A mulher oitocentista por detrás do leque: Machado de Assis, um olhar avant la lettre ao criar personagens femininas icônicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/11600/68030 |
Resumo: | Tendo em vista que o escritor fluminense Machado de Assis é sempre lembrado pela crítica literária por ter criado algumas das grandes personagens femininas da literatura brasileira (Giomar, Helena, Iaiá Garcia, Virgília, Marcela, Rita, Mariana, Sofia, Capitu, entre outras), evidenciando o lado estratégico, os ardis da sedução e até mesmo uma certa “emancipação”, mesmo que esta palavra não fosse usada pe-lo Bruxo do Cosme Velho e por seus contemporâneos daquela sociedade patriarcal e maniqueísta do ponto de vista religioso, este trabalho pretende destacar o papel social e doméstico da mulher oitocentista, bem como as nuances da personalidade que diferenciam essas personagens a partir da ótica de Machado de Assis, que rompia assim um certo paradigma de personagens que guardavam resquícios da idealização. A literatura machadiana acabou trazendo à mulher uma sutileza ve-rossímil quase palpável ao leitor, seja esse leitor do século XIX ou de qualquer ou-tro século. O olhar do bruxo fechou o leque que escondia a verdadeira fase, e re-velou a fase da realidade nua e crua. Considerando este período histórico, o pre-sente trabalho tem como objetivo analisar a representação das figuras femininas contidas nos textos ficcionais machadianos Iaiá Garcia, Helena, A mão e a luva, Memórias póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro e os contos A cartomante e Mariana, possibilitando um estudo mais aprofundado acerca do papel da mulher nesta sociedade oitocentista patriarcal e burguesa, cuja identidade é subjugada por conceitos e (pré)conceitos embasados na cultura judaico-cristã e introjetados no meio social. |
id |
UFSP_278743d66543840b11e1f99bb5a837d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/68030 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Silva, Marcelo Batista da [UNIFESP]https://lattes.cnpq.br/9739061759678313http://lattes.cnpq.br/4999046768714295Silva, André Luiz Barros da [UNIFESP]Google Meet2023-06-23T20:58:08Z2023-06-23T20:58:08Z2023-04-25https://repositorio.unifesp.br/11600/68030Tendo em vista que o escritor fluminense Machado de Assis é sempre lembrado pela crítica literária por ter criado algumas das grandes personagens femininas da literatura brasileira (Giomar, Helena, Iaiá Garcia, Virgília, Marcela, Rita, Mariana, Sofia, Capitu, entre outras), evidenciando o lado estratégico, os ardis da sedução e até mesmo uma certa “emancipação”, mesmo que esta palavra não fosse usada pe-lo Bruxo do Cosme Velho e por seus contemporâneos daquela sociedade patriarcal e maniqueísta do ponto de vista religioso, este trabalho pretende destacar o papel social e doméstico da mulher oitocentista, bem como as nuances da personalidade que diferenciam essas personagens a partir da ótica de Machado de Assis, que rompia assim um certo paradigma de personagens que guardavam resquícios da idealização. A literatura machadiana acabou trazendo à mulher uma sutileza ve-rossímil quase palpável ao leitor, seja esse leitor do século XIX ou de qualquer ou-tro século. O olhar do bruxo fechou o leque que escondia a verdadeira fase, e re-velou a fase da realidade nua e crua. Considerando este período histórico, o pre-sente trabalho tem como objetivo analisar a representação das figuras femininas contidas nos textos ficcionais machadianos Iaiá Garcia, Helena, A mão e a luva, Memórias póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro e os contos A cartomante e Mariana, possibilitando um estudo mais aprofundado acerca do papel da mulher nesta sociedade oitocentista patriarcal e burguesa, cuja identidade é subjugada por conceitos e (pré)conceitos embasados na cultura judaico-cristã e introjetados no meio social.Teniendo en cuenta que el escritor fluminense Machado de Assis siempre es recordado por la crítica literaria por haber creado algunos de los grandes personajes femeninos de la literatura brasileña (Giomar, Helena, Iaiá Garcia, Virgília, Marcela, Rita, Mariana, Sofia, Capitu, entre otras ), destacando el lado estratégico, los trucos de la seducción e incluso una cierta “emancipación”, aunque esta palabra no fue utilizada por el “Brujo del Cosme Velho” y por sus contemporáneos de esa sociedad patriarcal y maniquea