O estado da questão: avaliação na educação infantil no estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel, Isabella Maria Alves [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66423
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como objetivo geral compreender como as avaliações com crianças têm sido feitas particularmente no estado de São Paulo, nas redes públicas de ensino, e suas possíveis contribuições para a formação na educação infantil. Para tanto, esta pesquisa se apoiou no levantamento do tipo “Estado da Questão” como recurso metodológico para verificar a produção do conhecimento da área. Foram encontradas 15 produções na Base Digital de Teses e Dissertações (BDTD), entre teses e dissertações. Analisando as informações que elas apresentaram, especialmente os objetivos e as conclusões a que chegaram, percebeu-se que a avaliação que é colocada em prática é diferente da avaliação que é professada nos referenciais teóricos, como Hoffmann e das legislações brasileiras, ou seja, voltada para as peculiaridades de cada criança. Conclui-se que há a necessidade de investir em formação docente e nas condições de trabalho dos professores para que esses profissionais consigam atingir as expectativas no momento de realizar a avaliação na educação infantil.
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