O atendimento à saúde de homens: estudo qualitativo em quatro estados Brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Romeu
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Schraiber, Lilia Blima, Couto, Márcia Thereza [UNIFESP], Valença, Otávio Augusto de Andrade, Silva, Geórgia Sibele Nogueira da, Figueiredo, Wagner dos Santos, Barbosa, Rosana Machin [UNIFESP], Pinheiro, Thiago Félix
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6177
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312011000100007
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar os sentidos atribuídos por usuários homens ao atendimento que lhes é prestado no âmbito da atenção básica à saúde, buscando subsidiar a construção de indicadores qualitativos de satisfação em relação ao uso desses serviços por usuários masculinos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, envolvendo entrevistas semiestruturadas com 201 usuários de quatro estados brasileiros. A análise se baseia no método de interpretação de sentidos, ancorando-se em princípios hermenêutico-dialéticos. Em termos de resultados, os usuários apontam critérios para avaliar positivamente os serviços, tomando como referências um atendimento comunicativo e atencioso, que lhes faça algo e que revele prontidão. Conclui-se que os homens usuários idealizam e reivindicam uma dada forma de atendimento considerada boa e que, a princípio, poderia servir para se discutir o atendimento de mulheres também. Entretanto, em razão da socialização que homens e mulheres experimentam, são reforçadas as diferenças entre o ser usuário homem e ser usuário mulher. Por outro lado, tanto no que tange aos profissionais quanto aos usuários, essa mesma segmentação por gênero pode contribuir para que se acirrem as impossibilidades de se lidar com as especificidades de homens e mulheres, em termos de demandas da saúde.
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Trata-se de uma pesquisa qualitativa, envolvendo entrevistas semiestruturadas com 201 usuários de quatro estados brasileiros. A análise se baseia no método de interpretação de sentidos, ancorando-se em princípios hermenêutico-dialéticos. Em termos de resultados, os usuários apontam critérios para avaliar positivamente os serviços, tomando como referências um atendimento comunicativo e atencioso, que lhes faça algo e que revele prontidão. Conclui-se que os homens usuários idealizam e reivindicam uma dada forma de atendimento considerada boa e que, a princípio, poderia servir para se discutir o atendimento de mulheres também. Entretanto, em razão da socialização que homens e mulheres experimentam, são reforçadas as diferenças entre o ser usuário homem e ser usuário mulher. Por outro lado, tanto no que tange aos profissionais quanto aos usuários, essa mesma segmentação por gênero pode contribuir para que se acirrem as impossibilidades de se lidar com as especificidades de homens e mulheres, em termos de demandas da saúde.This study aims to analyze the meanings attributed by male users to the health care provided to them by the primary health care. It also tries to hook up the construction of qualitative indicators of satisfaction with the use of such services by males. For this purpose, a qualitative study was conducted, involving semi-structured interviews with 201 users from four Brazilian federal states. The data has been analyzed under the method of interpretation of meanings inbuilt in hermeneutic-dialectical principles. As for the results, users were asked to point toward criteria to evaluate positively the services, taking as reference a communicative and attentive service, as long as it makes a difference to them as well as bring up readiness. As a conclusion, it was found that male users outlook the services through rose-tinted glasses and therefore claim a particular form of care grounded on that assumption. Moreover, this conclusion could also be used to discuss the health care of women as well. On the other hand, due to the socialization that men and women experience, differences between male and female users could be reinforced. Conversely, regarding to both professionals and users, this gender segmentation may add to bring about the impossibilities of dealing with the specifics of men and women in terms of public health care demands.Fiocruz IFFUSP Faculdade de Medicina Departamento de Medicina PreventivaFMUSP DMPrConselho Regional de Medicina de PernambucoUniversidade Federal do Rio Grande do NorteUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento Saúde, Educação e SociedadeUNIFESP, Depto. Saúde, Educação e SociedadeSciELO113-128porIMS-UERJPhysis: Revista de Saúde ColetivaSatisfação de usuáriossaúde do homemhomensatenção primária à saúdeUser's satisfactionmen´s healthmenprimary health careO atendimento à saúde de homens: estudo qualitativo em quatro estados BrasileirosMen's public health care: a qualitative study in four Brazilian federal statesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0103-73312011000100007.pdfapplication/pdf741976${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6177/1/S0103-73312011000100007.pdf2192180007c273216a8fcdce198c5b55MD51open accessTEXTS0103-73312011000100007.pdf.txtS0103-73312011000100007.pdf.txtExtracted texttext/plain40164${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6177/6/S0103-73312011000100007.pdf.txt0958f50ee4b6427e1900d06dc741f471MD56open accessTHUMBNAILS0103-73312011000100007.pdf.jpgS0103-73312011000100007.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5334${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6177/8/S0103-73312011000100007.pdf.jpg02b8d3c8de8a9dfe656f1e33d6ef8a92MD58open access11600/61772023-06-05 19:06:31.502open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/6177Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:06:31Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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