A construção da linguagem de crianças surdas em escolas inclusivas e escolas bilíngues: possibilidades e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
dARK ID: | ark:/48912/001300000xp4j |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/65239 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo compreender a construção da linguagem das crianças surdas no contexto das escolas inclusivas e escolas bilíngues por meio da análise bibliográfica de artigos. O tema surge das problemáticas envolvidas no processo de inclusão escolar, que pressupõe o desenvolvimento das crianças surdas articuladamente ao processo de desenvolvimento das crianças ouvintes levando em consideração a diferença da língua materna entre elas. A pesquisa considera também o preconceito e o prejuízo que as crianças surdas sofrem por vivermos em uma sociedade hegemonicamente ouvinte desprezando as culturas e identidades surdas. Foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio da análise bibliográfica, na perspectiva histórico cultural, através do mapeamento de artigos produzidos no período de 2012 a 2022 e disponibilizado na base de dados da plataforma SCIELO. A partir disso, buscou-se identificar, analisar – mediante um roteiro pré-definido – e refletir sobre as principais contribuições que estas produções contribuíram em relação ao tema da educação e construção da linguagem de surdos, do ouvintismo e das escolas inclusivas e bilíngues. Os resultados e discussões refletiram sobre a importância e a efetividade das escolas bilíngues para a construção da linguagem, identidades e culturas surdas. |
id |
UFSP_2174e730531f07597e0e5bb239cb4781 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/65239 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
A construção da linguagem de crianças surdas em escolas inclusivas e escolas bilíngues: possibilidades e desafiosThe language construction of deaf children in inclusive and bilingual schools: challenges and opportunitiesLa construcción del lenguaje de los niños sordos en escuelas inclusivas y escuelas bilingües: posibilidades y retosOuvintismoEducação bilíngueIdentidade surdaCultura surdaEducação de surdosEste estudo tem como objetivo compreender a construção da linguagem das crianças surdas no contexto das escolas inclusivas e escolas bilíngues por meio da análise bibliográfica de artigos. O tema surge das problemáticas envolvidas no processo de inclusão escolar, que pressupõe o desenvolvimento das crianças surdas articuladamente ao processo de desenvolvimento das crianças ouvintes levando em consideração a diferença da língua materna entre elas. A pesquisa considera também o preconceito e o prejuízo que as crianças surdas sofrem por vivermos em uma sociedade hegemonicamente ouvinte desprezando as culturas e identidades surdas. Foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio da análise bibliográfica, na perspectiva histórico cultural, através do mapeamento de artigos produzidos no período de 2012 a 2022 e disponibilizado na base de dados da plataforma SCIELO. A partir disso, buscou-se identificar, analisar – mediante um roteiro pré-definido – e refletir sobre as principais contribuições que estas produções contribuíram em relação ao tema da educação e construção da linguagem de surdos, do ouvintismo e das escolas inclusivas e bilíngues. Os resultados e discussões refletiram sobre a importância e a efetividade das escolas bilíngues para a construção da linguagem, identidades e culturas surdas.This study aims to understand the language construction of deaf in inclusive and bilingual schools through a bibliographic analysis of articles. The subject stems from problems in the school inclusion process, which presupposes the development of deaf children simultaneously with the development process of hearing children, considering the difference in their mother tongue. The research also considers the bias and intolerance that deaf children suffer because we live in a hegemonically listener society, unvalue deaf cultures and identities. We conducted a qualitative study through bibliographic analysis, from the historical-cultural perspective, through a mapping of articles produced from 2012 to 2022 and made available in the database of the SCIELO platform. From this, we sought to identify, analyze and reflect on the main contributions that these productions bring and contribute to the theme of education for the deaf, construction of language for the deaf, inside listening, and inclusive schools. Then, we conducted further identifications and analyses through a pre-established script, and reflections over the main contributions brought by productions for deaf education, the construction of language for the deaf, ouvintismo, in inclusive and bilingual schools. The results and discussions demonstrate the importance and effectiveness of bilingual schools for the construction of language, identity, and culture for the deaf.Este estudio tiene como objetivo comprender la construcción del lenguaje de niños sordos en el contexto de escuelas inclusivas y escuelas bilingües por medio del análisis bibliográfico de artículos. El tema surge de la problemática involucrada en el proceso de inclusión escolar, que presupone el desarrollo del niño sordo en conjunto con el proceso de desarrollo del niño oyente, teniendo en cuenta