A herança do heroico e do trágico nos videogames e uma breve análise do jogo eletrônico The Last of Us

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fullas Aguiar, Iris Maite [UNIFESP]
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Philippov, Renata [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/57557
https://doi.org/10.12957/soletras.2016.25320
Resumo: Considerando as transformações sociais, em especial no que se refere ao desenvolvimento de novas mídias, que apresentam grande potencial narrativo, este artigo apresenta como objetivo propor uma reflexão acerca da relação entre as novas mídias, em especial o videogame, e a Literatura. Além disso, o artigo ressalta o caráter intertextual das mídias, que muitas vezes exploram narrativas já conhecidas do grande público, através de suas reconfigurações. Observando as questões supracitadas, é possível observar que os temas explorados nos jogos eletrônicos apresentam uma estreita ligação com os textos clássicos, mais especificamente a epopeia e a tragédia. Além de apresentarem temas recorrentes, tanto os textos clássicos como os jogos eletrônicos apresentam similaridades em sua estrutura. O artigo também se propõe a analisar o jogo eletrônico The last of us a fim de evidenciar os elementos em comum entre as epopeias e as tragédias clássicas e o jogo em questão, em especial no que se refere à relevância do papel do herói para o desenvolvimento dessas narrativas.
id UFSP_31b1d3436efdf35a4026eb60e7c501ce
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/57557
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Fullas Aguiar, Iris Maite [UNIFESP]Philippov, Renata [UNIFESP]2020-08-14T13:44:15Z2020-08-14T13:44:15Z2016Soletras. Rio De Janeiro Rj, v. , n. 32, p. 119-136, 2016.1519-7778https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/57557https://doi.org/10.12957/soletras.2016.25320WOS000395312500011.pdf10.12957/soletras.2016.25320WOS:000395312500011119-136porUniv Estado Rio JaneiroSoletrasLiteraturaVideogameIntertextualidadeEpopeia e tragédiaThe last of usA herança do heroico e do trágico nos videogames e uma breve análise do jogo eletrônico The Last of UsThe legacy of the heroic and tragic in video games and a brief analysis of the electronic game The Last of Usinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleConsiderando as transformações sociais, em especial no que se refere ao desenvolvimento de novas mídias, que apresentam grande potencial narrativo, este artigo apresenta como objetivo propor uma reflexão acerca da relação entre as novas mídias, em especial o videogame, e a Literatura. Além disso, o artigo ressalta o caráter intertextual das mídias, que muitas vezes exploram narrativas já conhecidas do grande público, através de suas reconfigurações. Observando as questões supracitadas, é possível observar que os temas explorados nos jogos eletrônicos apresentam uma estreita ligação com os textos clássicos, mais especificamente a epopeia e a tragédia. Além de apresentarem temas recorrentes, tanto os textos clássicos como os jogos eletrônicos apresentam similaridades em sua estrutura. O artigo também se propõe a analisar o jogo eletrônico The last of us a fim de evidenciar os elementos em comum entre as epopeias e as tragédias clássicas e o jogo em questão, em especial no que se refere à relevância do papel do herói para o desenvolvimento dessas narrativas.Univ Fed Sao Paulo, Programa Mestrado Letras, Sao Paulo, SP, BrazilUniv Fed Sao Paulo, Lingua Inglesa & Literaturas Lingua Inglesa, Dept Letras, Sao Paulo, SP, BrazilUniv Fed Sao Paulo, Programa Mestrado Letras, Sao Paulo, SP, BrazilUniv Fed Sao Paulo, Lingua Inglesa & Literaturas Lingua Inglesa, Dept Letras, Sao Paulo, SP, BrazilWeb of ScienceRio De Janeiro Rj32info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALWOS000395312500011.pdfapplication/pdf407745${dspace.ui.url}/bitstream/11600/57557/1/WOS000395312500011.pdf7a5ecb0aabcb99c6558e1f38f143596cMD51open accessTEXTWOS000395312500011.pdf.txtWOS000395312500011.pdf.txtExtracted texttext/plain49095${dspace.ui.url}/bitstream/11600/57557/23/WOS000395312500011.pdf.txtcbf8569c5f8edac94d023a281edf4941MD523open accessTHUMBNAILWOS000395312500011.pdf.jpgWOS000395312500011.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6277${dspace.ui.url}/bitstream/11600/57557/25/WOS000395312500011.pdf.jpg9b78dfdc05c6b32de2b30fea792e089cMD525open access11600/575572023-06-03 01:51:07.197open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/57557Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-03T04:51:07Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A herança do heroico e do trágico nos videogames e uma breve análise do jogo eletrônico The Last of Us
