A representação das mulheres no cinema marginal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Evelyn Magalde [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67570
Resumo: Esta pesquisa busca apresentar um estudo crítico da representação das mulheres de um conjunto de filmes do cinema brasileiro conhecido como Cinema Marginal. A partir dos filmes: A Mulher de Todos (1969), Cuidado Madame (1970) e Copacabana Mon Amour (1970), serão analisadas as personagens mulheres e como elas foram representadas nas produções fílmicas. O estudo se propõe a investigar até que ponto essas personagens foram inovadoras para a filmografia brasileira na medida em que desconstroem papéis de gênero e apresentam-se como personagens esféricas. O trabalho investiga a construção da imagem das mulheres e aborda o contexto histórico-social-político durante o período das produções fílmicas e as relações que se estabelecem entre a produção e seu tempo. As trilhas sonoras, bem como as múltiplas referências artísticas apresentadas nos filmes, também foram analisadas e discutidas em diálogo com suas respectivas funções dentro das obras, criando assim uma análise que se propõe multifatorial. Em termos teóricos, a análise foi feita valendo-se principalmente das teorias feministas do cinema, de críticas fílmicas e abordagens sociológicas.
id UFSP_29392aab99c94a94475b0e1f7f6fdde0
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/67570
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling A representação das mulheres no cinema marginalThe Women's Representation in The Cinema MarginalCinemaFeminismoCinema brasileiroTeoria feminista do cinemaEsta pesquisa busca apresentar um estudo crítico da representação das mulheres de um conjunto de filmes do cinema brasileiro conhecido como Cinema Marginal. A partir dos filmes: A Mulher de Todos (1969), Cuidado Madame (1970) e Copacabana Mon Amour (1970), serão analisadas as personagens mulheres e como elas foram representadas nas produções fílmicas. O estudo se propõe a investigar até que ponto essas personagens foram inovadoras para a filmografia brasileira na medida em que desconstroem papéis de gênero e apresentam-se como personagens esféricas. O trabalho investiga a construção da imagem das mulheres e aborda o contexto histórico-social-político durante o período das produções fílmicas e as relações que se estabelecem entre a produção e seu tempo. As trilhas sonoras, bem como as múltiplas referências artísticas apresentadas nos filmes, também foram analisadas e discutidas em diálogo com suas respectivas funções dentro das obras, criando assim uma análise que se propõe multifatorial. Em termos teóricos, a análise foi feita valendo-se principalmente das teorias feministas do cinema, de críticas fílmicas e abordagens sociológicas.This research seeks to present a critical study of the representation of women in a set of Brazilian cinema known as Cinema Marginal. Based on the films: A Mulher de Todos (1969), Cuidado Madame (1970) and Copacabana Mon Amour (1970), this study will analyze its women characters and how they were represented. The study proposes to investigate to what extent these characters were innovative for Brazilian filmography. The analysis was made using mainly the feminist theories of cinema. Thus, the work proposes to investigate the construction of the character’s image, in addition to approaching the historical-social-political context during the period of film productions.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloJorge, Marina Soler [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/5763073820553220Pereira, Evelyn Magalde [UNIFESP]2023-05-30T20:08:50Z2023-05-30T20:08:50Z2022-07-30info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion133 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67570porSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T17:16:50Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/67570Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T17:16:50Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A representação das mulheres no cinema marginal
The Women's Representation in The Cinema Marginal
title A representação das mulheres no cinema marginal
spellingShingle A representação das mulheres no cinema marginal
Pereira, Evelyn Magalde [UNIFESP]
Cinema
Feminismo
Cinema brasileiro
Teoria feminista do cinema
title_short A representação das mulheres no cinema marginal
title_full A representação das mulheres no cinema marginal
title_fullStr A representação das mulheres no cinema marginal
title_full_unstemmed A representação das mulheres no cinema marginal
title_sort A representação das mulheres no cinema marginal
author Pereira, Evelyn Magalde [UNIFESP]
author_facet Pereira, Evelyn Magalde [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jorge, Marina Soler [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/5763073820553220
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Evelyn Magalde [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Feminismo
Cinema brasileiro
Teoria feminista do cinema
topic Cinema
Feminismo
Cinema brasileiro
Teoria feminista do cinema
description Esta pesquisa busca apresentar um estudo crítico da representação das mulheres de um conjunto de filmes do cinema brasileiro conhecido como Cinema Marginal. A partir dos filmes: A Mulher de Todos (1969), Cuidado Madame (1970) e Copacabana Mon Amour (1970), serão analisadas as personagens mulheres e como elas foram representadas nas produções fílmicas. O estudo se propõe a investigar até que ponto essas personagens foram inovadoras para a filmografia brasileira na medida em que desconstroem papéis de gênero e apresentam-se como personagens esféricas. O trabalho investiga a construção da imagem das mulheres e aborda o contexto histórico-social-político durante o período das produções fílmicas e as relações que se estabelecem entre a produção e seu tempo. As trilhas sonoras, bem como as múltiplas referências artísticas apresentadas nos filmes, também foram analisadas e discutidas em diálogo com suas respectivas funções dentro das obras, criando assim uma análise que se propõe multifatorial. Em termos teóricos, a análise foi feita valendo-se principalmente das teorias feministas do cinema, de críticas fílmicas e abordagens sociológicas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-30
2023-05-30T20:08:50Z
2023-05-30T20:08:50Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67570
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 133 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268460870402048