Cadernos Colaborativos: uma prática artística na formação em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Marcia Machado de [UNIFESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9788589
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61220
Resumo: Esta pesquisa apresenta a produção de Cadernos Colaborativos como dispositivo na formação de alunos e alunas de graduação do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista. Alguns dos mais importantes desafios contemporâneos no campo da Educação estão relacionados às discussões em torno da potência da experiência artística na formação e na elaboração de meios que promovam a criação, expressão e ação no mundo de hoje. Isto nos convoca a tratar a importância das práticas artísticas neste contexto, tendo em vista metodologias de ensino-aprendizagem que se desenrolam fundamentalmente na dimensão coletiva e colaborativa, na expectativa de criar condições que favoreçam o compartilhamento de experiências de vida, de afetos e pensamentos, por meio de um processo formativo-criativo-colaborativo. Os Cadernos Colaborativos têm como intenção gerar formas de ação favoráveis ao desenvolvimento individual e coletivo, no sentido de ampliação da capacidade de análise e intervenção no campo de atuação e levando os integrantes a experimentarem em ato suas potências. A partir dessas premissas, foi proposta aos discentes envolvidos a produção de Cadernos Colaborativos. Três virtudes dos Cadernos destacaram-se na análise desta experiência: como registro de memórias, pensamentos e afetos dos participantes, como dispositivo pedagógico e como instrumento de investigação. A produção dos Cadernos Colaborativos, além de ter possibilitado que seus participantes se apropriassem de uma ferramenta potente para diferentes situações grupais nas quais os conhecimentos e afetos transitam, permitiu testemunhar um grupo em um processo de formação e entender o que, de fato, aumenta ou diminui nossa potência de ação coletiva frente a determinadas condições concretas.
id UFSP_2e3672b93db5b8ff99ba8c037efb85c1
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/61220
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Cadernos Colaborativos: uma prática artística na formação em saúdeCollaborative Notebooks: an artistic practice in health professionals educationCadernos ColaborativosFormaçãoCuidadoPráticas ArtísticasExperiênciaComumCollaborative NotebooksEducationCareArtistic PracticesExperienceCommonEsta pesquisa apresenta a produção de Cadernos Colaborativos como dispositivo na formação de alunos e alunas de graduação do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista. Alguns dos mais importantes desafios contemporâneos no campo da Educação estão relacionados às discussões em torno da potência da experiência artística na formação e na elaboração de meios que promovam a criação, expressão e ação no mundo de hoje. Isto nos convoca a tratar a importância das práticas artísticas neste contexto, tendo em vista metodologias de ensino-aprendizagem que se desenrolam fundamentalmente na dimensão coletiva e colaborativa, na expectativa de criar condições que favoreçam o compartilhamento de experiências de vida, de afetos e pensamentos, por meio de um processo formativo-criativo-colaborativo. Os Cadernos Colaborativos têm como intenção gerar formas de ação favoráveis ao desenvolvimento individual e coletivo, no sentido de ampliação da capacidade de análise e intervenção no campo de atuação e levando os integrantes a experimentarem em ato suas potências. A partir dessas premissas, foi proposta aos discentes envolvidos a produção de Cadernos Colaborativos. Três virtudes dos Cadernos destacaram-se na análise desta experiência: como registro de memórias, pensamentos e afetos dos participantes, como dispositivo pedagógico e como instrumento de investigação. A produção dos Cadernos Colaborativos, além de ter possibilitado que seus participantes se apropriassem de uma ferramenta potente para diferentes situações grupais nas quais os conhecimentos e afetos transitam, permitiu testemunhar um grupo em um processo de formação e entender o que, de fato, aumenta ou diminui nossa potência de ação coletiva frente a determinadas condições concretas.This research presents the production of Collaborative Notebooks as a device in the training of undergraduate students of the Occupational Therapy course at the Federal University of São Paulo, Campus Baixada Santista. Some of the most important contemporary challenges in the field of Education are related to discussions about the power of artistic experience in training and in the development of means that promote creation, expression and action in today's world. This calls us to address the importance of artistic practices in this context, in view of teaching-learning methodologies that unfold fundamentally in the collective and collaborative dimension, in the hope of creating conditions that favor the sharing of life experiences, affections and thoughts, through a formative- creative-collaborative process. The Collaborative Notebooks are intended to generate forms of action favorable to individual and collective development, in the sense of expanding the capacity for analysis and intervention in the field of action and leading members to experience their potential in action. Based on these premises, it was proposed to the students the production of Collaborative Notebooks. Three virtues of the Notebooks stood out in the analysis of this experience: as a record of the participants' memories, thoughts and affections, as a pedagogical device and as a research instrument. The production of the Collaborative Notebooks, in addition to enabling its participants to appropriate a powerful tool for different group situations in which knowledge and affections are present, allowed to witness a group in a training process and to understand what, in fact, increases or decreases our power of collective action in face of certain concrete conditions.