Impressão 3D de Scaffolds de β-fosfato Tricálcico com Estrôncio para Regeneração Tecidual Ósseo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Marcos Cardoso [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70593
Resumo: Os arcabouços (do inglês, scaffolds) são substratos que viabilizam a diferenciação, proliferação, crescimento celular. Visando tratamentos ósseos, ressalta-se o emprego das biocerâmicas à base de fosfatos de cálcio, em especial o β-fosfato tricálcico (β-TCP). Em virtude à sua taxa de reabsorção, morfologia e composição química semelhante à fase mineral óssea. O método de impressão 3D por extrusão de pasta (DIW, do inglês direct ink writing) se destaca na produção de scaffolds por possibilitar elevado controle sobre sua geometria. Pesquisas recentes buscam aprimorar o desempenho de scaffolds através de sua dopagem com íons metálicos. Dentre estes íons, o estrôncio (Sr2+) possui um efeito benéfico no crescimento ósseo, aumenta a capacidade de formação de novo tecido, e ainda, reduz a absorção óssea. Nesse contexto, este projeto teve como objetivo a produção de scaffolds de β-TCP contendo íons Sr2+ em concentrações de 0, 5 e 10% (em massa) (β-TCP, β-TCP/5-Sr e β-TCP/10-Sr) por DIW. Os scaffolds de β-TCP, β-TCP/5-Sr e β-TCP/10-Sr apresentaram porosidade de 63 ± 3%, 63 ± 3% e 66 ± 2%, respectivamente, com estrutura altamente semelhante ao modelo computacional. A incorporação de Sr2+ na pasta levou a formação de hidroxiapatita (HA) após o tratamento térmico. Embora o Sr2+ tenha sido incorporado nos scaffolds, foi observada uma redução na viabilidade de células mesenquimais incubadas com o scaffold proporcional a adição do Sr2+ . Acredita-se que esse seja o efeito da menor solubilidade da HA em relação ao β-TCP puro. Portanto, com esse trabalho, foi possível desenvolver scaffolds de fosfato de cálcio dopado com Sr2+ pela técnica DIW, no entanto esta dopagem não se mostrou favorável a proliferação celular. Mais estudos são necessários para avaliar o efeito da dopagem com o Sr2+ na diferenciação e adesão celular e na reabsorção óssea.
id UFSP_1cb618ab31e6bc80d35b3a442d2f2987
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/70593
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Impressão 3D de Scaffolds de β-fosfato Tricálcico com Estrôncio para Regeneração Tecidual Ósseo3D Printing of β-Tricalcium phosphate Scaffolds containing Strontium for Bone Tissue Regeneration,β-fosfato tricálcicoScaffoldsImpressão 3DEstrôncioEngenharia TecidualOs arcabouços (do inglês, scaffolds) são substratos que viabilizam a diferenciação, proliferação, crescimento celular. Visando tratamentos ósseos, ressalta-se o emprego das biocerâmicas à base de fosfatos de cálcio, em especial o β-fosfato tricálcico (β-TCP). Em virtude à sua taxa de reabsorção, morfologia e composição química semelhante à fase mineral óssea. O método de impressão 3D por extrusão de pasta (DIW, do inglês direct ink writing) se destaca na produção de scaffolds por possibilitar elevado controle sobre sua geometria. Pesquisas recentes buscam aprimorar o desempenho de scaffolds através de sua dopagem com íons metálicos. Dentre estes íons, o estrôncio (Sr2+) possui um efeito benéfico no crescimento ósseo, aumenta a capacidade de formação de novo tecido, e ainda, reduz a absorção óssea. Nesse contexto, este projeto teve como objetivo a produção de scaffolds de β-TCP contendo íons Sr2+ em concentrações de 0, 5 e 10% (em massa) (β-TCP, β-TCP/5-Sr e β-TCP/10-Sr) por DIW. Os scaffolds de β-TCP, β-TCP/5-Sr e β-TCP/10-Sr apresentaram porosidade de 63 ± 3%, 63 ± 3% e 66 ± 2%, respectivamente, com estrutura altamente semelhante ao modelo computacional. A incorporação de Sr2+ na pasta levou a formação de hidroxiapatita (HA) após o tratamento térmico. Embora o Sr2+ tenha sido incorporado nos scaffolds, foi observada uma redução na viabilidade de células mesenquimais incubadas com o scaffold proporcional a adição do Sr2+ . Acredita-se que esse seja o efeito da menor solubilidade da HA em relação ao β-TCP puro. Portanto, com esse trabalho, foi possível desenvolver scaffolds de fosfato de cálcio dopado com Sr2+ pela técnica DIW, no entanto esta dopagem não se mostrou favorável a proliferação celular. Mais estudos são necessários para avaliar o efeito da dopagem com o Sr2+ na diferenciação e adesão celular e na reabsorção óssea.