Da orla às palafitas: uma análise do percurso formativo interdisciplicar em psicologia e políticas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Beatriz Ferreira [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66732
Resumo: O presente trabalho tem como foco principal a análise sobre o percurso formativo em psicologia de uma graduanda pela Universidade Federal de São Paulo, tendo como centro as experiências vivenciadas dentro do campo das Políticas Públicas em um território marcado pela exclusão social na cidade de Santos, São Paulo. A partir das inserções em atividades do estágio intitulado “Psicologia e Políticas Públicas: olhares a partir da proteção básica para a rede socioassistencial no território das palafitas”, pretende-se refletir sobre a implicação da psicologia inserida nas políticas públicas em território periférico tendo como objeto de estudo a vivência da autora durante o processo formativo interdisciplinar. O trabalho tem como base a análise reflexiva de materiais como: diários de experiência do estágio, leituras bibliográficas e vivências acadêmicas acerca dos temas da questão social no brasil e suas implicações diante das políticas públicas de proteção social. Para tal, o trabalho apresenta o histórico das políticas sociais no Brasil, a origem da atuação da psicologia no campo das políticas públicas e a trajetória de formação da autora ao longo de seis anos da graduação. Nesse período, pode-se considerar que a autora vivenciou um intenso processo de formação pessoal em direção a produção de um saber-fazer em psicologia que esteja comprometido com a transformação social.
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