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal de São PauloLiberman, Flávia [UNIFESP]Maximino, Viviane Santalucia [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/4009544927681281http://lattes.cnpq.br/8790313628912498http://lattes.cnpq.br/6946417201168005Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Moraes, Marcia Machado de [UNIFESP]2021-06-24T19:22:20Z2021-06-24T19:22:20Z2020-08-21info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion198 p.application/pdfhttps://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9788589MORAES, Marcia Machado de. Cadernos Colaborativos: uma prática artística na formação em saúde. 2020. 198 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Saúde) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2020.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61220porCampus Baixada Santista - Edifício Central (Silva Jardim)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-03T12:13:35Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/61220Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-03T12:13:35Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cadernos Colaborativos: uma prática artística na formação em saúde
Collaborative Notebooks: an artistic practice in health professionals education
title Cadernos Colaborativos: uma prática artística na formação em saúde
spellingShingle Cadernos Colaborativos: uma prática artística na formação em saúde
Moraes, Marcia Machado de [UNIFESP]
Cadernos Colaborativos
Formação
Cuidado
Práticas Artísticas
Experiência
Comum
Collaborative Notebooks
Education
Care
Artistic Practices
Experience
Common
title_short Cadernos Colaborativos: uma prática artística na formação em saúde
title_full Cadernos Colaborativos: uma prática artística na formação em saúde
title_fullStr Cadernos Colaborativos: uma prática artística na formação em saúde
title_full_unstemmed Cadernos Colaborativos: uma prática artística na formação em saúde
title_sort Cadernos Colaborativos: uma prática artística na formação em saúde
author Moraes, Marcia Machado de [UNIFESP]
author_facet Moraes, Marcia Machado de [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Liberman, Flávia [UNIFESP]
Maximino, Viviane Santalucia [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/4009544927681281
http://lattes.cnpq.br/8790313628912498
http://lattes.cnpq.br/6946417201168005
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Marcia Machado de [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Cadernos Colaborativos
Formação
Cuidado
Práticas Artísticas
Experiência
Comum
Collaborative Notebooks
Education
Care
Artistic Practices
Experience
Common
topic Cadernos Colaborativos
Formação
Cuidado
Práticas Artísticas
Experiência
Comum
Collaborative Notebooks
Education
Care
Artistic Practices
Experience
Common
description Esta pesquisa apresenta a produção de Cadernos Colaborativos como dispositivo na formação de alunos e alunas de graduação do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista. Alguns dos mais importantes desafios contemporâneos no campo da Educação estão relacionados às discussões em torno da potência da experiência artística na formação e na elaboração de meios que promovam a criação, expressão e ação no mundo de hoje. Isto nos convoca a tratar a importância das práticas artísticas neste contexto, tendo em vista metodologias de ensino-aprendizagem que se desenrolam fundamentalmente na dimensão coletiva e colaborativa, na expectativa de criar condições que favoreçam o compartilhamento de experiências de vida, de afetos e pensamentos, por meio de um processo formativo-criativo-colaborativo. Os Cadernos Colaborativos têm como intenção gerar formas de ação favoráveis ao desenvolvimento individual e coletivo, no sentido de ampliação da capacidade de análise e intervenção no campo de atuação e levando os integrantes a experimentarem em ato suas potências. A partir dessas premissas, foi proposta aos discentes envolvidos a produção de Cadernos Colaborativos. Três virtudes dos Cadernos destacaram-se na análise desta experiência: como registro de memórias, pensamentos e afetos dos participantes, como dispositivo pedagógico e como instrumento de investigação. A produção dos Cadernos Colaborativos, além de ter possibilitado que seus participantes se apropriassem de uma ferramenta potente para diferentes situações grupais nas quais os conhecimentos e afetos transitam, permitiu testemunhar um grupo em um processo de formação e entender o que, de fato, aumenta ou diminui nossa potência de ação coletiva frente a determinadas condições concretas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-21
2021-06-24T19:22:20Z
2021-06-24T19:22:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9788589
MORAES, Marcia Machado de. Cadernos Colaborativos: uma prática artística na formação em saúde. 2020. 198 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Saúde) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2020.
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61220
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9788589
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61220
identifier_str_mv MORAES, Marcia Machado de. Cadernos Colaborativos: uma prática artística na formação em saúde. 2020. 198 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Saúde) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2020.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 198 p.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Campus Baixada Santista - Edifício Central (Silva Jardim)
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268451729965056