A mulher oitocentista por detrás do leque: Machado de Assis, um olhar avant la lettre ao criar personagens femininas icônicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcelo Batista da [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/68030
Resumo: Tendo em vista que o escritor fluminense Machado de Assis é sempre lembrado pela crítica literária por ter criado algumas das grandes personagens femininas da literatura brasileira (Giomar, Helena, Iaiá Garcia, Virgília, Marcela, Rita, Mariana, Sofia, Capitu, entre outras), evidenciando o lado estratégico, os ardis da sedução e até mesmo uma certa “emancipação”, mesmo que esta palavra não fosse usada pe-lo Bruxo do Cosme Velho e por seus contemporâneos daquela sociedade patriarcal e maniqueísta do ponto de vista religioso, este trabalho pretende destacar o papel social e doméstico da mulher oitocentista, bem como as nuances da personalidade que diferenciam essas personagens a partir da ótica de Machado de Assis, que rompia assim um certo paradigma de personagens que guardavam resquícios da idealização. A literatura machadiana acabou trazendo à mulher uma sutileza ve-rossímil quase palpável ao leitor, seja esse leitor do século XIX ou de qualquer ou-tro século. O olhar do bruxo fechou o leque que escondia a verdadeira fase, e re-velou a fase da realidade nua e crua. Considerando este período histórico, o pre-sente trabalho tem como objetivo analisar a representação das figuras femininas contidas nos textos ficcionais machadianos Iaiá Garcia, Helena, A mão e a luva, Memórias póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro e os contos A cartomante e Mariana, possibilitando um estudo mais aprofundado acerca do papel da mulher nesta sociedade oitocentista patriarcal e burguesa, cuja identidade é subjugada por conceitos e (pré)conceitos embasados na cultura judaico-cristã e introjetados no meio social.
id UFSP_278743d66543840b11e1f99bb5a837d4
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/68030
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Silva, Marcelo Batista da [UNIFESP]https://lattes.cnpq.br/9739061759678313http://lattes.cnpq.br/4999046768714295Silva, André Luiz Barros da [UNIFESP]Google Meet2023-06-23T20:58:08Z2023-06-23T20:58:08Z2023-04-25https://repositorio.unifesp.br/11600/68030Tendo em vista que o escritor fluminense Machado de Assis é sempre lembrado pela crítica literária por ter criado algumas das grandes personagens femininas da literatura brasileira (Giomar, Helena, Iaiá Garcia, Virgília, Marcela, Rita, Mariana, Sofia, Capitu, entre outras), evidenciando o lado estratégico, os ardis da sedução e até mesmo uma certa “emancipação”, mesmo que esta palavra não fosse usada pe-lo Bruxo do Cosme Velho e por seus contemporâneos daquela sociedade patriarcal e maniqueísta do ponto de vista religioso, este trabalho pretende destacar o papel social e doméstico da mulher oitocentista, bem como as nuances da personalidade que diferenciam essas personagens a partir da ótica de Machado de Assis, que rompia assim um certo paradigma de