Relato de Experiência - As contribuições dos jogos na alfabetização para EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60695 |
Resumo: | Este relato de experiência tem por finalidade descrever e refletir sobre os jogos pedagógicos como ferramenta para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem durante a alfabetização dos educandos na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Para isso, realizou-se um estudo com abordagem qualitativa, de caráter descritivo, com aplicação de material lúdico numa turma de Ciclo - I da EJA em uma escola pública municipal da cidade de Guarulhos/SP, no ano de 2019. De modo a complementar o estudo deste relato e proporcionar algumas reflexões, também realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, bem como a história EJA no Brasil, quem são os sujeitos que frequentam as aulas nesta modalidade e o processo de alfabetização. Os resultados desta Ação Pedagógica indicaram que usar jogos para trabalhar com este público-alvo pode trazer bons resultados e proporcionar momentos de prazer atrelados à aprendizagem. |
id |
UFSP_170a7ec8e623c750c622d521f55f2942 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/60695 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Relato de Experiência - As contribuições dos jogos na alfabetização para EJAExperience Report - The contributions of games to literacy for EJA.Jogos. Alfabetização. EJA. Aprendizagem.Game. Literacy. EJA. Learning.Este relato de experiência tem por finalidade descrever e refletir sobre os jogos pedagógicos como ferramenta para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem durante a alfabetização dos educandos na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Para isso, realizou-se um estudo com abordagem qualitativa, de caráter descritivo, com aplicação de material lúdico numa turma de Ciclo - I da EJA em uma escola pública municipal da cidade de Guarulhos/SP, no ano de 2019. De modo a complementar o estudo deste relato e proporcionar algumas reflexões, também realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, bem como a história EJA no Brasil, quem são os sujeitos que frequentam as aulas nesta modalidade e o processo de alfabetização. Os resultados desta Ação Pedagógica indicaram que usar jogos para trabalhar com este público-alvo pode trazer bons resultados e proporcionar momentos de prazer atrelados à aprendizagem.This experience report aims to describe and reflect on pedagogical games as a tool to assist the teaching and learning process during the literacy of students in the Youth and Adult Education modality. For this, a study with a qualitative approach, of a descriptive character, was carried out with the application of playful material in a class of Cycle - I of EJA in a municipal public school in the city of Guarulhos / SP, in 2019. In order to complement the study of this report and provide some reflections, a bibliographical research was also carried out on the theme, as well as the history of EJA in Brazil, who are the subjects who attend classes in this modality and the literacy process. The results of this Pedagogical Action indicated that using games to work with this target audience can bring good results and provide moments of pleasure linked to learning.Universidade Federal de São PauloVóvio, Claudia Lemos [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/6082754427382954Oliveira, Lídia Bernardes de [UNIFESP]2021-03-23T18:35:16Z2021-03-23T18:35:16Z1-03-21info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion56application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60695porUniversidade Federal de São Paulo - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-10T19:28:44Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/60695Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-10T19:28:44Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relato de Experiência - As contribuições dos jogos na alfabetização para EJA Experience Report - The contributions of games to literacy for EJA. |
title |
Relato de Experiência - As contribuições dos jogos na alfabetização para EJA |
spellingShingle |
Relato de Experiência - As contribuições dos jogos na alfabetização para EJA Oliveira, Lídia Bernardes de [UNIFESP] Jogos. Alfabetização. EJA. Aprendizagem. Game. Literacy. EJA. Learning. |
title_short |
Relato de Experiência - As contribuições dos jogos na alfabetização para EJA |
title_full |
Relato de Experiência - As contribuições dos jogos na alfabetização para EJA |
title_fullStr |
Relato de Experiência - As contribuições dos jogos na alfabetização para EJA |
title_full_unstemmed |
Relato de Experiência - As contribuições dos jogos na alfabetização para EJA |
title_sort |
Relato de Experiência - As contribuições dos jogos na alfabetização para EJA |
author |
Oliveira, Lídia Bernardes de [UNIFESP] |
author_facet |
Oliveira, Lídia Bernardes de [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vóvio, Claudia Lemos [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/6082754427382954 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Lídia Bernardes de [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos. Alfabetização. EJA. Aprendizagem. Game. Literacy. EJA. Learning. |
topic |
Jogos. Alfabetização. EJA. Aprendizagem. Game. Literacy. EJA. Learning. |
description |
Este relato de experiência tem por finalidade descrever e refletir sobre os jogos pedagógicos como ferramenta para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem durante a alfabetização dos educandos na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Para isso, realizou-se um estudo com abordagem qualitativa, de caráter descritivo, com aplicação de material lúdico numa turma de Ciclo - I da EJA em uma escola pública municipal da cidade de Guarulhos/SP, no ano de 2019. De modo a complementar o estudo deste relato e proporcionar algumas reflexões, também realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, bem como a história EJA no Brasil, quem são os sujeitos que frequentam as aulas nesta modalidade e o processo de alfabetização. Os resultados desta Ação Pedagógica indicaram que usar jogos para trabalhar com este público-alvo pode trazer bons resultados e proporcionar momentos de prazer atrelados à aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1-03-21 2021-03-23T18:35:16Z 2021-03-23T18:35:16Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60695 |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60695 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
56 application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268313413353472 |