Planejamento, implementação e avaliação de módulo optativo presencial com complementação a distância para ensino de Dermatologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcellos, Monica Ribeiro De Azevedo [UNIFESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7664753
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59749
Resumo: A educação médica tem-se modificado nas últimas décadas e várias modalidades de ensino ativo tem sido propostas em contraposição ou como complementação ao ensino tradicional. Recursos de e-learning vêm sendo cada vez mais utilizados como complemento no ensino médico e da Dermatologia. Objetivos: os objetivos deste estudo foram desenvolver e validar um módulo optativo presencial com complementação a distância para ensino de Dermatologia. Métodos: trata-se de estudo de análise documental com desenho instrucional e analítico longitudinal em que, entre os anos de 2012 e 2016 foi proposto treinamento complementar ao atendimento clínico em Dermatologia para alunos do 5.ano médico em estágio em ambulatório multidisciplinar no Centro Alfa de Humanização do Ensino da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Foi desenvolvido um módulo consistindo de quatro blocos semanais de 5 horas cada, com atividades ambulatoriais seguidas de discussões presenciais em pequenos grupos, com imagens para descrição de lesões e discussão diagnóstica, complementado por atividades virtuais com recursos de internet como jogos e tutoriais de acesso livre, cujos links eram disponibilizados no ambiente Moodle semanalmente como tarefa de casa. O conteúdo compreendia treinamento em descrição morfológica de lesões elementares, doenças cutâneas inflamatórias e infecções cutâneas comuns, erupções por medicamentos, pele e doenças sistêmicas e câncer cutâneo. A avaliação se deu por provas pré e pós de tipo escritas (dissertativas e de múltipla escolha) e questionário de avaliação com questões fechadas e abertas, com análise quantitativa e qualitativa, para avaliar a aceitação dos alunos quanto a este novo método de treinamento; Resultados: Dos 421 alunos que acessaram o ambiente Moodle, 354 alunos (56,28%) realizaram as provas escritas, 357 (56,75%) realizaram as de múltipla escolha e 297 (47,22%) responderam ao questionário. Na avaliação global, considerando os alunos que fizeram as duas provas antes e depois do curso (n=229), houve desempenho significantemente melhor ao final do treinamento, em relação ao do início (p<0,001), com mediana de notas, respectivamente, de 4,6 e 5,8; o desempenho nas provas descritivas aumentou significantemente após o módulo (p<0,001) com medianas respectivamente de 4,7 e 6,7 antes e depois do curso, bem como o desempenho nas provas de múltipla escolha (p<0,001) com medianas respectivamente de 4,4 e 5,0 antes e depois do módulo. Em resposta ao questionário, os alunos referiram dificuldade prévia com a aprendizagem em Dermatologia em geral e especialmente na descrição de lesões elementares. A maioria não encontrou dificuldade no curso e aprovou o formato de discussões em pequenos grupos, além do material disponibilizado virtualmente, considerados interativos e didáticos. Também foram relatados problemas de organização pessoal na realização das tarefas. Vários citaram necessidade de mais atendimento a doentes nesta fase do internato. Eles dedicaram de uma a três horas semanais para as atividades virtuais. O modelo semipresencial foi considerado adequado por 71,04% e 85,19% identificaram contribuição ao aprendizado. Conclusão: este módulo semipresencial, interativo e usando recursos de internet de livre acesso, foi eficaz no reforço de conceitos em Dermatologia e no incremento de conhecimento de doenças cutâneas comuns e na habilidade de descrever morfologicamente as lesões cutâneas na população de alunos estudada.
