Eficácia de curso via telemedicina sobre questões sexuais no Ciclo Gravídico Puerperal para o médico residente de Ginecologia e Obstetrícia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Teresa Cristina Souza Barroso [UNIFESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4398766
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46662
Resumo: Introdução: Há poucos programas de educação sexual especificamente direcionados para médicos residentes. Objetivo: Avaliar a eficácia de curso de educação à distância online quanto ao conhecimento técnico de residentes sobre questões sexuais na gestação. Métodos: Estudo longitudinal realizado entre abril e setembro de 2014 com 219 médicos residentes de Ginecologia e Obstetrícia de cinco hospitais da cidade de São Paulo. O Curso teve duração total de 24 horas, divididas em 10 aulas online e chats para discussão. Antes e após o Curso, os participantes responderam a questionários para avaliar seu conhecimento técnico sobre o tema. Ao final do Curso, os residentes responderam também a um questionário para avaliar sua experiência educativa. O teste t de Student foi utilizado na análise dos resultados dos testes inicial e final; valores de p<0,05 foram considerados estatisticamente significantes. Resultados: Um total de 143 participantes concluiu o Curso, sendo que a maioria era de residentes do 2º ou 3º ano. A maioria dos inscritos declarou não ter tido aulas de sexologia na graduação ou residência médica, e que sentia falta de conhecimento específico para orientar as pacientes. As notas médias dos questionários aumentaram de forma significante de 4,4 (±1,6) para 6,0 (±1,3) (escala de 0 a 10) entre o início e o final do Curso, respectivamente, (p<0,0001). A maioria dos participantes (93%) considerou a qualidade do Curso como acima do esperado. Conclusão: O Curso online sobre sexualidade na gestação promoveu aumento expressivo do conhecimento entre os residentes de Ginecologia e Obstetrícia. Esse tipo de iniciativa poderia ser útil para melhorar a formação dos futuros especialistas em Tocoginecologia.
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Objetivo: Avaliar a eficácia de curso de educação à distância online quanto ao conhecimento técnico de residentes sobre questões sexuais na gestação. Métodos: Estudo longitudinal realizado entre abril e setembro de 2014 com 219 médicos residentes de Ginecologia e Obstetrícia de cinco hospitais da cidade de São Paulo. O Curso teve duração total de 24 horas, divididas em 10 aulas online e chats para discussão. Antes e após o Curso, os participantes responderam a questionários para avaliar seu conhecimento técnico sobre o tema. Ao final do Curso, os residentes responderam também a um questionário para avaliar sua experiência educativa. O teste t de Student foi utilizado na análise dos resultados dos testes inicial e final; valores de p<0,05 foram considerados estatisticamente significantes. Resultados: Um total de 143 participantes concluiu o Curso, sendo que a maioria era de residentes do 2º ou 3º ano. A maioria dos inscritos declarou não ter tido aulas de sexologia na graduação ou residência médica, e que sentia falta de conhecimento específico para orientar as pacientes. As notas médias dos questionários aumentaram de forma significante de 4,4 (±1,6) para 6,0 (±1,3) (escala de 0 a 10) entre o início e o final do Curso, respectivamente, (p<0,0001). A maioria dos participantes (93%) considerou a qualidade do Curso como acima do esperado. Conclusão: O Curso online sobre sexualidade na gestação promoveu aumento expressivo do conhecimento entre os residentes de Ginecologia e Obstetrícia. Esse tipo de iniciativa poderia ser útil para melhorar a formação dos futuros especialistas em Tocoginecologia.Introduction: There are few sexual education programs specifically targeted at medical residents. Objective: To evaluate the efficaciousness of an online course related to the knowledge of residents about sexual issues during pregnancy. Methods: Longitudinal study conducted between April and September 2014 involving 219 medical residents from five hospitals in São Paulo city. The course lasted a total of 24 hours, divided in 10 online classes and discussion chats. Before and after the course, the participants answered tests to evaluate their knowledge about the topic. After the course, they also answered a questionnaire to evaluate their educational experience. Student?s t test was used to analyze the initial and final test scores; p values <0.05 were considered statistically significant. Results: A total of 143 residents concluded the course, most of whom were 2nd or 3rd year residents. Most participants reported that they did not have any sexology classes as undergraduates or in their residency and that they lacked specific knowledge in this area to manage their patients. The mean test scores increased significantly at the end of the course: 4,4 (±1,6) to 6,0 (±1,3) (out of maximum score of 10), before and after the course, respectively (p<0,0001). Most of the participants (93%) rated the overall quality of the course as higher than expected. Conclusions: The online course about sexuality during pregnancy led Obstetrics and Gynecology Residents to significantly increase their knowledge on this topic. This type of initiative could be useful to improve the education of future specialists in Obstetrics and Gynecology.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2013 a 2016)219 f.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Palavras-chave: educação à distânciaMédico residenteComportamento sexual na gravidezDistance educationResident doctorSexual behavior in pregnancyEficácia de curso via telemedicina sobre questões sexuais no Ciclo Gravídico Puerperal para o médico residente de Ginecologia e ObstetríciaThe efficaciousness of an online course on pregnancy and puerperium sexual issues to residents of gynaecological and obstetricsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Medicina (EPM)Medicina (Obstetrícia)Ciências da saúdeMedicinaORIGINALTERESA CRISTINA SOUZA BARROSO VIEIRA - PDF A.pdfTERESA CRISTINA SOUZA BARROSO VIEIRA - PDF A.pdfTese de doutoradoapplication/pdf8875872${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46662/2/TERESA%20CRISTINA%20SOUZA%20BARROSO%20VIEIRA%20-%20PDF%20A.pdf70ed1e0cee51ab4fd12b1264436ccbe4MD52open access11600/466622023-06-15 17:10:45.312open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/46662Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-15T20:10:45Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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