A construção da linguagem de crianças surdas em escolas inclusivas e escolas bilíngues: possibilidades e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Melina Poiatti [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
dARK ID: ark:/48912/001300000xp4j
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/65239
Resumo: Este estudo tem como objetivo compreender a construção da linguagem das crianças surdas no contexto das escolas inclusivas e escolas bilíngues por meio da análise bibliográfica de artigos. O tema surge das problemáticas envolvidas no processo de inclusão escolar, que pressupõe o desenvolvimento das crianças surdas articuladamente ao processo de desenvolvimento das crianças ouvintes levando em consideração a diferença da língua materna entre elas. A pesquisa considera também o preconceito e o prejuízo que as crianças surdas sofrem por vivermos em uma sociedade hegemonicamente ouvinte desprezando as culturas e identidades surdas. Foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio da análise bibliográfica, na perspectiva histórico cultural, através do mapeamento de artigos produzidos no período de 2012 a 2022 e disponibilizado na base de dados da plataforma SCIELO. A partir disso, buscou-se identificar, analisar – mediante um roteiro pré-definido – e refletir sobre as principais contribuições que estas produções contribuíram em relação ao tema da educação e construção da linguagem de surdos, do ouvintismo e das escolas inclusivas e bilíngues. Os resultados e discussões refletiram sobre a importância e a efetividade das escolas bilíngues para a construção da linguagem, identidades e culturas surdas.
id UFSP_2174e730531f07597e0e5bb239cb4781
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/65239
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling A construção da linguagem de crianças surdas em escolas inclusivas e escolas bilíngues: possibilidades e desafiosThe language construction of deaf children in inclusive and bilingual schools: challenges and opportunitiesLa construcción del lenguaje de los niños sordos en escuelas inclusivas y escuelas bilingües: posibilidades y retosOuvintismoEducação bilíngueIdentidade surdaCultura surdaEducação de surdosEste estudo tem como objetivo compreender a construção da linguagem das crianças surdas no contexto das escolas inclusivas e escolas bilíngues por meio da análise bibliográfica de artigos. O tema surge das problemáticas envolvidas no processo de inclusão escolar, que pressupõe o desenvolvimento das crianças surdas articuladamente ao processo de desenvolvimento das crianças ouvintes levando em consideração a diferença da língua materna entre elas. A pesquisa considera também o preconceito e o prejuízo que as crianças surdas sofrem por vivermos em uma sociedade hegemonicamente ouvinte desprezando as culturas e identidades surdas. Foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio da análise bibliográfica, na perspectiva histórico cultural, através do mapeamento de artigos produzidos no período de 2012 a 2022 e disponibilizado na base de dados da plataforma SCIELO. A partir disso, buscou-se identificar, analisar – mediante um roteiro pré-definido – e refletir sobre as principais contribuições que estas produções contribuíram em relação ao tema da educação e construção da linguagem de surdos, do ouvintismo e das escolas inclusivas e bilíngues. Os resultados e discussões refletiram sobre a importância e a efetividade das escolas bilíngues para a construção da linguagem, identidades e culturas surdas.This study aims to understand the language construction of deaf in inclusive and bilingual schools through a bibliographic analysis of articles. The subject stems from problems in the school inclusion process, which presupposes the development of deaf children simultaneously with the development process of hearing children, considering the difference in their mother tongue. The research also considers the bias and intolerance that deaf children suffer because we live in a hegemonically listener society, unvalue deaf cultures and identities. We conducted a qualitative study through bibliographic analysis, from the historical-cultural perspective, through a mapping of articles produced from 2012 to 2022 and made available in the database of the SCIELO platform. From this, we sought to identify, analyze and reflect on the main contributions that these productions bring and contribute to the theme of education for the deaf, construction of language for the deaf, inside listening, and inclusive schools. Then, we conducted further identifications and analyses through a pre-established script, and reflections over the main contributions brought by productions for deaf education, the construction of language for the deaf, ouvintismo, in inclusive and bilingual schools. The results and discussions demonstrate the importance and effectiveness of bilingual schools for the construction of language, identity, and culture for the deaf.Este estudio tiene como objetivo comprender la construcción del lenguaje de niños sordos en el contexto de escuelas inclusivas y escuelas bilingües por medio del análisis bibliográfico de artículos. El tema surge de la problemática involucrada en el proceso de inclusión escolar, que presupone el desarrollo del niño sordo en conjunto con el