Adorno e Beckett: aporias da autonomia do drama

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gatti, Luciano [UNIFESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8691
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-512X2014000200008
Resumo: O artigo procura situar a interpretação proposta por Theodor W. Adorno para a peça Fim de partida, de Samuel Beckett, no contexto de sua concepção de autonomia da arte. Segundo a hipótese do trabalho, o conceito de autonomia subjaz ao diagnóstico histórico de Adorno a respeito do gênero dramático, o qual justifica sua leitura da peça como uma paródia do drama. O artigo busca mostrar os acertos dessa leitura perante a recepção inicial da peça, e também seus limites, uma vez que resulta em uma abordagem da experiência teatral focada primordialmente na consideração do texto teatral, em detrimento da encenação.
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