Unidade teórico-prática na práxis de um currículo integrado: percepção de docentes de Enfermagem na saúde da criança e do adolescente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Maisa Tavares De Souza
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ohara, Conceicao Vieira da Silva [UNIFESP], Kakehashi, Tereza Yoshiko [UNIFESP], Ribeiro, Circéa Amália [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000400014
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6558
Resumo: The study aimed to understand Nursing teachers' perception about the theory-practice relation experienced in Nursing education on children and adolescents' health, in an integrated curriculum. A qualitative and descriptive study was developed, grounded on Vázquez, Freire and Bakhtin's theoretical models. Unstructured interviews were used to collect data. Discourse analysis unveiled the following categories: Nursing education based on interdisciplinary approaches; child care teaching in the context of family health, in different settings of care; teachers' praxis engendering a dialectical movement of theory and practice. Approaches for Nursing education are pointed out in order to support teaching practice and rethink the strategies adopted to integrate theory and practice in pedagogical projects.
id UFSP_0bf9cf1adebc5834f92c56af36d552e8
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/6558
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Unidade teórico-prática na práxis de um currículo integrado: percepção de docentes de Enfermagem na saúde da criança e do adolescenteTheory-practice unit in an integrated curriculum praxis: Nursing teachers' perception in children and teenagers' healthUnidad teórico-práctica en la praxis de un currículo integrado: percepción de docentes de Enfermería en la salud de niños y adolescentesNursing educationCurriculumChild healthAdolescent healthQualitative researchEducação em enfermagemCurrículoSaúde da criançaSaúde do adolescentePesquisa qualitativaThe study aimed to understand Nursing teachers' perception about the theory-practice relation experienced in Nursing education on children and adolescents' health, in an integrated curriculum. A qualitative and descriptive study was developed, grounded on Vázquez, Freire and Bakhtin's theoretical models. Unstructured interviews were used to collect data. Discourse analysis unveiled the following categories: Nursing education based on interdisciplinary approaches; child care teaching in the context of family health, in different settings of care; teachers' praxis engendering a dialectical movement of theory and practice. Approaches for Nursing education are pointed out in order to support teaching practice and rethink the strategies adopted to integrate theory and practice in pedagogical projects.El estudio objetivo comprender la percepción de los docentes sobre la relación teoría-práctica vivenciada en la enseñanza de Enfermería en la salud de niños y adolescentes, en el currículo integrado. Es una investigación cualitativa-descriptiva sustentada en los referenciales teóricos de Vázquez, Freire y Bakhtin. Se utilizo la entrevista no estructurada para la recolección de datos. La análisis del discurso desveló las categorías: la enseñanza de Enfermería bajo el foco de la interdisciplinaridad; la enseñanza de los cuidados con los niños contextualizada en la salud de la familia, en diferentes campos de la práctica asistencial; la práctica docente engendrando el movimiento dialéctico de la unidad teoría-práctica. Se indican perspectivas para la enseñanza de Enfermería, con vistas a subsidiar la práctica pedagógica y repensar las estrategias adoptadas en relación a la integración teoría-práctica en proyectos pedagógicos.Este estudo objetivou compreender a percepção de docentes de um currículo integrado sobre a relação teoria-prática vivenciada no ensino de Enfermagem na área da saúde da criança e do adolescente no. Trata-se de pesquisa qualitativa e descritiva, ancorada nos referenciais teóricos de Vázquez, Freire e Bakhtin. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista não estruturada. A análise do discurso desvelou as categorias: o ensino de enfermagem sob o foco da interdisciplinaridade; o ensino do cuidado à criança contextualizado na saúde da família, em diferentes cenários da prática assistencial; a práxis docente engendrando um movimento dialético da unidade teoria-prática. Sinalizam-se perspectivas para o ensino de Enfermagem, com vistas a subsidiar a prática pedagógica, e repensar as estratégias adotadas em relação à integração teoria-prática nos projetos pedagógicos.Universidade Estadual de Montes Claros Departamento de EnfermagemUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Escola Paulista de EnfermagemUNIFESP, EPESciELOAssociação Brasileira de EnfermagemUniversidade Estadual de Montes Claros Departamento de EnfermagemUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Leite, Maisa Tavares De SouzaOhara, Conceicao Vieira da Silva [UNIFESP]Kakehashi, Tereza Yoshiko [UNIFESP]Ribeiro, Circéa Amália [UNIFESP]2015-06-14T13:43:12Z2015-06-14T13:43:12Z2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion717-724application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000400014Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 64, n. 4, p. 717-724, 2011.10.1590/S0034-71672011000400014S0034-71672011000400014.pdf0034-7167S0034-71672011000400014http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6558porRevista Brasileira de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-05T18:49:46Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/6558Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-05T18:49:46Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Unidade teórico-prática na práxis de um currículo integrado: percepção de docentes de Enfermagem na saúde da criança e do adolescente
Theory-practice unit in an integrated curriculum praxis: Nursing teachers' perception in children and teenagers' health
Unidad teórico-práctica en la praxis de un currículo integrado: percepción de docentes de Enfermería en la salud de niños y adolescentes
title Unidade teórico-prática na práxis de um currículo integrado: percepção de docentes de Enfermagem na saúde da criança e do adolescente
spellingShingle Unidade teórico-prática na práxis de um currículo integrado: percepção de docentes de Enfermagem na saúde da criança e do adolescente
Leite, Maisa Tavares De Souza
Nursing education
Curriculum
Child health
Adolescent health
Qualitative research
Educação em enfermagem
Currículo
Saúde da criança
Saúde do adolescente
Pesquisa qualitativa
title_short Unidade teórico-prática na práxis de um currículo integrado: percepção de docentes de Enfermagem na saúde da criança e do adolescente
title_full Unidade teórico-prática na práxis de um currículo integrado: percepção de docentes de Enfermagem na saúde da criança e do adolescente
title_fullStr Unidade teórico-prática na práxis de um currículo integrado: percepção de docentes de Enfermagem na saúde da criança e do adolescente
title_full_unstemmed Unidade teórico-prática na práxis de um currículo integrado: percepção de docentes de Enfermagem na saúde da criança e do adolescente
title_sort Unidade teórico-prática na práxis de um currículo integrado: percepção de docentes de Enfermagem na saúde da criança e do adolescente
author Leite, Maisa Tavares De Souza
author_facet Leite, Maisa Tavares De Souza
Ohara, Conceicao Vieira da Silva [UNIFESP]
Kakehashi, Tereza Yoshiko [UNIFESP]
Ribeiro, Circéa Amália [UNIFESP]
author_role author
author2 Ohara, Conceicao Vieira da Silva [UNIFESP]
Kakehashi, Tereza Yoshiko [UNIFESP]
Ribeiro, Circéa Amália [UNIFESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Montes Claros Departamento de Enfermagem
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Maisa Tavares De Souza
Ohara, Conceicao Vieira da Silva [UNIFESP]
Kakehashi, Tereza Yoshiko [UNIFESP]
Ribeiro, Circéa Amália [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Nursing education
Curriculum
Child health
Adolescent health
Qualitative research
Educação em enfermagem
Currículo
Saúde da criança
Saúde do adolescente
Pesquisa qualitativa
topic Nursing education
Curriculum
Child health
Adolescent health
Qualitative research
Educação em enfermagem
Currículo
Saúde da criança
Saúde do adolescente
Pesquisa qualitativa
description The study aimed to understand Nursing teachers' perception about the theory-practice relation experienced in Nursing education on children and adolescents' health, in an integrated curriculum. A qualitative and descriptive study was developed, grounded on Vázquez, Freire and Bakhtin's theoretical models. Unstructured interviews were used to collect data. Discourse analysis unveiled the following categories: Nursing education based on interdisciplinary approaches; child care teaching in the context of family health, in different settings of care; teachers' praxis engendering a dialectical movement of theory and practice. Approaches for Nursing education are pointed out in order to support teaching practice and rethink the strategies adopted to integrate theory and practice in pedagogical projects.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-01
2015-06-14T13:43:12Z
2015-06-14T13:43:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000400014
Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 64, n. 4, p. 717-724, 2011.
10.1590/S0034-71672011000400014
S0034-71672011000400014.pdf
0034-7167
S0034-71672011000400014
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6558
url http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000400014
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6558
identifier_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 64, n. 4, p. 717-724, 2011.
10.1590/S0034-71672011000400014
S0034-71672011000400014.pdf
0034-7167
S0034-71672011000400014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 717-724
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268283411496960