Mostra Internacional de Cinema Negro: A Educação nas Relações Étnico-Raciais para além da Euroheteronormatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prudente, Ana Vitória Luiz e Silva [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69090
Resumo: O objetivo da dissertação “Mostra Internacional de Cinema Negro: Educação nas relações étnico-raciais para além da euroheteronormativadade” é sustentar que a Mostra Internacional de Cinema Negro (MICINE) pode ser recepcionada como espaço sócio- político-educativo que coloca o afrodescendente como sujeito construtor da sua própria imagem. Assim, a MICINE torna-se uma contra-produção estético-política aos sistemas que engendram a verticalidade da imagem do euro-hétero-macho-autoritário e cristão, que tem como pressuposto a fragmentação de singularidades. Mostraremos que a ancoragem metodológica da pesquisa visita vários autores, dialogando com a perspectiva educacional do capital cultural de Bourdieu. Neste propósito, observamos a dimensão pedagógica do Cinema Negro como um traço fundamental do pensamento da curadoria da MICINE, que é feita pelo intelectual negro Celso Luiz Prudente. Concluímos que a Mostra tem como perspectiva a contribuição em proveito da construção da identidade cultural da juventude negra, em oposição à necropolítica (MBEMBE, 2018), que pode formar os referenciais para sua existência no campo da própria negritude, contrariando de modo problematizador a euroheteronormatividade (PRUDENTE, 2019a, p.70). Nessa perspectiva, a pesquisa sustenta a presença de um inequívoco esforço da MICINE em favor da contemporaneidade inclusiva do afrodescendente e das minorias vulneráveis, que se faz por meio de uma crítica à hegemonia da representação eurocêntrica.
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