Ciência na prisão: educação não formal e a formação inicial docente no contexto prisional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
dARK ID: | ark:/48912/0013000017ct5 |
DOI: | 10.5585/dialogia.n34.16659 |
Texto Completo: | https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16659 https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path[]=16659 https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path%5B%5D=16659&path%5B%5D=8216 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/54038 |
Resumo: | A Banca da Ciência (BC) é uma proposta de intervenções não formais de comunicação dialógica e crítica da ciência. O objetivo desse artigo é investigar os processos interativos no âmbito da difusão científica em espaços de educação não formal - no caso, a Banca da Ciência - entre os mediadores e os educandos jovens e adultos privados de liberdade. Para tanto observamos o processo interativo, no decorrer de duas apresentações da BC, entre os mediadores e o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA) privados de liberdade utilizando, para registro, diário de campo e fotos. Também foram promovidos dois grupos de discussão com os mediadores. Com base nas teorias de Vigotski e Freire verificamos, na análise dos dados, indícios objetivos de que a atividade da BC contribuiu com a formação dos mediadores, que são futuros professores, fazendo-os pensar sobre as especificidades do trabalho com o público da EJA. |
id |
UFSP_0f1dd2e8abf4183a632be8af7f420435 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/54038 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Ciência na prisão: educação não formal e a formação inicial docente no contexto prisionalScience in prison: non-formal education and initial teacher formationin the prison contextEducação não formalEducação de Jovens e AdultosEducação nas prisõesFormação Inicial docenteA Banca da Ciência (BC) é uma proposta de intervenções não formais de comunicação dialógica e crítica da ciência. O objetivo desse artigo é investigar os processos interativos no âmbito da difusão científica em espaços de educação não formal - no caso, a Banca da Ciência - entre os mediadores e os educandos jovens e adultos privados de liberdade. Para tanto observamos o processo interativo, no decorrer de duas apresentações da BC, entre os mediadores e o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA) privados de liberdade utilizando, para registro, diário de campo e fotos. Também foram promovidos dois grupos de discussão com os mediadores. Com base nas teorias de Vigotski e Freire verificamos, na análise dos dados, indícios objetivos de que a atividade da BC contribuiu com a formação dos mediadores, que são futuros professores, fazendo-os pensar sobre as especificidades do trabalho com o público da EJA.Universidade Nove de Julhohttp://lattes.cnpq.br/5505969975499859Versolato, Marina SavordelliAlves, Ana Paula MoreiraIzidoro, Emerson2020-07-07T20:10:45Z2020-07-07T20:10:45Z2020-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion122-138application/pdfhttps://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16659https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path[]=16659https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path%5B%5D=16659&path%5B%5D=821610.5585/dialogia.n34.166591983-92941677-1303https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/54038ark:/48912/0013000017ct5porDialogiaSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-11T00:22:32Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/54038Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T21:01:29.722433Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciência na prisão: educação não formal e a formação inicial docente no contexto prisional Science in prison: non-formal education and initial teacher formationin the prison context |
title |
Ciência na prisão: educação não formal e a formação inicial docente no contexto prisional |
spellingShingle |
Ciência na prisão: educação não formal e a formação inicial docente no contexto prisional Ciência na prisão: educação não formal e a formação inicial docente no contexto prisional Versolato, Marina Savordelli Educação não formal Educação de Jovens e Adultos Educação nas prisões Formação Inicial docente Versolato, Marina Savordelli Educação não formal Educação de Jovens e Adultos Educação nas prisões Formação Inicial docente |
title_short |
Ciência na prisão: educação não formal e a formação inicial docente no contexto prisional |
title_full |
Ciência na prisão: educação não formal e a formação inicial docente no contexto prisional |
title_fullStr |
Ciência na prisão: educação não formal e a formação inicial docente no contexto prisional Ciência na prisão: educação não formal e a formação inicial docente no contexto prisional |
title_full_unstemmed |
Ciência na prisão: educação não formal e a formação inicial docente no contexto prisional Ciência na prisão: educação não formal e a formação inicial docente no contexto prisional |
title_sort |
Ciência na prisão: educação não formal e a formação inicial docente no contexto prisional |
author |
Versolato, Marina Savordelli |
author_facet |
Versolato, Marina Savordelli Versolato, Marina Savordelli Alves, Ana Paula Moreira Izidoro, Emerson Alves, Ana Paula Moreira Izidoro, Emerson |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Ana Paula Moreira Izidoro, Emerson |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5505969975499859 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Versolato, Marina Savordelli Alves, Ana Paula Moreira Izidoro, Emerson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação não formal Educação de Jovens e Adultos Educação nas prisões Formação Inicial docente |
topic |
Educação não formal Educação de Jovens e Adultos Educação nas prisões Formação Inicial docente |
description |
A Banca da Ciência (BC) é uma proposta de intervenções não formais de comunicação dialógica e crítica da ciência. O objetivo desse artigo é investigar os processos interativos no âmbito da difusão científica em espaços de educação não formal - no caso, a Banca da Ciência - entre os mediadores e os educandos jovens e adultos privados de liberdade. Para tanto observamos o processo interativo, no decorrer de duas apresentações da BC, entre os mediadores e o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA) privados de liberdade utilizando, para registro, diário de campo e fotos. Também foram promovidos dois grupos de discussão com os mediadores. Com base nas teorias de Vigotski e Freire verificamos, na análise dos dados, indícios objetivos de que a atividade da BC contribuiu com a formação dos mediadores, que são futuros professores, fazendo-os pensar sobre as especificidades do trabalho com o público da EJA. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-07T20:10:45Z 2020-07-07T20:10:45Z 2020-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16659 https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path[]=16659 https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path%5B%5D=16659&path%5B%5D=8216 10.5585/dialogia.n34.16659 1983-9294 1677-1303 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/54038 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/48912/0013000017ct5 |
url |
https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16659 https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path[]=16659 https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path%5B%5D=16659&path%5B%5D=8216 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/54038 |
identifier_str_mv |
10.5585/dialogia.n34.16659 1983-9294 1677-1303 ark:/48912/0013000017ct5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Dialogia |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
122-138 application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1822251877414207488 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5585/dialogia.n34.16659 |