personagens que guardavam resquícios da idealização. A literatura machadiana acabou trazendo à mulher uma sutileza ve-rossímil quase palpável ao leitor, seja esse leitor do século XIX ou de qualquer ou-tro século. O olhar do bruxo fechou o leque que escondia a verdadeira fase, e re-velou a fase da realidade nua e crua. Considerando este período histórico, o pre-sente trabalho tem como objetivo analisar a representação das figuras femininas contidas nos textos ficcionais machadianos Iaiá Garcia, Helena, A mão e a luva, Memórias póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro e os contos A cartomante e Mariana, possibilitando um estudo mais aprofundado acerca do papel da mulher nesta sociedade oitocentista patriarcal e burguesa, cuja identidade é subjugada por conceitos e (pré)conceitos embasados na cultura judaico-cristã e introjetados no meio social.Teniendo en cuenta que el escritor fluminense Machado de Assis siempre es recordado por la crítica literaria por haber creado algunos de los grandes personajes femeninos de la literatura brasileña (Giomar, Helena, Iaiá Garcia, Virgília, Marcela, Rita, Mariana, Sofia, Capitu, entre otras ), destacando el lado estratégico, los trucos de la seducción e incluso una cierta “emancipación”, aunque esta palabra no fue utilizada por el “Brujo del Cosme Velho” y por sus contemporáneos de esa sociedad patriarcal y maniquea desde el punto de vista religioso, este trabajo pretende resaltar el papel social y doméstico de la mujer del siglo XIX, así como los matices de personalidad que diferencian a estos personajes desde la perspectiva de Machado de Assis, quien rompió así un cierto paradigma de personajes que guardaban restos de idealización. La literatura de Machado terminó trayendo a la mujer una sutileza creíble que es casi palpable para el lector, sea ese lector del siglo XIX o de cualquier otro siglo. La mirada del mago cerró el abanico que ocultaba la fase verdadera, la fase de realidad desnuda y cruda. Considerando ese período histórico, el presente trabajo tiene como objetivo analizar la representación de las figuras femeninas con-tenidas en los textos ficcionales de Machado, Iaiá García, Helena, A Mão e a Luva, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro y los cuentos A cartomante y Mariana , posibilitando un estudio más profundo del papel de la mujer en esta sociedad patriarcal y burguesa decimonónica, cuya identidad está subyu-gada por conceptos y (pre)conceptos arraigados en la cultura judeocristiana e intro-yectados en el entorno social.Não recebi financiamento116 f.porUniversidade Federal de São PauloMachado de AssisRomance brasileiroMulher oitocentistaLequeSéculo XIXA mulher oitocentista por detrás do leque: Machado de Assis, um olhar avant la lettre ao criar personagens femininas icônicasLa mujer del siglo xix detrás del abanico: Machado de Assis, una mirada vanguardista a la hora de crear personajes femeninos icónicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)LetrasEstudos LiteráriosLiteratura e autonomia: questões de estética e