O papel das diferentes gramáticas em língua portuguesa e suas aplicações em sala de aula: uma reflexão sobre novas abordagens de ensino baseadas na Teoria das Operações Enunciativas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Nataly Felix
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/71397
Resumo: O presente trabalho aborda a relação entre língua e linguagem, destacando a importância da gramática no entendimento dos sistemas linguísticos. Além disso, discute a evolução do ensino de Língua Portuguesa, questionando métodos tradicionais em favor de abordagens mais dinâmicas e contextualizadas. Especificamente, explora a Teoria das Operações Enunciativas (TOE) como contraponto à gramática tradicional, enfatizando a compreensão do sentido a partir do contexto, em oposição à categorização rígida de palavras. Propõe-se, assim, um ensino mais reflexivo e adaptado à fluidez da linguagem, buscando a compreensão ampla e aplicada da língua no cotidiano escolar.
id UFSP_1cfb227080c0a8afe1c4b8c391959844
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/71397
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling O papel das diferentes gramáticas em língua portuguesa e suas aplicações em sala de aula: uma reflexão sobre novas abordagens de ensino baseadas na Teoria das Operações Enunciativas.Teoria das Operações EnunciativasGramáticaMetodologia de ensino-aprendizagemO presente trabalho aborda a relação entre língua e linguagem, destacando a importância da gramática no entendimento dos sistemas linguísticos. Além disso, discute a evolução do ensino de Língua Portuguesa, questionando métodos tradicionais em favor de abordagens mais dinâmicas e contextualizadas. Especificamente, explora a Teoria das Operações Enunciativas (TOE) como contraponto à gramática tradicional, enfatizando a compreensão do sentido a partir do contexto, em oposição à categorização rígida de palavras. Propõe-se, assim, um ensino mais reflexivo e adaptado à fluidez da linguagem, buscando a compreensão ampla e aplicada da língua no cotidiano escolar.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloLopes , Márcia Cristina Romerohttp://lattes.cnpq.br/1851257666639782Nascimento, Nataly Felix2024-07-11T17:27:34Z2024-07-11T17:27:34Z2024-05info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion32 f.application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/71397porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-14T02:16:24Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71397Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-14T02:16:24Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel das diferentes gramáticas em língua portuguesa e suas aplicações em sala de aula: uma reflexão sobre novas abordagens de ensino baseadas na Teoria das Operações Enunciativas.
title O papel das diferentes gramáticas em língua portuguesa e suas aplicações em sala de aula: uma reflexão sobre novas abordagens de ensino baseadas na Teoria das Operações Enunciativas.
spellingShingle O papel das diferentes gramáticas em língua portuguesa e suas aplicações em sala de aula: uma reflexão sobre novas abordagens de ensino baseadas na Teoria das Operações Enunciativas.
Nascimento, Nataly Felix
Teoria das Operações Enunciativas
Gramática
Metodologia de ensino-aprendizagem
title_short O papel das diferentes gramáticas em língua portuguesa e suas aplicações em sala de aula: uma reflexão sobre novas abordagens de ensino baseadas na Teoria das Operações Enunciativas.
title_full O papel das diferentes gramáticas em língua portuguesa e suas aplicações em sala de aula: uma reflexão sobre novas abordagens de ensino baseadas na Teoria das Operações Enunciativas.
title_fullStr O papel das diferentes gramáticas em língua portuguesa e suas aplicações em sala de aula: uma reflexão sobre novas abordagens de ensino baseadas na Teoria das Operações Enunciativas.
title_full_unstemmed O papel das diferentes gramáticas em língua portuguesa e suas aplicações em sala de aula: uma reflexão sobre novas abordagens de ensino baseadas na Teoria das Operações Enunciativas.
title_sort O papel das diferentes gramáticas em língua portuguesa e suas aplicações em sala de aula: uma reflexão sobre novas abordagens de ensino baseadas na Teoria das Operações Enunciativas.
author Nascimento, Nataly Felix
author_facet Nascimento, Nataly Felix
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes , Márcia Cristina Romero
http://lattes.cnpq.br/1851257666639782
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Nataly Felix
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria das Operações Enunciativas
Gramática
Metodologia de ensino-aprendizagem
topic Teoria das Operações Enunciativas
Gramática
Metodologia de ensino-aprendizagem
description O presente trabalho aborda a relação entre língua e linguagem, destacando a importância da gramática no entendimento dos sistemas linguísticos. Além disso, discute a evolução do ensino de Língua Portuguesa, questionando métodos tradicionais em favor de abordagens mais dinâmicas e contextualizadas. Especificamente, explora a Teoria das Operações Enunciativas (TOE) como contraponto à gramática tradicional, enfatizando a compreensão do sentido a partir do contexto, em oposição à categorização rígida de palavras. Propõe-se, assim, um ensino mais reflexivo e adaptado à fluidez da linguagem, buscando a compreensão ampla e aplicada da língua no cotidiano escolar.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-11T17:27:34Z
2024-07-11T17:27:34Z
2024-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11600/71397
url https://hdl.handle.net/11600/71397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 32 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268401114152960