Corpo, sexualidade, estigma entre profissionais do sexo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51605 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso resulta de uma pesquisa realizada junto a três mulheres cisgêneras profissionais do sexo inseridas no mercado, há, pelo menos, 2 anos. A metodologia utilizada baseou-se numa abordagem qualitativa, realizando entrevistas semiestruturadas com profissionais do sexo que trabalham em circuitos da cidade de São Paulo. A justificativa do estudo pautou-se em desenvolver uma reflexão que buscou perceber como essa mulher se enxerga nas dimensões trazidas da condição de profissional do sexo. Assim, essa pesquisa teve como objetivo compreender como as profissionais do sexo entendem e enxergam seu próprio corpo, não apenas em sua constituição anatômica, mas buscando entender os significados e representações subjetivas, construídas socialmente. A pesquisa buscou também compreender como vivem e entendem sua sexualidade e como significam sua existência e compreendem o estigma relacionado à profissão. Com base nas entrevistas e reflexões, um dos objetivos foi elaborar uma proposta de oficina educativa com mulheres profissionais do sexo, buscando problematizar temas de gênero, sexualidade e corpo que possa compor a prática profissional da fisioterapia, agregando dimensões culturais e sociais para discutir a genitália feminina a partir das experiências das próprias mulheres, para que possam conhecer melhor o próprio corpo, inclusive anatomicamente. Os resultados do estudo revelaram que as participantes não tinham afinidade com os termos sexualidade e genitália. Todas valorizam e investem no corpo a partir do modelo padrão vigente e o entendem como central para a profissão. O estigma revelou-se no fato de duas delas esconderem a profissão das pessoas de seu convívio como uma forma de se proteger. O trabalho também possibilitou elaborar uma proposta educativa para a prática profissional e alguns elementos da vida das mulheres profissionais do sexo |
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