Avaliação do uso da cava subaquática em Cubatão (SP) para a colocação de sedimentos contaminados como uma eventual forma de remediação
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66376 |
Resumo: | Cavas subaquáticas (CAD) são construídas para reduzir o risco de sedimentos contaminados inaceitáveis, armazenando-os em uma depressão no fundo de um sistema aquático. A cava subaquática em Cubatão está localizada ao lado do manguezal do Largo do Casqueiro, na região do Estuário de Santos-São Vicente, litoral paulista. Neste estuário temos o Canal de Piaçaguera, que é uma rota importante de navegação que liga o Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (TIPLAM) e o Terminal USIMINAS ao canal de navegação do Porto de Santos. Durante os anos de 2016 a 2021, esta CAD foi construída utilizando diferentes metodologias de dragagem, com rígidos padrões técnicos e ambientais de controle sendo sua abertura concluída em 2017. Portanto, neste presente trabalho está sendo feita uma avaliação do uso da CAD em Cubatão para colocação de sedimentos contaminados como uma eventual forma de remediação, buscando esclarecer se é realmente viável sua utilização na região estuarina. |
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Avaliação do uso da cava subaquática em Cubatão (SP) para a colocação de sedimentos contaminados como uma eventual forma de remediaçãoCanal de PiaçagueraCava subaquáticaDragagemRemediaçãoSedimentos contaminadosCavas subaquáticas (CAD) são construídas para reduzir o risco de sedimentos contaminados inaceitáveis, armazenando-os em uma depressão no fundo de um sistema aquático. A cava subaquática em Cubatão está localizada ao lado do manguezal do Largo do Casqueiro, na região do Estuário de Santos-São Vicente, litoral paulista. Neste estuário temos o Canal de Piaçaguera, que é uma rota importante de navegação que liga o Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (TIPLAM) e o Terminal USIMINAS ao canal de navegação do Porto de Santos. Durante os anos de 2016 a 2021, esta CAD foi construída utilizando diferentes metodologias de dragagem, com rígidos padrões técnicos e ambientais de controle sendo sua abertura concluída em 2017. Portanto, neste presente trabalho está sendo feita uma avaliação do uso da CAD em Cubatão para colocação de sedimentos contaminados como uma eventual forma de remediação, buscando esclarecer se é realmente viável sua utilização na região estuarina.Universidade Federal de São PauloTorres, Ronaldo José [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/5776197357433580Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Marques, Raquel Caroline Flores [UNIFESP]2023-01-16T23:55:50Z2023-01-16T23:55:50Z2022-12-16info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion56 f.application/pdfMARQUES, Raquel Caroline Flores. Avaliação do uso da cava subaquática em Cubatão (SP) para a colocação de sedimentos contaminados como uma eventual forma de remediação. 2022. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar) - Instituto do Mar, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66376porSantosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T06:33:42Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/66376Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T06:33:42Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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