Avaliação de parâmetros de combustíveis automotivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jordan, Vitor Junqueira de Souza [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66798
Resumo: Os combustíveis derivados do petróleo como a gasolina e o diesel são parte integrante do dia a dia da população brasileira e mundial, principalmente para o uso em automóveis. Este atual cenário evidencia a necessidade da realização de fiscalizações e análises físico químicas sobre a procedência e o índice de qualidade desses combustíveis, verificando assim se estão em conformidades da ANP, pois a adulteração dos mesmos pode causar sérios riscos aos motores dos automóveis devido a queima do combustível de forma incorreta, além dos prejuízos ambientais com as emissões de monóxido de carbono que é um composto prejudicial a saúde. Neste trabalho, foram feitas análises com as caracterizações da massa específica, viscosidade cinemática, cor e aspecto em amostras do diesel S10 de dois postos de abastecimento do município de Santos/SP, além de duas amostras gasolina que tiveram suas massas específicas analisadas. Ademais a variação da viscosidade cinemática foi analisada por meio da adulteração de Diesel com diferentes percentuais volumétricos de óleo de soja e querosene, além da própria gasolina ser testada como adulterante do diesel em temperatura de 40°C graus. Com relação aos resultados das quatro amostras um e dois de diesel S10 e gasolina comum, duas das delas estavam dentro das conformidades exigidas pela ANP, a amostra dois de diesel apresentou não conformidade, e a amostra dois de gasolina também não apresentou conformidade. Pode-se concluir que em relação à viscosidade cinemática a mesma apresentou valores dentro das conformidades, além disso, foi possível observar uma taxa de variação que estabeleceu uma relação inversa entre temperatura e viscosidade pois no procedimento experimental notou-se que quando a temperatura do fluido aumentava, a sua viscosidade tendia a diminuir, notou-se também que mesmos com altos percentuais de adulteração de querosene, o óleo diesel ainda se mantinha dentro das conformidades da ANP. Quanto à adulteração do diesel S10 com querosene, a viscosidade cinemática variou de 3,6 mm²/s /s até 1,84 mm²/s e em relação à adulteração do diesel S10 com óleo de soja, a viscosidade cinemática das misturas variaram entre 3,05 mm²/s e 29,14 mm²/s , estabelecendo assim uma variação de 1,52 mm²/s para o querosene e 26,09 mm²/s para óleo de soja.
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Neste trabalho, foram feitas análises com as caracterizações da massa específica, viscosidade cinemática, cor e aspecto em amostras do diesel S10 de dois postos de abastecimento do município de Santos/SP, além de duas amostras gasolina que tiveram suas massas específicas analisadas. Ademais a variação da viscosidade cinemática foi analisada por meio da adulteração de Diesel com diferentes percentuais volumétricos de óleo de soja e querosene, além da própria gasolina ser testada como adulterante do diesel em temperatura de 40°C graus. Com relação aos resultados das quatro amostras um e dois de diesel S10 e gasolina comum, duas das delas estavam dentro das conformidades exigidas pela ANP, a amostra dois de diesel apresentou não conformidade, e a amostra dois de gasolina também não apresentou conformidade. Pode-se concluir que em relação à viscosidade cinemática a mesma apresentou valores dentro das conformidades, além disso, foi possível observar uma taxa de variação que estabeleceu uma relação inversa entre temperatura e viscosidade pois no procedimento experimental notou-se que quando a temperatura do fluido aumentava, a sua viscosidade tendia a diminuir, notou-se também que mesmos com altos percentuais de adulteração de querosene, o óleo diesel ainda se mantinha dentro das conformidades da ANP. Quanto à adulteração do diesel S10 com querosene, a viscosidade cinemática variou de 3,6 mm²/s /s até 1,84 mm²/s e em relação à adulteração do diesel S10 com óleo de soja, a viscosidade cinemática das misturas variaram entre 3,05 mm²/s e 29,14 mm²/s , estabelecendo assim uma variação de 1,52 mm²/s para o querosene e 26,09 mm²/s para óleo de soja.Petroleum-derived fuels such as gasoline and diesel are an integral part of the daily lives of the Brazilian and world population, mainly for use in cars. This current scenario highlights the need to carry out inspections and physicochemical analyzes on the origin and quality index of these fuels, thus verifying whether they comply with the ANP, as their adulteration can cause serious risks to car engines due to burning. fuel incorrectly, in addition to environmental damage with arbon monoxide emissions, which is a compound that is harmful to health.In this work, analyzes were carried out with the characterization of the specific mass,inematic viscosity, color and appearance in samples of S10 diesel from two illing stations in the city of Santos/SP, in addition to two gasoline samples that had heir specific masses analyzed. In addition, the variation in kinematic viscosity was analyzed by adulterating Diesel with different volumetric percentages of soybean oil and kerosene, in addition to gasoline being tested as a diesel adulterant at a temperature of 40°C. Regarding the results of the four samples one and two of diesel 10 and common gasoline, two of them were within the compliance required by the NP, sample two of diesel showed non-compliance, and sample two of gasoline also did not show compliance. It can be concluded that in relation to the kinematic viscosity, it presented values within compliance, in addition, it was possible to Observe a variation rate that established an inverse relationship between temperature and viscosity, since in the experimental procedure it was noted that when the temperature of the fluid increased, its viscosity tended to decrease, it was also noted that even with high percentages of kerosene adulteration, diesel oil still remained within ANP compliance. Regarding the S10 diesel adulteration with kerosene, the kinematic viscosity ranged from 3.6 mm²/s /s to 1.84 mm²/s and in relation to the S10 diesel adulteration with soybean oil, the kinematic viscosity of the mixtures varied between 3, 05 mm²/s and 29.14 mm²/s, thus establishing a variation of 1.52 mm²/s for kerosene and 26.09 mm²/s for soybean oil.Universidade Federal de São PauloBarbosa, Lúcio Leonel [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/4184066856833642Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Jordan, Vitor Junqueira de Souza [UNIFESP]2023-02-01T21:44:06Z2023-02-01T21:44:06Z2022-12-16info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion45 f.application/pdfJORDAN, Vitor Junqueira de Souza. Avaliação de parâmetros de combustíveis automotivos. 2022. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar) - Instituto do Mar, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66798porSantosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-27T08:10:35Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/66798Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-27T08:10:35Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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