Relato de Experiência - As contribuições dos jogos na alfabetização para EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lídia Bernardes de [UNIFESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60695
Resumo: Este relato de experiência tem por finalidade descrever e refletir sobre os jogos pedagógicos como ferramenta para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem durante a alfabetização dos educandos na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Para isso, realizou-se um estudo com abordagem qualitativa, de caráter descritivo, com aplicação de material lúdico numa turma de Ciclo - I da EJA em uma escola pública municipal da cidade de Guarulhos/SP, no ano de 2019. De modo a complementar o estudo deste relato e proporcionar algumas reflexões, também realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, bem como a história EJA no Brasil, quem são os sujeitos que frequentam as aulas nesta modalidade e o processo de alfabetização. Os resultados desta Ação Pedagógica indicaram que usar jogos para trabalhar com este público-alvo pode trazer bons resultados e proporcionar momentos de prazer atrelados à aprendizagem.
id UFSP_170a7ec8e623c750c622d521f55f2942
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/60695
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Relato de Experiência - As contribuições dos jogos na alfabetização para EJAExperience Report - The contributions of games to literacy for EJA.Jogos. Alfabetização. EJA. Aprendizagem.Game. Literacy. EJA. Learning.Este relato de experiência tem por finalidade descrever e refletir sobre os jogos pedagógicos como ferramenta para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem durante a alfabetização dos educandos na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Para isso, realizou-se um estudo com abordagem qualitativa, de caráter descritivo, com aplicação de material lúdico numa turma de Ciclo - I da EJA em uma escola pública municipal da cidade de Guarulhos/SP, no ano de 2019. De modo a complementar o estudo deste relato e proporcionar algumas reflexões, também realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, bem como a história EJA no Brasil, quem são os sujeitos que frequentam as aulas nesta modalidade e o processo de alfabetização. Os resultados desta Ação Pedagógica indicaram que usar jogos para trabalhar com este público-alvo pode trazer bons resultados e proporcionar momentos de prazer atrelados à aprendizagem.This experience report aims to describe and reflect on pedagogical games as a tool to assist the teaching and learning process during the literacy of students in the Youth and Adult Education modality. For this, a study with a qualitative approach, of a descriptive character, was carried out with the application of playful material in a class of Cycle - I of EJA in a municipal public school in the city of Guarulhos / SP, in 2019. In order to complement the study of this report and provide some reflections, a bibliographical research was also carried out on the theme, as well as the history of EJA in Brazil, who are the subjects who attend classes in this modality and the literacy process. The results of this Pedagogical Action indicated that using games to work with this target audience can bring good results and provide moments of pleasure linked to learning.Universidade Federal de São PauloVóvio, Claudia Lemos [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/6082754427382954Oliveira, Lídia Bernardes de [UNIFESP]2021-03-23T18:35:16Z2021-03-23T18:35:16Z1-03-21info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion56application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60695porUniversidade Federal de São Paulo - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-10T19:28:44Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/60695Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-10T19:28:44Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relato de Experiência - As contribuições dos jogos na alfabetização para EJA
Experience Report - The contributions of games to literacy for EJA.
title Relato de Experiência - As contribuições dos jogos na alfabetização para EJA
spellingShingle Relato de Experiência - As contribuições dos jogos na alfabetização para EJA
Oliveira, Lídia Bernardes de [UNIFESP]
Jogos. Alfabetização. EJA. Aprendizagem.
Game. Literacy. EJA. Learning.
title_short Relato de Experiência - As contribuições dos jogos na alfabetização para EJA
title_full Relato de Experiência - As contribuições dos jogos na alfabetização para EJA
title_fullStr Relato de Experiência - As contribuições dos jogos na alfabetização para EJA
title_full_unstemmed Relato de Experiência - As contribuições dos jogos na alfabetização para EJA
title_sort Relato de Experiência - As contribuições dos jogos na alfabetização para EJA
author Oliveira, Lídia Bernardes de [UNIFESP]
author_facet Oliveira, Lídia Bernardes de [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vóvio, Claudia Lemos [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/6082754427382954
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lídia Bernardes de [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos. Alfabetização. EJA. Aprendizagem.
Game. Literacy. EJA. Learning.
topic Jogos. Alfabetização. EJA. Aprendizagem.
Game. Literacy. EJA. Learning.
description Este relato de experiência tem por finalidade descrever e refletir sobre os jogos pedagógicos como ferramenta para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem durante a alfabetização dos educandos na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Para isso, realizou-se um estudo com abordagem qualitativa, de caráter descritivo, com aplicação de material lúdico numa turma de Ciclo - I da EJA em uma escola pública municipal da cidade de Guarulhos/SP, no ano de 2019. De modo a complementar o estudo deste relato e proporcionar algumas reflexões, também realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, bem como a história EJA no Brasil, quem são os sujeitos que frequentam as aulas nesta modalidade e o processo de alfabetização. Os resultados desta Ação Pedagógica indicaram que usar jogos para trabalhar com este público-alvo pode trazer bons resultados e proporcionar momentos de prazer atrelados à aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 1-03-21
2021-03-23T18:35:16Z
2021-03-23T18:35:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60695
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 56
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268313413353472