A língua inglesa e a formação de mestres e doutores na UNIFESP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iglesias, Sonia Regina Abdalla [UNIFESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21226
Resumo: Este estudo analisa, na ótica do pós-graduando da UNIFESP, a língua inglesa no contexto da formação de mestres e doutores. Em uma primeira etapa, apresenta reflexões teóricas sobre a história da Pós-Graduação no Brasil, na Universidade Federal de São Paulo, a história da Língua Inglesa e sua relação com a pósgraduação.Como método de aproximação ao objeto de estudo, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória com abordagens quantitativa e qualitativa. Os instrumentos utilizados foram a análise documental de exames de proficiência, questionários e entrevistas com 120 pós-graduandos da UNIFESP. Os dados objetivos foram tabulados e as questões abertas submetidas à análise de conteúdo. Os principais achados evidenciam que em relação ao idioma inglês os pós-graduandos se auto-avaliam como bons leitores, especificamente da leitura técnica, mas falam e escrevem pouco, consideram imprescindível o domínio desta língua em seu cotidiano profissional, reconhecem que a grande maioria das pesquisas na área da saúde é veiculada em inglês e é nesta fase de formação acadêmica que consideram um obstáculo não dominar o idioma. O aprendizado do inglês é caracterizado pelos pós-graduandos como fundamental para profissionais que buscam destacar-se num mundo competitivo, no entanto, a exigência formal da pós-graduação é considerada uma sobrecarga. O idioma é reconhecido como a Língua Franca da Ciência, corroborando assim a literatura consultada que aponta sua importância na publicação de artigos científicos, propagação e difusão do conhecimento.
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