Cadernos Colaborativos: uma prática artística na formação em saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9788589 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61220 |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta a produção de Cadernos Colaborativos como dispositivo na formação de alunos e alunas de graduação do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista. Alguns dos mais importantes desafios contemporâneos no campo da Educação estão relacionados às discussões em torno da potência da experiência artística na formação e na elaboração de meios que promovam a criação, expressão e ação no mundo de hoje. Isto nos convoca a tratar a importância das práticas artísticas neste contexto, tendo em vista metodologias de ensino-aprendizagem que se desenrolam fundamentalmente na dimensão coletiva e colaborativa, na expectativa de criar condições que favoreçam o compartilhamento de experiências de vida, de afetos e pensamentos, por meio de um processo formativo-criativo-colaborativo. Os Cadernos Colaborativos têm como intenção gerar formas de ação favoráveis ao desenvolvimento individual e coletivo, no sentido de ampliação da capacidade de análise e intervenção no campo de atuação e levando os integrantes a experimentarem em ato suas potências. A partir dessas premissas, foi proposta aos discentes envolvidos a produção de Cadernos Colaborativos. Três virtudes dos Cadernos destacaram-se na análise desta experiência: como registro de memórias, pensamentos e afetos dos participantes, como dispositivo pedagógico e como instrumento de investigação. A produção dos Cadernos Colaborativos, além de ter possibilitado que seus participantes se apropriassem de uma ferramenta potente para diferentes situações grupais nas quais os conhecimentos e afetos transitam, permitiu testemunhar um grupo em um processo de formação e entender o que, de fato, aumenta ou diminui nossa potência de ação coletiva frente a determinadas condições concretas. |
id |
UFSP_2e3672b93db5b8ff99ba8c037efb85c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/61220 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Cadernos Colaborativos: uma prática artística na formação em saúdeCollaborative Notebooks: an artistic practice in health professionals educationCadernos ColaborativosFormaçãoCuidadoPráticas ArtísticasExperiênciaComumCollaborative NotebooksEducationCareArtistic PracticesExperienceCommonEsta pesquisa apresenta a produção de Cadernos Colaborativos como dispositivo na formação de alunos e alunas de graduação do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista. Alguns dos mais importantes desafios contemporâneos no campo da Educação estão relacionados às discussões em torno da potência da experiência artística na formação e na elaboração de meios que promovam a criação, expressão e ação no mundo de hoje. Isto nos convoca a tratar a importância das práticas artísticas neste contexto, tendo em vista metodologias de ensino-aprendizagem que se desenrolam fundamentalmente na dimensão coletiva e colaborativa, na expectativa de criar condições que favoreçam o compartilhamento de experiências de vida, de afetos e pensamentos, por meio de um processo formativo-criativo-colaborativo. Os Cadernos Colaborativos têm como intenção gerar formas de ação favoráveis ao desenvolvimento individual e coletivo, no sentido de ampliação da capacidade de análise e intervenção no campo de atuação e levando os integrantes a experimentarem em ato suas potências. A partir dessas premissas, foi proposta aos discentes envolvidos a produção de Cadernos Colaborativos. Três virtudes dos Cadernos destacaram-se na análise desta experiência: como registro de memórias, pensamentos e afetos dos participantes, como dispositivo pedagógico e como instrumento de investigação. A produção dos Cadernos Colaborativos, além de ter possibilitado que seus participantes se apropriassem de uma ferramenta potente para diferentes situações grupais nas quais os conhecimentos e afetos transitam, permitiu testemunhar um grupo em um processo de formação e entender o que, de fato, aumenta ou diminui nossa potência de ação coletiva frente a determinadas condições concretas.This research presents the production of Collaborative Notebooks as a device in the training of undergraduate students of the Occupational Therapy course at the Federal University of São Paulo, Campus Baixada Santista. Some of the most important contemporary challenges in the field of Education are related to discussions about the power of artistic experience in training and in the development of means that promote creation, expression and action in today's world. This calls us to address the importance of artistic practices in this context, in view of teaching-learning methodologies that unfold fundamentally in the collective and collaborative dimension, in the hope of creating conditions that favor the sharing of life experiences, affections and thoughts, through a formative- creative-collaborative process. The Collaborative Notebooks are intended to generate forms of action favorable to individual and collective development, in the sense of expanding the capacity for analysis and intervention in the field of action and leading members to experience their potential in action. Based on these premises, it was proposed to the students the production of Collaborative Notebooks. Three virtues of the Notebooks stood out in the analysis of this experience: as a record of the participants' memories, thoughts and affections, as a pedagogical device and as a research instrument. The production of the Collaborative Notebooks, in addition to enabling its participants to appropriate a powerful tool for different group situations in which knowledge and affections are present, allowed to witness a group in a training process and to understand what, in fact, increases or decreases our power of collective action in face of certain concrete conditions.