Orações relativas no português brasileiro: uma análise do input em livros didáticos de Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelino, Camilla de Castro [UNIFESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/71773
Resumo: Pesquisas indicam que as relativas preposicionais padrão não fazem parte da gramática nuclear do falante do português brasileiro (PB) (cf. GROLLA, 2000; PERRONI, 2001; LESSA-DE-OLIVEIRA, 2008) e, apenas após anos de escolarização, os falantes do PB usam algumas dessas estruturas, especialmente na escrita (cf. CORRÊA, 1998; MEDEIROS JR., 2007); em contrapartida, há construções que são naturalmente adquiridas, mas cujos usos não são recomendados pela Gramática Normativa. Considerando a importância do livro didático no ensino de língua portuguesa e seu papel como fornecedor de um input ordenado, nosso objetivo geral é analisar quantitativa e qualitativamente, em livros didáticos de Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental, o input fornecido para a aquisição das orações relativas no PB. Os objetivos específicos são (i) caracterizar as orações relativas do corpus quanto a fatores linguísticos e à coleção didática; (ii) verificar se o input fornecido ao aluno evidencia as diferenças entre a “gramática da fala” e a “gramática da escrita” com relação às diferentes estratégias de relativização; (iii) investigar as orientações destinadas ao professor nos capítulos que trabalham conteúdos relacionados às orações relativas. Como fundamentação teórica, adotamos os pressupostos gerativistas (cf. CHOMSKY, 1981 e seguintes), assumindo a hipótese inatista para a aquisição de linguagem e considerando a expansão da periferia marcada a partir do input ordenado escolar (cf. KATO, 2005; 2018). Trata-se de uma pesquisa de abordagem mista (cf. PAIVA, 2019) que utiliza metodologia semelhante à de Santos (2013) e Aguiar (2020) – trabalhos sobre o input em livros didáticos no tocante a outros fenômenos linguísticos – na análise das ocorrências de orações relativas, da abordagem de conteúdos específicos relacionados às orações relativas e das orientações destinadas aos professores no corpus, constituído de dados extraídos das duas coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa mais adquiridas pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) 2020. Na análise quantitativa, obtivemos o total de 170 orações relativas, sendo 133 (78,24%) de funções sintáticas não preposicionais – as relativas de sujeito são a maioria – e apenas 37 (21,76%) ocorrências de relativas preposicionais. Na abordagem dos conteúdos, observamos que, além de haver poucos exemplos de relativas preposicionais – tanto nos textos expositivos quanto nas atividades –, apenas uma coleção apresenta a estratégia cortadora e nenhuma obra menciona a estratégia resumptiva. Tais resultados indicam a necessidade de se considerar o conhecimento linguístico prévio dos alunos sobre as orações relativas e de se fornecer um input mais rico na abordagem dessas estruturas.
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Considerando a importância do livro didático no ensino de língua portuguesa e seu papel como fornecedor de um input ordenado, nosso objetivo geral é analisar quantitativa e qualitativamente, em livros didáticos de Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental, o input fornecido para a aquisição das orações relativas no PB. Os objetivos específicos são (i) caracterizar as orações relativas do corpus quanto a fatores linguísticos e à coleção didática; (ii) verificar se o input fornecido ao aluno evidencia as diferenças entre a “gramática da fala” e a “gramática da escrita” com relação às diferentes estratégias de relativização; (iii) investigar as orientações destinadas ao professor nos capítulos que trabalham conteúdos relacionados às orações relativas. Como fundamentação teórica, adotamos os pressupostos gerativistas (cf. CHOMSKY, 1981 e seguintes), assumindo a hipótese inatista para a aquisição de linguagem e considerando a expansão da periferia marcada a partir do input ordenado escolar (cf. KATO, 2005; 2018). Trata-se de uma pesquisa de abordagem mista (cf. PAIVA, 2019) que utiliza metodologia semelhante à de Santos (2013) e Aguiar (2020) – trabalhos sobre o input em livros didáticos no tocante a outros fenômenos linguísticos – na análise das ocorrências de orações relativas, da abordagem de conteúdos específicos relacionados às orações relativas e das orientações destinadas aos professores no corpus, constituído de dados extraídos das duas coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa mais adquiridas pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) 2020. Na análise quantitativa, obtivemos o total de 170 orações relativas, sendo 133 (78,24%) de funções sintáticas não preposicionais – as relativas de sujeito são a maioria – e apenas 37 (21,76%) ocorrências de relativas preposicionais. Na abordagem dos conteúdos, observamos que, além de haver poucos exemplos de relativas preposicionais – tanto nos textos expositivos quanto nas atividades –, apenas uma coleção apresenta a estratégia cortadora e nenhuma obra menciona a estratégia resumptiva. Tais resultados indicam a necessidade de se considerar o conhecimento linguístico prévio dos alunos sobre as orações relativas e de se fornecer um input mais rico na abordagem dessas estruturas.Research indicates that standard prepositional relative clauses are not part of the core grammar of Brazilian Portuguese (BP) speakers (cf. GROLLA, 2000; PERRONI, 2001; LESSA-DE-OLIVEIRA, 2008) and, only after years of schooling, BP speakers use some of these structures, especially in writing (cf. CORRÊA, 1998; MEDEIROS JR., 2007); on the other hand, there are constructions that are naturally acquired, but whose uses are not recommended by Normative Grammar. Considering the importance of the textbook in Portuguese language teaching and its role as a provider of an orderly input, our general objective is to analyze quantitatively and qualitatively, in Portuguese language textbooks for the final years of elementary school, the input provided for the acquisition of relative clauses in BP. The specific objectives are (i) to characterize the relative clauses in the corpus in terms of linguistic factors and textbook collection; (ii) to check whether the input provided to the student shows the differences between “speech grammar” and “written grammar” in relation to the different relativization strategies; (iii) to investigate the guidelines for teachers in the chapters that deal with relative clauses. As a theoretical foundation, we adopted generativist presuppositions (cf. CHOMSKY, 1981 et seq.), assuming the innatist hypothesis for language acquisition and considering the expansion of peripheral grammar based on ordered school input (cf. KATO, 2005; 2018). This is a mixed-methods study (cf. PAIVA, 2019) that uses a methodology similar to that of Santos (2013) and Aguiar (2020) - works on input in textbooks in relation to other linguistic phenomena - to analyze the occurrences of relative clauses, the approach to specific content related to relative clauses and the guidelines for teachers in the selected corpus, made up of the two Portuguese language textbook collections most acquired by the National Textbook and Teaching Material Program (PNLD) 2020. In the quantitative analysis, we obtained a total of 170 relative clauses, of which 133 (78.24%) had non-prepositional syntactic functions - subject relative clauses being the majority - and only 37 (21.76%) were prepositional relative clauses. In terms of the approach to the content, we observed that, as well as there being few examples of prepositional relatives - both in the expository texts and in the activities - only one collection presents the PP-chopping strategy and none of them mentions the resumptive strategy. These results indicate the need to consider students' prior linguistic knowledge of relative clauses and to provide a richer input when approaching these structures.Universidade Federal de São PauloMagalhães, Telma Moreira Viannahttp://lattes.cnpq.br/0392294189757802http://lattes.cnpq.br/0144165905402380Marcelino, Camilla de Castro [UNIFESP]2024-09-11T18:02:11Z2024-09-11T18:02:11Z2024-05-15info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion100 f.application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/71773porUniversidade Federal de São Paulo. 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