id UFSP_1ed74ced7a45c97d0a55fd90415cac8b
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/59749
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Vasconcellos, Monica Ribeiro De Azevedo [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)http://lattes.cnpq.br/4552865923150241http://lattes.cnpq.br/1123390691453566http://lattes.cnpq.br/0973903299568770Tomimori, Jane [UNIFESP]Girão, Manoel João Batista CastelloSão Paulo2021-01-19T16:35:41Z2021-01-19T16:35:41Z2019-06-27https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7664753VASCONCELLOS, Mônica Ribeiro de Azevedo. Planejamento, implementação e avaliação de módulo optativo presencial com complementação a distância para o ensino de dermatologia 2019. 230f. Tese (Doutorado em Medicina Translacional) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2019.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59749Mônica Ribeiro de Azevedo Vasconcellos -A.pdfA educação médica tem-se modificado nas últimas décadas e várias modalidades de ensino ativo tem sido propostas em contraposição ou como complementação ao ensino tradicional. Recursos de e-learning vêm sendo cada vez mais utilizados como complemento no ensino médico e da Dermatologia. Objetivos: os objetivos deste estudo foram desenvolver e validar um módulo optativo presencial com complementação a distância para ensino de Dermatologia. Métodos: trata-se de estudo de análise documental com desenho instrucional e analítico longitudinal em que, entre os anos de 2012 e 2016 foi proposto treinamento complementar ao atendimento clínico em Dermatologia para alunos do 5.ano médico em estágio em ambulatório multidisciplinar no Centro Alfa de Humanização do Ensino da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Foi desenvolvido um módulo consistindo de quatro blocos semanais de 5 horas cada, com atividades ambulatoriais seguidas de discussões presenciais em pequenos grupos, com imagens para descrição de lesões e discussão diagnóstica, complementado por atividades virtuais com recursos de internet como jogos e tutoriais de acesso livre, cujos links eram disponibilizados no ambiente Moodle semanalmente como tarefa de casa. O conteúdo compreendia treinamento em descrição morfológica de lesões elementares, doenças cutâneas inflamatórias e infecções cutâneas comuns, erupções por medicamentos, pele e doenças sistêmicas e câncer cutâneo. A avaliação se deu por provas pré e pós de tipo escritas (dissertativas e de múltipla escolha) e questionário de avaliação com questões fechadas e abertas, com análise quantitativa e qualitativa, para avaliar a aceitação dos alunos quanto a este novo método de treinamento; Resultados: Dos 421 alunos que acessaram o ambiente Moodle, 354 alunos (56,28%) realizaram as provas escritas, 357 (56,75%) realizaram as de múltipla escolha e 297 (47,22%) responderam ao questionário. Na avaliação global, considerando os alunos que fizeram as duas provas antes e depois do curso (n=229), houve desempenho significantemente melhor ao final do treinamento, em relação ao do início (p<0,001), com mediana de notas, respectivamente, de 4,6 e 5,8; o desempenho nas provas descritivas aumentou significantemente após o módulo (p<0,001) com medianas respectivamente de 4,7 e 6,7 antes e depois do curso, bem como o desempenho nas provas de múltipla escolha (p<0,001) com medianas respectivamente de 4,4 e 5,0 antes e depois do módulo. Em resposta ao questionário, os alunos referiram dificuldade prévia com a aprendizagem em Dermatologia em geral e especialmente na descrição de lesões elementares. A maioria não encontrou dificuldade no curso e aprovou o formato de discussões em pequenos grupos, além do material disponibilizado virtualmente, considerados interativos e didáticos. Também foram relatados problemas de organização pessoal na realização das tarefas. Vários citaram necessidade de mais atendimento a doentes nesta fase do internato. Eles dedicaram de uma a três horas semanais para as atividades virtuais. O modelo semipresencial foi considerado adequado por 71,04% e 85,19% identificaram contribuição ao aprendizado. Conclusão: este módulo semipresencial, interativo e usando recursos de internet de livre acesso, foi eficaz no reforço de conceitos em Dermatologia e no incremento de conhecimento de doenças cutâneas comuns e na habilidade de descrever morfologicamente as lesões cutâneas na população de alunos estudada.The undergraduate medical teaching process has significantly changed in the last decades. Various modalities of active teaching have been proposed in contrast or as a complement to traditional teaching. E-learning resources have been increasingly used in medical teaching and also in dermatology. Objectives: the objectives of this study were to develop and validate an optional face-to-face and distance-learning module for the teaching of dermatology. Methods: it is a study of documentary with instructional design and longitudinal analytical analysis in which, between the years of 2012 and 2016 was proposed complementary training to clinical care in Dermatology. It was proposed for students of the medical doctor in a multidisciplinary outpatient clinic in the Alpha Center for Humanization of Teaching of the Paulista School of Medicine of the Federal University of São Paulo. A module consisting of four weekly blocks of 5 hours each was developed, with outpatient activities followed by face-to-face discussions in small groups, with images to describe lesions and diagnostic discussion, complemented by virtual activities with internet resources such as free access games and tutorials , whose links were made available in the Moodle environment weekly as a homework