éticaORIGINALDissertação - Marcelo Batista - Versão final após correções solicitadas pelo repositório.pdfDissertação - Marcelo Batista - Versão final após correções solicitadas pelo repositório.pdfapplication/pdf1224877${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68030/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Marcelo%20Batista%20-%20Vers%c3%a3o%20final%20ap%c3%b3s%20corre%c3%a7%c3%b5es%20solicitadas%20pelo%20reposit%c3%b3rio.pdfe72fe67b8cce57a4a639e167d5e8f6d9MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85883${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68030/2/license.txt1bbb152408321a39ff260b98a27b418aMD52open accessTEXTDissertação - Marcelo Batista - Versão final após correções solicitadas pelo repositório.pdf.txtDissertação - Marcelo Batista - Versão final após correções solicitadas pelo repositório.pdf.txtExtracted texttext/plain279929${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68030/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Marcelo%20Batista%20-%20Vers%c3%a3o%20final%20ap%c3%b3s%20corre%c3%a7%c3%b5es%20solicitadas%20pelo%20reposit%c3%b3rio.pdf.txt939bbe00cfac0a201a0560f7889f3f7bMD53open accessTHUMBNAILDissertação - Marcelo Batista - Versão final após correções solicitadas pelo repositório.pdf.jpgDissertação - Marcelo Batista - Versão final após correções solicitadas pelo repositório.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3714${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68030/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Marcelo%20Batista%20-%20Vers%c3%a3o%20final%20ap%c3%b3s%20corre%c3%a7%c3%b5es%20solicitadas%20pelo%20reposit%c3%b3rio.pdf.jpg35bf8a1f87da1c8886230eab8781117eMD55open access11600/680302023-08-11 01:00:31.875open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/68030VEVSTU9TIEUgQ09OREnDh8OVRVMgUEFSQSBPIExJQ0VOQ0lBTUVOVE8gRE8gQVJRVUlWQU1FTlRPLCBSRVBST0RVw4fDg08gRSBESVZVTEdBw4fDg08gUMOaQkxJQ0EgREUgQ09OVEXDmkRPIE5PIFJFUE9TSVTDk1JJTyBJTlNUSVRVQ0lPTkFMIFVOSUZFU1AKCjEuIEV1LCBNYXJjZWxvIFNpbHZhIChtYXJjZWxvLmJhdGlzdGEyMUB1bmlmZXNwLmJyKSwgcmVzcG9uc8OhdmVsIHBlbG8gdHJhYmFsaG8g4oCcQSBNVUxIRVIgT0lUT0NFTlRJU1RBIFBPUiBERVRSw4FTIERPIExFUVVFOiBNYWNoYWRvIGRlIEFzc2lzLCB1bSBvbGhhciBhdmFudCBsYSBsZXR0cmUgYW8gY3JpYXIgcGVyc29uYWdlbnMgZmVtaW5pbmFzIGljw7RuaWNhc+KAnSBlL291IHVzdcOhcmlvLWRlcG9zaXRhbnRlIG5vIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIFVOSUZFU1AsYXNzZWd1cm8gbm8gcHJlc2VudGUgYXRvIHF1ZSBzb3UgdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGF0cmltb25pYWlzIGUvb3UgZGlyZWl0b3MgY29uZXhvcyByZWZlcmVudGVzIMOgIHRvdGFsaWRhZGUgZGEgT2JyYSBvcmEgZGVwb3NpdGFkYSBlbSBmb3JtYXRvIGRpZ2l0YWwsIGJlbSBjb21vIGRlIHNldXMgY29tcG9uZW50ZXMgbWVub3JlcywgZW0gc2UgdHJhdGFuZG8gZGUgb2JyYSBjb2xldGl2YSwgY29uZm9ybWUgbyBwcmVjZWl0dWFkbyBwZWxhIExlaSA5LjYxMC85OCBlL291IExlaSA5LjYwOS85OC4gTsOjbyBzZW5kbyBlc3RlIG8gY2FzbywgYXNzZWd1cm8gdGVyIG9idGlkbyBkaXJldGFtZW50ZSBkb3MgZGV2aWRvcyB0aXR1bGFyZXMgYXV0b3JpemHDp8OjbyBwcsOpdmlhIGUgZXhwcmVzc2EgcGFyYSBvIGRlcMOzc2l0byBlIHBhcmEgYSBkaXZ1bGdhw6fDo28gZGEgT2JyYSwgYWJyYW5nZW5kbyB0b2RvcyBvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBlIGNvbmV4b3MgYWZldGFkb3MgcGVsYSBhc3NpbmF0dXJhIGRvIHByZXNlbnRlIHRlcm1vIGRlIGxpY2VuY2lhbWVudG8sIGRlIG1vZG8gYSBlZmV0aXZhbWVudGUgaXNlbnRhciBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFPDo28gUGF1bG8gKFVOSUZFU1ApIGUgc2V1cyBmdW5jaW9uw6FyaW9zIGRlIHF1YWxxdWVyIHJlc3BvbnNhYmlsaWRhZGUgcGVsbyB1c28gbsOjby1hdXRvcml6YWRvIGRvIG1hdGVyaWFsIGRlcG9zaXRhZG8sIHNlamEgZW0gdmluY3VsYcOnw6NvIGFvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIFVOSUZFU1AsIHNlamEgZW0gdmluY3VsYcOnw6NvIGEgcXVhaXNxdWVyIHNlcnZpw6dvcyBkZSBidXNjYSBlIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIGRlIGNvbnRlw7pkbyBxdWUgZmHDp2FtIHVzbyBkYXMgaW50ZXJmYWNlcyBlIGVzcGHDp28gZGUgYXJtYXplbmFtZW50byBwcm92aWRlbmNpYWRvcyBwZWxhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFPDo28gUGF1bG8gKFVOSUZFU1ApIHBvciBtZWlvIGRlIHNldXMgc2lzdGVtYXMgaW5mb3JtYXRpemFkb3MuCgoyLiBBIGNvbmNvcmTDom5jaWEgY29tIGVzdGEgbGljZW7Dp2EgdGVtIGNvbW8gY29uc2VxdcOqbmNpYSBhIHRyYW5zZmVyw6puY2lhLCBhIHTDrXR1bG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZSBuw6NvLW9uZXJvc28sIGlzZW50YSBkbyBwYWdhbWVudG8gZGUgcm95YWx0aWVzIG91IHF1YWxxdWVyIG91dHJhIGNvbnRyYXByZXN0YcOnw6NvLCBwZWN1bmnDoXJpYSBvdSBuw6NvLCDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBTw6NvIFBhdWxvIChVTklGRVNQKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXJtYXplbmFyIGRpZ2l0YWxtZW50ZSwgZGUgcmVwcm9kdXppciBlIGRlIGRpc3RyaWJ1aXIgbmFjaW9uYWwgZSBpbnRlcm5hY2lvbmFsbWVudGUgYSBPYnJhLCBpbmNsdWluZG8tc2UgbyBzZXUgcmVzdW1vL2Fic3RyYWN0LCBwb3IgbWVpb3MgZWxldHLDtG5pY29zIGFvIHDDumJsaWNvIGVtIGdlcmFsLCBlbSByZWdpbWUgZGUgYWNlc3NvIGFiZXJ0by4KCjMuIEEgcHJlc2VudGUgbGljZW7Dp2EgdGFtYsOpbSBhYnJhbmdlLCBub3MgbWVzbW9zIHRlcm1vcyBlc3RhYmVsZWNpZG9zIG5vIGl0ZW0gMiwgc3VwcmEsIHF1YWxxdWVyIGRpcmVpdG8gZGUgY29tdW5pY2HDp8OjbyBhbyBww7pibGljbyBjYWLDrXZlbCBlbSByZWxhw6fDo28gw6AgT2JyYSBvcmEgZGVwb3NpdGFkYSwgaW5jbHVpbmRvLXNlIG9zIHVzb3MgcmVmZXJlbnRlcyDDoCByZXByZXNlbnRhw6fDo28gcMO6YmxpY2EgZS9vdSBleGVjdcOnw6NvIHDDumJsaWNhLCBiZW0gY29tbyBxdWFscXVlciBvdXRyYSBtb2RhbGlkYWRlIGRlIGNvbXVuaWNhw6fDo28gYW8gcMO6YmxpY28gcXVlIGV4aXN0YSBvdSB2ZW5oYSBhIGV4aXN0aXIsIG5vcyB0ZXJtb3MgZG8gYXJ0aWdvIDY4IGUgc2VndWludGVzIGRhIExlaSA5LjYxMC85OCwgbmEgZXh0ZW5zw6NvIHF1ZSBmb3IgYXBsaWPDoXZlbCBhb3Mgc2VydmnDp29zIHByZXN0YWRvcyBhbyBww7pibGljbyBwZWxhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFPDo28gUGF1bG8gKFVOSUZFU1ApLgoKNC4gRXN0YSBsaWNlbsOnYSBhYnJhbmdlLCBhaW5kYSwgbm9zIG1lc21vcyB0ZXJtb3MgZXN0YWJlbGVjaWRvcyBubyBpdGVtIDIsIHN1cHJhLCB0b2RvcyBvcyBkaXJlaXRvcyBjb25leG9zIGRlIGFydGlzdGFzIGludMOpcnByZXRlcyBvdSBleGVjdXRhbnRlcywgcHJvZHV0b3JlcyBmb25vZ3LDoWZpY29zIG91IGVtcHJlc2FzIGRlIHJhZGlvZGlmdXPDo28gcXVlIGV2ZW50dWFsbWVudGUgc2VqYW0gYXBsaWPDoXZlaXMgZW0gcmVsYcOnw6NvIMOgIG9icmEgZGVwb3NpdGFkYSwgZW0gY29uZm9ybWlkYWRlIGNvbSBvIHJlZ2ltZSBmaXhhZG8gbm8gVMOtdHVsbyBWIGRhIExlaSA5LjYxMC85OC4KCjUuIFNlIGEgT2JyYSBkZXBvc2l0YWRhIGZvaSBvdSDDqSBvYmpldG8gZGUgZmluYW5jaWFtZW50byBwb3IgaW5zdGl0dWnDp8O1ZXMgZGUgZm9tZW50byDDoCBwZXNxdWlzYSBvdSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBzZW1lbGhhbnRlLCB2b2PDqiBvdSBvIHRpdHVsYXIgYXNzZWd1cmEgcXVlIGN1bXByaXUgdG9kYXMgYXMgb2JyaWdhw6fDtWVzIHF1ZSBsaGUgZm9yYW0gaW1wb3N