Combustiveis alternativos para a aviação: potenciais e limitações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lucas Felinto das Neves [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69805
Resumo: Ao longo das décadas, a aviação comercial tem sido dependente de combustíveis fósseis, como o querosene e a gasolina de aviação, o que levanta preocupações sobre sua sustentabilidade a longo prazo. É nesse contexto que os combustíveis alternativos para aviação ganham relevância, oferecendo alternativas para reduzir as emissões de carbono e diversificar a matriz energética do setor. No entanto, a transição para o uso de combustíveis alternativos na aviação, como querosene de aviação com mistura de biocombustível, querosene de aviação sustentável e hidrogênio, não é isenta de desafios. Questões relacionadas ao custo, disponibilidade, compatibilidade com a infraestrutura existente e eficiência energética precisam ser abordadas de forma eficaz. Além disso, a produção em larga escala de biocombustíveis levanta questões importantes relacionadas à competição com a produção de alimentos e ao uso de terras. Neste TCC, através de revisão da literatura, exploramos os potenciais e as limitações dos combustíveis alternativos para a aviação, analisando as tecnologias emergentes, as estratégias de implementação e os impactos ambientais e econômicos associados. Compreender esses aspectos é fundamental para avaliar o papel dos combustíveis alternativos na busca por uma aviação mais sustentável e para fornecer percepções relevantes para o setor e os formuladores de políticas públicas. A revisão literária mostrou que há combustíveis potenciais para substituir a gasolina e o querosene, como por exemplo o hidrogênio e etanol,, porém para que isso aconteça se faz necessário mais aprofundamento na área, mais investimentos e foco para que seja realizado da melhor forma.
id UFSP_3269d2f9751ffdbbf1e7103bd685b606
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/69805
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Combustiveis alternativos para a aviação: potenciais e limitaçõesCombustíveis alternativos para aviaçãoQuerosene de aviaçãoBiocombustíveisHidrogênioTransição energéticaSustentabilidadeAlternative fuels for aviationAviation keroseneBiofuelsHydrogenEnergy transitionSustainabilityAo longo das décadas, a aviação comercial tem sido dependente de combustíveis fósseis, como o querosene e a gasolina de aviação, o que levanta preocupações sobre sua sustentabilidade a longo prazo. É nesse contexto que os combustíveis alternativos para aviação ganham relevância, oferecendo alternativas para reduzir as emissões de carbono e diversificar a matriz energética do setor. No entanto, a transição para o uso de combustíveis alternativos na aviação, como querosene de aviação com mistura de biocombustível, querosene de aviação sustentável e hidrogênio, não é isenta de desafios. Questões relacionadas ao custo, disponibilidade, compatibilidade com a infraestrutura existente e eficiência energética precisam ser abordadas de forma eficaz. Além disso, a produção em larga escala de biocombustíveis levanta questões importantes relacionadas à competição com a produção de alimentos e ao uso de terras. Neste TCC, através de revisão da literatura, exploramos os potenciais e as limitações dos combustíveis alternativos para a aviação, analisando as tecnologias emergentes, as estratégias de implementação e os impactos ambientais e econômicos associados. Compreender esses aspectos é fundamental para avaliar o papel dos combustíveis alternativos na busca por uma aviação mais sustentável e para fornecer percepções relevantes para o setor e os formuladores de políticas públicas. A revisão literária mostrou que há combustíveis potenciais para substituir a gasolina e o querosene, como por exemplo o hidrogênio e etanol,, porém para que isso aconteça se faz necessário mais aprofundamento na área, mais investimentos e foco para que seja realizado da melhor forma.Over the decades, commercial aviation has been dependent on fossil fuels, such as aviation kerosene, which raises concerns about its long-term sustainability. It is in this context that alternative fuels for aviation are gaining relevance, offering alternatives to reduce carbon emissions and diversify the energy matrix of the sector. However, the transition to the use of alternative fuels in aviation, such as aviation kerosene with biofuel mix, sustainable aviation Kerosene and hydrogen, is not without challenges. Questions relating to cost, availability, compatibility with existing infrastructure and energy efficiency need to be addressed effectively. Moreover, large-scale production of biofuels raises important issues related to competition with food production and land use. In this TCC, through a literature review, we explore the potential and limitations of alternative fuels for aviation, analysing emerging technologies, implementation strategies and the associated environmental and economic impacts. Understanding these aspects is crucial to assessing the role of alternative fuels in the pursuit of more sustainable aviation and to provide relevant insights for the industry and public policymakers. The literary review has shown that there are potential fuels to replace avgas and kerosene, such as hydrogen, but for this to happen it takes more in-depth in the area, more investments and focus to be carried out in the best way.Universidade Federal de São PauloSaia, Flavia Talarico [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/5511483346873761Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Silva, Lucas Felinto das Neves [UNIFESP]2023-12-15T22:35:26Z2023-12-15T22:35:26Z2023-12-06info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion49 f.application/pdfSILVA, Lucas Felinto das Neves. Combustiveis alternativos para a aviação: potenciais e limitações. 