As múltiplas influências do samba nas periferias da cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Fabiana Marques do [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/64080
Resumo: Certo dia ouvindo a música “Batuque de Pirapora” , do sambista Geraldo Filme, em uma roda de samba, no bairro de São Mateus, zona leste de São Paulo, passei a analisar a letra da música. Percebo que nessa obra prima existem diversos tipos de resgaste, principalmente a história do samba paulista e dos seus batuques. Depois da chegada do samba rural na cidade de São Paulo e na periferia, o samba passa a receber diversos tipos de influências de outras expressões musicais, fato que o fortalece, sem nunca perder a sua essência. O objetivo geral deste trabalho é investigar e analisar as multiplicidades musicais presentes na cultura periférica e que o samba recebe diariamente na cidade de São Paulo. A metodologia aplicada é a pesquisa qualitativa com revisão de literatura e com análises das fontes secundárias das plataformas “Catálogo de Teses e Dissertações” e o “Periódicos CAPES”. Também se fez um estudo de caso no reduto de samba de São Mateus. Todos os dados coletados mostram que o samba na periferia pode ter recebido outras influências musicais, mas não perdeu sua essência e resistência política e social. Concluímos que o samba paulistano por mais que tenha recebido as múltiplas influências de outras expressões musicais, expressando a cultura periférica, continua sendo usado até atualidade como forma de instrumento para construção da consciência crítica e política de seus adeptos, provocando uma transformação sócio-cultural em seus frequentadores e no território e valorizando a cultura afro-brasileira, com a Música Preta Brasileira (MPB).
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