Concepções e trajetórias de formação: um estudo com professores de medicina da Universidade Federal de Alagoas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canuto, Angela [UNIFESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20738
Resumo: Esta pesquisa assumiu, como objetivo geral, analisar as concepções do professor-médico da Universidade Federal de Alagoas nas últimas cinco décadas sobre o ensino, a aprendizagem e os processos de formação docente em medicina. No âmbito dos objetivos específicos, apreender as concepções docentes acerca do processo ensino-aprendizagem, metodologia de ensino e atributos de um bom professor de medicina; Discutir como o professor-médico compreende a sua trajetória na docência (experiências de sucesso e dificuldades) e como percebe seu processo de formação para exercer a docência. O referencial teórico adotado privilegiou interlocuções com pesquisadores para configurar aproximações teórico-conceituais sobre o professor do ensino superior no Brasil e acerca do professor de Medicina e seus processos de formação. A metodologia compreendeu entrevistas semi-estruturadas realizadas com 21 docentes que atuam ou atuaram no Curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, ingressantes como professores entre as décadas de 1950 e 1990. No processamento e interpretação dos dados, privilegiou-se a análise temática, entendida como caminho de apreensão dos sentidos que compõem a ótica dos professores envolvidos. Para uma melhor contextualização dos depoimentos docentes, foi organizado o item Os professores em foco: delineando um perfil, sistematizando-se os resultados em três núcleos: a inserção na profissão docente: desvelando motivações; ensino aprendizagem: visão de professores de medicina e trajetória docente: formação e experiências. Os modos de inserir-se como docente, no âmbito dos professores investigado: realçam a multiplicidade de motivações. Contudo, parece que o traço do improviso e da surpresa ao reconhecerem-se como professores médicos é algo comum em vários depoimentos. A centralidade da relação professor-aluno na maneira de conceber o processo de ensino-aprendizagem mostra-se como um dado bastante instigante, na medida em que parece conviver, de forma ambígua, uma compreensão do ensinar e do aprender como processo de troca de formação, ao mesmo tempo em que não fica clara a questão do conhecimento. No modelo de formação, por um lado, parece estar subjacente a algumas falas dos professores, uma construção do conhecimento baseado no autodidatismo. Por outro, identifica-se que a inexistência ou a falta de sistematização de uma formação didático-pedagógica são apontadas pelos professores entrevistados como falta, lacuna. A reflexão sobre a teoria e a prática educativa numa perspectiva crítica e integradora, possibilitando a escuta dos professores, com vistas a superar projetos de formação obsoletos para as demandas sociais contemporâneas, torna-se hoje um desafio nuclear para todos aqueles que têm um projeto de educação médica reflexiva, democrática, aberta e atenda à necessidade de inclusão social.
id UFSP_0a41422a0a5c0c3651b92db3066b5f12
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/20738
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Canuto, Angela [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]2015-12-06T23:05:47Z2015-12-06T23:05:47Z2005CANUTO, Angela. Concepções e trajetórias de formação: um estudo com professores de medicina da Universidade Federal de Alagoas. 2005. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2005.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20738Publico-20738.pdfEsta pesquisa assumiu, como objetivo geral, analisar as concepções do professor-médico da Universidade Federal de Alagoas nas últimas cinco décadas sobre o ensino, a aprendizagem e os processos de formação docente em medicina. No âmbito dos objetivos específicos, apreender as concepções docentes acerca do processo ensino-aprendizagem, metodologia de ensino e atributos de um bom professor de medicina; Discutir como o professor-médico compreende a sua trajetória na docência (experiências de sucesso e dificuldades) e como percebe seu processo de formação para exercer a docência. O referencial teórico adotado privilegiou interlocuções com pesquisadores para configurar aproximações teórico-conceituais sobre o professor do ensino superior no Brasil e acerca do professor de Medicina e seus processos de formação. A metodologia compreendeu entrevistas semi-estruturadas realizadas com 21 docentes que atuam ou atuaram no Curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, ingressantes como professores entre as décadas de 1950 e 1990. No processamento e interpretação dos dados, privilegiou-se a análise temática, entendida como caminho de apreensão dos sentidos que compõem a ótica dos professores envolvidos. Para uma melhor contextualização dos depoimentos docentes, foi organizado o item Os professores em foco: delineando um perfil, sistematizando-se os resultados em três núcleos: a inserção na profissão docente: desvelando motivações; ensino aprendizagem: visão de professores de medicina e trajetória docente: formação e experiências. Os modos de inserir-se como docente, no âmbito dos professores investigado: realçam a multiplicidade de motivações. Contudo, parece que o traço do improviso e da surpresa ao reconhecerem-se como professores médicos é algo comum em vários depoimentos. A centralidade da relação professor-aluno na maneira de conceber o processo de ensino-aprendizagem mostra-se como um dado bastante instigante, na medida em que parece conviver, de forma ambígua, uma compreensão do ensinar e do aprender como processo de troca de formação, ao mesmo tempo em que não fica clara a questão do conhecimento. No modelo de formação, por um lado, parece estar subjacente a algumas falas dos professores, uma construção do conhecimento baseado no autodidatismo. Por outro, identifica-se que a inexistência ou a falta de sistematização de uma formação didático-pedagógica são apontadas pelos professores entrevistados como falta, lacuna. A reflexão sobre a teoria e a prática educativa numa perspectiva crítica e integradora, possibilitando a escuta dos professores, com vistas a superar projetos de formação obsoletos para as demandas sociais contemporâneas, torna-se hoje um desafio nuclear para todos aqueles que têm um projeto de educação médica reflexiva, democrática, aberta e atenda à necessidade de inclusão social.BV UNIFESP: Teses e dissertações103 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Educação médicaDocentes de medicinaConcepções e trajetórias de formação: um estudo com professores de medicina da Universidade Federal de AlagoasConceptions and career steps: a study elaborated with a group of professors of medicine at the Federal University of Alagoasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em ciências da saúde – São PauloORIGINALPublico-20738.pdfPublico-20738.pdfapplication/pdf508425${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20738/1/Publico-20738.pdf7ef9f05ff39bf56df8b92f247f32285fMD51open accessTEXTPublico-20738.pdf.txtPublico-20738.pdf.txtExtracted texttext/plain166596${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20738/3/Publico-20738.pdf.txt1022b518d285f91b376ed98c9759684aMD53open accessTHUMBNAILPublico-20738.pdf.jpgPublico-20738.