0YXMgcGVsYSBpbnN0aXR1acOnw6NvIGZpbmFuY2lhZG9yYSBlbSByYXrDo28gZG8gZmluYW5jaWFtZW50bywgZSBxdWUgbsOjbyBlc3TDoSBjb250cmFyaWFuZG8gcXVhbHF1ZXIgZGlzcG9zacOnw6NvIGNvbnRyYXR1YWwgcmVmZXJlbnRlIMOgIHB1YmxpY2HDp8OjbyBkbyBjb250ZcO6ZG8gb3JhIHN1Ym1ldGlkbyBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBVTklGRVNQLgogCjYuIEF1dG9yaXphIGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGUgU8OjbyBQYXVsbyBhIGRpc3BvbmliaWxpemFyIGEgb2JyYSBubyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBVTklGRVNQIGRlIGZvcm1hIGdyYXR1aXRhLCBkZSBhY29yZG8gY29tIGEgbGljZW7Dp2EgcMO6YmxpY2EgQ3JlYXRpdmUgQ29tbW9uczogQXRyaWJ1acOnw6NvLVNlbSBEZXJpdmHDp8O1ZXMtU2VtIERlcml2YWRvcyA0LjAgSW50ZXJuYWNpb25hbCAoQ0MgQlktTkMtTkQpLCBwZXJtaXRpbmRvIHNldSBsaXZyZSBhY2Vzc28sIHVzbyBlIGNvbXBhcnRpbGhhbWVudG8sIGRlc2RlIHF1ZSBjaXRhZGEgYSBmb250ZS4gQSBvYnJhIGNvbnRpbnVhIHByb3RlZ2lkYSBwb3IgRGlyZWl0b3MgQXV0b3JhaXMgZS9vdSBwb3Igb3V0cmFzIGxlaXMgYXBsaWPDoXZlaXMuIFF1YWxxdWVyIHVzbyBkYSBvYnJhLCBxdWUgbsOjbyBvIGF1dG9yaXphZG8gc29iIGVzdGEgbGljZW7Dp2Egb3UgcGVsYSBsZWdpc2xhw6fDo28gYXV0b3JhbCwgw6kgcHJvaWJpZG8uICAKCjcuIEF0ZXN0YSBxdWUgYSBPYnJhIHN1Ym1ldGlkYSBuw6NvIGNvbnTDqW0gcXVhbHF1ZXIgaW5mb3JtYcOnw6NvIGNvbmZpZGVuY2lhbCBzdWEgb3UgZGUgdGVyY2Vpcm9zLgoKOC4gQXRlc3RhIHF1ZSBvIHRyYWJhbGhvIHN1Ym1ldGlkbyDDqSBvcmlnaW5hbCBlIGZvaSBlbGFib3JhZG8gcmVzcGVpdGFuZG8gb3MgcHJpbmPDrXBpb3MgZGEgbW9yYWwgZSBkYSDDqXRpY2EgZSBuw6NvIHZpb2xvdSBxdWFscXVlciBkaXJlaXRvIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGludGVsZWN0dWFsLCBzb2IgcGVuYSBkZSByZXNwb25kZXIgY2l2aWwsIGNyaW1pbmFsLCDDqXRpY2EgZSBwcm9maXNzaW9uYWxtZW50ZSBwb3IgbWV1cyBhdG9zOwoKOS4gQXRlc3RhIHF1ZSBhIHZlcnPDo28gZG8gdHJhYmFsaG8gcHJlc2VudGUgbm8gYXJxdWl2byBzdWJtZXRpZG8gw6kgYSB2ZXJzw6NvIGRlZmluaXRpdmEgcXVlIGluY2x1aSBhcyBhbHRlcmHDp8O1ZXMgZGVjb3JyZW50ZXMgZGEgZGVmZXNhLCBzb2xpY2l0YWRhcyBwZWxhIGJhbmNhLCBzZSBob3V2ZSBhbGd1bWEsIG91IHNvbGljaXRhZGFzIHBvciBwYXJ0ZSBkZSBvcmllbnRhw6fDo28gZG9jZW50ZSByZXNwb25zw6F2ZWw7CgoxMC4gQ29uY2VkZSDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBTw6NvIFBhdWxvIChVTklGRVNQKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZGUgcmVhbGl6YXIgcXVhaXNxdWVyIGFsdGVyYcOnw7VlcyBuYSBtw61kaWEgb3Ugbm8gZm9ybWF0byBkbyBhcnF1aXZvIHBhcmEgcHJvcMOzc2l0b3MgZGUgcHJlc2VydmHDp8OjbyBkaWdpdGFsLCBkZSBhY2Vzc2liaWxpZGFkZSBlIGRlIG1lbGhvciBpZGVudGlmaWNhw6fDo28gZG8gdHJhYmFsaG8gc3VibWV0aWRvLCBkZXNkZSBxdWUgbsOjbyBzZWphIGFsdGVyYWRvIHNldSBjb250ZcO6ZG8gaW50ZWxlY3R1YWwuCgpBbyBjb25jbHVpciBhcyBldGFwYXMgZG8gcHJvY2Vzc28gZGUgc3VibWlzc8OjbyBkZSBhcnF1aXZvcyBubyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBVTklGRVNQLCBhdGVzdG8gcXVlIGxpIGUgY29uY29yZGVpIGludGVncmFsbWVudGUgY29tIG9zIHRlcm1vcyBhY2ltYSBkZWxpbWl0YWRvcywgc2VtIGZhemVyIHF1YWxxdWVyIHJlc2VydmEgZSBub3ZhbWVudGUgY29uZmlybWFuZG8gcXVlIGN1bXBybyBvcyByZXF1aXNpdG9zIGluZGljYWRvcyBub3MgaXRlbnMgbWVuY2lvbmFkb3MgYW50ZXJpb3JtZW50ZS4KCkhhdmVuZG8gcXVhbHF1ZXIgZGlzY29yZMOibmNpYSBlbSByZWxhw6fDo28gYSBwcmVzZW50ZSBsaWNlbsOnYSBvdSBuw6NvIHNlIHZlcmlmaWNhbmRvIG8gZXhpZ2lkbyBub3MgaXRlbnMgYW50ZXJpb3Jlcywgdm9jw6ogZGV2ZSBpbnRlcnJvbXBlciBpbWVkaWF0YW1lbnRlIG8gcHJvY2Vzc28gZGUgc3VibWlzc8Ojby4gQSBjb250aW51aWRhZGUgZG8gcHJvY2Vzc28gZXF1aXZhbGUgw6AgY29uY29yZMOibmNpYSBlIMOgIGFzc2luYXR1cmEgZGVzdGUgZG9jdW1lbnRvLCBjb20gdG9kYXMgYXMgY29uc2VxdcOqbmNpYXMgbmVsZSBwcmV2aXN0YXMsIHN1amVpdGFuZG8tc2UgbyBzaWduYXTDoXJpbyBhIHNhbsOnw7VlcyBjaXZpcyBlIGNyaW1pbmFpcyBjYXNvIG7Do28gc2VqYSB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBwYXRyaW1vbmlhaXMgZS9vdSBjb25leG9zIGFwbGljw6F2ZWlzIMOgIE9icmEgZGVwb3NpdGFkYSBkdXJhbnRlIGVzdGUgcHJvY2Vzc28sIG91IGNhc28gbsOjbyB0ZW5oYSBvYnRpZG8gcHLDqXZpYSBlIGV4cHJlc3NhIGF1dG9yaXphw6fDo28gZG8gdGl0dWxhciBwYXJhIG8gZGVww7NzaXRvIGUgdG9kb3Mgb3MgdXNvcyBkYSBPYnJhIGVudm9sdmlkb3MuCgpTZSB0aXZlciBxdWFscXVlciBkw7p2aWRhIHF1YW50byBhb3MgdGVybW9zIGRlIGxpY2VuY2lhbWVudG8gZSBxdWFudG8gYW8gcHJvY2Vzc28gZGUgc3VibWlzc8OjbywgZW50cmUgZW0gY29udGF0byBjb20gYSBiaWJsaW90ZWNhIGRvIHNldSBjYW1wdXMgKGNvbnN1bHRlIGVtOiBodHRwczovL2JpYmxpb3RlY2FzLnVuaWZlc3AuYnIvYmlibGlvdGVjYXMtZGEtcmVkZSkuIAoKU8OjbyBQYXVsbywgV2VkIEp1biAyMSAxOTo1MTo0NyBCUlQgMjAyMy4KRepositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-08-11T04:00:31Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A mulher oitocentista por detrás do leque: Machado de Assis, um olhar avant la lettre ao criar personagens femininas icônicas
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv La mujer del siglo xix detrás del abanico: Machado de Assis, una mirada vanguardista a la hora de crear personajes femeninos icónicos
title A mulher oitocentista por detrás do leque: Machado de Assis, um olhar avant la lettre ao criar personagens femininas icônicas
spellingShingle A mulher oitocentista por detrás do leque: Machado de Assis, um olhar avant la lettre ao criar personagens femininas icônicas
Silva, Marcelo Batista da [UNIFESP]
Machado de Assis
Romance brasileiro
Mulher oitocentista
Leque
Século XIX
title_short A mulher oitocentista por detrás do leque: Machado de Assis, um olhar avant la lettre ao criar personagens femininas icônicas
title_full A mulher oitocentista por detrás do leque: Machado de Assis, um olhar avant la lettre ao criar personagens femininas icônicas
title_fullStr A mulher oitocentista por detrás do leque: Machado de Assis, um olhar avant la lettre ao criar personagens femininas icônicas
title_full_unstemmed A mulher oitocentista por detrás do leque: Machado de Assis, um olhar avant la lettre ao criar personagens femininas icônicas
title_sort A mulher oitocentista por detrás do leque: Machado de Assis, um olhar avant la lettre ao criar personagens femininas icônicas
author Silva, Marcelo Batista da [UNIFESP]
author_facet Silva, Marcelo Batista da [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv https://lattes.cnpq.br/9739061759678313
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4999046768714295
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcelo Batista da [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, André Luiz Barros da [UNIFESP]
contributor_str_mv Silva, André Luiz Barros da [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Machado de Assis
Romance brasileiro
Mulher oitocentista
Leque
Século XIX
topic Machado de Assis
Romance brasileiro
Mulher oitocentista
Leque
Século XIX
