As partes e o todo: Pascal, Kant e os caminhos da dialética segundo Lucien Goldmann

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bergmann, Ricardo [UNIFESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39271
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo central analisar as origens da dialética marxiana segundo Lucien Goldmann, pensador marxista, que de forma original defende a ideia que a referida dialética tem suas origens nas filosofias de Pascal e de Kant. Em primeiro lugar será feita uma introdução ao tema da dialética em três pensadores que no decorrer da História da Filosofia dedicaram enorme importância ao tema: Platão, Hegel e Marx. A questão da totalidade, ou processos totalizadores, bem como a metafísica e sua superação, fornecerão o pano de fundo para as análises das mesmas. Isso pavimentará o caminho para que seja abordada a origem da dialética marxiana em Pascal e em Kant. O primeiro é visto por Goldmann como aquele que critica o racionalismo individualista representado por Descartes, filósofo que constrói sua filosofia centrada na ideia do Eu. Pascal contrapõe ao Eu cartesiano o Nós, o todo, ou a relação partes e todo que se esclarecem mutuamente. Já o segundo é visto como o filósofo que leva o racionalismo individualista às últimas consequências, e mesmo não conseguindo superá-lo, traz de volta a ideia de comunidade humana, ideia perdida desde o fim da Idade Média, e que abre caminho para as Filosofias da História posteriores, principalmente a marxiana. Pascal e Kant ainda possuem mais dois pontos em comum: Em primeiro lugar a visão trágica do mundo, visão que se opõe ao racionalismo individualista, e cuja principal característica é tender para objetos suprassensíveis sem nunca atingi-los. E em segundo lugar o fragmento da aposta nos Pensamentos de Pascal, que com sua ideia de possibilidade de risco e fracasso, abre caminho para toda filosofia prática posterior, seja o imperativo categórico em Kant, seja a possibilidade da construção da sociedade comunista em Marx
id UFSP_15e56b5ff208963c4a12dd416d5ac13b
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/39271
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Bergmann, Ricardo [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Andrade, Fernando Dias [UNIFESP]2016-06-22T18:21:18Z2016-06-22T18:21:18Z2014-05BERGMANN, Ricardo. As partes e o todo: Pascal, Kant e os caminhos da dialética segundo Lucien Goldmann. 2014. 172 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39271Publico-39271.pdfA presente dissertação tem por objetivo central analisar as origens da dialética marxiana segundo Lucien Goldmann, pensador marxista, que de forma original defende a ideia que a referida dialética tem suas origens nas filosofias de Pascal e de Kant. Em primeiro lugar será feita uma introdução ao tema da dialética em três pensadores que no decorrer da História da Filosofia dedicaram enorme importância ao tema: Platão, Hegel e Marx. A questão da totalidade, ou processos totalizadores, bem como a metafísica e sua superação, fornecerão o pano de fundo para as análises das mesmas. Isso pavimentará o caminho para que seja abordada a origem da dialética marxiana em Pascal e em Kant. O primeiro é visto por Goldmann como aquele que critica o racionalismo individualista representado por Descartes, filósofo que constrói sua filosofia centrada na ideia do Eu. Pascal contrapõe ao Eu cartesiano o Nós, o todo, ou a relação partes e todo que se esclarecem mutuamente. Já o segundo é visto como o filósofo que leva o racionalismo individualista às últimas consequências, e mesmo não conseguindo superá-lo, traz de volta a ideia de comunidade humana, ideia perdida desde o fim da Idade Média, e que abre caminho para as Filosofias da História posteriores, principalmente a marxiana. Pascal e Kant ainda possuem mais dois pontos em comum: Em primeiro lugar a visão trágica do mundo, visão que se opõe ao racionalismo individualista, e cuja principal característica é tender para objetos suprassensíveis sem nunca atingi-los. E em segundo lugar o fragmento da aposta nos Pensamentos de Pascal, que com sua ideia de possibilidade de risco e fracasso, abre caminho para toda filosofia prática posterior, seja o imperativo categórico em Kant, seja a possibilidade da construção da sociedade comunista em MarxThis dissertation is aimed to analyse the origins of Marxian dialectics based on Lucien Goldmann, a Marxist philosopher who, in an original way, supports the idea that Marxian dialectics has its origins in the philosophies of Pascal and Kant. First, the idea of dialectics is introduced according to the view of three philosophers who, throughout the history of philosophy, devoted an enormous importance to this theme: Plato, Hegel and Marx. The issues of totalisation, or totalising processes, together with metaphysics and its overcoming, provide the background for their analysis, and paves the way for addressing Marxian dialectics in Pascal and Kant. Goldmann sees Pascal as the one who criticizes the individualist rationalism represented by Descartes, a philosopher who builds his philosophy centred on the Self (Moi). Pascal opposed to the Cartesian Self (Moi) to the idea of We (Nous), the whole, or a mutually clarifying relationship amongst the parts and the whole. Then Goldmann portrays Kant as a philosopher who takes the individualist rationalism to its ultimate consequences. Even though Kant could not overcome it, he brings back the idea of human community, something lost since the end of the Middle Ages, and clears the way for later history philosophies, especially the Marxian. Pascal and Kant still have two points in common. First they share a tragic view of the world. A view that opposes the individualistic rationalism, whose the main characteristic is to tend to supersensible objects, never reaching them. Secondly Pascal's Wager, as presented in his Pensées, introduces his idea of risk and failure. Such idea leads the way for all subsequent practical philosophy, either Kant 's categorical imperative or Marx’s work on the possibility of building a communist society.