Combustiveis alternativos para a aviação: potenciais e limitações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69805 |
Resumo: | Ao longo das décadas, a aviação comercial tem sido dependente de combustíveis fósseis, como o querosene e a gasolina de aviação, o que levanta preocupações sobre sua sustentabilidade a longo prazo. É nesse contexto que os combustíveis alternativos para aviação ganham relevância, oferecendo alternativas para reduzir as emissões de carbono e diversificar a matriz energética do setor. No entanto, a transição para o uso de combustíveis alternativos na aviação, como querosene de aviação com mistura de biocombustível, querosene de aviação sustentável e hidrogênio, não é isenta de desafios. Questões relacionadas ao custo, disponibilidade, compatibilidade com a infraestrutura existente e eficiência energética precisam ser abordadas de forma eficaz. Além disso, a produção em larga escala de biocombustíveis levanta questões importantes relacionadas à competição com a produção de alimentos e ao uso de terras. Neste TCC, através de revisão da literatura, exploramos os potenciais e as limitações dos combustíveis alternativos para a aviação, analisando as tecnologias emergentes, as estratégias de implementação e os impactos ambientais e econômicos associados. Compreender esses aspectos é fundamental para avaliar o papel dos combustíveis alternativos na busca por uma aviação mais sustentável e para fornecer percepções relevantes para o setor e os formuladores de políticas públicas. A revisão literária mostrou que há combustíveis potenciais para substituir a gasolina e o querosene, como por exemplo o hidrogênio e etanol,, porém para que isso aconteça se faz necessário mais aprofundamento na área, mais investimentos e foco para que seja realizado da melhor forma. |
id |
UFSP_3269d2f9751ffdbbf1e7103bd685b606 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/69805 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Combustiveis alternativos para a aviação: potenciais e limitaçõesCombustíveis alternativos para aviaçãoQuerosene de aviaçãoBiocombustíveisHidrogênioTransição energéticaSustentabilidadeAlternative fuels for aviationAviation keroseneBiofuelsHydrogenEnergy transitionSustainabilityAo longo das décadas, a aviação comercial tem sido dependente de combustíveis fósseis, como o querosene e a gasolina de aviação, o que levanta preocupações sobre sua sustentabilidade a longo prazo. É nesse contexto que os combustíveis alternativos para aviação ganham relevância, oferecendo alternativas para reduzir as emissões de carbono e diversificar a matriz energética do setor. No entanto, a transição para o uso de combustíveis alternativos na aviação, como querosene de aviação com mistura de biocombustível, querosene de aviação sustentável e hidrogênio, não é isenta de desafios. Questões relacionadas ao custo, disponibilidade, compatibilidade com a infraestrutura existente e eficiência energética precisam ser abordadas de forma eficaz. Além disso, a produção em larga escala de biocombustíveis levanta questões importantes relacionadas à competição com a produção de alimentos e ao uso de terras. Neste TCC, através de revisão da literatura, exploramos os potenciais e as limitações dos combustíveis alternativos para a aviação, analisando as tecnologias emergentes, as estratégias de implementação e os impactos ambientais e econômicos associados. Compreender esses aspectos é fundamental para avaliar o papel dos combustíveis alternativos na busca por uma aviação mais sustentável e para fornecer percepções relevantes para o setor e os formuladores de políticas públicas. A revisão literária mostrou que há combustíveis potenciais para substituir a gasolina e o querosene, como por exemplo o hidrogênio e etanol,, porém para que isso aconteça se faz necessário mais aprofundamento na área, mais investimentos e foco para que seja realizado da melhor forma.Over the decades, commercial aviation has been dependent on fossil fuels, such as aviation kerosene, which raises concerns about its long-term sustainability. It is in this context that alternative fuels for aviation are gaining relevance, offering alternatives to reduce carbon emissions and diversify the energy matrix of the sector. However, the transition to the use of alternative fuels in aviation, such as aviation kerosene with biofuel mix, sustainable aviation Kerosene and hydrogen, is not without challenges. Questions relating to cost, availability, compatibility with existing infrastructure and energy efficiency need to be addressed effectively. Moreover, large-scale production of biofuels raises important issues related to competition with food production and land use. In this TCC, through a literature review, we explore the potential and limitations of alternative fuels for aviation, analysing emerging technologies, implementation strategies and the associated environmental and economic impacts. Understanding these aspects is crucial to assessing the role of alternative fuels in the pursuit of more sustainable aviation and to provide relevant insights for the industry and public policymakers. The literary review has shown that there are potential fuels to replace avgas and kerosene, such as hydrogen, but for this to happen it takes more in-depth in the area, more investments and focus to be carried out in the best way.Universidade Federal de São PauloSaia, Flavia Talarico [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/5511483346873761Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Silva, Lucas Felinto das Neves [UNIFESP]2023-12-15T22:35:26Z2023-12-15T22:35:26Z2023-12-06info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion49 f.application/pdfSILVA, Lucas Felinto das Neves. Combustiveis alternativos para a aviação: potenciais e limitações. 