O cinema indigenizado de divino Tserewahú

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fernanda Oliveira [UNIFESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/11600/41748
Resumo: Esta dissertação se caracteriza como um estudo acerca do conceito de “cultura” presente na narrativa fílmica construída pelo cineasta indígena Divino Tserewahú em seus sete filmes, todos produzidos pela organização não governamental Vídeo nas Aldeias. Desenvolvo inicialmente uma contextualização histórica acerca do processo de apropriação do conhecimento tecnológico por povos indígenas no Brasil, o que possibilitou a construção e a apresentação de seus discursos por meio do cinema; além de situar, dentro e fora do país, algumas importantes experiências com a utilização do aparato cinematográfico por povos nativos. Ainda apresento uma discussão a respeito do conceito de “cultura” na antropologia e suas diferentes implicações e como esta ideia é apropriada pelos indígenas, tornando-se cultura com aspas. Em seguida, construo um percurso do trabalho de Divino Tserewahú e apresento alguns momentos etnográficos vivenciados junto a este cineasta, além de relacionar os seus filmes ao conceito de “cinema menor”. A abordagem final da pesquisa consiste em uma etnografia fílmica que privilegia os filmes sobre ritual Xavante, nos quais destaco o ritual como sendo o principal marcador do conceito de “cultura Xavante”. A discussão é finalizada com a problematização do que denomino “cinema indigenizado”.
id UFSP_2857aa3fe707c5fb85385531a124abbb
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/41748
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Silva, Fernanda Oliveira [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Barbosa, Andréa Cláudia Miguel Marques [UNIFESP]2018-04-11T16:56:35Z2018-04-11T16:56:35Z2013-02-25SILVA, Fernanda Oliveira. O cinema indigenizado de divino Tserewahú. 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo. Guarulhos, 2013.http://repositorio.unifesp.br/11600/41748Esta dissertação se caracteriza como um estudo acerca do conceito de “cultura” presente na narrativa fílmica construída pelo cineasta indígena Divino Tserewahú em seus sete filmes, todos produzidos pela organização não governamental Vídeo nas Aldeias. Desenvolvo inicialmente uma contextualização histórica acerca do processo de apropriação do conhecimento tecnológico por povos indígenas no Brasil, o que possibilitou a construção e a apresentação de seus discursos por meio do cinema; além de situar, dentro e fora do país, algumas importantes experiências com a utilização do aparato cinematográfico por povos nativos. Ainda apresento uma discussão a respeito do conceito de “cultura” na antropologia e suas diferentes implicações e como esta ideia é apropriada pelos indígenas, tornando-se cultura com aspas. Em seguida, construo um percurso do trabalho de Divino Tserewahú e apresento alguns momentos etnográficos vivenciados junto a este