desde el punto de vista religioso, este trabajo pretende resaltar el papel social y doméstico de la mujer del siglo XIX, así como los matices de personalidad que diferencian a estos personajes desde la perspectiva de Machado de Assis, quien rompió así un cierto paradigma de personajes que guardaban restos de idealización. La literatura de Machado terminó trayendo a la mujer una sutileza creíble que es casi palpable para el lector, sea ese lector del siglo XIX o de cualquier otro siglo. La mirada del mago cerró el abanico que ocultaba la fase verdadera, la fase de realidad desnuda y cruda. Considerando ese período histórico, el presente trabajo tiene como objetivo analizar la representación de las figuras femeninas con-tenidas en los textos ficcionales de Machado, Iaiá García, Helena, A Mão e a Luva, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro y los cuentos A cartomante y Mariana , posibilitando un estudio más profundo del papel de la mujer en esta sociedad patriarcal y burguesa decimonónica, cuya identidad está subyu-gada por conceptos y (pre)conceptos arraigados en la cultura judeocristiana e intro-yectados en el entorno social.Não recebi financiamento116 f.porUniversidade Federal de São PauloMachado de AssisRomance brasileiroMulher oitocentistaLequeSéculo XIXA mulher oitocentista por detrás do leque: Machado de Assis, um olhar avant la lettre ao criar personagens femininas icônicasLa mujer del siglo xix detrás del abanico: Machado de Assis, una mirada vanguardista a la hora de crear personajes femeninos icónicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)LetrasEstudos LiteráriosLiteratura e autonomia: questões de estética e éticaORIGINALDissertação - Marcelo Batista - Versão final após correções solicitadas pelo repositório.pdfDissertação - Marcelo Batista - Versão final após correções solicitadas pelo repositório.pdfapplication/pdf1224877${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68030/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Marcelo%20Batista%20-%20Vers%c3%a3o%20final%20ap%c3%b3s%20corre%c3%a7%c3%b5es%20solicitadas%20pelo%20reposit%c3%b3rio.pdfe72fe67b8cce57a4a639e167d5e8f6d9MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85883${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68030/2/license.txt1bbb152408321a39ff260b98a27b418aMD52open accessTEXTDissertação - Marcelo Batista - Versão final após correções solicitadas pelo repositório.pdf.txtDissertação - Marcelo Batista - Versão final após correções solicitadas pelo repositório.pdf.txtExtracted texttext/plain279929${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68030/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Marcelo%20Batista%20-%20Vers%c3%a3o%20final%20ap%c3%b3s%20corre%c3%a7%c3%b5es%20solicitadas%20pelo%20reposit%c3%b3rio.pdf.txt939bbe00cfac0a201a0560f7889f3f7bMD53open accessTHUMBNAILDissertação - Marcelo Batista - Versão final após correções solicitadas pelo repositório.pdf.jpgDissertação - Marcelo Batista - Versão final após correções solicitadas pelo repositório.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3714${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68030/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Marcelo%20Batista%20-%20Vers%c3%a3o%20final%20ap%c3%b3s%20corre%c3%a7%c3%b5es%20solicitadas%20pelo%20reposit%c3%b3rio.pdf.jpg35bf8a1f87da1c8886230eab8781117eMD55open access11600/680302023-08-11 01:00:31.875open accessoai:repositorio.unifesp.br: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-08-11T04:00:31Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A mulher oitocentista por detrás do leque: Machado de Assis, um olhar avant la lettre ao criar personagens femininas icônicas |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
La mujer del siglo xix detrás del abanico: Machado de Assis, una mirada vanguardista a la hora de crear personajes femeninos icónicos |
title |
A mulher oitocentista por detrás do leque: Machado de Assis, um olhar avant la lettre ao criar personagens femininas icônicas |
spellingShingle |
A mulher oitocentista por detrás do leque: Machado de Assis, um olhar avant la lettre ao criar personagens femininas icônicas Silva, Marcelo Batista da [UNIFESP] Machado de Assis Romance brasileiro Mulher oitocentista Leque Século XIX |
title_short |
A mulher oitocentista por detrás do leque: Machado de Assis, um olhar avant la lettre ao criar personagens femininas icônicas |