2023. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar) - Universidade Federal de São Paulo, Instituto do Mar, Santos, 2023.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69805porUnifesp Carvalho de Mendonça, Santos SPinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T11:26:34Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/69805Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T11:26:34Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Combustiveis alternativos para a aviação: potenciais e limitações |
title |
Combustiveis alternativos para a aviação: potenciais e limitações |
spellingShingle |
Combustiveis alternativos para a aviação: potenciais e limitações Silva, Lucas Felinto das Neves [UNIFESP] Combustíveis alternativos para aviação Querosene de aviação Biocombustíveis Hidrogênio Transição energética Sustentabilidade Alternative fuels for aviation Aviation kerosene Biofuels Hydrogen Energy transition Sustainability |
title_short |
Combustiveis alternativos para a aviação: potenciais e limitações |
title_full |
Combustiveis alternativos para a aviação: potenciais e limitações |
title_fullStr |
Combustiveis alternativos para a aviação: potenciais e limitações |
title_full_unstemmed |
Combustiveis alternativos para a aviação: potenciais e limitações |
title_sort |
Combustiveis alternativos para a aviação: potenciais e limitações |
author |
Silva, Lucas Felinto das Neves [UNIFESP] |
author_facet |
Silva, Lucas Felinto das Neves [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Saia, Flavia Talarico [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/5511483346873761 Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Lucas Felinto das Neves [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Combustíveis alternativos para aviação Querosene de aviação Biocombustíveis Hidrogênio Transição energética Sustentabilidade Alternative fuels for aviation Aviation kerosene Biofuels Hydrogen Energy transition Sustainability |
topic |
Combustíveis alternativos para aviação Querosene de aviação Biocombustíveis Hidrogênio Transição energética Sustentabilidade Alternative fuels for aviation Aviation kerosene Biofuels Hydrogen Energy transition Sustainability |
description |
Ao longo das décadas, a aviação comercial tem sido dependente de combustíveis fósseis, como o querosene e a gasolina de aviação, o que levanta preocupações sobre sua sustentabilidade a longo prazo. É nesse contexto que os combustíveis alternativos para aviação ganham relevância, oferecendo alternativas para reduzir as emissões de carbono e diversificar a matriz energética do setor. No entanto, a transição para o uso de combustíveis alternativos na aviação, como querosene de aviação com mistura de biocombustível, querosene de aviação sustentável e hidrogênio, não é isenta de desafios. Questões relacionadas ao custo, disponibilidade, compatibilidade com a infraestrutura existente e eficiência energética precisam ser abordadas de forma eficaz. Além disso, a produção em larga escala de biocombustíveis levanta questões importantes relacionadas à competição com a produção de alimentos e ao uso de terras. Neste TCC, através de revisão da literatura, exploramos os potenciais e as limitações dos combustíveis alternativos para a aviação, analisando as tecnologias emergentes, as estratégias de implementação e os impactos ambientais e econômicos associados. Compreender esses aspectos é fundamental para avaliar o papel dos combustíveis alternativos na busca por uma aviação mais sustentável e para fornecer percepções relevantes para o setor e os formuladores de políticas públicas. A revisão literária mostrou que há combustíveis potenciais para substituir a gasolina e o querosene, como por exemplo o hidrogênio e etanol,, porém para que isso aconteça se faz necessário mais aprofundamento na área, mais investimentos e foco para que seja realizado da melhor forma. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-15T22:35:26Z 2023-12-15T22:35:26Z 2023-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Lucas Felinto das Neves. Combustiveis alternativos para a aviação: potenciais e limitações. 2023. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar) - Universidade Federal de São Paulo, Instituto do Mar, Santos, 2023. https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69805 |
identifier_str_mv |
SILVA, Lucas Felinto das Neves. Combustiveis alternativos para a aviação: potenciais e limitações. 2023. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar) - Universidade Federal de São Paulo, Instituto do Mar, Santos, 2023. |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
49 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Unifesp Carvalho de Mendonça, Santos SP |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268399440625664 |