la diferencia de su lengua materna. La investigación también considera los prejuicios y perjuicios que sufren los niños sordos debido a vivimos en una sociedad hegemónicamente oyente, despreciando las culturas y identidades sordas. Se realizó una investigación cualitativa por medio del análisis bibliográfico, en la perspectiva histórico-cultural, a través de un mapeo de artículos producidos en el período de 2012 a 2022 y puestos a disposición en la base de datos de la plataforma SCIELO. A fin de eso, buscamos identificar, analizar - mediante un guión predefinido - y reflexionar sobre los principales aportes que estas producciones traen y contribuyen al tema de la educación sorda, construcción del lenguaje de los sordos, oyentes y escuelas inclusivas y bilingües. Los resultados y discusiones reflexionan sobre la importancia y eficacia de las escuelas bilingües para la construcción de lenguas, identidades y culturas sordas.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloGarrutti, Érica Aparecida [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/6006817586830268http://lattes.cnpq.br/7310450850670046Nogueira, Melina Poiatti [UNIFESP]2022-08-15T16:42:24Z2022-08-15T16:42:24Z2022-08-02info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion53 f.application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/65239ark:/48912/001300000xp4jporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-27T06:38:48Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/65239Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:43:56.603744Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção da linguagem de crianças surdas em escolas inclusivas e escolas bilíngues: possibilidades e desafios The language construction of deaf children in inclusive and bilingual schools: challenges and opportunities La construcción del lenguaje de los niños sordos en escuelas inclusivas y escuelas bilingües: posibilidades y retos |
title |
A construção da linguagem de crianças surdas em escolas inclusivas e escolas bilíngues: possibilidades e desafios |
spellingShingle |
A construção da linguagem de crianças surdas em escolas inclusivas e escolas bilíngues: possibilidades e desafios Nogueira, Melina Poiatti [UNIFESP] Ouvintismo Educação bilíngue Identidade surda Cultura surda Educação de surdos |
title_short |
A construção da linguagem de crianças surdas em escolas inclusivas e escolas bilíngues: possibilidades e desafios |
title_full |
A construção da linguagem de crianças surdas em escolas inclusivas e escolas bilíngues: possibilidades e desafios |
title_fullStr |
A construção da linguagem de crianças surdas em escolas inclusivas e escolas bilíngues: possibilidades e desafios |
title_full_unstemmed |
A construção da linguagem de crianças surdas em escolas inclusivas e escolas bilíngues: possibilidades e desafios |
title_sort |
A construção da linguagem de crianças surdas em escolas inclusivas e escolas bilíngues: possibilidades e desafios |
author |
Nogueira, Melina Poiatti [UNIFESP] |
author_facet |
Nogueira, Melina Poiatti [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garrutti, Érica Aparecida [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/6006817586830268 http://lattes.cnpq.br/7310450850670046 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Melina Poiatti [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ouvintismo Educação bilíngue Identidade surda Cultura surda Educação de surdos |
topic |
Ouvintismo Educação bilíngue Identidade surda Cultura surda Educação de surdos |
description |
Este estudo tem como objetivo compreender a construção da linguagem das crianças surdas no contexto das escolas inclusivas e escolas bilíngues por meio da análise bibliográfica de artigos. O tema surge das problemáticas envolvidas no processo de inclusão escolar, que pressupõe o desenvolvimento das crianças surdas articuladamente ao processo de desenvolvimento das crianças ouvintes levando em consideração a diferença da língua materna entre elas. A pesquisa considera também o preconceito e o prejuízo que as crianças surdas sofrem por vivermos em uma sociedade hegemonicamente ouvinte desprezando as culturas e identidades surdas. Foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio da análise bibliográfica, na perspectiva histórico cultural, através do mapeamento de artigos produzidos no período de 2012 a 2022 e disponibilizado na base de dados da plataforma SCIELO. A partir disso, buscou-se identificar, analisar – mediante um roteiro pré-definido – e refletir sobre as principais contribuições que estas produções contribuíram em relação ao tema da educação e construção da linguagem de surdos, do ouvintismo e das escolas inclusivas e bilíngues. Os resultados e discussões refletiram sobre a importância e a efetividade das escolas bilíngues para a construção da linguagem, identidades e culturas surdas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-15T16:42:24Z 2022-08-15T16:42:24Z 2022-08-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/11600/65239 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/48912/001300000xp4j |
url |
https://hdl.handle.net/11600/65239 |
identifier_str_mv |
ark:/48912/001300000xp4j |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
53 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1818602535079903232 |