O espetáculo de Guy Debord como Entäusserung e Entfremdung: alienação e estranhamento.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62194 |
Resumo: | A presente dissertação de mestrado tematiza o conceito de espetáculo desenvolvido por Guy Debord, buscando as articulações conceituais deste com a Teoria Crítica e o marxismo. A crítica da separação debordiana, tendo por alvo a alienação da atividade humana em campos apartados e não-comunicantes no capitalismo enseja a superação da arte e a própria revolução como indissociáveis. Destaca-se, assim, o conceito de práxis proposto por Debord como contraponto ao espetáculo, entendido este como modo de vida contemplativo. A antítese entre práxis e especulação/espetáculo aponta para um diagnóstico de época sobre o peso específico da alienação capitalista no pós-segunda guerra e a cooptação do proletariado pela linguagem da mercadoria-imagem, na medida em que esta permite a unificação pela aparência e a geração de falsos consensos e comunicação unilateral que reforçam a passividade e alienação do sujeito. |
id |
UFSP_1e004f2b67fc6552ee643930c0396c6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/62194 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Paixão, Luiz Otáviohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784496E0&tokenCaptchar=03AGdBq27AOewr1SkU8AHAi8362-sm_Wgvf5mmRoKLYJ7ofz9voieoIEBj78mx7OlK2by0oipIdUmDeA_-h79SZGSF1Ktw6FmUBg_bUnq_Kchfh7Kpk30fnZFzULgOl9_bYqKtjmxP4-UKGwJM24tTboDEasR7qKs9KuXt4pZsb2EaODika3555mXD8vL7PxuRGpIKF0jINJsl4M2qoMaiOKS_HqAeV8Qv-DiuDJUwfQV727D2f_2sXOcpiFEYMaELJNCEwMtN4_20cNFNrcTJbk_of022IWNwRb8kdOBR6L2DfCfLcfsNi_bc_x-yMQT12lGz3zRWjYeyJJ0bi93nnrGXlTsSmBA8DSoGebb6Zj8aedD9ay6IMY3CLeZJxHdmfIkKVBCxP5OL7XSkHA0cxiEKTlHFSBqNWROn7enl_XuXZfocZarFIGD6DzF3hHatFQLlVYkq-X2WnmECXppfdcBLwxbIJNmiwQMachado, FranciscoWebconferência2021-11-08T17:34:56Z2021-11-08T17:34:56Z2021-09-30PAIXÃO, L. O. Ghttps://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62194A presente dissertação de mestrado tematiza o conceito de espetáculo desenvolvido por Guy Debord, buscando as articulações conceituais deste com a Teoria Crítica e o marxismo. A crítica da separação debordiana, tendo por alvo a alienação da atividade humana em campos apartados e não-comunicantes no capitalismo enseja a superação da arte e a própria revolução como indissociáveis. Destaca-se, assim, o conceito de práxis proposto por Debord como contraponto ao espetáculo, entendido este como modo de vida contemplativo. A antítese entre práxis e especulação/espetáculo aponta para um diagnóstico de época sobre o peso específico da alienação capitalista no pós-segunda guerra e a cooptação do proletariado pela linguagem da mercadoria-imagem, na medida em que esta permite a unificação pela aparência e a geração de falsos consensos e comunicação unilateral que reforçam a passividade e alienação do sujeito.This research addresses the concept of spectacle developed by Guy Debord, seeking its conceptual articulations with Critical Theory and Marxism. The critique of Debord's separation, aiming at the alienation of human activity in separated and non-communicating fields in capitalism, gives rise to the conception of overcoming art and the revolution itself as inseparable. Thus, the concept of praxis proposed by Debord stands out as a counterpoint to the spectacle, understood as a contemplative way of life. The antithesis between praxis and speculation/spectacle points to an historical diagnosis of the specific weight of capitalist alienation in the post-second war and the co-option of the proletariat by the language of the commodity-image, as this allows for unification through appearance and generation of false consensus and unilateral communication that reinforce the subject's passivity and alienation. Keywords: 1. Alienation. 2. Marxism. 3.Critical Theory. 4. Spectacle and alienation.Não recebi financiamento130 f.porUniversidade Federal de São Paulo1. Alienação2. Marxismo3. Teoria críticaO espetáculo de Guy Debord como Entäusserung e Entfremdung: alienação e estranhamento.Debord’s spectacle as Entäusserung and Entfremdung : alienation and estrangement.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)FilosofiaSubjetividade arte e culturaJogo conjunto entre humanidade e naturezaORIGINALDissertação_ Luiz_Otávio_Paixão.pdfDissertação_ Luiz_Otávio_Paixão.pdfDissertação.application/pdf1167217${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62194/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_%20Luiz_Ot%c3%a1vio_Paix%c3%a3o.pdfd3608361d4e4f079655d79aaca8df6e4MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85838${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62194/2/license.txt6e01d96844d64627588989de74ef799eMD52open accessTEXTDissertação_ Luiz_Otávio_Paixão.pdf.txtDissertação_ Luiz_Otávio_Paixão.pdf.txtExtracted texttext/plain368183${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62194/9/Disserta%c3%a7%c3%a3o_%20Luiz_Ot%c3%a1vio_Paix%c3%a3o.pdf.txtcd1ae6cc7102f3772b934924cd57e09dMD59open accessTHUMBNAILDissertação_ Luiz_Otávio_Paixão.pdf.jpgDissertação_ Luiz_Otávio_Paixão.