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal de São PauloLiberman, Flávia [UNIFESP]Maximino, Viviane Santalucia [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/4009544927681281http://lattes.cnpq.br/8790313628912498http://lattes.cnpq.br/6946417201168005Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Moraes, Marcia Machado de [UNIFESP]2021-06-24T19:22:20Z2021-06-24T19:22:20Z2020-08-21info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion198 p.application/pdfhttps://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9788589MORAES, Marcia Machado de. Cadernos Colaborativos: uma prática artística na formação em saúde. 2020. 198 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Saúde) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2020.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61220porCampus Baixada Santista - Edifício Central (Silva Jardim)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-03T12:13:35Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/61220Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-03T12:13:35Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cadernos Colaborativos: uma prática artística na formação em saúde Collaborative Notebooks: an artistic practice in health professionals education |
title |
Cadernos Colaborativos: uma prática artística na formação em saúde |
spellingShingle |
Cadernos Colaborativos: uma prática artística na formação em saúde Moraes, Marcia Machado de [UNIFESP] Cadernos Colaborativos Formação Cuidado Práticas Artísticas Experiência Comum Collaborative Notebooks Education Care Artistic Practices Experience Common |
title_short |
Cadernos Colaborativos: uma prática artística na formação em saúde |
title_full |
Cadernos Colaborativos: uma prática artística na formação em saúde |
title_fullStr |
Cadernos Colaborativos: uma prática artística na formação em saúde |
title_full_unstemmed |
Cadernos Colaborativos: uma prática artística na formação em saúde |
title_sort |
Cadernos Colaborativos: uma prática artística na formação em saúde |
author |
Moraes, Marcia Machado de [UNIFESP] |
author_facet |
Moraes, Marcia Machado de [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Liberman, Flávia [UNIFESP] Maximino, Viviane Santalucia [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/4009544927681281 http://lattes.cnpq.br/8790313628912498 http://lattes.cnpq.br/6946417201168005 Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Marcia Machado de [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cadernos Colaborativos Formação Cuidado Práticas Artísticas Experiência Comum Collaborative Notebooks Education Care Artistic Practices Experience Common |
topic |
Cadernos Colaborativos Formação Cuidado Práticas Artísticas Experiência Comum Collaborative Notebooks Education Care Artistic Practices Experience Common |
description |
Esta pesquisa apresenta a produção de Cadernos Colaborativos como dispositivo na formação de alunos e alunas de graduação do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista. Alguns dos mais importantes desafios contemporâneos no campo da Educação estão relacionados às discussões em torno da potência da experiência artística na formação e na elaboração de meios que promovam a criação, expressão e ação no mundo de hoje. Isto nos convoca a tratar a importância das práticas artísticas neste contexto, tendo em vista metodologias de ensino-aprendizagem que se desenrolam fundamentalmente na dimensão coletiva e colaborativa, na expectativa de criar condições que favoreçam o compartilhamento de experiências de vida, de afetos e pensamentos, por meio de um processo formativo-criativo-colaborativo. Os Cadernos Colaborativos têm como intenção gerar formas de ação favoráveis ao desenvolvimento individual e coletivo, no sentido de ampliação da capacidade de análise e intervenção no campo de atuação e levando os integrantes a experimentarem em ato suas potências. A partir dessas premissas, foi proposta aos discentes envolvidos a produção de Cadernos Colaborativos. Três virtudes dos Cadernos destacaram-se na análise desta experiência: como registro de memórias, pensamentos e afetos dos participantes, como dispositivo pedagógico e como instrumento de investigação. A produção dos Cadernos Colaborativos, além de ter possibilitado que seus participantes se apropriassem de uma ferramenta potente para diferentes situações grupais nas quais os conhecimentos e afetos transitam, permitiu testemunhar um grupo em um processo de formação e entender o que, de fato, aumenta ou diminui nossa potência de ação coletiva frente a determinadas condições concretas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-21 2021-06-24T19:22:20Z 2021-06-24T19:22:20Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9788589 MORAES, Marcia Machado de. Cadernos Colaborativos: uma prática artística na formação em saúde. 2020. 198 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Saúde) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2020. https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61220 |
url |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9788589 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61220 |
identifier_str_mv |
MORAES, Marcia Machado de. Cadernos Colaborativos: uma prática artística na formação em saúde. 2020. 198 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Saúde) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2020. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
198 p. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Campus Baixada Santista - Edifício Central (Silva Jardim) |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268451729965056 |