Depressive symptoms and cognitive performance of the elderly: relationship between institutionalization and activity programs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Plati, Mara Cristina F
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Covre, Priscila [UNIFESP], Lukasova, Katerina, Macedo, Elizeu Coutinho de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/3113
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462006000200008
Resumo: OBJETIVO: Avaliar a freqüência de sintomas depressivos e o desempenho cognitivo de idosos institucionalizados e não institucionalizados. Comparar os escores nos testes em função da institucionalização e da realização de atividades oferecidas pela instituição. MÉTODO: Foram avaliados 120 idosos com idade média de 71 anos e escolaridade média de 4,2 anos, divididos em três grupos: Não institucionalizados (n = 37); Institucionalizados com atividade (n = 37); Institucionalizados sem atividade (n = 46). Os grupos foram pareados em função da idade, sexo e escolaridade. Foram aplicados os instrumentos: Escala de Depressão Geriátrica, Mini-Exame do Estado Mental, Teste de Fluência Verbal e as versões computadorizadas do Teste Hooper de Organização Visual e do teste de Nomeação de Boston. Foram conduzidas ANOVAs unifatoriais e o teste de correlação de Pearson. RESULTADOS: Os dois grupos de idosos institucionalizados apresentaram maior freqüência de depressão e pior desempenho na prova de fluência verbal. Idosos de instituição sem atividade tiveram desempenho inferior aos outros dois grupos nos testes Mini-Exame do Estado Menatal, Teste de Nomeação de Boston e Hooper (p < 0,05). CONCLUSÃO: Pior desempenho cognitivo dos idosos parece estar relacionado com a institucionalização. As atividades diárias de estimulação podem ser eficientes em minimizar as perdas cognitivas dos idosos institucionalizados.
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MÉTODO: Foram avaliados 120 idosos com idade média de 71 anos e escolaridade média de 4,2 anos, divididos em três grupos: Não institucionalizados (n = 37); Institucionalizados com atividade (n = 37); Institucionalizados sem atividade (n = 46). Os grupos foram pareados em função da idade, sexo e escolaridade. Foram aplicados os instrumentos: Escala de Depressão Geriátrica, Mini-Exame do Estado Mental, Teste de Fluência Verbal e as versões computadorizadas do Teste Hooper de Organização Visual e do teste de Nomeação de Boston. Foram conduzidas ANOVAs unifatoriais e o teste de correlação de Pearson. RESULTADOS: Os dois grupos de idosos institucionalizados apresentaram maior freqüência de depressão e pior desempenho na prova de fluência verbal. Idosos de instituição sem atividade tiveram desempenho inferior aos outros dois grupos nos testes Mini-Exame do Estado Menatal, Teste de Nomeação de Boston e Hooper (p < 0,05). CONCLUSÃO: Pior desempenho cognitivo dos idosos parece estar relacionado com a institucionalização. As atividades diárias de estimulação podem ser eficientes em minimizar as perdas cognitivas dos idosos institucionalizados.OBJECTIVE: The aim of this study was to assess the frequency of depressive symptoms and to evaluate cognitive performance of institutionalized versus non-institutionalized elderly subjects and to compare the effect of institutionalization and participation in the institution's activity programs on their cognitive performance. METHOD: A group of 120 elderly subjects with a mean age of 71 years and average schooling of 4.2 years was evaluated. The participants were divided into 3 groups: non-institutionalized (n = 37); institutionalized with activities (n = 37); institutionalized without activities (n = 46). The groups were matched for age, gender and educational level. The following assessment instruments were used: the Geriatric Depression Scale, the Mini-Mental State Examination, the Verbal Fluency Test and the computerized versions of the Hooper Visual Organization Test and the Boston Naming Test. The data were analyzed using one-way ANOVA and the Pearson's correlation test. RESULTS: The two groups of institutionalized elderly showed higher frequency of depressive symptoms when compared to non-institutionalized subjects and worse performance on the Verbal Fluency Test. The institutionalized group without activities had lower scores on Mental State Examination, Boston Naming Test and Hooper Visual Organization Test when compared to the other two groups (p < 0.05). CONCLUSIONS: Institutionalization of the elderly seems to be related to worse cognitive performance. Activity programs during institutionalization may be effective in minimizing cognitive functional loss.Universidade Presbiteriana Mackenzie Laboratory of Cognitive ProcessesUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Department of PsychobiologyUniversidade Presbiteriana Mackenzie Department of Development DisturbancesUNIFESP, Department of PsychobiologySciELO118-121engAssociação Brasileira de Psiquiatria - ABPRevista Brasileira de PsiquiatriaAssistência aos idososTranstornos de adaptaçãoAsilos para idososCogniçãoDepressãoOld age assistanceAdjustment disordersHomes for the agedCognitionDepressionDepressive symptoms and cognitive performance of the elderly: relationship between institutionalization and activity programsSintomas depressivos e desempenho cognitivo nos idosos: relações entre institucionalização e realização de atividadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS1516-44462006000200008.pdfapplication/pdf1702474${dspace.ui.url}/bitstream/11600/3113/1/S1516-44462006000200008.pdf394563f310839de8a0f0f373e593633bMD51open accessTEXTS1516-44462006000200008.pdf.txtS1516-44462006000200008.pdf.txtExtracted texttext/plain22280${dspace.ui.url}/bitstream/11600/3113/2/S1516-44462006000200008.pdf.txtee9f88aa99d07837681eedc523e30818MD52open access11600/31132021-10-05 21:18:10.411open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/3113Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652021-10-06T00:18:10Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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