O espetáculo de Guy Debord como Entäusserung e Entfremdung: alienação e estranhamento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, Luiz Otávio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62194
Resumo: A presente dissertação de mestrado tematiza o conceito de espetáculo desenvolvido por Guy Debord, buscando as articulações conceituais deste com a Teoria Crítica e o marxismo. A crítica da separação debordiana, tendo por alvo a alienação da atividade humana em campos apartados e não-comunicantes no capitalismo enseja a superação da arte e a própria revolução como indissociáveis. Destaca-se, assim, o conceito de práxis proposto por Debord como contraponto ao espetáculo, entendido este como modo de vida contemplativo. A antítese entre práxis e especulação/espetáculo aponta para um diagnóstico de época sobre o peso específico da alienação capitalista no pós-segunda guerra e a cooptação do proletariado pela linguagem da mercadoria-imagem, na medida em que esta permite a unificação pela aparência e a geração de falsos consensos e comunicação unilateral que reforçam a passividade e alienação do sujeito.
id UFSP_1e004f2b67fc6552ee643930c0396c6e
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/62194
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Paixão, Luiz Otáviohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784496E0&tokenCaptchar=03AGdBq27AOewr1SkU8AHAi8362-sm_Wgvf5mmRoKLYJ7ofz9voieoIEBj78mx7OlK2by0oipIdUmDeA_-h79SZGSF1Ktw6FmUBg_bUnq_Kchfh7Kpk30fnZFzULgOl9_bYqKtjmxP4-UKGwJM24tTboDEasR7qKs9KuXt4pZsb2EaODika3555mXD8vL7PxuRGpIKF0jINJsl4M2qoMaiOKS_HqAeV8Qv-DiuDJUwfQV727D2f_2sXOcpiFEYMaELJNCEwMtN4_20cNFNrcTJbk_of022IWNwRb8kdOBR6L2DfCfLcfsNi_bc_x-yMQT12lGz3zRWjYeyJJ0bi93nnrGXlTsSmBA8DSoGebb6Zj8aedD9ay6IMY3CLeZJxHdmfIkKVBCxP5OL7XSkHA0cxiEKTlHFSBqNWROn7enl_XuXZfocZarFIGD6DzF3hHatFQLlVYkq-X2WnmECXppfdcBLwxbIJNmiwQMachado, FranciscoWebconferência2021-11-08T17:34:56Z2021-11-08T17:34:56Z2021-09-30PAIXÃO, L. O. Ghttps://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62194A presente dissertação de mestrado tematiza o conceito de espetáculo desenvolvido por Guy Debord, buscando as articulações conceituais deste com a Teoria Crítica e o marxismo. A crítica da separação debordiana, tendo por alvo a alienação da atividade humana em campos apartados e não-comunicantes no capitalismo enseja a superação da arte e a própria revolução como indissociáveis. Destaca-se, assim, o conceito de práxis proposto por Debord como contraponto ao espetáculo, entendido este como modo de vida contemplativo. A antítese entre práxis e especulação/espetáculo aponta para um diagnóstico de época sobre o peso específico da alienação capitalista no pós-segunda guerra e a cooptação do proletariado pela linguagem da mercadoria-imagem, na medida em que esta permite a unificação pela aparência e a geração de falsos consensos e comunicação unilateral que reforçam a passividade e alienação do sujeito.This research addresses the concept of spectacle developed by Guy Debord, seeking its conceptual articulations with Critical Theory and Marxism. The critique of Debord's separation, aiming at the alienation of human activity in separated and non-communicating fields in capitalism, gives rise to the conception of overcoming art and the revolution itself as inseparable. Thus, the concept of praxis proposed by Debord stands out as a counterpoint to the spectacle, understood as a contemplative way of life. The antithesis between praxis and speculation/spectacle points to an historical diagnosis of the specific weight of capitalist alienation in the post-second war and the co-option of the proletariat by the language of the commodity-image, as this allows for unification through appearance and generation of false consensus and unilateral communication that reinforce the subject's passivity and alienation. Keywords: 1. Alienation. 2. Marxism. 3.Critical Theory. 4. Spectacle and alienation.Não recebi financiamento130 f.porUniversidade Federal de São Paulo1. Alienação2. Marxismo3. Teoria críticaO espetáculo de Guy Debord como Entäusserung e Entfremdung: alienação e estranhamento.Debord’s spectacle as Entäusserung and Entfremdung : alienation and estrangement.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)FilosofiaSubjetividade arte e culturaJogo conjunto entre humanidade e naturezaORIGINALDissertação_ Luiz_Otávio_Paixão.pdfDissertação_ Luiz_Otávio_Paixão.pdfDissertação.application/pdf1167217${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62194/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_%20Luiz_Ot%c3%a1vio_Paix%c3%a3o.pdfd3608361d4e4f079655d79aaca8df6e4MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85838${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62194/2/license.txt6e01d96844d64627588989de74ef799eMD52open accessTEXTDissertação_ Luiz_Otávio_Paixão.pdf.txtDissertação_ Luiz_Otávio_Paixão.pdf.txtExtracted texttext/plain368183${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62194/9/Disserta%c3%a7%c3%a3o_%20Luiz_Ot%c3%a1vio_Paix%c3%a3o.pdf.txtcd1ae6cc7102f3772b934924cd57e09dMD59open accessTHUMBNAILDissertação_ Luiz_Otávio_Paixão.pdf.jpgDissertação_ Luiz_Otávio_Paixão.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3624${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62194/11/Disserta%c3%a7%c3%a3o_%20Luiz_Ot%c3%a1vio_Paix%c3%a3o.pdf.jpg54d8d9b213a745af599d51c08a255cf6MD511open access11600/621942023-05-23 02:41:07.362open accessoai:repositorio.unifesp.br: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-25T12:34:54.868705Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O espetáculo de Guy Debord como Entäusserung e Entfremdung: alienação e estranhamento.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Debord’s spectacle as Entäusserung and Entfremdung : alienation and estrangement.
