A Influência do bilinguismo na doença de Alzheimer
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
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Resumo: | Doença de Alzheimer (DA ) é uma doença complexa, de ordem neurodegenerativa e progressiva, caracterizada pela perda gradual de funções cognitivas. Vários estudos mostraram que o bilinguismo desempenha um papel importante na retenção da reserva cognitiva de alguns indivíduos. Objetivos: Avaliar o efeito do bilinguismo e / ou multilinguismo nos sintomas da D A. Métodos: Revisão sistemática da literatura baseada no Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions. Pesquisa bibliográfica sistemática foi realizada no PubMed, EMBASE, LILACS, Cochrane Central Register of Controlled Trials ( CENTRAL). Não houve registro de ensaios clínicos. Foram incluídos estudos observacionais transversais em que o efeito do bilinguismo foi avaliado em indivíduos com doença de Alzheimer. Resultados: Oito estudos foram incluídos na revisão sistemática. A metanálise mostrou que não houve diferença entre os monolígues e o grupo bilíngue nos desfechos: Nível de comprometimento cognitivo medido pelo MiniExame do Estado Mental no momento da avaliação ( MD = 0,20; I C95%: 0,99,1,40) ; na i dade de di agnóstico (MD = 0 ,46; 9 5% C I: 0,21, 1, 14), idade de diagnóstico da doença de Alzheimer ( MD = 2,61; IC 9 5%: 5,77, 0, 55); desempenho cognitivo e funcional medido por meio do Clinical Dementia Rating (MD = 0,11; 95% IC: 0,06, 0,27) e Behavioral Neurology Assessment (MD = 6,35; IC95%: 0,17,12,88). A análise mostrou que os pacientes bilíngues exibiram sintomas de demência mais tarde do que um grupo comparável de pacientes monolíngues (MD 5 ,57; 9 5% C I: 3,43, 7,70). A e vidência encontrada foi baixa e muito baixa qualidade. Conclusão: Embora esta revisão sistemática não tenha mostrado diferença entre o grupo bilíngue e o monolíngue na maioria dos desfechos analisados, os dados disponíveis mostram que o início dos sintomas na doença de Alzheimer foi mais tardio no grupo bilíngue em comparação com o monolíngue. |
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Pesquisa bibliográfica sistemática foi realizada no PubMed, EMBASE, LILACS, Cochrane Central Register of Controlled Trials ( CENTRAL). Não houve registro de ensaios clínicos. Foram incluídos estudos observacionais transversais em que o efeito do bilinguismo foi avaliado em indivíduos com doença de Alzheimer. Resultados: Oito estudos foram incluídos na revisão sistemática. A metanálise mostrou que não houve diferença entre os monolígues e o grupo bilíngue nos desfechos: Nível de comprometimento cognitivo medido pelo MiniExame do Estado Mental no momento da avaliação ( MD = 0,20; I C95%: 0,99,1,40) ; na i dade de di agnóstico (MD = 0 ,46; 9 5% C I: 0,21, 1, 14), idade de diagnóstico da doença de Alzheimer ( MD = 2,61; IC 9 5%: 5,77, 0, 55); desempenho cognitivo e funcional medido por meio do Clinical Dementia Rating (MD = 0,11; 95% IC: 0,06, 0,27) e Behavioral Neurology Assessment (MD = 6,35; IC95%: 0,17,12,88). A análise mostrou que os pacientes bilíngues exibiram sintomas de demência mais tarde do que um grupo comparável de pacientes monolíngues (MD 5 ,57; 9 5% C I: 3,43, 7,70). A e vidência encontrada foi baixa e muito baixa qualidade. Conclusão: Embora esta revisão sistemática não tenha mostrado diferença entre o grupo bilíngue e o monolíngue na maioria dos desfechos analisados, os dados disponíveis mostram que o início dos sintomas na doença de Alzheimer foi mais tardio no grupo bilíngue em comparação com o monolíngue.Background: Alzheimer's disease is a neurodegenerative disease characterized by the loss of cognitive functions. Bilingualism maybe one factor contributing to cognitive reserve and delay in symptom to onset. Objectives: To assess effect of bilingualism compared with monolingualism in Alzheimer's disease. Methods: Systematic review of the literature of observational studies comparing bilingualism versus monolinguals in patients with Alzheimer’s disease. We searched the databases: The Cochrane Central Register of Controlled Trials, MEDLINE, Embase and LILACS. The quality of each included study was assessed using the NewcastleOttawa Scale. Two reviewers independently extracted data and bias risk assessment. The quality of the evidence was evaluated by the Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation. Results: Eight studies were included in the systematic review. The metaanalysis showed there was no difference between monolinguals and bilinguals group in the outcomes: Cognitive impairment level measured through MiniMental State Examination at the time of assessment (MD = 0. 20; 95%CI: 0.99,1.40) ; at the age of diagnosis (MD = 0.46; 95%CI: 0.21, 1.14), age of diagnosis of Alzheimer's disease (MD = 2.61; 95%CI: 5.77, 0.55); cognitive and functional performance measured through Clinical Dementia Rating ( MD = 0. 11; 95%CI: 0.06, 0.27), and Behavioral Neurology Assessment (MD=6.35; 95%CI:0.17,12.88). The analysis showed that bilingual patients exhibited symptoms of dementia later than a comparable group of monolingual patients (MD 5. 57; 95%CI: 3.43, 7. 70). The evidence found was low and very low quality. Conclusion: Although this systematic review did not show difference between bilingual and monolingual group in most outcomes analyzed, the available data s how that the onset of symptoms in Alzheimer's disease was later in the bilingual group compared with the monolingual.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2018)88 f.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Doença de AlzheimerBilinguismoReserva cognitivaRevisão sistemáticaAlzheimer diseaseBilinguismCognitive reserveSystematic reviewA Influência do bilinguismo na doença de AlzheimerThe influence of bilingualism on the Alzheimer disease. systematic reviewinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de MedicinaSaúde Baseada em EvidênciasCiências da SaúdeMetodologia e Realização de Revisões Sistemáticas de Terapêuticas em SaúdeORIGINALAndrea Muner Paulavicius -A.pdfAndrea Muner Paulavicius -A.pdfDissertação de mestradoapplication/pdf1109972${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52508/1/Andrea%20Muner%20Paulavicius%20-A.pdf39bf779099b5e9a0bf58d866326765f9MD51open access11600/525082023-11-24 13:10:13.648open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/52508Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-11-24T16:10:13Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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