Políticas públicas e financiamento da educação: os repasses de verbas públicas municipais às escolas conveniadas em Guarulhos nos anos de 2017 a 2022
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/71878 |
Resumo: | O direito à educação é fundamental e garantido por normativas legais para toda a população. As políticas públicas educacionais, com sua caracterização social, visam amenizar as diferenças sociais e são essenciais para garantir que todos tenham acesso a ela conforme preconiza a lei, incluindo a Educação Infantil. Embora tais normativas prevejam o direito de acesso à Educação Infantil para crianças de 0 a 5 anos, a garantia de vagas em escolas públicas municipais não representa o acesso dessas crianças à educação infantil em idade não obrigatória. Ou seja, há um déficit na oferta de vagas em creches nas escolas municipais. Na tentativa de minimizar esse déficit de vagas para essa faixa etária, os municípios subsidiam vagas em creches em parcerias com organizações não governamentais e instituições sem fins lucrativos. Assim, este estudo busca analisar se os investimentos públicos em educação no município de Guarulhos, no que se refere ao investimento em educação, atendem ao valor mínimo constitucional, bem como qual o valor destinado às instituições de educação infantil parceiras no período de 2017 a 2022. |
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Políticas públicas e financiamento da educação: os repasses de verbas públicas municipais às escolas conveniadas em Guarulhos nos anos de 2017 a 2022Financiamento da Educação InfantilEscolas ConveniadasEducação InfantilRepasses de Verbas PúblicasManutenção e Desenvolvimento do EnsinoO direito à educação é fundamental e garantido por normativas legais para toda a população. As políticas públicas educacionais, com sua caracterização social, visam amenizar as diferenças sociais e são essenciais para garantir que todos tenham acesso a ela conforme preconiza a lei, incluindo a Educação Infantil. Embora tais normativas prevejam o direito de acesso à Educação Infantil para crianças de 0 a 5 anos, a garantia de vagas em escolas públicas municipais não representa o acesso dessas crianças à educação infantil em idade não obrigatória. Ou seja, há um déficit na oferta de vagas em creches nas escolas municipais. Na tentativa de minimizar esse déficit de vagas para essa faixa etária, os municípios subsidiam vagas em creches em parcerias com organizações não governamentais e instituições sem fins lucrativos. Assim, este estudo busca analisar se os investimentos públicos em educação no município de Guarulhos, no que se refere ao investimento em educação, atendem ao valor mínimo constitucional, bem como qual o valor destinado às instituições de educação infantil parceiras no período de 2017 a 2022.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloMinhoto, Maria Angelica Pedrahttp://lattes.cnpq.br/6564510847928702Duarte, Ariene Alves2024-09-18T20:13:50Z2024-09-18T20:13:50Z2024-09-04info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion35 f.application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/71878porGuarulhosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-09-19T04:11:30Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71878Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-09-19T04:11:30Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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