Possibilidades para um ativismo curatorial na arte contemporânea: uma análise da 30ª edição do Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gabriela Costa de [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/65987
Resumo: A História da Curadoria, ramificação da História das Exposições, possui determinantes e aberturas que se dão pelas relações e tensões culturais, sociais e econômicas das lógicas contextuais. O debate sobre curadoria de exposições no Brasil se instaura fortemente a partir da década de 90, dando abertura para outras reflexões sobre mercado de arte, produção artística e intelectual. Com isso, é possível verificar interessantes rupturas em relação aos cânones da arte, mas também, permanências inevitáveis. Diante de tais circunstâncias, a razão deste estudo está em estabelecer vínculos entre o percurso histórico da ação curatorial e a compreensão de novas frentes curatoriais, a partir de uma percepção engajada, um possível “ativismo curatorial”, no que concerne ao trabalho de curadoras e curadores que se articulam com atenção à construção das identidades e pertencimentos no campo das artes visuais. Nesse sentido, será realizada uma análise da 30ª edição do Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo, de 2020, com curadoria de Hélio Menezes e Maria Adelaide Pontes, comemorativa de três décadas do programa.
id UFSP_36691c1910d06eb6a4ee33fec0599f21
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/65987
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Oliveira, Gabriela Costa de [UNIFESP]https://lattes.cnpq.br/6722143220146244http://lattes.cnpq.br/2910985913890585Rufinoni, Manoela Rossinetti [UNIFESP]Guarulhos (online)2022-11-23T16:47:24Z2022-11-23T16:47:24Z2022-09-27OLIVEIRA, Gabriela Costa de. Possibilidades para um ativismo curatorial na arte contemporânea: uma análise da 30ª edição do Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo. Dissertação (Mestrado em História da Arte). Escola de Filosofia, História e Ciências Humanas, Guarulhos - SP, 102 p., 2022.https://repositorio.unifesp.br/11600/65987A História da Curadoria, ramificação da História das Exposições, possui determinantes e aberturas que se dão pelas relações e tensões culturais, sociais e econômicas das lógicas contextuais. O debate sobre curadoria de exposições no Brasil se instaura fortemente a partir da década de 90, dando abertura para outras reflexões sobre mercado de arte, produção artística e intelectual. Com isso, é possível verificar interessantes rupturas em relação aos cânones da arte, mas também, permanências inevitáveis. Diante de tais circunstâncias, a razão deste estudo está em estabelecer vínculos entre o percurso histórico da ação curatorial e a compreensão de novas frentes curatoriais, a partir de uma percepção engajada, um possível “ativismo curatorial”, no que concerne ao trabalho de curadoras e curadores que se articulam com atenção à construção das identidades e pertencimentos no campo das artes visuais. Nesse sentido, será realizada uma análise da 30ª edição do Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo, de 2020, com curadoria de Hélio Menezes e Maria Adelaide Pontes, comemorativa de três décadas do programa.Não recebi financiamento102porUniversidade Federal de São PauloHistória da CuradoriaHistória das ExposiçõesAtivismo Curatorial30ª edição do Programa de ExposiçõesCentro Cultural São PauloCCSPPossibilidades para um ativismo curatorial na arte contemporânea: uma análise da 30ª edição do Programa de Exposições do Centro Cultural São PauloPossibilities to an curatorial activism in contemporary art: an analysis of the 30th edition of the CCSP Exhibition Programinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)História da ArteArte ContemporâneaArte, Circulações e TransferênciasORIGINALMestrado-Gabriela-Costa-de-Oliveira-PPGHA-Unifesp-2022.pdfMestrado-Gabriela-Costa-de-Oliveira-PPGHA-Unifesp-2022.pdfDissertação Completa Revisadaapplication/pdf2057136${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65987/1/Mestrado-Gabriela-Costa-de-Oliveira-PPGHA-Unifesp-2022.pdfda8f5049d08fe520bbb4541b8c17cda2MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85908${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65987/2/license.txt7c6597b80c5f35123e381cbc7a5c14ffMD52open accessTEXTMestrado-Gabriela-Costa-de-Oliveira-PPGHA-Unifesp-2022.pdf.txtMestrado-Gabriela-Costa-de-Oliveira-PPGHA-Unifesp-2022.pdf.txtExtracted texttext/plain210195${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65987/6/Mestrado-Gabriela-Costa-de-Oliveira-PPGHA-Unifesp-2022.pdf.txt00caa08fccf582cda96c4bf9752a1bf4MD56open accessTHUMBNAILMestrado-Gabriela-Costa-de-Oliveira-PPGHA-Unifesp-2022.pdf.jpgMestrado-Gabriela-Costa-de-Oliveira-PPGHA-Unifesp-2022.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3738${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65987/8/Mestrado-Gabriela-Costa-de-Oliveira-PPGHA-Unifesp-2022.pdf.jpgd806615bb2930e1c784ee3837d38d7bcMD58open access11600/659872023-05-15 09:31:33.282open accessoai:repositorio.unifesp.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T12:31:33Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Possibilidades para um ativismo curatorial na arte contemporânea: uma análise da 30ª edição do Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Possibilities to an curatorial activism in contemporary art: an analysis of the 30th edition of the CCSP Exhibition Program
