As intervenções arquitetônicas na Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Octógono como espaço perfomático-expositivo
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/72176 |
Resumo: | Este artigo se debruça sobre as duas principais intervenções arquitetônicas realizadas no edifício da Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre as décadas de 1970 e 1990, bem como sobre as potencialidades desta arquitetura como espaço expositivo em seu espaço central octogonal, após ambas as intervenções. Desde a encomenda da obra para o Escritório Técnico Ramos de Azevedo, no final do século XIX, as representações e significados dessa arquitetura no espaço da cidade tem sido objeto de análise e de reflexão. O edifício centenário passou por diversas reformas ao longo do tempo, com destaque para a intervenção realizada pelo arquiteto Paulo Dimantas, na década de 1970, seguida pela celebrada obra dos arquitetos Paulo Mendes da Rocha, Eduardo Colonelli e Weliton Torres, na década de 1990. Ambas as obras evidenciam como as constantes modificações no edifício acompanharam as necessidades espaciais e artísticas vigentes em cada época. Nesse contexto, este artigo apresenta a criação da Arena, na reforma da década de 1970; a criação do Octógono, na reforma da década de 1990; e os respectivos desdobramentos artísticos que ambos os espaços suscitaram, por meio da análise da obra de Ivald Granato, a performance Meu romance com Andy Warhol (1980), apresentada na Arena, e da obra de Artur Lescher, a instalação Inabscência (2012-2013), exposta no Octógono. |
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As intervenções arquitetônicas na Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Octógono como espaço perfomático-expositivoARCHITECTURAL INTERVENTIONS IN THE PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO AND THE OCTÓGONO AS A PERFORMATIC-EXPOSITIVE SPACEPinacoteca do Estado de São PauloArena da PinacotecaOctógono da PinacotecaDiálogo arte-arquiteturaIvald GranatoArtur LescherEste artigo se debruça sobre as duas principais intervenções arquitetônicas realizadas no edifício da Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre as décadas de 1970 e 1990, bem como sobre as potencialidades desta arquitetura como espaço expositivo em seu espaço central octogonal, após ambas as intervenções. Desde a encomenda da obra para o Escritório Técnico Ramos de Azevedo, no final do século XIX, as representações e significados dessa arquitetura no espaço da cidade tem sido objeto de análise e de reflexão. O edifício centenário passou por diversas reformas ao longo do tempo, com destaque para a intervenção realizada pelo arquiteto Paulo Dimantas, na década de 1970, seguida pela celebrada obra dos arquitetos Paulo Mendes da Rocha, Eduardo Colonelli e Weliton Torres, na década de 1990. Ambas as obras evidenciam como as constantes modificações no edifício acompanharam as necessidades espaciais e artísticas vigentes em cada época. Nesse contexto, este artigo apresenta a criação da Arena, na reforma da década de 1970; a criação do Octógono, na reforma da década de 1990; e os respectivos desdobramentos artísticos que ambos os espaços suscitaram, por meio da análise da obra de Ivald Granato, a performance Meu romance com Andy Warhol (1980), apresentada na Arena, e da obra de Artur Lescher, a instalação Inabscência (2012-2013), exposta no Octógono.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Federal de São PauloRufinoni, Manoela Rossinettihttp://lattes.cnpq.br/2910985913890585http://lattes.cnpq.br/5604282973384041Silva, Tarcisio Antonio da2024-10-07T18:13:00Z2024-10-07T18:13:00Z2024-09-20info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion30 f.application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/72176porGuarulhosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-10-08T04:08:00Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/72176Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-10-08T04:08Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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Este artigo se debruça sobre as duas principais intervenções arquitetônicas realizadas no edifício da Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre as décadas de 1970 e 1990, bem como sobre as potencialidades desta arquitetura como espaço expositivo em seu espaço central octogonal, após ambas as intervenções. Desde a encomenda da obra para o Escritório Técnico Ramos de Azevedo, no final do século XIX, as representações e significados dessa arquitetura no espaço da cidade tem sido objeto de análise e de reflexão. O edifício centenário passou por diversas reformas ao longo do tempo, com destaque para a intervenção realizada pelo arquiteto Paulo Dimantas, na década de 1970, seguida pela celebrada obra dos arquitetos Paulo Mendes da Rocha, Eduardo Colonelli e Weliton Torres, na década de 1990. Ambas as obras evidenciam como as constantes modificações no edifício acompanharam as necessidades espaciais e artísticas vigentes em cada época. Nesse contexto, este artigo apresenta a criação da Arena, na reforma da década de 1970; a criação do Octógono, na reforma da década de 1990; e os respectivos desdobramentos artísticos que ambos os espaços suscitaram, por meio da análise da obra de Ivald Granato, a performance Meu romance com Andy Warhol (1980), apresentada na Arena, e da obra de Artur Lescher, a instalação Inabscência (2012-2013), exposta no Octógono. |
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