assignment. The content comprised training in morphological description of elemental lesions, inflammatory skin diseases and common skin infections, drug eruptions, skin and systemic diseases, and skin cancer. The evaluation was based on written (multiple choice and dissertation) tests which were pre and post type cognitive tests and closed and open questionnaire with quantitative and qualitative analysis, to evaluate students' acceptance of this new training method. Results: Of the 421 students who accessed the Moodle environment, 354 students (56.28%) did the written tests, 357 (56.75%) did the multiple choice and 297 (47.22%) answered the questionnaire. In the overall assessment, considering the students who did the two tests before and after the course (n = 229), there was a significantly better performance at the end of the training, compared to the beginning (p <0.001), with median grades respectively, of 4.6 and 5.8; the performance in the descriptive tests increased significantly after the module (p <0.001) with medians respectively of 4.7 and 6.7 before and after the course, as well as the performance in the multiple choice tests (p <0.001) with medians respectively 4.4 and 5.0 before and after the module. In response to the questionnaire, the students reported previous difficulties with learning in dermatology in general and especially in the description of elementary lesions. Most found no difficulty in the course and approved the format of discussions in small groups, in addition to the material made available virtually, considered interactive and didactic. Problems of personal organization were also reported in the accomplishment of the tasks. Several cited a need for more care for patients at this stage of the medical school internship. They devoted one to three hours a week to virtual activities. The blended model was considered adequate by 71.04% and 85.19% identified a contribution to learning. Conclusion: this interactive, blended module, using free access internet resources, was effective in reinforcing concepts in dermatology and increasing knowledge of common skin diseases and in the ability to morphologically describe cutaneous lesions in the student population studied.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2019)230f.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Educação A DistânciaAvaliação Do Ensino MédicoEnsino On-Line Da DermatologiaAvaliação Do Ensino Em DermatologiaCurrículo MédicoDistant LearningMedical Learning AssessmentDermatology E-LearningDermatological Learning AssessmentUndergraduate Medical CurriculumPlanejamento, implementação e avaliação de módulo optativo presencial com complementação a distância para ensino de DermatologiaPlanning, implementation and evaluation of an optional face to face module with distance complementation for the teaching of dermatology.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de MedicinaMedicina TranslacionalMecanismos Moleculares E Celulares De DoençasManifestações Dermatológicas Nos Indivíduos ImunocomprometidosORIGINALMônica Ribeiro de Azevedo Vasconcellos -A.pdfMônica Ribeiro de Azevedo Vasconcellos -A.pdfapplication/pdf3266615${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59749/2/M%c3%b4nica%20Ribeiro%20de%20Azevedo%20Vasconcellos%20-A.pdf8da6a6aae6ee037d9107e56dc8119720MD52open access11600/597492023-07-05 14:55:21.811open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/59749Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-07-05T17:55:21Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Planejamento, implementação e avaliação de módulo optativo presencial com complementação a distância para ensino de Dermatologia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Planning, implementation and evaluation of an optional face to face module with distance complementation for the teaching of dermatology.
title Planejamento, implementação e avaliação de módulo optativo presencial com complementação a distância para ensino de Dermatologia
spellingShingle Planejamento, implementação e avaliação de módulo optativo presencial com complementação a distância para ensino de Dermatologia
Vasconcellos, Monica Ribeiro De Azevedo [UNIFESP]
Educação A Distância
Avaliação Do Ensino Médico
Ensino On-Line Da Dermatologia
Avaliação Do Ensino Em Dermatologia
Currículo Médico
Distant Learning
Medical Learning Assessment
Dermatology E-Learning
Dermatological Learning Assessment
Undergraduate Medical Curriculum
title_short Planejamento, implementação e avaliação de módulo optativo presencial com complementação a distância para ensino de Dermatologia
title_full Planejamento, implementação e avaliação de módulo optativo presencial com complementação a distância para ensino de Dermatologia
title_fullStr Planejamento, implementação e avaliação de módulo optativo presencial com complementação a distância para ensino de Dermatologia
title_full_unstemmed Planejamento, implementação e avaliação de módulo optativo presencial com complementação a distância para ensino de Dermatologia
title_sort Planejamento, implementação e avaliação de módulo optativo presencial com complementação a distância para ensino de Dermatologia
author Vasconcellos, Monica Ribeiro De Azevedo [UNIFESP]
author_facet Vasconcellos, Monica Ribeiro De Azevedo [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4552865923150241
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1123390691453566
dc.contributor.advisor-coLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0973903299568770
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcellos, Monica Ribeiro De Azevedo [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tomimori, Jane [UNIFESP]