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3552${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20738/5/Publico-20738.pdf.jpge9147f029d19bed21847676e2c2bd89eMD55open access11600/207382023-05-15 01:23:35.505open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/20738Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:23:35Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Concepções e trajetórias de formação: um estudo com professores de medicina da Universidade Federal de Alagoas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Conceptions and career steps: a study elaborated with a group of professors of medicine at the Federal University of Alagoas
title Concepções e trajetórias de formação: um estudo com professores de medicina da Universidade Federal de Alagoas
spellingShingle Concepções e trajetórias de formação: um estudo com professores de medicina da Universidade Federal de Alagoas
Canuto, Angela [UNIFESP]
Educação médica
Docentes de medicina
title_short Concepções e trajetórias de formação: um estudo com professores de medicina da Universidade Federal de Alagoas
title_full Concepções e trajetórias de formação: um estudo com professores de medicina da Universidade Federal de Alagoas
title_fullStr Concepções e trajetórias de formação: um estudo com professores de medicina da Universidade Federal de Alagoas
title_full_unstemmed Concepções e trajetórias de formação: um estudo com professores de medicina da Universidade Federal de Alagoas
title_sort Concepções e trajetórias de formação: um estudo com professores de medicina da Universidade Federal de Alagoas
author Canuto, Angela [UNIFESP]
author_facet Canuto, Angela [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Canuto, Angela [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]
contributor_str_mv Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica
Docentes de medicina
topic Educação médica
Docentes de medicina
description Esta pesquisa assumiu, como objetivo geral, analisar as concepções do professor-médico da Universidade Federal de Alagoas nas últimas cinco décadas sobre o ensino, a aprendizagem e os processos de formação docente em medicina. No âmbito dos objetivos específicos, apreender as concepções docentes acerca do processo ensino-aprendizagem, metodologia de ensino e atributos de um bom professor de medicina; Discutir como o professor-médico compreende a sua trajetória na docência (experiências de sucesso e dificuldades) e como percebe seu processo de formação para exercer a docência. O referencial teórico adotado privilegiou interlocuções com pesquisadores para configurar aproximações teórico-conceituais sobre o professor do ensino superior no Brasil e acerca do professor de Medicina e seus processos de formação. A metodologia compreendeu entrevistas semi-estruturadas realizadas com 21 docentes que atuam ou atuaram no Curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, ingressantes como professores entre as décadas de 1950 e 1990. No processamento e interpretação dos dados, privilegiou-se a análise temática, entendida como caminho de apreensão dos sentidos que compõem a ótica dos professores envolvidos. Para uma melhor contextualização dos depoimentos docentes, foi organizado o item Os professores em foco: delineando um perfil, sistematizando-se os resultados em três núcleos: a inserção na profissão docente: desvelando motivações; ensino aprendizagem: visão de professores de medicina e trajetória docente: formação e experiências. Os modos de inserir-se como docente, no âmbito dos professores investigado: realçam a multiplicidade de motivações. Contudo, parece que o traço do improviso e da surpresa ao reconhecerem-se como professores médicos é algo comum em vários depoimentos. A centralidade da relação professor-aluno na maneira de conceber o processo de ensino-aprendizagem mostra-se como um dado bastante instigante, na medida em que parece conviver, de forma ambígua, uma compreensão do ensinar e do aprender como processo de troca de formação, ao mesmo tempo em que não fica clara a questão do conhecimento. No modelo de formação, por um lado, parece estar subjacente a algumas falas dos professores, uma construção do conhecimento baseado no autodidatismo. Por outro, identifica-se que a inexistência ou a falta de sistematização de uma formação didático-pedagógica são apontadas pelos professores entrevistados como falta, lacuna. A reflexão sobre a teoria e a prática educativa numa perspectiva crítica e integradora, possibilitando a escuta dos professores, com vistas a superar projetos de formação obsoletos para as demandas sociais contemporâneas, torna-se hoje um desafio nuclear para todos aqueles que têm um projeto de educação médica reflexiva, democrática, aberta e atenda à necessidade de inclusão social.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-06T23:05:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-12-06T23:05:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CANUTO, Angela. Concepções e trajetórias de formação: um estudo com professores de medicina da Universidade Federal de Alagoas. 2005. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20738
dc.identifier.file.none.fl_str_mv Publico-20738.pdf
identifier_str_mv CANUTO, Angela. Concepções e trajetórias de formação: um estudo com professores de medicina da Universidade Federal de Alagoas. 2005. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2005.
Publico-20738.pdf
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 103 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20738/1/Publico-20738.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20738/3/Publico-20738.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20738/5/Publico-20738.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7ef9f05ff39bf56df8b92f247f32285f
1022b518d285f91b376ed98c9759684a
e9147f029d19bed21847676e2c2bd89e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764199201341440