Estimulação transcraniana por corrente contínua em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60913 |
Resumo: | O transtorno do espectro autista (TEA) é uma grave e complexa alteração do neurodesenvolvimento caracterizado por alterações na comunicação social e em domínios comportamentais que incluem comportamentos repetitivos e estereotipados e de interesses restritos. Entre os problemas motores encontrados no TEA estão frequentemente presentes as estereotipias, a incoordenação motora, entre outros. Como ferramenta terapêutica, a estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) vem se destacando como uma técnica promissora para a intervenção terapêutica em diversas patologias, entre elas o TEA. Assim, o objetivo do estudo foi comparar os efeitos da ETCC anódica sobre o córtex pré-frontal dorsolateral esquerdo com efeitos da estimulação sham sobre a gravidade dos sintomas, funcionamento global e o desenvolvimento motor de crianças e adolescentes com TEA. Foi realizado um ensaio clínico cruzado, controlado, randomizado e duplo cego em que 46 crianças e adolescentes foram triados no ambulatório do Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil Interdisciplinar, sendo incluídos 18 participantes. A intervenção do estudo foi constituída por dez sessões de ETCC anódica (ativa ou sham; 1mA, 20 minutos), associadas a tarefas e jogos de atenção, memória e estímulos sensoriais. Os desfechos foram avaliados pelas escalas Childhood Autism Rating Scale (CARS), Autism Behavior Checklist (ABC), Autism Treatment Evaluation Chechlist (ATEC) e Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) nos momentos pré, pós e 3 meses (follow up) após as intervenções. Os resultados demonstraram que não houve diferença estatística significante entre as intervenções da ETCC anódica ativa e placebo sobre o desempenho motor dos participantes; a ANOVA mostrou haver diferença significante nas variáveis idade motora geral (F(1,9)=3,7; p=0,01) e motricidade fina (F(1,9)=2,8; p=0,03). A análise post hoc demonstrou que em comparação com a intervenção sham, a intervenção anódica resultou em médias superiores na avaliação de follow up nas variáveis IMG e IM1 (p<0,05 para todas as comparações). Não foram encontradas diferenças significantes entre as intervenções para as demais variáveis analisadas. Nas avaliações do funcionamento global e gravidade de sintomas, a análise GEE para o ATEC demonstrou diferença significante em todas as variáveis nos momentos pós e follow up em ambos grupos, não havendo diferença significante entre os grupos, exceto na variável Sociabilidade, em que o grupo sham manteve o melhor desempenho no follow up. No ABC houve diferença estatística significante em quase todas as variáveis nos momentos pós e follow up, exceto na variável Pessoal/Social no grupo experimental, e na comparação entre os grupos houve diferença significante na variável Estímulo Sensorial no follow up (p= 0,016). Na CARS, os testes de Wilcoxon e Teste T pareado demonstraram diferença significante em todas as variáveis entre os momentos pré e pós intervenção (p<0,05), exceto na variável Impressão Global. |
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Estimulação transcraniana por corrente contínua em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do AutismoTranscraneal direct current stimulation in children and adolescents with Autism Spectrum DisorderAutismo, Estimulação transcraniana por corrente contínua, desenvolvimento motor, funcionamento global.O transtorno do espectro autista (TEA) é uma grave e complexa alteração do neurodesenvolvimento caracterizado por alterações na comunicação social e em domínios comportamentais que incluem comportamentos repetitivos e estereotipados e de interesses restritos. Entre os problemas motores encontrados no TEA estão frequentemente presentes as estereotipias, a incoordenação motora, entre outros. Como ferramenta terapêutica, a estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) vem se destacando como uma técnica promissora para a intervenção terapêutica em diversas patologias, entre elas o TEA. Assim, o objetivo do estudo foi comparar os efeitos da ETCC anódica sobre o córtex pré-frontal dorsolateral esquerdo com efeitos da estimulação sham sobre a gravidade dos sintomas, funcionamento global e o desenvolvimento motor de crianças e adolescentes com TEA. Foi realizado um ensaio clínico cruzado, controlado, randomizado e duplo cego em que 46 crianças e adolescentes foram triados no ambulatório do Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil Interdisciplinar, sendo incluídos 18 participantes. A intervenção do estudo foi constituída por dez sessões de ETCC anódica (ativa ou sham; 1mA, 20 minutos), associadas a tarefas e jogos de atenção, memória e estímulos sensoriais. Os desfechos foram avaliados pelas escalas Childhood Autism Rating Scale (CARS), Autism Behavior Checklist (ABC), Autism Treatment Evaluation Chechlist (ATEC) e Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) nos momentos pré, pós e 3 meses (follow up) após as intervenções. Os resultados demonstraram que não houve diferença estatística significante entre as intervenções da ETCC anódica ativa e placebo sobre o desempenho motor dos participantes; a ANOVA mostrou haver diferença significante nas variáveis idade motora geral (F(1,9)=3,7; p=0,01) e motricidade fina (F(1,9)=2,8; p=0,03). A análise post hoc demonstrou que em comparação com a intervenção sham, a intervenção anódica resultou em médias superiores na avaliação de follow up nas variáveis IMG e IM1 (p<0,05 para todas as comparações). Não foram encontradas diferenças significantes entre as intervenções para as demais variáveis analisadas. Nas avaliações do funcionamento global e gravidade de sintomas, a análise GEE para o ATEC demonstrou diferença significante em todas as variáveis nos momentos pós e follow up em ambos grupos, não havendo diferença significante entre os grupos, exceto na variável Sociabilidade, em que o grupo sham manteve o melhor desempenho no follow up. No ABC houve diferença estatística significante em quase todas as variáveis nos momentos pós e follow up, exceto na variável Pessoal/Social no grupo experimental, e na comparação entre os grupos houve diferença significante na variável Estímulo Sensorial no follow up (p= 0,016). Na CARS, os testes de Wilcoxon e Teste T pareado demonstraram diferença significante em todas as variáveis entre os momentos pré e pós intervenção (p<0,05), exceto na variável Impressão Global.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal de São PauloRizzutti, Suelihttp://lattes.cnpq.br/1441896240736591http://lattes.cnpq.br/8099160442901706de Castro, Mariana2021-04-20T17:46:34Z2021-04-20T17:46:34Z2021-03-01info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion101 fapplication/pdfEstimulação transcraniana por corrente contínua em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismohttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60913porPor parecerinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-11T14:06:02Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/60913Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-11T14:06:02Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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