cineasta, além de relacionar os seus filmes ao conceito de “cinema menor”. A abordagem final da pesquisa consiste em uma etnografia fílmica que privilegia os filmes sobre ritual Xavante, nos quais destaco o ritual como sendo o principal marcador do conceito de “cultura Xavante”. A discussão é finalizada com a problematização do que denomino “cinema indigenizado”.This thesis is characterized as a study of the idea of "culture" in this film narrative constructed by Indian filmmaker Divino Tserewahú in his seven movies, all produced by the nongovernmental organization Video in the Villages. Initially I develop an historical overview of the process of absorption of technological knowledge by indigenous people in Brazil, which made possible the construction and presentation of their speeches through film, besides situating within and outside the country, some important experiences using the cinematic apparatus by native peoples. I also present a discussion about the concept of "culture" in anthropology and its various implications and how this idea is absorbed by the indigenous people, becoming "culture”. Next I describe how Divino Tserewahú develops his work and I present a few moments experienced with this filmmaker, relating his films to the concept of "minor film." The final approach of this research is an ethnography film that focuses on the Xavante’s ritual, in which I highlight the ritual as the main marker of the concept "Xavante culture." The discussion is finished with the problematization regarding the film that I call “indigenized”.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)AntropologiaEtnografia fílmicaCinema indigenizadoPovo XavanteAnthropologyFilm ethnographyIndigenized CinemaXavante peopleO cinema indigenizado de divino TserewahúIndigenous cinema of divino Tserewahúinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)Ciências Sociais - GuarulhosArte, cultura e teoria socialLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85428${dspace.ui.url}/bitstream/11600/41748/2/license.txta52ec8e885e5d26a71c5ce4342d18ee8MD52open accessORIGINALO Cinema Indigenizado de Divino Tserewahú_FSilva.pdfO Cinema Indigenizado de Divino Tserewahú_FSilva.pdfapplication/pdf2718410${dspace.ui.url}/bitstream/11600/41748/3/O%20Cinema%20Indigenizado%20de%20Divino%20Tserewahu%cc%81_FSilva.pdf7baea362d30a4238f197c0a39fef87bdMD53open accessTEXTO Cinema Indigenizado de Divino Tserewahú_FSilva.pdf.txtO Cinema Indigenizado de Divino Tserewahú_FSilva.pdf.txtExtracted texttext/plain372654${dspace.ui.url}/bitstream/11600/41748/7/O%20Cinema%20Indigenizado%20de%20Divino%20Tserewahu%cc%81_FSilva.pdf.txtff02c752897b8f215b2f601a179e7aeaMD57open accessTHUMBNAILO Cinema Indigenizado de Divino Tserewahú_FSilva.pdf.jpgO Cinema Indigenizado de Divino Tserewahú_FSilva.