title O espetáculo de Guy Debord como Entäusserung e Entfremdung: alienação e estranhamento.
spellingShingle O espetáculo de Guy Debord como Entäusserung e Entfremdung: alienação e estranhamento.
Paixão, Luiz Otávio
1. Alienação
2. Marxismo
3. Teoria crítica
title_short O espetáculo de Guy Debord como Entäusserung e Entfremdung: alienação e estranhamento.
title_full O espetáculo de Guy Debord como Entäusserung e Entfremdung: alienação e estranhamento.
title_fullStr O espetáculo de Guy Debord como Entäusserung e Entfremdung: alienação e estranhamento.
title_full_unstemmed O espetáculo de Guy Debord como Entäusserung e Entfremdung: alienação e estranhamento.
title_sort O espetáculo de Guy Debord como Entäusserung e Entfremdung: alienação e estranhamento.
author Paixão, Luiz Otávio
author_facet Paixão, Luiz Otávio
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784496E0&tokenCaptchar=03AGdBq27AOewr1SkU8AHAi8362-sm_Wgvf5mmRoKLYJ7ofz9voieoIEBj78mx7OlK2by0oipIdUmDeA_-h79SZGSF1Ktw6FmUBg_bUnq_Kchfh7Kpk30fnZFzULgOl9_bYqKtjmxP4-UKGwJM24tTboDEasR7qKs9KuXt4pZsb2EaODika3555mXD8vL7PxuRGpIKF0jINJsl4M2qoMaiOKS_HqAeV8Qv-DiuDJUwfQV727D2f_2sXOcpiFEYMaELJNCEwMtN4_20cNFNrcTJbk_of022IWNwRb8kdOBR6L2DfCfLcfsNi_bc_x-yMQT12lGz3zRWjYeyJJ0bi93nnrGXlTsSmBA8DSoGebb6Zj8aedD9ay6IMY3CLeZJxHdmfIkKVBCxP5OL7XSkHA0cxiEKTlHFSBqNWROn7enl_XuXZfocZarFIGD6DzF3hHatFQLlVYkq-X2WnmECXppfdcBLwxbIJNmiwQ
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão, Luiz Otávio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Francisco
contributor_str_mv Machado, Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv 1. Alienação
2. Marxismo
3. Teoria crítica
topic 1. Alienação
2. Marxismo
3. Teoria crítica
description A presente dissertação de mestrado tematiza o conceito de espetáculo desenvolvido por Guy Debord, buscando as articulações conceituais deste com a Teoria Crítica e o marxismo. A crítica da separação debordiana, tendo por alvo a alienação da atividade humana em campos apartados e não-comunicantes no capitalismo enseja a superação da arte e a própria revolução como indissociáveis. Destaca-se, assim, o conceito de práxis proposto por Debord como contraponto ao espetáculo, entendido este como modo de vida contemplativo. A antítese entre práxis e especulação/espetáculo aponta para um diagnóstico de época sobre o peso específico da alienação capitalista no pós-segunda guerra e a cooptação do proletariado pela linguagem da mercadoria-imagem, na medida em que esta permite a unificação pela aparência e a geração de falsos consensos e comunicação unilateral que reforçam a passividade e alienação do sujeito.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-08T17:34:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-08T17:34:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-09-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PAIXÃO, L. O. G
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62194
identifier_str_mv PAIXÃO, L. O. G
url https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 130 f.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Webconferência
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62194/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_%20Luiz_Ot%c3%a1vio_Paix%c3%a3o.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62194/2/license.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62194/9/Disserta%c3%a7%c3%a3o_%20Luiz_Ot%c3%a1vio_Paix%c3%a3o.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62194/11/Disserta%c3%a7%c3%a3o_%20Luiz_Ot%c3%a1vio_Paix%c3%a3o.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d3608361d4e4f079655d79aaca8df6e4
6e01d96844d64627588989de74ef799e
cd1ae6cc7102f3772b934924cd57e09d
54d8d9b213a745af599d51c08a255cf6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1783460310668017664