Impacto de intervenção educacional de enfermagem na qualidade de vida de pacientes com hiperfosfatemia, em programa hemodialítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stumm, Eniva Miladi Fernandes [UNIFESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
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Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1678640
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Resumo: OBJETIVO: avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes renais crônicos, hiperfosfatêmicos, antes e após uma Intervenção Educacional de Enfermagem (IEE). MÉTODO: estudo quase experimental, do tipo antes e depois, realizado com 63 pacientes renais crônicos, hiperfosfatêmicos, em hemodiálise, antes e após a IEE (orientação verbal e distribuição de manual ilustrado contendo informações sobre a doença, tratamento e aderência). O instrumento KDQOL foi aplicado no início e no final do estudo (60 dias após a intervenção) RESULTADOS: ocorreu melhora nas dimensões “função fisica”, “função emocional”, “energia/fadiga”, “lista de problemas/sintomas” e “função cognitiva” após a intervenção de enfermagem (p<0,05). Foi encontrada correlação nas dimensões: “funcionamento físico”, “função física”, “dor”, “saúde geral”, “bem-estar emocional”, “lista de problemassintomas”, “efeitos da doença renal”, “sobrecarga da doença renal”, “sono” e “estimulo por parte da equipe de diálise” com diferença estatisticamente significante. A saúde foi avaliada como “boa” por 31.7% antes da intervenção e por 58% dos estudados após a intervenção. Houve redução estatisticamente significante dos níveis séricos de creatinina, fósforo, cálcio e do prurido, após a IEE. CONCLUSAO: Os pacientes renais crônicos, hiperfosfatêmicos, em hemodiálise, avaliaram sua qualidade de vida relacionada à saúde melhor após a Intervenção Educacional de Enfermagem, possivelmente pela diminuição da intensidade do prurido e dos exames laboratoriais.
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