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3653${dspace.ui.url}/bitstream/11600/41748/9/O%20Cinema%20Indigenizado%20de%20Divino%20Tserewahu%cc%81_FSilva.pdf.jpg214017a2003fb88df69ceeb0f86b5fbdMD59open access11600/417482023-05-15 10:26:30.957open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/41748VEVSTU9TIEUgQ09OREnDh8OVRVMgUEFSQSBPIExJQ0VOQ0lBTUVOVE8gRE8gQVJRVUlWQU1FTlRPLCBSRVBST0RVw4fDg08gRSBESVZVTEdBw4fDg08gUMOaQkxJQ0EgREUgQ09OVEXDmkRPIE5PIFJFUE9TSVTDk1JJTyBJTlNUSVRVQ0lPTkFMIFVOSUZFU1AgKHZlcnPDo28gMS4wKQoKMS4gRXUsIENyaXN0aWFuZSBkZSBNZWxvIFNoaXJheWFtYSAoY3Jpc3RpYW5lLnNoaXJheWFtYUB1bmlmZXNwLmJyKSwgcmVzcG9uc8OhdmVsIHBlbG8gdHJhYmFsaG8g4oCcTyBjaW5lbWEgaW5kaWdlbml6YWRvIGRlIGRpdmlubyBUc2VyZXdhaMO64oCdIGUgdXN1w6FyaW8tZGVwb3NpdGFudGUgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgVU5JRkVTUCwgYXNzZWd1cm8gbm8gcHJlc2VudGUgYXRvIHF1ZSBzb3UgdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGF0cmltb25pYWlzIGUvb3UgZGlyZWl0b3MgY29uZXhvcyByZWZlcmVudGVzIMOgIHRvdGFsaWRhZGUgZGEgT2JyYSBvcmEgZGVwb3NpdGFkYSBlbSBmb3JtYXRvIGRpZ2l0YWwsIGJlbSBjb21vIGRlIHNldXMgY29tcG9uZW50ZXMgbWVub3JlcywgZW0gc2UgdHJhdGFuZG8gZGUgb2JyYSBjb2xldGl2YSwgY29uZm9ybWUgbyBwcmVjZWl0dWFkbyBwZWxhIExlaSA5LjYxMC85OCBlL291IExlaSA5LjYwOS85OC4gTsOjbyBzZW5kbyBlc3RlIG8gY2FzbywgYXNzZWd1cm8gdGVyIG9idGlkbyBkaXJldGFtZW50ZSBkb3MgZGV2aWRvcyB0aXR1bGFyZXMgYXV0b3JpemHDp8OjbyBwcsOpdmlhIGUgZXhwcmVzc2EgcGFyYSBvIGRlcMOzc2l0byBlIHBhcmEgYSBkaXZ1bGdhw6fDo28gZGEgT2JyYSwgYWJyYW5nZW5kbyB0b2RvcyBvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBlIGNvbmV4b3MgYWZldGFkb3MgcGVsYSBhc3NpbmF0dXJhIGRvcyBwcmVzZW50ZXMgdGVybW9zIGRlIGxpY2VuY2lhbWVudG8sIGRlIG1vZG8gYSBlZmV0aXZhbWVudGUgaXNlbnRhciBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFPDo28gUGF1bG8gKFVOSUZFU1ApIGUgc2V1cyBmdW5jaW9uw6FyaW9zIGRlIHF1YWxxdWVyIHJlc3BvbnNhYmlsaWRhZGUgcGVsbyB1c28gbsOjby1hdXRvcml6YWRvIGRvIG1hdGVyaWFsIGRlcG9zaXRhZG8sIHNlamEgZW0gdmluY3VsYcOnw6NvIGFvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIFVOSUZFU1AsIHNlamEgZW0gdmluY3VsYcOnw6NvIGEgcXVhaXNxdWVyIHNlcnZpw6dvcyBkZSBidXNjYSBlIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIGRlIGNvbnRlw7pkbyBxdWUgZmHDp2FtIHVzbyBkYXMgaW50ZXJmYWNlcyBlIGVzcGHDp28gZGUgYXJtYXplbmFtZW50byBwcm92aWRlbmNpYWRvcyBwZWxhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFPDo28gUGF1bG8gKFVOSUZFU1ApIHBvciBtZWlvIGRlIHNldXMgc2lzdGVtYXMgaW5mb3JtYXRpemFkb3MuCgoyLiBBIGNvbmNvcmTDom5jaWEgY29tIGVzdGEgbGljZW7Dp2EgdGVtIGNvbW8gY29uc2VxdcOqbmNpYSBhIHRyYW5zZmVyw6puY2lhLCBhIHTDrXR1bG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZSBuw6NvLW9uZXJvc28sIGlzZW50YSBkbyBwYWdhbWVudG8gZGUgcm95YWx0aWVzIG91IHF1YWxxdWVyIG91dHJhIGNvbnRyYXByZXN0YcOnw6NvLCBwZWN1bmnDoXJpYSBvdSBuw6NvLCDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBTw6NvIFBhdWxvIChVTklGRVNQKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXJtYXplbmFyIGRpZ2l0YWxtZW50ZSwgZGUgcmVwcm9kdXppciBlIGRlIGRpc3RyaWJ1aXIgbmFjaW9uYWwgZSBpbnRlcm5hY2lvbmFsbWVudGUgYSBPYnJhLCBpbmNsdWluZG8tc2UgbyBzZXUgcmVzdW1vL2Fic3RyYWN0LCBwb3IgbWVpb3MgZWxldHLDtG5pY29zIGFvIHDDumJsaWNvIGVtIGdlcmFsLCBlbSByZWdpbWUgZGUgYWNlc3NvIGFiZXJ0by4KCjMuIEEgcHJlc2VudGUgbGljZW7Dp2EgdGFtYsOpbSBhYnJhbmdlLCBub3MgbWVzbW9zIHRlcm1vcyBlc3RhYmVsZWNpZG9zIG5vIGl0ZW0gMiwgc3VwcmEsIHF1YWxxdWVyIGRpcmVpdG8gZGUgY29tdW5pY2HDp8OjbyBhbyBww7pibGljbyBjYWLDrXZlbCBlbSByZWxhw6fDo28gw6AgT2JyYSBvcmEgZGVwb3NpdGFkYSwgaW5jbHVpbmRvLXNlIG9zIHVzb3MgcmVmZXJlbnRlcyDDoCByZXByZXNlbnRhw6fDo28gcMO6YmxpY2EgZS9vdSBleGVjdcOnw6NvIHDDumJsaWNhLCBiZW0gY29tbyBxdWFscXVlciBvdXRyYSBtb2RhbGlkYWRlIGRlIGNvbXVuaWNhw6fDo28gYW8gcMO6YmxpY28gcXVlIGV4aXN0YSBvdSB2ZW5oYSBhIGV4aXN0aXIsIG5vcyB0ZXJtb3MgZG8gYXJ0aWdvIDY4IGUgc2VndWludGVzIGRhIExlaSA5LjYxMC85OCwgbmEgZXh0ZW5zw6NvIHF1ZSBmb3IgYXBsaWPDoXZlbCBhb3Mgc2VydmnDp29zIHByZXN0YWRvcyBhbyBww7pibGljbyBwZWxhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFPDo28gUGF1bG8gKFVOSUZFU1ApLgoKNC4gRXN0YSBsaWNlbsOnYSBhYnJhbmdlLCBhaW5kYSwgbm9zIG1lc21vcyB0ZXJtb3MgZXN0YWJlbGVjaWRvcyBubyBpdGVtIDIsIHN1cHJhLCB0b2RvcyBvcyBkaXJlaXRvcyBjb25leG9zIGRlIGFydGlzdGFzIGludMOpcnByZXRlcyBvdSBleGVjdXRhbnRlcywgcHJvZHV0b3JlcyBmb25vZ3LDoWZpY29zIG91IGVtcHJlc2FzIGRlIHJhZGlvZGlmdXPDo28gcXVlIGV2ZW50dWFsbWVudGUgc2VqYW0gYXBsaWPDoXZlaXMgZW0gcmVsYcOnw6NvIMOgIG9icmEgZGVwb3NpdGFkYSwgZW0gY29uZm9ybWlkYWRlIGNvbSBvIHJlZ2ltZSBmaXhhZG8gbm8gVMOtdHVsbyBWIGRhIExlaSA5LjYxMC85OC4KCjUuIFNlIGEgT2JyYSBkZXBvc2l0YWRhIGZvaSBvdSDDqSBvYmpldG8gZGUgZmluYW5jaWFtZW50byBwb3IgaW5zdGl0dWnDp8O1ZXMgZGUgZm9tZW50byDDoCBwZXNxdWlzYSBvdSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBzZW1lbGhhbnRlLCB2b2PDqiBvdSBvIHRpdHVsYXIgYXNzZWd1cmEgcXVlIGN1bXByaXUgdG9kYXMgYXMgb2JyaWdhw6fDtWVzIHF1ZSBsaGUgZm9yYW0gaW1wb3N0YXMgcGVsYSBpbnN0aXR1acOnw6NvIGZpbmFuY2lhZG9yYSBlbSByYXrDo28gZG8gZmluYW5jaWFtZW50bywgZSBxdWUgbsOjbyBlc3TDoSBjb250cmFyaWFuZG8gcXVhbHF1ZXIgZGlzcG9zacOnw6NvIGNvbnRyYXR1YWwgcmVmZXJlbnRlIMOgIHB1YmxpY2HDp8OjbyBkbyBjb250ZcO6ZG8gb3JhIHN1Ym1ldGlkbyBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBVTklGRVNQLgoKNi4gQ2FzbyBhIE9icmEgb3JhIGRlcG9zaXRhZGEgZW5jb250cmUtc2UgbGljZW5jaWFkYSBzb2IgdW1hIGxpY2Vuw6dhIENyZWF0aXZlIENvbW1vbnMgKHF1YWxxdWVyIHZlcnPDo28pLCBzb2IgYSBsaWNlbsOnYSBHTlUgRnJlZSBEb2N1bWVudGF0aW9uIExpY2Vuc2UgKHF1YWxxdWVyIHZlcnPDo28pLCBvdSBvdXRyYSBsaWNlbsOnYSBxdWFsaWZpY2FkYSBjb21vIGxpdnJlIHNlZ3VuZG8gb3MgY3JpdMOpcmlvcyBkYSBEZWZpbml0aW9uIG9mIEZyZWUgQ3VsdHVyYWwgV29ya3MgKGRpc3BvbsOtdmVsIGVtOiBodHRwOi8vZnJlZWRvbWRlZmluZWQub3JnL0RlZmluaXRpb24pIG91IEZyZWUgU29mdHdhcmUgRGVmaW5pdGlvbiAoZGlzcG9uw612ZWwgZW06IGh0dHA6Ly93d3cuZ251Lm9yZy9waGlsb3NvcGh5L2ZyZWUtc3cuaHRtbCksIG8gYXJxdWl2byByZWZlcmVudGUgw6AgT2JyYSBkZXZlIGluZGljYXIgYSBsaWNlbsOnYSBhcGxpY8OhdmVsIGVtIGNvbnRlw7pkbyBsZWfDrXZlbCBwb3Igc2VyZXMgaHVtYW5vcyBlLCBzZSBwb3Nzw612ZWwsIHRhbWLDqW0gZW0gbWV0YWRhZG9zIGxlZ8OtdmVpcyBwb3IgbcOhcXVpbmEuIEEgaW5kaWNhw6fDo28gZGEgbGljZW7Dp2EgYXBsaWPDoXZlbCBkZXZlIHNlciBhY29tcGFuaGFkYSBkZSB1bSBsaW5rIHBhcmEgb3MgdGVybW9zIGRlIGxpY2VuY2lhbWVudG8gb3Ugc3VhIGPDs3BpYSBpbnRlZ3JhbC4KCjcuIEF0ZXN0YSBxdWUgYSBPYnJhIHN1Ym1ldGlkYSBuw6NvIGNvbnTDqW0gcXVhbHF1ZXIgaW5mb3JtYcOnw6NvIGNvbmZpZGVuY2lhbCBzdWEgb3UgZGUgdGVyY2Vpcm9zLgoKOC4gQ29uY2VkZSDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBTw6NvIFBhdWxvIChVTklGRVNQKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZGUgcmVhbGl6YXIgcXVhaXNxdWVyIGFsdGVyYcOnw7VlcyBuYSBtw61kaWEgb3Ugbm8gZm9ybWF0byBkbyBhcnF1aXZvIHBhcmEgcHJvcMOzc2l0b3MgZGUgcHJlc2VydmHDp8OjbyBkaWdpdGFsLCBkZSBhY2Vzc2liaWxpZGFkZSBlIGRlIG1lbGhvciBpZGVudGlmaWNhw6fDo28gZG8gdHJhYmFsaG8gc3VibWV0aWRvLgoKQW8gY29uY2x1aXIgYXMgZXRhcGFzIGRvIHByb2Nlc3NvIGRlIHN1Ym1pc3PDo28gZGUgYXJxdWl2b3Mgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgVU5JRkVTUCwgYXRlc3RvIHF1ZSBsaSBlIGNvbmNvcmRlaSBpbnRlZ3JhbG1lbnRlIGNvbSBvcyB0ZXJtb3MgYWNpbWEgZGVsaW1pdGFkb3MsIHNlbSBmYXplciBxdWFscXVlciByZXNlcnZhIGUgbm92YW1lbnRlIGNvbmZpcm1hbmRvIHF1ZSBjdW1wcm8gb3MgcmVxdWlzaXRvcyBpbmRpY2Fkb3Mgbm8gaXRlbnMgbWVuY2lvbmFkb3MgYW50ZXJpb3JtZW50ZS4KCkhhdmVuZG8gcXVhbHF1ZXIgZGlzY29yZMOibmNpYSBlbSByZWxhw6fDo28gYW9zIHByZXNlbnRlcyB0ZXJtb3Mgb3UgbsOjbyBzZSB2ZXJpZmljYW5kbyBvIGV4aWdpZG8gbm9zIGl0ZW5zIGFudGVyaW9yZXMsIHZvY8OqIGRldmUgaW50ZXJyb21wZXIgaW1lZGlhdGFtZW50ZSBvIHByb2Nlc3NvIGRlIHN1Ym1pc3PDo28uIEEgY29udGludWlkYWRlIGRvIHByb2Nlc3NvIGVxdWl2YWxlIMOgIGNvbmNvcmTDom5jaWEgZSDDoCBhc3NpbmF0dXJhIGRlc3RlIGRvY3VtZW50bywgY29tIHRvZGFzIGFzIGNvbnNlcXXDqm5jaWFzIG5lbGUgcHJldmlzdGFzLCBzdWplaXRhbmRvLXNlIG8gc2lnbmF0w6FyaW8gYSBzYW7Dp8O1ZXMgY2l2aXMgZSBjcmltaW5haXMgY2FzbyBuw6NvIHNlamEgdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGF0cmltb25pYWlzIGUvb3UgY29uZXhvcyBhcGxpY8OhdmVpcyDDoCBPYnJhIGRlcG9zaXRhZGEgZHVyYW50ZSBlc3RlIHByb2Nlc3NvLCBvdSBjYXNvIG7Do28gdGVuaGEgb2J0aWRvIHByw6l2aWEgZSBleHByZXNzYSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIHRpdHVsYXIgcGFyYSBvIGRlcMOzc2l0byBlIHRvZG9zIG9zIHVzb3MgZGEgT2JyYSBlbnZvbHZpZG9zLgoKUGFyYSBhIHNvbHXDp8OjbyBkZSBxdWFscXVlciBkw7p2aWRhIHF1YW50byBhb3MgdGVybW9zIGRlIGxpY2VuY2lhbWVudG8gZSBxdWFudG8gYW8gcHJvY2Vzc28gZGUgc3VibWlzc8OjbywgZW52aWUgdW1hIG1lbnNhZ2VtIHBhcmEgbyBlbmRlcmXDp28gZGUgZS1tYWlsOiByZXBvc2l0b3Jpby51bmlmZXNwQGdtYWlsLmNvbS4KClPDo28gUGF1bG8sIFR1ZSBBcHIgMTAgMTc6Mzk6NDYgQlJUIDIwMTguCg==Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:26:30Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv O cinema indigenizado de divino Tserewahú
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Indigenous cinema of divino Tserewahú
title O cinema indigenizado de divino Tserewahú
spellingShingle O cinema indigenizado de divino Tserewahú
Silva, Fernanda Oliveira [UNIFESP]
Antropologia
Etnografia fílmica
Cinema indigenizado
Povo Xavante
Anthropology
Film ethnography
Indigenized Cinema
Xavante people
title_short O cinema indigenizado de divino Tserewahú
title_full O cinema indigenizado de divino Tserewahú
title_fullStr O cinema indigenizado de divino Tserewahú
title_full_unstemmed O cinema indigenizado de divino Tserewahú
title_sort O cinema indigenizado de divino Tserewahú
author Silva, Fernanda Oliveira [UNIFESP]
author_facet Silva, Fernanda Oliveira [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fernanda Oliveira [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa, Andréa Cláudia Miguel Marques [UNIFESP]
contributor_str_mv Barbosa, Andréa Cláudia Miguel Marques [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia
Etnografia fílmica
Cinema indigenizado
Povo Xavante
topic Antropologia
Etnografia fílmica
Cinema indigenizado
Povo Xavante
Anthropology
Film ethnography
Indigenized Cinema
Xavante people
dc.subject.eng.fl_str_mv Anthropology
Film ethnography
Indigenized Cinema
Xavante people
description Esta dissertação se caracteriza como um estudo acerca do conceito de “cultura” presente na narrativa fílmica construída pelo cineasta indígena Divino Tserewahú em seus sete filmes, todos produzidos pela organização não governamental Vídeo nas Aldeias. Desenvolvo inicialmente uma contextualização histórica acerca do processo de apropriação do conhecimento tecnológico por povos indígenas no Brasil, o que possibilitou a construção e a apresentação de seus discursos por meio do cinema; além de situar, dentro e fora do país, algumas importantes experiências com a utilização do aparato cinematográfico por povos nativos. Ainda apresento uma discussão a respeito do conceito de “cultura” na antropologia e suas diferentes implicações e como esta ideia é apropriada pelos indígenas, tornando-se cultura com aspas. Em seguida, construo um percurso do trabalho de Divino Tserewahú e apresento alguns momentos etnográficos vivenciados junto a este cineasta, além de relacionar os seus filmes ao conceito de “cinema menor”. A abordagem final da pesquisa consiste em uma etnografia fílmica que privilegia os filmes sobre ritual Xavante, nos quais destaco o ritual como sendo o principal marcador do conceito de “cultura Xavante”. A discussão é finalizada com a problematização do que denomino “cinema indigenizado”.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-02-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-11T16:56:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-04-11T16:56:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Fernanda Oliveira. O cinema indigenizado de divino Tserewahú. 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo. Guarulhos, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/11600/41748
identifier_str_mv SILVA, Fernanda Oliveira. O cinema indigenizado de divino Tserewahú. 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo. Guarulhos, 2013.
url http://repositorio.unifesp.br/11600/41748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/41748/2/license.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/41748/3/O%20Cinema%20Indigenizado%20de%20Divino%20Tserewahu%cc%81_FSilva.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/41748/7/O%20Cinema%20Indigenizado%20de%20Divino%20Tserewahu%cc%81_FSilva.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/41748/9/O%20Cinema%20Indigenizado%20de%20Divino%20Tserewahu%cc%81_FSilva.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a52ec8e885e5d26a71c5ce4342d18ee8
7baea362d30a4238f197c0a39fef87bd
ff02c752897b8f215b2f601a179e7aea
214017a2003fb88df69ceeb0f86b5fbd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764234571907072