Efeito da dieta hiperlipídica/hiperglicídica materna e paterna nos parâmetros inflamatórios da prole fêmea logo após a lactação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Gabriela Muniz [UNIFESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60475
Resumo: Atualmente sabe-se que uma dieta hiperlipídica/hiperglicídica pode levar a um quadro de inflamação subclínica, além de um aumento no estresse oxidativo associado às doenças crônicas não transmissíveis. O presente estudo tem como objetivo compreender o efeito da ingestão materna assim como a ingestão paterna de dieta hiperlipídica/hiperglicídica nos parâmetros inflamatórios relacionados à via do NFkB da prole fêmea aos 21 dias de vida. Para isso, ratos Wistar machos foram separados em dois grupos e tratados durante 10 semanas antes do acasalamento, sendo divididos em dois grupos: dieta controle ou dieta hiperlipídica/hiperglicídica. As fêmeas, após constatada a gravidez, foram separadas em dois grupos: dieta controle ou dieta high-fat high-sugar durante a gestação e lactação. Foi avaliado na perole fêmea logo após a lactação: peso corporal, evolução do peso corporal, comprimento corporal, massa dos tecidos adiposos retroperitoneal e mesentérico, massa do fígado, expressão de proteínas envolvidas na via do NFkB no fígado: MYD88; NFkB p50; TRAF6. A dieta hiperlipídica/hiperglicídica materna associada a dieta paterna mostrou alterações na adiposidade e no valor da massa hepática e corporal na prole fêmea de 21 dias. Mesmo não tendo diferenças significativas quanto à inflamação, os resultados obtidos revelam que há diferenças na adiposidade entre a prole de pais e mães alimentados com dieta hiperlipídica/hiperglicídica o que pode estar associado a longo prazo a processos deletérios relacionado ao aumento de adiposidade corporal.
id UFSP_2d6a862d50156d587cb1638c4ec5fdec
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/60475
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Efeito da dieta hiperlipídica/hiperglicídica materna e paterna nos parâmetros inflamatórios da prole fêmea logo após a lactação.Programação metabólicaDieta hiperlipídica/hiperglicídicaProteínas inflamatóriasAtualmente sabe-se que uma dieta hiperlipídica/hiperglicídica pode levar a um quadro de inflamação subclínica, além de um aumento no estresse oxidativo associado às doenças crônicas não transmissíveis. O presente estudo tem como objetivo compreender o efeito da ingestão materna assim como a ingestão paterna de dieta hiperlipídica/hiperglicídica nos parâmetros inflamatórios relacionados à via do NFkB da prole fêmea aos 21 dias de vida. Para isso, ratos Wistar machos foram separados em dois grupos e tratados durante 10 semanas antes do acasalamento, sendo divididos em dois grupos: dieta controle ou dieta hiperlipídica/hiperglicídica. As fêmeas, após constatada a gravidez, foram separadas em dois grupos: dieta controle ou dieta high-fat high-sugar durante a gestação e lactação. Foi avaliado na perole fêmea logo após a lactação: peso corporal, evolução do peso corporal, comprimento corporal, massa dos tecidos adiposos retroperitoneal e mesentérico, massa do fígado, expressão de proteínas envolvidas na via do NFkB no fígado: MYD88; NFkB p50; TRAF6. A dieta hiperlipídica/hiperglicídica materna associada a dieta paterna mostrou alterações na adiposidade e no valor da massa hepática e corporal na prole fêmea de 21 dias. Mesmo não tendo diferenças significativas quanto à inflamação, os resultados obtidos revelam que há diferenças na adiposidade entre a prole de pais e mães alimentados com dieta hiperlipídica/hiperglicídica o que pode estar associado a longo prazo a processos deletérios relacionado ao aumento de adiposidade corporal.Universidade Federal de São PauloPisani, Luciana Pellegrini [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/3983527783636073http://lattes.cnpq.br/3706329845746330Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Rodrigues, Gabriela Muniz [UNIFESP]2021-03-15T19:27:29Z2021-03-15T19:27:29Z2021-02-24info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion18 f.application/pdfRODRIGUES, Gabriela Muniz. Efeito da dieta hiperlipídica/hiperglicídica materna e paterna nos parâmetros inflamatórios da prole fêmea logo após a lactação. 2021. 18f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Nutrição) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2021.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60475porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-10T18:58:42Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/60475Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-10T18:58:42Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da dieta hiperlipídica/hiperglicídica materna e paterna nos parâmetros inflamatórios da prole fêmea logo após a lactação.
title Efeito da dieta hiperlipídica/hiperglicídica materna e paterna nos parâmetros inflamatórios da prole fêmea logo após a lactação.
spellingShingle Efeito da dieta hiperlipídica/hiperglicídica materna e paterna nos parâmetros inflamatórios da prole fêmea logo após a lactação.