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The legacy of the heroic and tragic in video games and a brief analysis of the electronic game The Last of Us
title A herança do heroico e do trágico nos videogames e uma breve análise do jogo eletrônico The Last of Us
spellingShingle A herança do heroico e do trágico nos videogames e uma breve análise do jogo eletrônico The Last of Us
Fullas Aguiar, Iris Maite [UNIFESP]
Literatura
Videogame
Intertextualidade
Epopeia e tragédia
The last of us
title_short A herança do heroico e do trágico nos videogames e uma breve análise do jogo eletrônico The Last of Us
title_full A herança do heroico e do trágico nos videogames e uma breve análise do jogo eletrônico The Last of Us
title_fullStr A herança do heroico e do trágico nos videogames e uma breve análise do jogo eletrônico The Last of Us
title_full_unstemmed A herança do heroico e do trágico nos videogames e uma breve análise do jogo eletrônico The Last of Us
title_sort A herança do heroico e do trágico nos videogames e uma breve análise do jogo eletrônico The Last of Us
author Fullas Aguiar, Iris Maite [UNIFESP]
author_facet Fullas Aguiar, Iris Maite [UNIFESP]
Philippov, Renata [UNIFESP]
author_role author
author2 Philippov, Renata [UNIFESP]
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fullas Aguiar, Iris Maite [UNIFESP]
Philippov, Renata [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Videogame
Intertextualidade
Epopeia e tragédia
The last of us
topic Literatura
Videogame
Intertextualidade
Epopeia e tragédia
The last of us
description Considerando as transformações sociais, em especial no que se refere ao desenvolvimento de novas mídias, que apresentam grande potencial narrativo, este artigo apresenta como objetivo propor uma reflexão acerca da relação entre as novas mídias, em especial o videogame, e a Literatura. Além disso, o artigo ressalta o caráter intertextual das mídias, que muitas vezes exploram narrativas já conhecidas do grande público, através de suas reconfigurações. Observando as questões supracitadas, é possível observar que os temas explorados nos jogos eletrônicos apresentam uma estreita ligação com os textos clássicos, mais especificamente a epopeia e a tragédia. Além de apresentarem temas recorrentes, tanto os textos clássicos como os jogos eletrônicos apresentam similaridades em sua estrutura. O artigo também se propõe a analisar o jogo eletrônico The last of us a fim de evidenciar os elementos em comum entre as epopeias e as tragédias clássicas e o jogo em questão, em especial no que se refere à relevância do papel do herói para o desenvolvimento dessas narrativas.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-14T13:44:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-14T13:44:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Soletras. Rio De Janeiro Rj, v. , n. 32, p. 119-136, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/57557
https://doi.org/10.12957/soletras.2016.25320
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1519-7778
dc.identifier.file.none.fl_str_mv WOS000395312500011.pdf
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.12957/soletras.2016.25320
dc.identifier.wos.none.fl_str_mv WOS:000395312500011
identifier_str_mv Soletras. Rio De Janeiro Rj, v. , n. 32, p. 119-136, 2016.
1519-7778
WOS000395312500011.pdf
10.12957/soletras.2016.25320
WOS:000395312500011
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/57557
https://doi.org/10.12957/soletras.2016.25320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Soletras
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 119-136
dc.coverage.none.fl_str_mv Rio De Janeiro Rj
dc.publisher.none.fl_str_mv Univ Estado Rio Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Univ Estado Rio Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/57557/1/WOS000395312500011.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/57557/23/WOS000395312500011.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/57557/25/WOS000395312500011.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7a5ecb0aabcb99c6558e1f38f143596c
cbf8569c5f8edac94d023a281edf4941
9b78dfdc05c6b32de2b30fea792e089c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764256401162240