proceso de desarrollo del niño oyente, teniendo en cuenta la diferencia de su lengua materna. La investigación también considera los prejuicios y perjuicios que sufren los niños sordos debido a vivimos en una sociedad hegemónicamente oyente, despreciando las culturas y identidades sordas. Se realizó una investigación cualitativa por medio del análisis bibliográfico, en la perspectiva histórico-cultural, a través de un mapeo de artículos producidos en el período de 2012 a 2022 y puestos a disposición en la base de datos de la plataforma SCIELO. A fin de eso, buscamos identificar, analizar - mediante un guión predefinido - y reflexionar sobre los principales aportes que estas producciones traen y contribuyen al tema de la educación sorda, construcción del lenguaje de los sordos, oyentes y escuelas inclusivas y bilingües. Los resultados y discusiones reflexionan sobre la importancia y eficacia de las escuelas bilingües para la construcción de lenguas, identidades y culturas sordas.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloGarrutti, Érica Aparecida [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/6006817586830268http://lattes.cnpq.br/7310450850670046Nogueira, Melina Poiatti [UNIFESP]2022-08-15T16:42:24Z2022-08-15T16:42:24Z2022-08-02info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion53 f.application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/65239ark:/48912/001300000xp4jporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-27T06:38:48Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/65239Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:43:56.603744Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção da linguagem de crianças surdas em escolas inclusivas e escolas bilíngues: possibilidades e desafios
The language construction of deaf children in inclusive and bilingual schools: challenges and opportunities
La construcción del lenguaje de los niños sordos en escuelas inclusivas y escuelas bilingües: posibilidades y retos
title A construção da linguagem de crianças surdas em escolas inclusivas e escolas bilíngues: possibilidades e desafios
spellingShingle A construção da linguagem de crianças surdas em escolas inclusivas e escolas bilíngues: possibilidades e desafios
Nogueira, Melina Poiatti [UNIFESP]
Ouvintismo
Educação bilíngue
Identidade surda
Cultura surda
Educação de surdos
title_short A construção da linguagem de crianças surdas em escolas inclusivas e escolas bilíngues: possibilidades e desafios
title_full A construção da linguagem de crianças surdas em escolas inclusivas e escolas bilíngues: possibilidades e desafios
title_fullStr A construção da linguagem de crianças surdas em escolas inclusivas e escolas bilíngues: possibilidades e desafios
title_full_unstemmed A construção da linguagem de crianças surdas em escolas inclusivas e escolas bilíngues: possibilidades e desafios
title_sort A construção da linguagem de crianças surdas em escolas inclusivas e escolas bilíngues: possibilidades e desafios
author Nogueira, Melina Poiatti [UNIFESP]
author_facet Nogueira, Melina Poiatti [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garrutti, Érica Aparecida [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/6006817586830268
http://lattes.cnpq.br/7310450850670046
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Melina Poiatti [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ouvintismo
Educação bilíngue
Identidade surda
Cultura surda
Educação de surdos
topic Ouvintismo
Educação bilíngue
Identidade surda
Cultura surda
Educação de surdos
description Este estudo tem como objetivo compreender a construção da linguagem das crianças surdas no contexto das escolas inclusivas e escolas bilíngues por meio da análise bibliográfica de artigos. O tema surge das problemáticas envolvidas no processo de inclusão escolar, que pressupõe o desenvolvimento das crianças surdas articuladamente ao processo de desenvolvimento das crianças ouvintes levando em consideração a diferença da língua materna entre elas. A pesquisa considera também o preconceito e o prejuízo que as crianças surdas sofrem por vivermos em uma sociedade hegemonicamente ouvinte desprezando as culturas e identidades surdas. Foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio da análise bibliográfica, na perspectiva histórico cultural, através do mapeamento de artigos produzidos no período de 2012 a 2022 e disponibilizado na base de dados da plataforma SCIELO. A partir disso, buscou-se identificar, analisar – mediante um roteiro pré-definido – e refletir sobre as principais contribuições que estas produções contribuíram em relação ao tema da educação e construção da linguagem de surdos, do ouvintismo e das escolas inclusivas e bilíngues. Os resultados e discussões refletiram sobre a importância e a efetividade das escolas bilíngues para a construção da linguagem, identidades e culturas surdas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-15T16:42:24Z
2022-08-15T16:42:24Z
2022-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11600/65239
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/48912/001300000xp4j
url https://hdl.handle.net/11600/65239
identifier_str_mv ark:/48912/001300000xp4j
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 53 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1818602535079903232