O estado da questão: avaliação na educação infantil no estado de São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66423 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como objetivo geral compreender como as avaliações com crianças têm sido feitas particularmente no estado de São Paulo, nas redes públicas de ensino, e suas possíveis contribuições para a formação na educação infantil. Para tanto, esta pesquisa se apoiou no levantamento do tipo “Estado da Questão” como recurso metodológico para verificar a produção do conhecimento da área. Foram encontradas 15 produções na Base Digital de Teses e Dissertações (BDTD), entre teses e dissertações. Analisando as informações que elas apresentaram, especialmente os objetivos e as conclusões a que chegaram, percebeu-se que a avaliação que é colocada em prática é diferente da avaliação que é professada nos referenciais teóricos, como Hoffmann e das legislações brasileiras, ou seja, voltada para as peculiaridades de cada criança. Conclui-se que há a necessidade de investir em formação docente e nas condições de trabalho dos professores para que esses profissionais consigam atingir as expectativas no momento de realizar a avaliação na educação infantil. |
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O estado da questão: avaliação na educação infantil no estado de São PauloSão PauloAvaliaçãoEducação infantilEstado da questãoEste trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como objetivo geral compreender como as avaliações com crianças têm sido feitas particularmente no estado de São Paulo, nas redes públicas de ensino, e suas possíveis contribuições para a formação na educação infantil. Para tanto, esta pesquisa se apoiou no levantamento do tipo “Estado da Questão” como recurso metodológico para verificar a produção do conhecimento da área. Foram encontradas 15 produções na Base Digital de Teses e Dissertações (BDTD), entre teses e dissertações. Analisando as informações que elas apresentaram, especialmente os objetivos e as conclusões a que chegaram, percebeu-se que a avaliação que é colocada em prática é diferente da avaliação que é professada nos referenciais teóricos, como Hoffmann e das legislações brasileiras, ou seja, voltada para as peculiaridades de cada criança. Conclui-se que há a necessidade de investir em formação docente e nas condições de trabalho dos professores para que esses profissionais consigam atingir as expectativas no momento de realizar a avaliação na educação infantil.This final paper (FN) aims to understand how estimates with children were made mainly in the state of São Paulo, in public education networks, and for their possible contributions to your training in early childhood education. Therefore, this research refers to a survey of the “State of the Question” type of methodological resource you verify the production of knowledge in the area. Found Fifteen presentations in the Digital Database of Thesis and Dissertations (BDTD), including thesis and dissertations. Analyzing the presented information, especially the objectives and conclusions reached, they verified that the evaluation put into practice differs from the evaluation used in theoretical references, such as Hoffmann and Brazilian legislation. In other words, they concluded there is a need to invest in teachers’ training and teachers’ working conditions so that these professionals can reach expectations when evaluating early childhood education.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloBello, Isabel Melero [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/6608937354121946http://lattes.cnpq.br/0000192913578889Rangel, Isabella Maria Alves [UNIFESP]2023-01-18T17:09:16Z2023-01-18T17:09:16Z2023-01-07info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion56 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66423porGuarulhosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T07:02:04Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/66423Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T07:02:04Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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