Cia do Caminho Velho: contribuição para o estudo da sensibilidade e da palavra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Daiane Sousa e [UNIFESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/71641
Resumo: O presente texto apresenta uma pesquisa sobre a abordagem da Cia do Caminho Velho na exploração e experimentação da palavra na cena pós-dramática, com foco em obra apresentada em 2022. O estudo examinou em que medida a experimentação da companhia é fundamentada nos paradigmas do teatro que buscaram respostas para o descentramento do texto na pesquisa teatral contemporânea. Para isso, a pesquisa utilizou como base o livro Hierofania - o teatro segundo Antunes Filho (2010) a partir do qual o método sistematizado por Sebastião Milaré sobre o trabalho de Antunes Filho (1929-2019) estabelece pontos para a discussão da prática da Cia do Caminho Velho. O trabalho contextualiza o teatro pós-dramático a partir de Hans-Thiers Lehmann, o teatro brasileiro pós-ditadura militar a partir de Sábato Magaldi e a trajetória do encenador paulista Antunes Filho. A partir disso, discorre sobre o método e o trabalho sistematizado por Milaré, bem como sobre as relações entre esse trabalho e a pesquisa da Cia do Caminho Velho com a palavra. Por fim, exemplifica a trajetória e os processos artísticos do grupo, estabelecendo conexões entre a Sensibilidade, crucial para o trabalho artístico da Cia, a relação dessa prática com o uso da palavra e com o método de Antunes Filho. A dissertação pretende contribuir com a pesquisa teatral realizada pela Cia do Caminho Velho, estabelecendo vínculos entre o trabalho do grupo e a metodologia desenvolvida por Antunes Filho.
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