O papel das diferentes gramáticas em língua portuguesa e suas aplicações em sala de aula: uma reflexão sobre novas abordagens de ensino baseadas na Teoria das Operações Enunciativas.
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/71397 |
Resumo: | O presente trabalho aborda a relação entre língua e linguagem, destacando a importância da gramática no entendimento dos sistemas linguísticos. Além disso, discute a evolução do ensino de Língua Portuguesa, questionando métodos tradicionais em favor de abordagens mais dinâmicas e contextualizadas. Especificamente, explora a Teoria das Operações Enunciativas (TOE) como contraponto à gramática tradicional, enfatizando a compreensão do sentido a partir do contexto, em oposição à categorização rígida de palavras. Propõe-se, assim, um ensino mais reflexivo e adaptado à fluidez da linguagem, buscando a compreensão ampla e aplicada da língua no cotidiano escolar. |
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O papel das diferentes gramáticas em língua portuguesa e suas aplicações em sala de aula: uma reflexão sobre novas abordagens de ensino baseadas na Teoria das Operações Enunciativas.Teoria das Operações EnunciativasGramáticaMetodologia de ensino-aprendizagemO presente trabalho aborda a relação entre língua e linguagem, destacando a importância da gramática no entendimento dos sistemas linguísticos. Além disso, discute a evolução do ensino de Língua Portuguesa, questionando métodos tradicionais em favor de abordagens mais dinâmicas e contextualizadas. Especificamente, explora a Teoria das Operações Enunciativas (TOE) como contraponto à gramática tradicional, enfatizando a compreensão do sentido a partir do contexto, em oposição à categorização rígida de palavras. Propõe-se, assim, um ensino mais reflexivo e adaptado à fluidez da linguagem, buscando a compreensão ampla e aplicada da língua no cotidiano escolar.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloLopes , Márcia Cristina Romerohttp://lattes.cnpq.br/1851257666639782Nascimento, Nataly Felix2024-07-11T17:27:34Z2024-07-11T17:27:34Z2024-05info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion32 f.application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/71397porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-14T02:16:24Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71397Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-14T02:16:24Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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