Possibilidades e desafios no processo de transposição didática: interfaces possíveis entre a concepções de professores e a ciência brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/70919 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar as possibilidades e desafios da teoria da transposição didática de Yves Chevallard, a partir da concepção de professores, tendo como referência a pesquisa científica nacional. O público-alvo foram professores e professoras da educação básica que participaram de um curso de extensão denominado de “Ciência e cientistas brasileiros na escola”. A estratégia metodológica visou reunir os sujeitos da pesquisa e investigar, com eles, que elementos constituem-se como possibilidades ou desafios da possível aproximação entre a pesquisa científica brasileira e a sala de aula, com vistas não somente a contribuir com a valorização da pesquisa cientifica nacional, mas também o de subsidiar o desenvolvimento de estratégias pedagógicas “comprometidas com uma mudança da percepção pública da ciência e do trabalho científico” entre os jovens brasileiros. Para o alcance dos objetivos pretendidos foram utilizados quatro instrumentos de coleta de dados: observação participante, aplicação de questionário, propostas didáticas produzidas no curso de extensão e as interações dos participantes no mural virtual Padlet. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin (1997) e foram organizados em três categorias: conhecimentos, valores e práticas sociais que, analisadas em conjunto, puderam caracterizar as concepções dos professores(as) que participaram da estudo sobre os temas da pesquisa. Os temas mais relevantes na categoria práticas sociais (P) dizem respeito a uma formação cientificamente consistente através do desenvolvimento de uma imagem adequada da ciência e do trabalho científico subsidiada pelo do trabalho docente. Na categoria valores (V) o respeito a individualidade dos estudantes e uma postura intelectual crítica aparecem como valores norteadores na atuação profissional dos(as) professores(as). Na categoria conhecimento (C), sobre a ciência brasileira, os temas mais relevantes são aqueles referentes a sua utilização como estratégia de sensibilização, bem como sua capacidade de conversão em atividades e tarefas, aspecto definidor na utilização ou não deste conhecimento pelos(as) professores(as) em sala de aula. Os resultados indicam que as concepções dos(as) professores(as) é balizada pelo respeito a valores considerados fundamentais no processo de ensino e aprendizagem, tais como o respeito à subjetividade dos estudantes, uma abordagem humanizada e contextualizada do conhecimento científico, construída por meio de uma postura intelectual crítica e atenta as repercussões que os obstáculos sociais podem produzir no processo de ensino e aprendizagem. No que diz respeito a ciência brasileira, as concepções dos professores(as) convergem no sentido de compreendê-la, sobretudo, como um meio de promover o interesse e entusiasmar os estudantes por meio da sensibilização. Sem desconsiderar o potencial estabelecimento de um diálogo com a subjetividade dos alunos, acreditamos que a utilização da ciência brasileira em sala de aula pode ser uma estratégia capaz de, ao caracterizar adequadamente a natureza da ciência e aproximá-la dos estudantes brasileiros(as). |
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http://lattes.cnpq.br/3359786303402164Silva, Anderson Ricardo Júnior da Rocha [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/5328878545085060Gouw, Ana Maria Santos [UNIFESP]Diadema2024-04-01T17:34:22Z2024-04-01T17:34:22Z2024-02-27Este trabalho tem como objetivo investigar as possibilidades e desafios da teoria da transposição didática de Yves Chevallard, a partir da concepção de professores, tendo como referência a pesquisa científica nacional. O público-alvo foram professores e professoras da educação básica que participaram de um curso de extensão denominado de “Ciência e cientistas brasileiros na escola”. A estratégia metodológica visou reunir os sujeitos da pesquisa e investigar, com eles, que elementos constituem-se como possibilidades ou desafios da possível aproximação entre a pesquisa científica brasileira e a sala de aula, com vistas não somente a contribuir com a valorização da pesquisa cientifica nacional, mas também o de subsidiar o desenvolvimento de estratégias pedagógicas “comprometidas com uma mudança da percepção pública da ciência e do trabalho científico” entre os jovens brasileiros. Para o alcance dos objetivos pretendidos foram utilizados quatro instrumentos de coleta de dados: observação participante, aplicação de questionário, propostas didáticas produzidas no curso de extensão e as interações dos participantes no mural virtual Padlet. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin (1997) e foram organizados em três categorias: conhecimentos, valores e práticas sociais que, analisadas em conjunto, puderam caracterizar as concepções dos professores(as) que participaram da estudo sobre os temas da pesquisa. Os temas mais relevantes na categoria práticas sociais (P) dizem respeito a uma formação cientificamente consistente através do desenvolvimento de uma imagem adequada da ciência e do trabalho científico subsidiada pelo do trabalho docente. Na categoria valores (V) o respeito a individualidade dos estudantes e uma postura intelectual crítica aparecem como valores norteadores na atuação profissional dos(as) professores(as). Na categoria conhecimento (C), sobre a ciência brasileira, os temas mais relevantes são aqueles referentes a sua utilização como estratégia de sensibilização, bem como sua capacidade de conversão em atividades e tarefas, aspecto definidor na utilização ou não deste conhecimento pelos(as) professores(as) em sala de aula. Os resultados indicam que as concepções dos(as) professores(as) é balizada pelo respeito a valores considerados fundamentais no processo de ensino e aprendizagem, tais como o respeito à subjetividade dos estudantes, uma abordagem humanizada e contextualizada do conhecimento científico, construída por meio de uma postura intelectual crítica e atenta as repercussões que os obstáculos sociais podem produzir no processo de ensino e aprendizagem. No que diz respeito a ciência brasileira, as concepções dos professores(as) convergem no sentido de compreendê-la, sobretudo, como um meio de promover o interesse e entusiasmar os estudantes por meio da sensibilização. Sem desconsiderar o potencial estabelecimento de um diálogo com a subjetividade dos alunos, acreditamos que a utilização da ciência brasileira em sala de aula pode ser uma estratégia capaz de, ao caracterizar adequadamente a natureza da ciência e aproximá-la dos estudantes brasileiros(as).This work aims to investigate the possibilities and challenges of Yves Chevallard's theory of didactic transposition, based on the conception of teachers, using national scientific research as a reference. The target audience were basic education teachers who participated in an extension course called “Brazilian science and scientists at school”. The methodological strategy aimed to bring together the research subjects and investigate with them which elements constitute possibilities or challenges of the possible rapprochement between Brazilian scientific research and the classroom, with a view not only to contributing to the valorization of national scientific research, but also to support the development of pedagogical strategies “committed to changing the public perception of science and scientific work” among young Brazilians. To achieve the intended objectives, four data collection instruments were used; participant observation, questionnaire application, didactic proposals produced in the extension course, as well as participants' interactions on the Padlet virtual wall. The data were analyzed using Bardin's content analysis (1997) and were organized into three categories; knowledge, values, and social practices that, analyzed together, could characterize the conceptions of the teachers who participated in the study on the research themes. The most relevant themes in the social practice category (P) concern scientifically consistent training through the development of an adequate image of science and scientific work subsidized by teaching work. In the values category (V), respect for students' individuality and a critical intellectual stance appear as guiding values in the professional performance of teachers. In the knowledge category (C), about Brazilian science, the most relevant themes are those referring to its use as an awareness-raising strategy, as well as its ability to be converted into activities and tasks, a defining aspect in whether this knowledge is used by people. teachers in the classroom. The results indicate that the teachers' conceptions are guided by respect for values considered fundamental in the teaching and learning process, such as respect for student subjectivity, a humanized and contextualized approach to scientific knowledge constructed through a critical intellectual stance and attentive to the repercussions that social obstacles can produce in the teaching and learning process. Regarding Brazilian science, teachers' conceptions converge in the sense of understanding it, above all, as a means of promoting interest and exciting students through awareness. Without disregarding the potential for establishing a dialogue with students' subjectivity, we believe that the use of Brazilian science in the classroom can be a strategy capable of adequately characterizing the nature of science and bringing it closer to Brazilian students.Não recebi financiamentoana.gouw@unifesp.br110 f.SILVA, Anderson Ricardo Júnior da Rocha. Possibilidades e desafios no processo de transposição didática: interfaces possíveis entre a concepções de professores e a ciência brasileira. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2023.https://hdl.handle.net/11600/70919porUniversidade Federal de São PauloTransposição didáticaCiência brasileiraCientistas brasileirosEnsino de CiênciasModelo KVPPossibilidades e desafios no processo de transposição didática: interfaces possíveis entre a concepções de professores e a ciência brasileiraPossibilities and challenges in the didactic transposition process: possible interfaces between teachers’ conceptions and brazilian scienceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPInstituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF)40586143823Ensino de Ciências e MatemáticaTEXTDissertação_Anderson_finalizada-Agouw_A.pdf.txtDissertação_Anderson_finalizada-Agouw_A.pdf.txtExtracted texttext/plain103001https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/a1618eee-e593-4be1-82e9-e57b5b8c868f/download2b15c3b56c99a9166f970660da38823aMD54THUMBNAILDissertação_Anderson_finalizada-Agouw_A.pdf.jpgDissertação_Anderson_finalizada-Agouw_A.