudo do professor pesquisador. A sequência contou, também, com a confecção de uma caixa de areia com realidade aumentada (sandbox) - equipamento que permanece no campus Guarulhos da UNIFESP. Por meio da metodologia de narrativas, explorou-se o impacto que o processo desta formação causou no professor pesquisador. Foi possível verificar o que Bondía (2002) entende por vivências e as experiências significativas, e como estas potencializaram nossa apropriação e entendimento do que nos cerca, transferindo-se para a maneira com a qual escolhemos lecionar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-03T23:57:22Z
2023-10-03T23:57:22Z
2023-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Alves, Rodrigo Eduardo. Resolução de problemas e alfabetização científica: pesquisa formação de um professor de geografia. Guarulhos, 2023
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69241
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/48912/0013000013v87
identifier_str_mv Alves, Rodrigo Eduardo. Resolução de problemas e alfabetização científica: pesquisa formação de um professor de geografia. Guarulhos, 2023
ark:/48912/0013000013v87
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 113 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1818602565810520064