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)172 f.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)DialéticaTotalidadeVisão de mundoRacionalismoComunidade humanaTragédiaApostaDialecticsTotalityWorldviewRationalismHuman communityTragedyWagerAs partes e o todo: Pascal, Kant e os caminhos da dialética segundo Lucien GoldmannPascal, Kant and the ways of dialetics according to Lucien Goldmanninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)Filosofia - GuarulhosFilosofiaPolítica, Conhecimento e SociedadeORIGINALPublico-39271.pdfPublico-39271.pdfapplication/pdf1211623${dspace.ui.url}/bitstream/11600/39271/1/Publico-39271.pdf475f3191bc2c99ba36d2bb58428f1eadMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82961${dspace.ui.url}/bitstream/11600/39271/2/license.txt012c289303bf8a9782deed9dfe2c77faMD52open accessTEXTPublico-39271.pdf.txtPublico-39271.pdf.txtExtracted texttext/plain490288${dspace.ui.url}/bitstream/11600/39271/4/Publico-39271.pdf.txtdd69ef610915ac8890feb79e6eb943b2MD54open accessTHUMBNAILPublico-39271.pdf.jpgPublico-39271.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3350${dspace.ui.url}/bitstream/11600/39271/6/Publico-39271.pdf.jpga06a6cbd34c458a2f85c7b4fc1b40680MD56open access11600/392712023-05-15 08:58:56.582open accessoai:repositorio.unifesp.br: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T11:58:56Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv As partes e o todo: Pascal, Kant e os caminhos da dialética segundo Lucien Goldmann
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Pascal, Kant and the ways of dialetics according to Lucien Goldmann
title As partes e o todo: Pascal, Kant e os caminhos da dialética segundo Lucien Goldmann
spellingShingle As partes e o todo: Pascal, Kant e os caminhos da dialética segundo Lucien Goldmann
Bergmann, Ricardo [UNIFESP]
Dialética
Totalidade
Visão de mundo
Racionalismo
Comunidade humana
Tragédia
Aposta
Dialectics
Totality
Worldview
Rationalism
Human community
Tragedy
Wager
title_short As partes e o todo: Pascal, Kant e os caminhos da dialética segundo Lucien Goldmann
title_full As partes e o todo: Pascal, Kant e os caminhos da dialética segundo Lucien Goldmann
title_fullStr As partes e o todo: Pascal, Kant e os caminhos da dialética segundo Lucien Goldmann
title_full_unstemmed As partes e o todo: Pascal, Kant e os caminhos da dialética segundo Lucien Goldmann
title_sort As partes e o todo: Pascal, Kant e os caminhos da dialética segundo Lucien Goldmann
author Bergmann, Ricardo [UNIFESP]
author_facet Bergmann, Ricardo [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bergmann, Ricardo [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrade, Fernando Dias [UNIFESP]
contributor_str_mv Andrade, Fernando Dias [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Dialética
Totalidade
Visão de mundo
Racionalismo
Comunidade humana
Tragédia
Aposta
topic Dialética
Totalidade
Visão de mundo
Racionalismo
Comunidade humana
Tragédia
Aposta
Dialectics
Totality
Worldview
Rationalism
Human community
Tragedy
Wager
dc.subject.eng.fl_str_mv Dialectics
Totality
Worldview
Rationalism
Human community
Tragedy
Wager
description A presente dissertação tem por objetivo central analisar as origens da dialética marxiana segundo Lucien Goldmann, pensador marxista, que de forma original defende a ideia que a referida dialética tem suas origens nas filosofias de Pascal e de Kant. Em primeiro lugar será feita uma introdução ao tema da dialética em três pensadores que no decorrer da História da Filosofia dedicaram enorme importância ao tema: Platão, Hegel e Marx. A questão da totalidade, ou processos totalizadores, bem como a metafísica e sua superação, fornecerão o pano de fundo para as análises das mesmas. Isso pavimentará o caminho para que seja abordada a origem da dialética marxiana em Pascal e em Kant. O primeiro é visto por Goldmann como aquele que critica o racionalismo individualista representado por Descartes, filósofo que constrói sua filosofia centrada na ideia do Eu. Pascal contrapõe ao Eu cartesiano o Nós, o todo, ou a relação partes e todo que se esclarecem mutuamente. Já o segundo é visto como o filósofo que leva o racionalismo individualista às últimas consequências, e mesmo não conseguindo superá-lo, traz de volta a ideia de comunidade humana, ideia perdida desde o fim da Idade Média, e que abre caminho para as Filosofias da História posteriores, principalmente a marxiana. Pascal e Kant ainda possuem mais dois pontos em comum: Em primeiro lugar a visão trágica do mundo, visão que se opõe ao racionalismo individualista, e cuja principal característica é tender para objetos suprassensíveis sem nunca atingi-los. E em segundo lugar o fragmento da aposta nos Pensamentos de Pascal, que com sua ideia de possibilidade de risco e fracasso, abre caminho para toda filosofia prática posterior, seja o imperativo categórico em Kant, seja a possibilidade da construção da sociedade comunista em Marx
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-22T18:21:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-06-22T18:21:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BERGMANN, Ricardo. As partes e o todo: Pascal, Kant e os caminhos da dialética segundo Lucien Goldmann. 2014. 172 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39271
dc.identifier.file.none.fl_str_mv Publico-39271.pdf
identifier_str_mv BERGMANN, Ricardo. As partes e o todo: Pascal, Kant e os caminhos da dialética segundo Lucien Goldmann. 2014. 172 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014.
Publico-39271.pdf
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 172 f.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/39271/1/Publico-39271.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/39271/2/license.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/39271/4/Publico-39271.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/39271/6/Publico-39271.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 475f3191bc2c99ba36d2bb58428f1ead
012c289303bf8a9782deed9dfe2c77fa
dd69ef610915ac8890feb79e6eb943b2
a06a6cbd34c458a2f85c7b4fc1b40680
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764230475120640