Rodrigues, Gabriela Muniz [UNIFESP]
Programação metabólica
Dieta hiperlipídica/hiperglicídica
Proteínas inflamatórias
title_short Efeito da dieta hiperlipídica/hiperglicídica materna e paterna nos parâmetros inflamatórios da prole fêmea logo após a lactação.
title_full Efeito da dieta hiperlipídica/hiperglicídica materna e paterna nos parâmetros inflamatórios da prole fêmea logo após a lactação.
title_fullStr Efeito da dieta hiperlipídica/hiperglicídica materna e paterna nos parâmetros inflamatórios da prole fêmea logo após a lactação.
title_full_unstemmed Efeito da dieta hiperlipídica/hiperglicídica materna e paterna nos parâmetros inflamatórios da prole fêmea logo após a lactação.
title_sort Efeito da dieta hiperlipídica/hiperglicídica materna e paterna nos parâmetros inflamatórios da prole fêmea logo após a lactação.
author Rodrigues, Gabriela Muniz [UNIFESP]
author_facet Rodrigues, Gabriela Muniz [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pisani, Luciana Pellegrini [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/3983527783636073
http://lattes.cnpq.br/3706329845746330
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Gabriela Muniz [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Programação metabólica
Dieta hiperlipídica/hiperglicídica
Proteínas inflamatórias
topic Programação metabólica
Dieta hiperlipídica/hiperglicídica
Proteínas inflamatórias
description Atualmente sabe-se que uma dieta hiperlipídica/hiperglicídica pode levar a um quadro de inflamação subclínica, além de um aumento no estresse oxidativo associado às doenças crônicas não transmissíveis. O presente estudo tem como objetivo compreender o efeito da ingestão materna assim como a ingestão paterna de dieta hiperlipídica/hiperglicídica nos parâmetros inflamatórios relacionados à via do NFkB da prole fêmea aos 21 dias de vida. Para isso, ratos Wistar machos foram separados em dois grupos e tratados durante 10 semanas antes do acasalamento, sendo divididos em dois grupos: dieta controle ou dieta hiperlipídica/hiperglicídica. As fêmeas, após constatada a gravidez, foram separadas em dois grupos: dieta controle ou dieta high-fat high-sugar durante a gestação e lactação. Foi avaliado na perole fêmea logo após a lactação: peso corporal, evolução do peso corporal, comprimento corporal, massa dos tecidos adiposos retroperitoneal e mesentérico, massa do fígado, expressão de proteínas envolvidas na via do NFkB no fígado: MYD88; NFkB p50; TRAF6. A dieta hiperlipídica/hiperglicídica materna associada a dieta paterna mostrou alterações na adiposidade e no valor da massa hepática e corporal na prole fêmea de 21 dias. Mesmo não tendo diferenças significativas quanto à inflamação, os resultados obtidos revelam que há diferenças na adiposidade entre a prole de pais e mães alimentados com dieta hiperlipídica/hiperglicídica o que pode estar associado a longo prazo a processos deletérios relacionado ao aumento de adiposidade corporal.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-15T19:27:29Z
2021-03-15T19:27:29Z
2021-02-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Gabriela Muniz. Efeito da dieta hiperlipídica/hiperglicídica materna e paterna nos parâmetros inflamatórios da prole fêmea logo após a lactação. 2021. 18f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Nutrição) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2021.
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60475
identifier_str_mv RODRIGUES, Gabriela Muniz. Efeito da dieta hiperlipídica/hiperglicídica materna e paterna nos parâmetros inflamatórios da prole fêmea logo após a lactação. 2021. 18f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Nutrição) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2021.
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 18 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268364999098368