title_full |
A mulher oitocentista por detrás do leque: Machado de Assis, um olhar avant la lettre ao criar personagens femininas icônicas |
title_fullStr |
A mulher oitocentista por detrás do leque: Machado de Assis, um olhar avant la lettre ao criar personagens femininas icônicas |
title_full_unstemmed |
A mulher oitocentista por detrás do leque: Machado de Assis, um olhar avant la lettre ao criar personagens femininas icônicas |
title_sort |
A mulher oitocentista por detrás do leque: Machado de Assis, um olhar avant la lettre ao criar personagens femininas icônicas |
author |
Silva, Marcelo Batista da [UNIFESP] |
author_facet |
Silva, Marcelo Batista da [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
https://lattes.cnpq.br/9739061759678313 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4999046768714295 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marcelo Batista da [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, André Luiz Barros da [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Silva, André Luiz Barros da [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Machado de Assis Romance brasileiro Mulher oitocentista Leque Século XIX |
topic |
Machado de Assis Romance brasileiro Mulher oitocentista Leque Século XIX |
description |
Tendo em vista que o escritor fluminense Machado de Assis é sempre lembrado pela crítica literária por ter criado algumas das grandes personagens femininas da literatura brasileira (Giomar, Helena, Iaiá Garcia, Virgília, Marcela, Rita, Mariana, Sofia, Capitu, entre outras), evidenciando o lado estratégico, os ardis da sedução e até mesmo uma certa “emancipação”, mesmo que esta palavra não fosse usada pe-lo Bruxo do Cosme Velho e por seus contemporâneos daquela sociedade patriarcal e maniqueísta do ponto de vista religioso, este trabalho pretende destacar o papel social e doméstico da mulher oitocentista, bem como as nuances da personalidade que diferenciam essas personagens a partir da ótica de Machado de Assis, que rompia assim um certo paradigma de personagens que guardavam resquícios da idealização. A literatura machadiana acabou trazendo à mulher uma sutileza ve-rossímil quase palpável ao leitor, seja esse leitor do século XIX ou de qualquer ou-tro século. O olhar do bruxo fechou o leque que escondia a verdadeira fase, e re-velou a fase da realidade nua e crua. Considerando este período histórico, o pre-sente trabalho tem como objetivo analisar a representação das figuras femininas contidas nos textos ficcionais machadianos Iaiá Garcia, Helena, A mão e a luva, Memórias póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro e os contos A cartomante e Mariana, possibilitando um estudo mais aprofundado acerca do papel da mulher nesta sociedade oitocentista patriarcal e burguesa, cuja identidade é subjugada por conceitos e (pré)conceitos embasados na cultura judaico-cristã e introjetados no meio social. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-23T20:58:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-23T20:58:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-04-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/11600/68030 |
url |
https://repositorio.unifesp.br/11600/68030 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
116 f. |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Google Meet |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68030/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Marcelo%20Batista%20-%20Vers%c3%a3o%20final%20ap%c3%b3s%20corre%c3%a7%c3%b5es%20solicitadas%20pelo%20reposit%c3%b3rio.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68030/2/license.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68030/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Marcelo%20Batista%20-%20Vers%c3%a3o%20final%20ap%c3%b3s%20corre%c3%a7%c3%b5es%20solicitadas%20pelo%20reposit%c3%b3rio.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68030/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Marcelo%20Batista%20-%20Vers%c3%a3o%20final%20ap%c3%b3s%20corre%c3%a7%c3%b5es%20solicitadas%20pelo%20reposit%c3%b3rio.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e72fe67b8cce57a4a639e167d5e8f6d9 1bbb152408321a39ff260b98a27b418a 939bbe00cfac0a201a0560f7889f3f7b 35bf8a1f87da1c8886230eab8781117e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764214176055296 |