A representação das mulheres no cinema marginal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67570 |
Resumo: | Esta pesquisa busca apresentar um estudo crítico da representação das mulheres de um conjunto de filmes do cinema brasileiro conhecido como Cinema Marginal. A partir dos filmes: A Mulher de Todos (1969), Cuidado Madame (1970) e Copacabana Mon Amour (1970), serão analisadas as personagens mulheres e como elas foram representadas nas produções fílmicas. O estudo se propõe a investigar até que ponto essas personagens foram inovadoras para a filmografia brasileira na medida em que desconstroem papéis de gênero e apresentam-se como personagens esféricas. O trabalho investiga a construção da imagem das mulheres e aborda o contexto histórico-social-político durante o período das produções fílmicas e as relações que se estabelecem entre a produção e seu tempo. As trilhas sonoras, bem como as múltiplas referências artísticas apresentadas nos filmes, também foram analisadas e discutidas em diálogo com suas respectivas funções dentro das obras, criando assim uma análise que se propõe multifatorial. Em termos teóricos, a análise foi feita valendo-se principalmente das teorias feministas do cinema, de críticas fílmicas e abordagens sociológicas. |
id |
UFSP_29392aab99c94a94475b0e1f7f6fdde0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/67570 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
A representação das mulheres no cinema marginalThe Women's Representation in The Cinema MarginalCinemaFeminismoCinema brasileiroTeoria feminista do cinemaEsta pesquisa busca apresentar um estudo crítico da representação das mulheres de um conjunto de filmes do cinema brasileiro conhecido como Cinema Marginal. A partir dos filmes: A Mulher de Todos (1969), Cuidado Madame (1970) e Copacabana Mon Amour (1970), serão analisadas as personagens mulheres e como elas foram representadas nas produções fílmicas. O estudo se propõe a investigar até que ponto essas personagens foram inovadoras para a filmografia brasileira na medida em que desconstroem papéis de gênero e apresentam-se como personagens esféricas. O trabalho investiga a construção da imagem das mulheres e aborda o contexto histórico-social-político durante o período das produções fílmicas e as relações que se estabelecem entre a produção e seu tempo. As trilhas sonoras, bem como as múltiplas referências artísticas apresentadas nos filmes, também foram analisadas e discutidas em diálogo com suas respectivas funções dentro das obras, criando assim uma análise que se propõe multifatorial. Em termos teóricos, a análise foi feita valendo-se principalmente das teorias feministas do cinema, de críticas fílmicas e abordagens sociológicas.This research seeks to present a critical study of the representation of women in a set of Brazilian cinema known as Cinema Marginal. Based on the films: A Mulher de Todos (1969), Cuidado Madame (1970) and Copacabana Mon Amour (1970), this study will analyze its women characters and how they were represented. The study proposes to investigate to what extent these characters were innovative for Brazilian filmography. The analysis was made using mainly the feminist theories of cinema. Thus, the work proposes to investigate the construction of the character’s image, in addition to approaching the historical-social-political context during the period of film productions.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloJorge, Marina Soler [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/5763073820553220Pereira, Evelyn Magalde [UNIFESP]2023-05-30T20:08:50Z2023-05-30T20:08:50Z2022-07-30info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion133 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67570porSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T17:16:50Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/67570Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T17:16:50Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A representação das mulheres no cinema marginal The Women's Representation in The Cinema Marginal |
title |
A representação das mulheres no cinema marginal |
spellingShingle |
A representação das mulheres no cinema marginal Pereira, Evelyn Magalde [UNIFESP] Cinema Feminismo Cinema brasileiro Teoria feminista do cinema |
title_short |
A representação das mulheres no cinema marginal |
title_full |
A representação das mulheres no cinema marginal |
title_fullStr |
A representação das mulheres no cinema marginal |
title_full_unstemmed |
A representação das mulheres no cinema marginal |
title_sort |
A representação das mulheres no cinema marginal |
author |
Pereira, Evelyn Magalde [UNIFESP] |
author_facet |
Pereira, Evelyn Magalde [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Jorge, Marina Soler [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/5763073820553220 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Evelyn Magalde [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Feminismo Cinema brasileiro Teoria feminista do cinema |
topic |
Cinema Feminismo Cinema brasileiro Teoria feminista do cinema |
description |
Esta pesquisa busca apresentar um estudo crítico da representação das mulheres de um conjunto de filmes do cinema brasileiro conhecido como Cinema Marginal. A partir dos filmes: A Mulher de Todos (1969), Cuidado Madame (1970) e Copacabana Mon Amour (1970), serão analisadas as personagens mulheres e como elas foram representadas nas produções fílmicas. O estudo se propõe a investigar até que ponto essas personagens foram inovadoras para a filmografia brasileira na medida em que desconstroem papéis de gênero e apresentam-se como personagens esféricas. O trabalho investiga a construção da imagem das mulheres e aborda o contexto histórico-social-político durante o período das produções fílmicas e as relações que se estabelecem entre a produção e seu tempo. As trilhas sonoras, bem como as múltiplas referências artísticas apresentadas nos filmes, também foram analisadas e discutidas em diálogo com suas respectivas funções dentro das obras, criando assim uma análise que se propõe multifatorial. Em termos teóricos, a análise foi feita valendo-se principalmente das teorias feministas do cinema, de críticas fílmicas e abordagens sociológicas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-30 2023-05-30T20:08:50Z 2023-05-30T20:08:50Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67570 |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
133 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268460870402048 |