O tipo de música nas aulas de ciclismo indoor pode influenciar o humor?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabechini, Bruno Gomide [UNIFESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51660
Resumo: Para investigar a influência da música como elemento motivador de uma aula de ciclismo indoor, cinco voluntários jovens com idades entre 17 e 33 anos, sendo 4 mulheres e 1 homem, praticantes dessa atividade foram recrutados. Os voluntários foram submetidos a dois protocolos (aula) idênticos de ciclismo indoor sendo o protocolo A composto por uma aula que foi executada ao som de música eletrônica, e um protocolo B composto por uma aula que executada ao som de Música Popular Brasileira. Para cada protocolo experimental (A e B), os voluntários responderam a três instrumentos que avaliam o humor e aspectos de bem-estar. Essa avaliação foi realizada em diferentes momentos: basal, imediatamente após cada uma das aulas. Os instrumentos utilizados foram à escala de humor de Brunel (BRUMS), Escala Subjetiva de Experiência em Exercício (SEES) e o IDATE. Encontramos que houve um aumento dos escores da dimensão Fadiga do questionário BRUMS no protocolo realizado com música MPB, não sendo encontrado comportamento similar no protocolo realizado com música eletrônica. Outro dado interessante em nosso estudo foi o aumento observado na dimensão bem-estar do questionário SEES no protocolo executado com música eletrônica. Considerando que os protocolos foram idênticos, esses dados podem indicar que a música e o estilo musical, podem influenciar na percepção de esforço. Nossos dados sugerem que a música eletrônica parece promover melhora na percepção psicobiológica de bem estar em praticantes de ciclismo indoor em contraposição ao MPB
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