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3082https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/979ead40-9ca4-4df8-b8fb-73565edcfa86/download934a161b150427cfefa647403b86ca8eMD55ORIGINALDissertação_Anderson_finalizada-Agouw_A.pdfDissertação_Anderson_finalizada-Agouw_A.pdfapplication/pdf816884https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/6a0f5a88-2c77-4d6b-bce1-6dcf8f82ad6b/download23a1911107e0c5fb577fa6a9acedfb11MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85679https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/3ed6f5aa-afd0-42f8-b2ad-ec1a86c5b258/download859ba7aac438f424e54bd364c2aecf3cMD5211600/709192024-04-03 11:10:57.841oai:repositorio.unifesp.br/:11600/70919https://repositorio.unifesp.brRepositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652024-04-03T11:10:57Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo 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Gouw, Ana Maria Santos [UNIFESP] |
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Transposição didática Ciência brasileira Cientistas brasileiros Ensino de Ciências Modelo KVP |
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Transposição didática Ciência brasileira Cientistas brasileiros Ensino de Ciências Modelo KVP |
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Este trabalho tem como objetivo investigar as possibilidades e desafios da teoria da transposição didática de Yves Chevallard, a partir da concepção de professores, tendo como referência a pesquisa científica nacional. O público-alvo foram professores e professoras da educação básica que participaram de um curso de extensão denominado de “Ciência e cientistas brasileiros na escola”. A estratégia metodológica visou reunir os sujeitos da pesquisa e investigar, com eles, que elementos constituem-se como possibilidades ou desafios da possível aproximação entre a pesquisa científica brasileira e a sala de aula, com vistas não somente a contribuir com a valorização da pesquisa cientifica nacional, mas também o de subsidiar o desenvolvimento de estratégias pedagógicas “comprometidas com uma mudança da percepção pública da ciência e do trabalho científico” entre os jovens brasileiros. Para o alcance dos objetivos pretendidos foram utilizados quatro instrumentos de coleta de dados: observação participante, aplicação de questionário, propostas didáticas produzidas no curso de extensão e as interações dos participantes no mural virtual Padlet. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin (1997) e foram organizados em três categorias: conhecimentos, valores e práticas sociais que, analisadas em conjunto, puderam caracterizar as concepções dos professores(as) que participaram da estudo sobre os temas da pesquisa. Os temas mais relevantes na categoria práticas sociais (P) dizem respeito a uma formação cientificamente consistente através do desenvolvimento de uma imagem adequada da ciência e do trabalho científico subsidiada pelo do trabalho docente. Na categoria valores (V) o respeito a individualidade dos estudantes e uma postura intelectual crítica aparecem como valores norteadores na atuação profissional dos(as) professores(as). Na categoria conhecimento (C), sobre a ciência brasileira, os temas mais relevantes são aqueles referentes a sua utilização como estratégia de sensibilização, bem como sua capacidade de conversão em atividades e tarefas, aspecto definidor na utilização ou não deste conhecimento pelos(as) professores(as) em sala de aula. Os resultados indicam que as concepções dos(as) professores(as) é balizada pelo respeito a valores considerados fundamentais no processo de ensino e aprendizagem, tais como o respeito à subjetividade dos estudantes, uma abordagem humanizada e contextualizada do conhecimento científico, construída por meio de uma postura intelectual crítica e atenta as repercussões que os obstáculos sociais podem produzir no processo de ensino e aprendizagem. No que diz respeito a ciência brasileira, as concepções dos professores(as) convergem no sentido de compreendê-la, sobretudo, como um meio de promover o interesse e entusiasmar os estudantes por meio da sensibilização. Sem desconsiderar o potencial estabelecimento de um diálogo com a subjetividade dos alunos, acreditamos que a utilização da ciência brasileira em sala de aula pode ser uma estratégia capaz de, ao caracterizar adequadamente a natureza da ciência e aproximá-la dos estudantes brasileiros(as). |
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2024 |
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SILVA, Anderson Ricardo Júnior da Rocha. Possibilidades e desafios no processo de transposição didática: interfaces possíveis entre a concepções de professores e a ciência brasileira. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2023. |
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SILVA, Anderson Ricardo Júnior da Rocha. Possibilidades e desafios no processo de transposição didática: interfaces possíveis entre a concepções de professores e a ciência brasileira. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2023. |
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