2023. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar) - Universidade Federal de São Paulo, Instituto do Mar, Santos, 2023.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69805porUnifesp Carvalho de Mendonça, Santos SPinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T11:26:34Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/69805Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T11:26:34Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Combustiveis alternativos para a aviação: potenciais e limitações
title Combustiveis alternativos para a aviação: potenciais e limitações
spellingShingle Combustiveis alternativos para a aviação: potenciais e limitações
Silva, Lucas Felinto das Neves [UNIFESP]
Combustíveis alternativos para aviação
Querosene de aviação
Biocombustíveis
Hidrogênio
Transição energética
Sustentabilidade
Alternative fuels for aviation
Aviation kerosene
Biofuels
Hydrogen
Energy transition
Sustainability
title_short Combustiveis alternativos para a aviação: potenciais e limitações
title_full Combustiveis alternativos para a aviação: potenciais e limitações
title_fullStr Combustiveis alternativos para a aviação: potenciais e limitações
title_full_unstemmed Combustiveis alternativos para a aviação: potenciais e limitações
title_sort Combustiveis alternativos para a aviação: potenciais e limitações
author Silva, Lucas Felinto das Neves [UNIFESP]
author_facet Silva, Lucas Felinto das Neves [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saia, Flavia Talarico [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/5511483346873761
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lucas Felinto das Neves [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Combustíveis alternativos para aviação
Querosene de aviação
Biocombustíveis
Hidrogênio
Transição energética
Sustentabilidade
Alternative fuels for aviation
Aviation kerosene
Biofuels
Hydrogen
Energy transition
Sustainability
topic Combustíveis alternativos para aviação
Querosene de aviação
Biocombustíveis
Hidrogênio
Transição energética
Sustentabilidade
Alternative fuels for aviation
Aviation kerosene
Biofuels
Hydrogen
Energy transition
Sustainability
description Ao longo das décadas, a aviação comercial tem sido dependente de combustíveis fósseis, como o querosene e a gasolina de aviação, o que levanta preocupações sobre sua sustentabilidade a longo prazo. É nesse contexto que os combustíveis alternativos para aviação ganham relevância, oferecendo alternativas para reduzir as emissões de carbono e diversificar a matriz energética do setor. No entanto, a transição para o uso de combustíveis alternativos na aviação, como querosene de aviação com mistura de biocombustível, querosene de aviação sustentável e hidrogênio, não é isenta de desafios. Questões relacionadas ao custo, disponibilidade, compatibilidade com a infraestrutura existente e eficiência energética precisam ser abordadas de forma eficaz. Além disso, a produção em larga escala de biocombustíveis levanta questões importantes relacionadas à competição com a produção de alimentos e ao uso de terras. Neste TCC, através de revisão da literatura, exploramos os potenciais e as limitações dos combustíveis alternativos para a aviação, analisando as tecnologias emergentes, as estratégias de implementação e os impactos ambientais e econômicos associados. Compreender esses aspectos é fundamental para avaliar o papel dos combustíveis alternativos na busca por uma aviação mais sustentável e para fornecer percepções relevantes para o setor e os formuladores de políticas públicas. A revisão literária mostrou que há combustíveis potenciais para substituir a gasolina e o querosene, como por exemplo o hidrogênio e etanol,, porém para que isso aconteça se faz necessário mais aprofundamento na área, mais investimentos e foco para que seja realizado da melhor forma.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15T22:35:26Z
2023-12-15T22:35:26Z
2023-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Lucas Felinto das Neves. Combustiveis alternativos para a aviação: potenciais e limitações. 2023. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar) - Universidade Federal de São Paulo, Instituto do Mar, Santos, 2023.
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69805
identifier_str_mv SILVA, Lucas Felinto das Neves. Combustiveis alternativos para a aviação: potenciais e limitações. 2023. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar) - Universidade Federal de São Paulo, Instituto do Mar, Santos, 2023.
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 49 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Unifesp Carvalho de Mendonça, Santos SP
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268399440625664