Resolução de problemas e alfabetização científica: pesquisa formação de um professor de geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
dARK ID: | ark:/48912/0013000013v87 |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69241 |
Resumo: | Esta dissertação versa sobre o processo de formação de um professor pesquisador voltado ao ensino de Geografia. Para tanto, optou-se por trabalhar com a Metodologia de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) ou Problem-Based Learning (PBL). Após análise do potencial desta metodologia para os processos de alfabetização científica, foi elaborada uma sequência didática pensada para ser aplicada em uma disciplina optativa do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos (UNIFESP - Guarulhos) ministrada pela professora orientadora deste trabalho. Os registros de aula por ela ofertados foram objeto de estudo do professor pesquisador. A sequência contou, também, com a confecção de uma caixa de areia com realidade aumentada (sandbox) - equipamento que permanece no campus Guarulhos da UNIFESP. Por meio da metodologia de narrativas, explorou-se o impacto que o processo desta formação causou no professor pesquisador. Foi possível verificar o que Bondía (2002) entende por vivências e as experiências significativas, e como estas potencializaram nossa apropriação e entendimento do que nos cerca, transferindo-se para a maneira com a qual escolhemos lecionar. |
id |
UFSP_078dd46ec73e21389b8249a66c4bdff5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/69241 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Resolução de problemas e alfabetização científica: pesquisa formação de um professor de geografiaProblem solving and scientific literacy: research training a geography teacherAlfabetização científicaAprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP)Professor pesquisadorEnsino de geografiaPesquisa formaçãoGeografia - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoEsta dissertação versa sobre o processo de formação de um professor pesquisador voltado ao ensino de Geografia. Para tanto, optou-se por trabalhar com a Metodologia de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) ou Problem-Based Learning (PBL). Após análise do potencial desta metodologia para os processos de alfabetização científica, foi elaborada uma sequência didática pensada para ser aplicada em uma disciplina optativa do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos (UNIFESP - Guarulhos) ministrada pela professora orientadora deste trabalho. Os registros de aula por ela ofertados foram objeto de estudo do professor pesquisador. A sequência contou, também, com a confecção de uma caixa de areia com realidade aumentada (sandbox) - equipamento que permanece no campus Guarulhos da UNIFESP. Por meio da metodologia de narrativas, explorou-se o impacto que o processo desta formação causou no professor pesquisador. Foi possível verificar o que Bondía (2002) entende por vivências e as experiências significativas, e como estas potencializaram nossa apropriação e entendimento do que nos cerca, transferindo-se para a maneira com a qual escolhemos lecionar.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloMoraes, Jerusa Vilhena dehttp://lattes.cnpq.br/4696157162108125http://lattes.cnpq.br/3002205563999962Alves, Rodrigo Eduardo2023-10-03T23:57:22Z2023-10-03T23:57:22Z2023-08-07info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion113 f.application/pdfAlves, Rodrigo Eduardo. Resolução de problemas e alfabetização científica: pesquisa formação de um professor de geografia. Guarulhos, 2023https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69241ark:/48912/0013000013v87porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T05:57:58Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/69241Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:54:17.413867Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resolução de problemas e alfabetização científica: pesquisa formação de um professor de geografia Problem solving and scientific literacy: research training a geography teacher |
title |
Resolução de problemas e alfabetização científica: pesquisa formação de um professor de geografia |
spellingShingle |
Resolução de problemas e alfabetização científica: pesquisa formação de um professor de geografia Alves, Rodrigo Eduardo Alfabetização científica Aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) Professor pesquisador Ensino de geografia Pesquisa formação Geografia - Estudo e ensino Professores - Formação |
title_short |
Resolução de problemas e alfabetização científica: pesquisa formação de um professor de geografia |
title_full |
Resolução de problemas e alfabetização científica: pesquisa formação de um professor de geografia |
title_fullStr |
Resolução de problemas e alfabetização científica: pesquisa formação de um professor de geografia |
title_full_unstemmed |
Resolução de problemas e alfabetização científica: pesquisa formação de um professor de geografia |
title_sort |
Resolução de problemas e alfabetização científica: pesquisa formação de um professor de geografia |
author |
Alves, Rodrigo Eduardo |
author_facet |
Alves, Rodrigo Eduardo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moraes, Jerusa Vilhena de http://lattes.cnpq.br/4696157162108125 http://lattes.cnpq.br/3002205563999962 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Rodrigo Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização científica Aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) Professor pesquisador Ensino de geografia Pesquisa formação Geografia - Estudo e ensino Professores - Formação |
topic |
Alfabetização científica Aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) Professor pesquisador Ensino de geografia Pesquisa formação Geografia - Estudo e ensino Professores - Formação |
description |
Esta dissertação versa sobre o processo de formação de um professor pesquisador voltado ao ensino de Geografia. Para tanto, optou-se por trabalhar com a Metodologia de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) ou Problem-Based Learning (PBL). Após análise do potencial desta metodologia para os processos de alfabetização científica, foi elaborada uma sequência didática pensada para ser aplicada em uma disciplina optativa do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos (UNIFESP - Guarulhos) ministrada pela professora orientadora deste trabalho. Os registros de aula por ela ofertados foram objeto de estudo do professor pesquisador. A sequência contou, também, com a confecção de uma caixa de areia com realidade aumentada (sandbox) - equipamento que permanece no campus Guarulhos da UNIFESP. Por meio da metodologia de narrativas, explorou-se o impacto que o processo desta formação causou no professor pesquisador. Foi possível verificar o que Bondía (2002) entende por vivências e as experiências significativas, e como estas potencializaram nossa apropriação e entendimento do que nos cerca, transferindo-se para a maneira com a qual escolhemos lecionar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-03T23:57:22Z 2023-10-03T23:57:22Z 2023-08-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Alves, Rodrigo Eduardo. Resolução de problemas e alfabetização científica: pesquisa formação de um professor de geografia. Guarulhos, 2023 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69241 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/48912/0013000013v87 |
identifier_str_mv |
Alves, Rodrigo Eduardo. Resolução de problemas e alfabetização científica: pesquisa formação de um professor de geografia. Guarulhos, 2023 ark:/48912/0013000013v87 |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
113 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1818602565810520064 |