Da orla às palafitas: uma análise do percurso formativo interdisciplicar em psicologia e políticas públicas
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66732 |
Resumo: | O presente trabalho tem como foco principal a análise sobre o percurso formativo em psicologia de uma graduanda pela Universidade Federal de São Paulo, tendo como centro as experiências vivenciadas dentro do campo das Políticas Públicas em um território marcado pela exclusão social na cidade de Santos, São Paulo. A partir das inserções em atividades do estágio intitulado “Psicologia e Políticas Públicas: olhares a partir da proteção básica para a rede socioassistencial no território das palafitas”, pretende-se refletir sobre a implicação da psicologia inserida nas políticas públicas em território periférico tendo como objeto de estudo a vivência da autora durante o processo formativo interdisciplinar. O trabalho tem como base a análise reflexiva de materiais como: diários de experiência do estágio, leituras bibliográficas e vivências acadêmicas acerca dos temas da questão social no brasil e suas implicações diante das políticas públicas de proteção social. Para tal, o trabalho apresenta o histórico das políticas sociais no Brasil, a origem da atuação da psicologia no campo das políticas públicas e a trajetória de formação da autora ao longo de seis anos da graduação. Nesse período, pode-se considerar que a autora vivenciou um intenso processo de formação pessoal em direção a produção de um saber-fazer em psicologia que esteja comprometido com a transformação social. |
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Da orla às palafitas: uma análise do percurso formativo interdisciplicar em psicologia e políticas públicasFrom the waterfront to the stilts: an analysis of the formative interdisciplinary path in psychology and public policyDesigualdade socialPsicologia SocialPolíticas PúblicasAssistência SocialSocial InequalitySocial PsychologyPublic PolicySocial AssistenceO presente trabalho tem como foco principal a análise sobre o percurso formativo em psicologia de uma graduanda pela Universidade Federal de São Paulo, tendo como centro as experiências vivenciadas dentro do campo das Políticas Públicas em um território marcado pela exclusão social na cidade de Santos, São Paulo. A partir das inserções em atividades do estágio intitulado “Psicologia e Políticas Públicas: olhares a partir da proteção básica para a rede socioassistencial no território das palafitas”, pretende-se refletir sobre a implicação da psicologia inserida nas políticas públicas em território periférico tendo como objeto de estudo a vivência da autora durante o processo formativo interdisciplinar. O trabalho tem como base a análise reflexiva de materiais como: diários de experiência do estágio, leituras bibliográficas e vivências acadêmicas acerca dos temas da questão social no brasil e suas implicações diante das políticas públicas de proteção social. Para tal, o trabalho apresenta o histórico das políticas sociais no Brasil, a origem da atuação da psicologia no campo das políticas públicas e a trajetória de formação da autora ao longo de seis anos da graduação. Nesse período, pode-se considerar que a autora vivenciou um intenso processo de formação pessoal em direção a produção de um saber-fazer em psicologia que esteja comprometido com a transformação social.The presente work has as its main focus the analysis of the formative path in psychology from a graduate student at the University of São Paulo, centered on the experiences lived inside the field of public policy in a territory marked by social exclusion in the city of Santos, São Paulo. From the insertions in activities of the internship titled by “Psychology and Public Policy: looks from the basic protection for the social assistance network in the territory of the stilts”, intends to reflect about the implication of psychology inserted in public policies in the peripheral territory having as object of study the author's experience during the interdisciplinary training process. The work is based on the reflective analysis of materials such as: internship experience diaries, bibliographical readings, and academic experiences about the themes of the social issue in Brazil and its implications for public policies for social protection. For such, the work presents the history of social policies in Brazil, the origin of the performance of psychology in the field of public policies and the author's formation trajectory over six years of graduation. In this period, can be considered that the author experienced an intense process of personal formation towards the production of a know-how in psychology who is committed to social transformation.Universidade Federal de São PauloMatsumoto, Adriana Eiko [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/1255445071615138http://lattes.cnpq.br/4078418980348385Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Pontes, Beatriz Ferreira [UNIFESP]2023-01-31T17:20:09Z2023-01-31T17:20:09Z2023-01-27info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion89 f.application/pdfPONTES, Beatriz Ferreira. Da orla às palafitas: uma análise do percurso formativo interdisciplicar em psicologia e políticas públicas. 2023. 89 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2023.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66732porISSinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T10:17:02Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/66732Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T10:17:02Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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