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Girão, Manoel João Batista Castello
contributor_str_mv Tomimori, Jane [UNIFESP]
Girão, Manoel João Batista Castello
dc.subject.por.fl_str_mv Educação A Distância
Avaliação Do Ensino Médico
Ensino On-Line Da Dermatologia
Avaliação Do Ensino Em Dermatologia
Currículo Médico
topic Educação A Distância
Avaliação Do Ensino Médico
Ensino On-Line Da Dermatologia
Avaliação Do Ensino Em Dermatologia
Currículo Médico
Distant Learning
Medical Learning Assessment
Dermatology E-Learning
Dermatological Learning Assessment
Undergraduate Medical Curriculum
dc.subject.eng.fl_str_mv Distant Learning
Medical Learning Assessment
Dermatology E-Learning
Dermatological Learning Assessment
Undergraduate Medical Curriculum
description A educação médica tem-se modificado nas últimas décadas e várias modalidades de ensino ativo tem sido propostas em contraposição ou como complementação ao ensino tradicional. Recursos de e-learning vêm sendo cada vez mais utilizados como complemento no ensino médico e da Dermatologia. Objetivos: os objetivos deste estudo foram desenvolver e validar um módulo optativo presencial com complementação a distância para ensino de Dermatologia. Métodos: trata-se de estudo de análise documental com desenho instrucional e analítico longitudinal em que, entre os anos de 2012 e 2016 foi proposto treinamento complementar ao atendimento clínico em Dermatologia para alunos do 5.ano médico em estágio em ambulatório multidisciplinar no Centro Alfa de Humanização do Ensino da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Foi desenvolvido um módulo consistindo de quatro blocos semanais de 5 horas cada, com atividades ambulatoriais seguidas de discussões presenciais em pequenos grupos, com imagens para descrição de lesões e discussão diagnóstica, complementado por atividades virtuais com recursos de internet como jogos e tutoriais de acesso livre, cujos links eram disponibilizados no ambiente Moodle semanalmente como tarefa de casa. O conteúdo compreendia treinamento em descrição morfológica de lesões elementares, doenças cutâneas inflamatórias e infecções cutâneas comuns, erupções por medicamentos, pele e doenças sistêmicas e câncer cutâneo. A avaliação se deu por provas pré e pós de tipo escritas (dissertativas e de múltipla escolha) e questionário de avaliação com questões fechadas e abertas, com análise quantitativa e qualitativa, para avaliar a aceitação dos alunos quanto a este novo método de treinamento; Resultados: Dos 421 alunos que acessaram o ambiente Moodle, 354 alunos (56,28%) realizaram as provas escritas, 357 (56,75%) realizaram as de múltipla escolha e 297 (47,22%) responderam ao questionário. Na avaliação global, considerando os alunos que fizeram as duas provas antes e depois do curso (n=229), houve desempenho significantemente melhor ao final do treinamento, em relação ao do início (p<0,001), com mediana de notas, respectivamente, de 4,6 e 5,8; o desempenho nas provas descritivas aumentou significantemente após o módulo (p<0,001) com medianas respectivamente de 4,7 e 6,7 antes e depois do curso, bem como o desempenho nas provas de múltipla escolha (p<0,001) com medianas respectivamente de 4,4 e 5,0 antes e depois do módulo. Em resposta ao questionário, os alunos referiram dificuldade prévia com a aprendizagem em Dermatologia em geral e especialmente na descrição de lesões elementares. A maioria não encontrou dificuldade no curso e aprovou o formato de discussões em pequenos grupos, além do material disponibilizado virtualmente, considerados interativos e didáticos. Também foram relatados problemas de organização pessoal na realização das tarefas. Vários citaram necessidade de mais atendimento a doentes nesta fase do internato. Eles dedicaram de uma a três horas semanais para as atividades virtuais. O modelo semipresencial foi considerado adequado por 71,04% e 85,19% identificaram contribuição ao aprendizado. Conclusão: este módulo semipresencial, interativo e usando recursos de internet de livre acesso, foi eficaz no reforço de conceitos em Dermatologia e no incremento de conhecimento de doenças cutâneas comuns e na habilidade de descrever morfologicamente as lesões cutâneas na população de alunos estudada.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-19T16:35:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-19T16:35:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7664753
dc.identifier.citation.fl_str_mv VASCONCELLOS, Mônica Ribeiro de Azevedo. Planejamento, implementação e avaliação de módulo optativo presencial com complementação a distância para o ensino de dermatologia 2019. 230f. Tese (Doutorado em Medicina Translacional) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59749
dc.identifier.file.none.fl_str_mv Mônica Ribeiro de Azevedo Vasconcellos -A.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7664753
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59749
identifier_str_mv VASCONCELLOS, Mônica Ribeiro de Azevedo. Planejamento, implementação e avaliação de módulo optativo presencial com complementação a distância para o ensino de dermatologia 2019. 230f. Tese (Doutorado em Medicina Translacional) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2019.
Mônica Ribeiro de Azevedo Vasconcellos -A.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 230f.
dc.coverage.spatial.none.fl_str_mv São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59749/2/M%c3%b4nica%20Ribeiro%20de%20Azevedo%20Vasconcellos%20-A.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8da6a6aae6ee037d9107e56dc8119720
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764162575630336