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3624${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62194/11/Disserta%c3%a7%c3%a3o_%20Luiz_Ot%c3%a1vio_Paix%c3%a3o.pdf.jpg54d8d9b213a745af599d51c08a255cf6MD511open access11600/621942023-05-23 02:41:07.362open accessoai:repositorio.unifesp.br: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-25T12:34:54.868705Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O espetáculo de Guy Debord como Entäusserung e Entfremdung: alienação e estranhamento. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Debord’s spectacle as Entäusserung and Entfremdung : alienation and estrangement. |
title |
O espetáculo de Guy Debord como Entäusserung e Entfremdung: alienação e estranhamento. |
spellingShingle |
O espetáculo de Guy Debord como Entäusserung e Entfremdung: alienação e estranhamento. Paixão, Luiz Otávio 1. Alienação 2. Marxismo 3. Teoria crítica |
title_short |
O espetáculo de Guy Debord como Entäusserung e Entfremdung: alienação e estranhamento. |
title_full |
O espetáculo de Guy Debord como Entäusserung e Entfremdung: alienação e estranhamento. |
title_fullStr |
O espetáculo de Guy Debord como Entäusserung e Entfremdung: alienação e estranhamento. |
title_full_unstemmed |
O espetáculo de Guy Debord como Entäusserung e Entfremdung: alienação e estranhamento. |
title_sort |
O espetáculo de Guy Debord como Entäusserung e Entfremdung: alienação e estranhamento. |
author |
Paixão, Luiz Otávio |
author_facet |
Paixão, Luiz Otávio |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784496E0&tokenCaptchar=03AGdBq27AOewr1SkU8AHAi8362-sm_Wgvf5mmRoKLYJ7ofz9voieoIEBj78mx7OlK2by0oipIdUmDeA_-h79SZGSF1Ktw6FmUBg_bUnq_Kchfh7Kpk30fnZFzULgOl9_bYqKtjmxP4-UKGwJM24tTboDEasR7qKs9KuXt4pZsb2EaODika3555mXD8vL7PxuRGpIKF0jINJsl4M2qoMaiOKS_HqAeV8Qv-DiuDJUwfQV727D2f_2sXOcpiFEYMaELJNCEwMtN4_20cNFNrcTJbk_of022IWNwRb8kdOBR6L2DfCfLcfsNi_bc_x-yMQT12lGz3zRWjYeyJJ0bi93nnrGXlTsSmBA8DSoGebb6Zj8aedD9ay6IMY3CLeZJxHdmfIkKVBCxP5OL7XSkHA0cxiEKTlHFSBqNWROn7enl_XuXZfocZarFIGD6DzF3hHatFQLlVYkq-X2WnmECXppfdcBLwxbIJNmiwQ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paixão, Luiz Otávio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, Francisco |
contributor_str_mv |
Machado, Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
1. Alienação 2. Marxismo 3. Teoria crítica |
topic |
1. Alienação 2. Marxismo 3. Teoria crítica |
description |
A presente dissertação de mestrado tematiza o conceito de espetáculo desenvolvido por Guy Debord, buscando as articulações conceituais deste com a Teoria Crítica e o marxismo. A crítica da separação debordiana, tendo por alvo a alienação da atividade humana em campos apartados e não-comunicantes no capitalismo enseja a superação da arte e a própria revolução como indissociáveis. Destaca-se, assim, o conceito de práxis proposto por Debord como contraponto ao espetáculo, entendido este como modo de vida contemplativo. A antítese entre práxis e especulação/espetáculo aponta para um diagnóstico de época sobre o peso específico da alienação capitalista no pós-segunda guerra e a cooptação do proletariado pela linguagem da mercadoria-imagem, na medida em que esta permite a unificação pela aparência e a geração de falsos consensos e comunicação unilateral que reforçam a passividade e alienação do sujeito. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-08T17:34:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-11-08T17:34:56Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-09-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PAIXÃO, L. O. G |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62194 |
identifier_str_mv |
PAIXÃO, L. O. G |
url |
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62194 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
130 f. |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Webconferência |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62194/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_%20Luiz_Ot%c3%a1vio_Paix%c3%a3o.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62194/2/license.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62194/9/Disserta%c3%a7%c3%a3o_%20Luiz_Ot%c3%a1vio_Paix%c3%a3o.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62194/11/Disserta%c3%a7%c3%a3o_%20Luiz_Ot%c3%a1vio_Paix%c3%a3o.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d3608361d4e4f079655d79aaca8df6e4 6e01d96844d64627588989de74ef799e cd1ae6cc7102f3772b934924cd57e09d 54d8d9b213a745af599d51c08a255cf6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1783460310668017664 |