Revisão crítica da literatura sobre os níveis de referência em diagnóstico em tomografia computadorizada pediátrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Letícia Alves [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65412
Resumo: A utilização de tomografia computadorizada para diagnóstico por imagem na pediatria tem crescido muito nos últimos tempos, mas devido a altas taxas de dose empregadas na técnica, aliado ao risco considerável de câncer induzido por radiação ionizante nessa população, esse método deve estar em constante otimização, a fim de diminuir a dose de radiação ionizante recebida pelo paciente. Nesse contexto, surgem os níveis de referência em diagnóstico, os quais têm se demonstrado uma ótima ferramenta no auxílio das otimizações. Então, pensando nisso, este trabalho teve como objetivo analisar a literatura existente sobre os níveis de referência em diagnóstico em tomografia computadorizada através de uma revisão crítica, em que a partir de critérios de inclusão foram selecionados 19 artigos para estudo. O estudo demonstrou que os níveis de referência em diagnóstico, apesar de ainda possuírem divergências de metodologia pelo mundo, tem se demonstrado uma ferramenta eficaz para análise de doses empregadas em determinado local, país ou região, auxiliando nos processos de otimização de protocolos e consequentemente, evitando o uso de doses excessivas a que o paciente poderia ser exposto nos exames de tomografia computadorizada.
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