title Possibilidades para um ativismo curatorial na arte contemporânea: uma análise da 30ª edição do Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo
spellingShingle Possibilidades para um ativismo curatorial na arte contemporânea: uma análise da 30ª edição do Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo
Oliveira, Gabriela Costa de [UNIFESP]
História da Curadoria
História das Exposições
Ativismo Curatorial
30ª edição do Programa de Exposições
Centro Cultural São Paulo
CCSP
title_short Possibilidades para um ativismo curatorial na arte contemporânea: uma análise da 30ª edição do Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo
title_full Possibilidades para um ativismo curatorial na arte contemporânea: uma análise da 30ª edição do Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo
title_fullStr Possibilidades para um ativismo curatorial na arte contemporânea: uma análise da 30ª edição do Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo
title_full_unstemmed Possibilidades para um ativismo curatorial na arte contemporânea: uma análise da 30ª edição do Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo
title_sort Possibilidades para um ativismo curatorial na arte contemporânea: uma análise da 30ª edição do Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo
author Oliveira, Gabriela Costa de [UNIFESP]
author_facet Oliveira, Gabriela Costa de [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv https://lattes.cnpq.br/6722143220146244
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2910985913890585
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Gabriela Costa de [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rufinoni, Manoela Rossinetti [UNIFESP]
contributor_str_mv Rufinoni, Manoela Rossinetti [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv História da Curadoria
História das Exposições
Ativismo Curatorial
30ª edição do Programa de Exposições
Centro Cultural São Paulo
CCSP
topic História da Curadoria
História das Exposições
Ativismo Curatorial
30ª edição do Programa de Exposições
Centro Cultural São Paulo
CCSP
description A História da Curadoria, ramificação da História das Exposições, possui determinantes e aberturas que se dão pelas relações e tensões culturais, sociais e econômicas das lógicas contextuais. O debate sobre curadoria de exposições no Brasil se instaura fortemente a partir da década de 90, dando abertura para outras reflexões sobre mercado de arte, produção artística e intelectual. Com isso, é possível verificar interessantes rupturas em relação aos cânones da arte, mas também, permanências inevitáveis. Diante de tais circunstâncias, a razão deste estudo está em estabelecer vínculos entre o percurso histórico da ação curatorial e a compreensão de novas frentes curatoriais, a partir de uma percepção engajada, um possível “ativismo curatorial”, no que concerne ao trabalho de curadoras e curadores que se articulam com atenção à construção das identidades e pertencimentos no campo das artes visuais. Nesse sentido, será realizada uma análise da 30ª edição do Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo, de 2020, com curadoria de Hélio Menezes e Maria Adelaide Pontes, comemorativa de três décadas do programa.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-23T16:47:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-23T16:47:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Gabriela Costa de. Possibilidades para um ativismo curatorial na arte contemporânea: uma análise da 30ª edição do Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo. Dissertação (Mestrado em História da Arte). Escola de Filosofia, História e Ciências Humanas, Guarulhos - SP, 102 p., 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/11600/65987
identifier_str_mv OLIVEIRA, Gabriela Costa de. Possibilidades para um ativismo curatorial na arte contemporânea: uma análise da 30ª edição do Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo. Dissertação (Mestrado em História da Arte). Escola de Filosofia, História e Ciências Humanas, Guarulhos - SP, 102 p., 2022.
url https://repositorio.unifesp.br/11600/65987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 102
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Guarulhos (online)
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65987/1/Mestrado-Gabriela-Costa-de-Oliveira-PPGHA-Unifesp-2022.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65987/2/license.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65987/6/Mestrado-Gabriela-Costa-de-Oliveira-PPGHA-Unifesp-2022.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65987/8/Mestrado-Gabriela-Costa-de-Oliveira-PPGHA-Unifesp-2022.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv da8f5049d08fe520bbb4541b8c17cda2
7c6597b80c5f35123e381cbc7a5c14ff
00caa08fccf582cda96c4bf9752a1bf4
d806615bb2930e1c784ee3837d38d7bc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764253050961920