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloTrichês, Eliandra de Souza [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/1619405333024881http://lattes.cnpq.br/0397247760641828Ferraz, Marcos Cardoso [UNIFESP]2024-01-19T17:27:26Z2024-01-19T17:27:26Z2023-11-30info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion45 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70593porSão José dos Campos, SPinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T19:02:02Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/70593Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T19:02:02Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Impressão 3D de Scaffolds de β-fosfato Tricálcico com Estrôncio para Regeneração Tecidual Ósseo
3D Printing of β-Tricalcium phosphate Scaffolds containing Strontium for Bone Tissue Regeneration,
title Impressão 3D de Scaffolds de β-fosfato Tricálcico com Estrôncio para Regeneração Tecidual Ósseo
spellingShingle Impressão 3D de Scaffolds de β-fosfato Tricálcico com Estrôncio para Regeneração Tecidual Ósseo
Ferraz, Marcos Cardoso [UNIFESP]
β-fosfato tricálcico
Scaffolds
Impressão 3D
Estrôncio
Engenharia Tecidual
title_short Impressão 3D de Scaffolds de β-fosfato Tricálcico com Estrôncio para Regeneração Tecidual Ósseo
title_full Impressão 3D de Scaffolds de β-fosfato Tricálcico com Estrôncio para Regeneração Tecidual Ósseo
title_fullStr Impressão 3D de Scaffolds de β-fosfato Tricálcico com Estrôncio para Regeneração Tecidual Ósseo
title_full_unstemmed Impressão 3D de Scaffolds de β-fosfato Tricálcico com Estrôncio para Regeneração Tecidual Ósseo
title_sort Impressão 3D de Scaffolds de β-fosfato Tricálcico com Estrôncio para Regeneração Tecidual Ósseo
author Ferraz, Marcos Cardoso [UNIFESP]
author_facet Ferraz, Marcos Cardoso [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Trichês, Eliandra de Souza [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/1619405333024881
http://lattes.cnpq.br/0397247760641828
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraz, Marcos Cardoso [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv β-fosfato tricálcico
Scaffolds
Impressão 3D
Estrôncio
Engenharia Tecidual
topic β-fosfato tricálcico
Scaffolds
Impressão 3D
Estrôncio
Engenharia Tecidual
description Os arcabouços (do inglês, scaffolds) são substratos que viabilizam a diferenciação, proliferação, crescimento celular. Visando tratamentos ósseos, ressalta-se o emprego das biocerâmicas à base de fosfatos de cálcio, em especial o β-fosfato tricálcico (β-TCP). Em virtude à sua taxa de reabsorção, morfologia e composição química semelhante à fase mineral óssea. O método de impressão 3D por extrusão de pasta (DIW, do inglês direct ink writing) se destaca na produção de scaffolds por possibilitar elevado controle sobre sua geometria. Pesquisas recentes buscam aprimorar o desempenho de scaffolds através de sua dopagem com íons metálicos. Dentre estes íons, o estrôncio (Sr2+) possui um efeito benéfico no crescimento ósseo, aumenta a capacidade de formação de novo tecido, e ainda, reduz a absorção óssea. Nesse contexto, este projeto teve como objetivo a produção de scaffolds de β-TCP contendo íons Sr2+ em concentrações de 0, 5 e 10% (em massa) (β-TCP, β-TCP/5-Sr e β-TCP/10-Sr) por DIW. Os scaffolds de β-TCP, β-TCP/5-Sr e β-TCP/10-Sr apresentaram porosidade de 63 ± 3%, 63 ± 3% e 66 ± 2%, respectivamente, com estrutura altamente semelhante ao modelo computacional. A incorporação de Sr2+ na pasta levou a formação de hidroxiapatita (HA) após o tratamento térmico. Embora o Sr2+ tenha sido incorporado nos scaffolds, foi observada uma redução na viabilidade de células mesenquimais incubadas com o scaffold proporcional a adição do Sr2+ . Acredita-se que esse seja o efeito da menor solubilidade da HA em relação ao β-TCP puro. Portanto, com esse trabalho, foi possível desenvolver scaffolds de fosfato de cálcio dopado com Sr2+ pela técnica DIW, no entanto esta dopagem não se mostrou favorável a proliferação celular. Mais estudos são necessários para avaliar o efeito da dopagem com o Sr2+ na diferenciação e adesão celular e na reabsorção óssea.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-30
2024-01-19T17:27:26Z
2024-01-19T17:27:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70593
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 45 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São José dos Campos, SP
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268445981671424