description Tendo em vista que o escritor fluminense Machado de Assis é sempre lembrado pela crítica literária por ter criado algumas das grandes personagens femininas da literatura brasileira (Giomar, Helena, Iaiá Garcia, Virgília, Marcela, Rita, Mariana, Sofia, Capitu, entre outras), evidenciando o lado estratégico, os ardis da sedução e até mesmo uma certa “emancipação”, mesmo que esta palavra não fosse usada pe-lo Bruxo do Cosme Velho e por seus contemporâneos daquela sociedade patriarcal e maniqueísta do ponto de vista religioso, este trabalho pretende destacar o papel social e doméstico da mulher oitocentista, bem como as nuances da personalidade que diferenciam essas personagens a partir da ótica de Machado de Assis, que rompia assim um certo paradigma de personagens que guardavam resquícios da idealização. A literatura machadiana acabou trazendo à mulher uma sutileza ve-rossímil quase palpável ao leitor, seja esse leitor do século XIX ou de qualquer ou-tro século. O olhar do bruxo fechou o leque que escondia a verdadeira fase, e re-velou a fase da realidade nua e crua. Considerando este período histórico, o pre-sente trabalho tem como objetivo analisar a representação das figuras femininas contidas nos textos ficcionais machadianos Iaiá Garcia, Helena, A mão e a luva, Memórias póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro e os contos A cartomante e Mariana, possibilitando um estudo mais aprofundado acerca do papel da mulher nesta sociedade oitocentista patriarcal e burguesa, cuja identidade é subjugada por conceitos e (pré)conceitos embasados na cultura judaico-cristã e introjetados no meio social.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-23T20:58:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-23T20:58:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-04-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/11600/68030
url https://repositorio.unifesp.br/11600/68030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 116 f.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Google Meet
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68030/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Marcelo%20Batista%20-%20Vers%c3%a3o%20final%20ap%c3%b3s%20corre%c3%a7%c3%b5es%20solicitadas%20pelo%20reposit%c3%b3rio.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68030/2/license.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68030/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Marcelo%20Batista%20-%20Vers%c3%a3o%20final%20ap%c3%b3s%20corre%c3%a7%c3%b5es%20solicitadas%20pelo%20reposit%c3%b3rio.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68030/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Marcelo%20Batista%20-%20Vers%c3%a3o%20final%20ap%c3%b3s%20corre%c3%a7%c3%b5es%20solicitadas%20pelo%20reposit%c3%b3rio.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e72fe67b8cce57a4a639e167d5e8f6d9
1bbb152408321a39ff260b98a27b418a
939bbe00cfac0a201a0560f7889f3f7b
35bf8a1f87da1c8886230eab8781117e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764214176055296