Oficina de Autocuidado na Perspectiva da Terapia Ocupacional para Estudantes do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Ana Livia Lopes [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
dARK ID: ark:/48912/001300000dh6k
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/62935
Resumo: O autocuidado é um recurso terapêutico usado em Terapia Ocupacional, contudo poucos estudos abordam o conceito de autocuidado em uma perspectiva ampliada que vá para além do desempenho nas Atividades de Vida Diária (AVD). O objetivo deste estudo foi realizar uma Oficina de Autocuidado na perspectiva da terapia ocupacional para estudantes do curso de terapia ocupacional visando a conscientização do autocuidado como estratégia de bem estar e avaliar os efeitos desta oficina na perspectiva dos participantes. Foram realizadas duas Oficinas de Autocuidado, desenvolvidas a partir de 5 (cinco) encontros virtuais com duração de 1h30min, com frequência semanal. A divulgação da oficina foi realizada através de mídias sociais do curso de terapia ocupacional da Unifesp. A 1˚ oficina ocorreu de setembro a outubro de 2020, com a participação de 4 estudantes e a 2˚ de janeiro a fevereiro de 2022, com a participação de cinco estudantes. Para a avaliação dos efeitos na perspectiva dos participantes, ao término da oficina foi aplicado um questionário semiestruturado abordando as seguintes questões: Sentimentos acerca da participação durante a oficina; mudanças no estado emocional; mudanças na perspectiva sobre autocuidado; críticas, elogios e sugestões; opinião a respeito do número de sessões realizadas e tempo proporcionado para cada oficina. A partir das avaliações das respostas dos participantes, foi possível identificar que a oficina de autocuidado proporcionou aos participantes, uma perspectiva mais ampla de entendimento do conceito de autocuidado, resultando em impactos positivos na saúde mental (44%) e bem-estar (33%) por meio de sensações como leveza e diminuição da autocobrança (33%), acolhimento (33%) e calma (33%), como também reflexões a respeito de si (22%) e das práticas de autocuidado em suas rotinas (22%), conseguindo implementá-las em seu cotidiano (44%). Observou-se que a ampliação do conceito de autocuidado, considerando o engajamento em outras atividades além das AVD, permitiu que os participantes identificassem outras atividades como possibilidades de serem vistas como atividades de autocuidado. É de suma importância que a ampliação deste conceito seja discutida dentro da terapia ocupacional viabilizando a implementação de práticas de autocuidado que considerem esse conceito ampliado, como estratégias de promoção da saúde mental e bem-estar.
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A 1˚ oficina ocorreu de setembro a outubro de 2020, com a participação de 4 estudantes e a 2˚ de janeiro a fevereiro de 2022, com a participação de cinco estudantes. Para a avaliação dos efeitos na perspectiva dos participantes, ao término da oficina foi aplicado um questionário semiestruturado abordando as seguintes questões: Sentimentos acerca da participação durante a oficina; mudanças no estado emocional; mudanças na perspectiva sobre autocuidado; críticas, elogios e sugestões; opinião a respeito do número de sessões realizadas e tempo proporcionado para cada oficina. A partir das avaliações das respostas dos participantes, foi possível identificar que a oficina de autocuidado proporcionou aos participantes, uma perspectiva mais ampla de entendimento do conceito de autocuidado, resultando em impactos positivos na saúde mental (44%) e bem-estar (33%) por meio de sensações como leveza e diminuição da autocobrança (33%), acolhimento (33%) e calma (33%), como também reflexões a respeito de si (22%) e das práticas de autocuidado em suas rotinas (22%), conseguindo implementá-las em seu cotidiano (44%). Observou-se que a ampliação do conceito de autocuidado, considerando o engajamento em outras atividades além das AVD, permitiu que os participantes identificassem outras atividades como possibilidades de serem vistas como atividades de autocuidado. É de suma importância que a ampliação deste conceito seja discutida dentro da terapia ocupacional viabilizando a implementação de práticas de autocuidado que considerem esse conceito ampliado, como estratégias de promoção da saúde mental e bem-estar.Self-care is a therapeutic resource used in Occupational Therapy, however few studies have been carried out in a cross-sectional self-care perspective, and not only linked to Daily Life Activities (DLA). The objective of this study was to propose a Self-Care Workshop from the perspective of occupational therapy for students of the occupational therapy program, aimed at raising awareness of self-care as a well-being strategy and evaluating the effects of this workshop from the perspective of the participants. Two Self-Care Workshops were held, developed from 5 (five) virtual meetings that lasted 1h30min each, with weekly frequency. The announcement for the workshop was carried out through the occupational therapy course's social media at Unifesp. The 1st workshop took place from September to October 2020, with the participation of 4 students and the 2nd from January to February 2022, which had five students participating.To evaluate the effects from the perspective of the participants, at the end of the workshop, a semi-structured questionnaire was applied addressing the following questions: Feelings about their experience during the workshop; changes in emotional state; changes in self-care perspectives; complaints, praises and suggestions; opinion on the number of sessions held and time provided for each workshop. From the evaluations of the participants' responses, it was possible to identify that the self-care workshop gave participants a broader perspective on understanding the concept of self-care, resulting in positive impacts on mental health (44%) and well-being (33%) through sensations such as lightness and decreased self-demand (33%), acceptance (33%) and calmness (33%), as well as reflections on self-respect (22%) and self-care practices in their routines (22%), managing to implement them in their daily lives (44%). It was observed that the expansion of the concept of self-care, considering the engagement in activities other than DLA, allowed the participants to identify other activities as possibilities of being self-care activities. It is extremely important that the expansion of this concept is discussed within occupational therapy, enabling the implementation of self-care practices that consider this expanded concept, as strategies to promote mental health and well-being.Universidade Federal de São PauloNovelli, Marcia Maria Pires Camargo [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/0472842252184977Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Monteiro, Ana Livia Lopes [UNIFESP]2022-02-16T21:28:49Z2022-02-16T21:28:49Z2022-02-15info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion40 fapplication/pdfMONTEIRO, Ana Livia Lopes. Oficina de Autocuidado na Perspectiva da Terapia Ocupacional para Estudantes do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional. 2022. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022.https://hdl.handle.net/11600/62935ark:/48912/001300000dh6kporSANTOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T16:05:18Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/62935Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:13:22.233293Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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