Ciência na prisão: educação não formal e a formação inicial docente no contexto prisional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Versolato, Marina Savordelli
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alves, Ana Paula Moreira, Izidoro, Emerson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
dARK ID: ark:/48912/0013000017ct5
DOI: 10.5585/dialogia.n34.16659
Texto Completo: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16659
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path[]=16659
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path%5B%5D=16659&path%5B%5D=8216
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/54038
Resumo: A Banca da Ciência (BC) é uma proposta de intervenções não formais de comunicação dialógica e crítica da ciência. O objetivo desse artigo é investigar os processos interativos no âmbito da difusão científica em espaços de educação não formal - no caso, a Banca da Ciência - entre os mediadores e os educandos jovens e adultos privados de liberdade. Para tanto observamos o processo interativo, no decorrer de duas apresentações da BC, entre os mediadores e o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA) privados de liberdade utilizando, para registro, diário de campo e fotos. Também foram promovidos dois grupos de discussão com os mediadores. Com base nas teorias de Vigotski e Freire verificamos, na análise dos dados, indícios objetivos de que a atividade da BC contribuiu com a formação dos mediadores, que são futuros professores, fazendo-os pensar sobre as especificidades do trabalho com o público da EJA.
id UFSP_0f1dd2e8abf4183a632be8af7f420435
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/54038
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Ciência na prisão: educação não formal e a formação inicial docente no contexto prisionalScience in prison: non-formal education and initial teacher formationin the prison contextEducação não formalEducação de Jovens e AdultosEducação nas prisõesFormação Inicial docenteA Banca da Ciência (BC) é uma proposta de intervenções não formais de comunicação dialógica e crítica da ciência. O objetivo desse artigo é investigar os processos interativos no âmbito da difusão científica em espaços de educação não formal - no caso, a Banca da Ciência - entre os mediadores e os educandos jovens e adultos privados de liberdade. Para tanto observamos o processo interativo, no decorrer de duas apresentações da BC, entre os mediadores e o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA) privados de liberdade utilizando, para registro, diário de campo e fotos. Também foram promovidos dois grupos de discussão com os mediadores. Com base nas teorias de Vigotski e Freire verificamos, na análise dos dados, indícios objetivos de que a atividade da BC contribuiu com a formação dos mediadores, que são futuros professores, fazendo-os pensar sobre as especificidades do trabalho com o público da EJA.Universidade Nove de Julhohttp://lattes.cnpq.br/5505969975499859Versolato, Marina SavordelliAlves, Ana Paula MoreiraIzidoro, Emerson2020-07-07T20:10:45Z2020-07-07T20:10:45Z2020-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion122-138application/pdfhttps://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16659https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path[]=16659https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path%5B%5D=16659&path%5B%5D=821610.5585/dialogia.n34.166591983-92941677-1303https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/54038ark:/48912/0013000017ct5porDialogiaSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-11T00:22:32Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/54038Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T21:01:29.722433Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciência na prisão: educação não formal e a formação inicial docente no contexto prisional
Science in prison: non-formal education and initial teacher formationin the prison context
title Ciência na prisão: educação não formal e a formação inicial docente no contexto prisional
spellingShingle Ciência na prisão: educação não formal e a formação inicial docente no contexto prisional
Ciência na prisão: educação não formal e a formação inicial docente no contexto prisional
Versolato, Marina Savordelli
Educação não formal
Educação de Jovens e Adultos
Educação nas prisões
Formação Inicial docente
Versolato, Marina Savordelli
Educação não formal
Educação de Jovens e Adultos
Educação nas prisões
Formação Inicial docente
title_short Ciência na prisão: educação não formal e a formação inicial docente no contexto prisional
title_full Ciência na prisão: educação não formal e a formação inicial docente no contexto prisional
title_fullStr Ciência na prisão: educação não formal e a formação inicial docente no contexto prisional
Ciência na prisão: educação não formal e a formação inicial docente no contexto prisional
title_full_unstemmed Ciência na prisão: educação não formal e a formação inicial docente no contexto prisional
Ciência na prisão: educação não formal e a formação inicial docente no contexto prisional
title_sort Ciência na prisão: educação não formal e a formação inicial docente no contexto prisional
author Versolato, Marina Savordelli
author_facet Versolato, Marina Savordelli
Versolato, Marina Savordelli
Alves, Ana Paula Moreira
Izidoro, Emerson
Alves, Ana Paula Moreira
Izidoro, Emerson
author_role author
author2 Alves, Ana Paula Moreira
Izidoro, Emerson
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5505969975499859
dc.contributor.author.fl_str_mv Versolato, Marina Savordelli
Alves, Ana Paula Moreira
Izidoro, Emerson
dc.subject.por.fl_str_mv Educação não formal
Educação de Jovens e Adultos
Educação nas prisões
Formação Inicial docente
topic Educação não formal
Educação de Jovens e Adultos
Educação nas prisões
Formação Inicial docente
description A Banca da Ciência (BC) é uma proposta de intervenções não formais de comunicação dialógica e crítica da ciência. O objetivo desse artigo é investigar os processos interativos no âmbito da difusão científica em espaços de educação não formal - no caso, a Banca da Ciência - entre os mediadores e os educandos jovens e adultos privados de liberdade. Para tanto observamos o processo interativo, no decorrer de duas apresentações da BC, entre os mediadores e o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA) privados de liberdade utilizando, para registro, diário de campo e fotos. Também foram promovidos dois grupos de discussão com os mediadores. Com base nas teorias de Vigotski e Freire verificamos, na análise dos dados, indícios objetivos de que a atividade da BC contribuiu com a formação dos mediadores, que são futuros professores, fazendo-os pensar sobre as especificidades do trabalho com o público da EJA.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-07T20:10:45Z
2020-07-07T20:10:45Z
2020-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16659
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path[]=16659
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path%5B%5D=16659&path%5B%5D=8216
10.5585/dialogia.n34.16659
1983-9294
1677-1303
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/54038
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/48912/0013000017ct5
url https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16659
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path[]=16659
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path%5B%5D=16659&path%5B%5D=8216
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/54038
identifier_str_mv 10.5585/dialogia.n34.16659
1983-9294
1677-1303
ark:/48912/0013000017ct5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Dialogia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 122-138
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1822251877414207488
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5585/dialogia.n34.16659