A produção de conhecimento sobre a escolarização de crianças cronicamente enfermas: redes e repertórios acadêmicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cristiane Flores Dos [UNIFESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8021592
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59977
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar a produção acadêmica dedicada ao tema escolarização de crianças cronicamente enfermas. Crianças que, devido a problemas crônicos de saúde e aos processos ligados ao respectivo tratamento, ficam afastadas da escola regular por longos períodos. Visando minimizar os prejuízos educacionais dos alunos cronicamente enfermos, ao longo dos anos os campos da saúde e da educação foram articulando-se para oferecer o atendimento pedagógico realizado em hospitais e domiciliar. Em vista disso, o presente estudo fez o levantamento da produção acadêmica materializada em artigos, teses, dissertações e grupos de pesquisas, buscando analisar, a partir do conceito de campo, de Pierre Bourdieu, quem são os sujeitos acadêmicos que estão produzindo conhecimento acerca do tema em questão. Em complemento à questão central, outras se apresentaram como essenciais para o desenvolvimento deste trabalho: quais são os campos de saber que têm acumulado conhecimento a respeito? Quais os grupos de pesquisa que se apropriaram e desenvolveram o objeto? Quais programas de pós-graduação que têm orientadores e orientandos interessados na questão? Quais referenciais teóricos subsidiaram os trabalhos dos que publicam a respeito da escolarização de crianças cronicamente enfermas e, consequentemente, as filiações acadêmicas pertinentes? O percurso metodológico levou a efeito um estado da arte da produção acadêmica, através da investigação e análise que resultou em 10 de artigos publicados em periódicos certificados pelo sistema Qualis da CAPES, 31 dissertações e teses do banco de Teses da CAPES e, por fim, 11 grupos de pesquisa em pós-graduação no Brasil cadastrados no CNPq. Os dados revelaram que o campo da Educação é o que tem se apropriado do tema e acumulado conhecimentos, em contraste com o campo da Saúde que pouco apresentou trabalhos sobre o tema. A partir de Bourdieu, despontaram como dominantes do campo os que detêm maior capital científico legitimado, e, consequentemente, os que mais produzem: a região Sudeste, concentrando o maior número de classes hospitalares e instituições; autores e orientadores predominantes foram indicados bem como programas de pós-graduação e periódicos e grupos de pesquisas que se destacaram.
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Em vista disso, o presente estudo fez o levantamento da produção acadêmica materializada em artigos, teses, dissertações e grupos de pesquisas, buscando analisar, a partir do conceito de campo, de Pierre Bourdieu, quem são os sujeitos acadêmicos que estão produzindo conhecimento acerca do tema em questão. Em complemento à questão central, outras se apresentaram como essenciais para o desenvolvimento deste trabalho: quais são os campos de saber que têm acumulado conhecimento a respeito? Quais os grupos de pesquisa que se apropriaram e desenvolveram o objeto? Quais programas de pós-graduação que têm orientadores e orientandos interessados na questão? Quais referenciais teóricos subsidiaram os trabalhos dos que publicam a respeito da escolarização de crianças cronicamente enfermas e, consequentemente, as filiações acadêmicas pertinentes? O percurso metodológico levou a efeito um estado da arte da produção acadêmica, através da investigação e análise que resultou em 10 de artigos publicados em periódicos certificados pelo sistema Qualis da CAPES, 31 dissertações e teses do banco de Teses da CAPES e, por fim, 11 grupos de pesquisa em pós-graduação no Brasil cadastrados no CNPq. Os dados revelaram que o campo da Educação é o que tem se apropriado do tema e acumulado conhecimentos, em contraste com o campo da Saúde que pouco apresentou trabalhos sobre o tema. A partir de Bourdieu, despontaram como dominantes do campo os que detêm maior capital científico legitimado, e, consequentemente, os que mais produzem: a região Sudeste, concentrando o maior número de classes hospitalares e instituições; autores e orientadores predominantes foram indicados bem como programas de pós-graduação e periódicos e grupos de pesquisas que se destacaram.This research aims to investigate the academic production dedicated to the subject schooling of chronically ill children. Children who, due to chronic health problems and the processes related to their treatment, are away from the regular school for long periods. Aiming to minimize the educational losses of chronically ill students, over the years the fields of health and education have been articulated to offer the pedagogical service performed in hospitals and at home. In view of this, the present study surveyed the academic production materialized in articles, theses, dissertations and research groups, trying to analyze, from the field concept, Pierre Bourdieu, who are the academic subjects who are producing knowledge about the concerned. In addition to the central question, others have been presented as essential for the development of this work: what are the fields of knowledge that have accumulated knowledge about it? Which research groups have appropriated and developed the object? What post-graduate programs have oriented and orientators interested in the issue? Which theoretical references subsidized the work of those who publish about the schooling of chronically ill children and, consequently, the pertinent academic affiliations? The methodological course led to a state of the art of academic production, through research and analysis that resulted in 10 articles published in journals certified by the CAPES Qualis system, 31 dissertations and theses of the CAPES Thesis bank and, finally, 11 research groups in postgraduate studies in Brazil registered at CNPq. The data revealed that the field of Education is the one that has appropriated the theme and accumulated knowledge, in contrast to the field of Health that little presented works on the theme. For Bourdieu, those who hold the highest scientific capital and, consequently, those that produce the most, emerged as dominants of the field: the Southeast, concentrating the largest number of hospital classes and institutions; predominant authors and guiding were indicated as well as postgraduate programs and periodicals and research groups that stood out.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2019)166 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Crianças Cronicamente EnfermasEscolarizaçãoClasse HospitalarChronically Ill ChildrenSchoolingHospital ClassA produção de conhecimento sobre a escolarização de crianças cronicamente enfermas: redes e repertórios acadêmicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducaçãoEducaçãoEducação: Desigualdade, Diferença E InclusãoORIGINALCRISTIANE FLORES DOS SANTOS.pdfapplication/pdf1472069${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59977/1/CRISTIANE%20FLORES%20DOS%20SANTOS.pdf5ba7fb4df1ee1f15ecd1076258cc7888MD51open accessTEXTCRISTIANE FLORES DOS SANTOS.pdf.txtCRISTIANE FLORES DOS SANTOS.pdf.txtExtracted texttext/plain351247${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59977/5/CRISTIANE%20FLORES%20DOS%20SANTOS.pdf.txt23eac7898304d0f8335ddbaaba5b461aMD55open accessTHUMBNAILCRISTIANE FLORES DOS SANTOS.pdf.jpgCRISTIANE FLORES DOS SANTOS.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3627${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59977/7/CRISTIANE%20FLORES%20DOS%20SANTOS.pdf.jpg1bc034dcfcebc7d09a6f579997e8570dMD57open access11600/599772023-05-15 10:37:44.453open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/59977Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:37:44Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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